Mostrando resultados 1 até 5 de 5

Tópico: [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar

  1. #1
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Registrado em
    Aug 2004
    Posts
    46

    Arrow [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar




    As temperaturas medias de 460 ºC e a colossal pressão de 92 atmosferas terrestres na superfície tornam uma missão tripulada a Vênus praticamente impossível


    Vênus é praticamente do mesmo tamanho Terra, com diâmetro 600 km menor e massa 0.81 vezes a da Terra. Possui gravidade de 8.8 m/s² e velocidade de escape de 10.4 km/s. O nome Vênus é uma homenagem a deusa romana do amor.

    A atmosfera de Vênus, composta 96.5% de CO2, 3% de nitrogênio (tendo outros gases como vapor d’água, oxigênio, dióxido de enxofre, etc), é 92 vezes mais densa do que a da Terra. Com isso, a pressão atmosférica na superfície de Vênus é 92 vezes maior que a da Terra, equivalente a pressão encontrada a 920 metros de profundidade nos oceanos.

    Mercúrio está a 53 milhões de Km do Sol e Vênus a 108 milhões de Km, recebendo 25% menos luz solar. Apesar disso, a temperatura na superfície de Vênus é maior que na de Mercúrio, atingindo a media de 460 ºC, sendo o planeta mais quente do sistema solar. Isso ocorre por causa da densa atmosfera da CO2, que cria um colossal efeito estufa. A luz do Sol aquece a superfície de Vênus, que então emite radiação infra-vermelha, que acaba sendo absorvida pela atmosfera de CO2. Vênus recebe media de 2613 W/m² de radiação solar na atmosfera superior e media de 1071 W/m² na superfície. A Terra, por estar mais longe do Sol, recebe media de 1367 W/m² de radiação solar na atmosfera superior. O clima de Vênus é tão radical que uma sonda espacial soviética que pousou na sua superfície sobreviveu por apenas 2 horas.

    Depois da Lua, Vênus é o objeto mais brilhante no céu noturno. Um dos motivos, alem do fato de ser quase do tamanho da Terra, é que o topo da atmosfera é composto de nuvens de dióxido de enxofre e acido sulfúrico (proveniente a ação da luz do sol sobre o dióxido de enxofre), que refletem 60% da luz do Sol. A superfície de Vênus não pode ser vista com luz visível, devido a camada reflexiva de nuvens de dióxido de enxofre e acido sulfúrico.

    As nuvens da atmosfera de Vênus estão situadas entre 45 a 60 km de altura.

    Um fato curioso sobre Vênus é que a duração do seu dia (243 dias terrestres) é maior que a duração do seu ano (224 dias terrestres), isto é, Vênus leva mais tempo para dar uma volta completa em torno de si do que para dar uma volta completa em torno do Sol!

    Se a Terra girasse tão lentamente sobre si mesma como Vênus, um dia teria a duração de 9503 horas!!! Alem disso Vênus gira em torno de si mesmo (rotação) no sentido contrario dos outros planetas.

    Mesmo Vênus tendo noites tão longas devido a lenta rotação, não há variação significativa da temperatura entre os lados diurno e noturno e entre os pólos devido a transferência de calor pelos ventos e a inércia térmica. Na atmosfera superior, os ventos cruzam o planeta a cada 4 dias, transferindo o calor entre todas as regiões. Na superfície os ventos são bastante lentos. A pequena inclinação do eixo de 3º (na Terra são 23º) também não cria grandes variações sazonais (estações do ano).



    http://en.wikipedia.org/wiki/Venus





    A intensidade solar (radiação solar ou potência solar ou energia solar) recebida por um planeta (em W/m²) é inversamente proporcional ao quadrado da distancia em relação a estrela – se um planeta A está na metade da distancia da estrela em relação ao planeta B, ele vai receber 4 vezes mais radiação solar que o planeta B – se um planeta C está ao dobro da distancia da estrela em relação ao planeta B, ele vai receber 4 vezes menos radiação solar que o planeta B

    Mercúrio recebe 6.6 vezes mais radiação solar que a Terra, Vênus 1.9 vezes e Marte 0.43 vezes (43%)

    Júpiter recebe apenas 3.6% e Saturno 1.1%



    http://en.wikipedia.org/wiki/Sunlight


    Potência solar (em W/m²) maxima e minima




    Potência solar relativa (em relação a Terra)







    Vênus, a deusa romana do amor





    A NASA planeja lançar uma nave espacial que vai explorar Vênus a bordo de um balão





    As nuvens impedem a observação da superfície de Vênus com luz visível





    Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - A imagem de Vênus na foto abaixo é colorida artificialmente e representa a superfície vista através de imagens de RADAR

    Última edição por San Andreas; 28-03-2011 às 00:32

  2. #2
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Registrado em
    Aug 2004
    Posts
    46

    Re: [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar

    A pressão atmosférica de Vênus é tão grande que se um submarino nuclear estivesse na sua superfície, teria o casco destruído (implodido)


  3. #3
    Administrador Avatar de -=|R.R.|=-
    Registrado em
    Feb 2004
    Localização
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8,925

    Re: [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar

    Venus deveria se chamar Lucifer hehehehehe aquilo lá é o verdadeiro inferno!!!

  4. #4
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Registrado em
    Aug 2004
    Posts
    46

    Re: [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar

    Terraforming of Venus


    Terraforming of Venus is the hypothetical process of engineering the global environment of the planet Venus in such a way as to make it suitable for human habitation. Terraforming Venus was first seriously proposed by the astronomer Carl Sagan in 1961. The minimum adjustments to the existing environment of Venus to support human life would require three major changes to the planet:


    ● Reducing Venus's 450°C (850°F) surface temperature.
    ● Eliminating most of the planet's dense 9 MPa (~90 atm) carbon dioxide atmosphere, via removal or conversion to some other form.
    ● Addition of breathable oxygen to the atmosphere.


    These three goals are closely interrelated, since Venus's extreme temperature is due to the greenhouse effect caused by its dense carbon-dioxide atmosphere. In addition, two additional changes would be highly desirable:


    ● Establishing a day/night light cycle shorter than Venus's current solar day (currently equal to 116.75 Earth days).
    ● Establishing a planetary magnetic field or substitute for protection against solar and cosmic radiation.


    http://en.wikipedia.org/wiki/Terraforming_of_Venus




    Uma imagem de como seria Vênus se fosse possível “transforma-la em uma Terra”

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:TerraformedVenus.jpg



  5. #5
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Registrado em
    Aug 2004
    Posts
    46

    Re: [Astronomia] Curiosidades sobre Vênus - o planeta mais quente do Sistema Solar

    Terraforming of Mars


    Artist's conception of the process of terraforming Mars.The terraforming of Mars is the hypothetical process by which the climate, surface, and known properties of Mars would be deliberately changed with the goal of making it habitable by humans and other terrestrial life, thus providing the possibility of safe and sustainable colonization of large areas of the planet. The concept is reliant on the assumption that the environment of a planet can be altered through man-made means; the feasibility of creating an unconstrained planetary biosphere is undetermined. There are several proposed methods, some of which present prohibitive economic and natural resource costs, and others which may be currently technologically achievable.


    http://en.wikipedia.org/wiki/Terraforming_of_Mars



    Uma imagem de como seria Marte se fosse possível “transforma-la em uma Terra”

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:TerraformedMars.jpg








    http://en.wikipedia.org/wiki/File:MarsTransitionV.jpg



Favoritos

Regras para Posts

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts
  •