David Bowie falece após luta contra o Câncer.

by

O falecimento do camaleão do Rock de 69 anos, depois de 18 meses de luta contra um câncer, foi comunicada na página oficial do facebook e por seu filho, Duncan Jones, via twitter.

Nasceu, em 8 de janeiro de 1947, na cidade de Brixton, Londres. O pai, Hetwood Jones, era administrador de uma instituição de caridade e a mãe, Margaret Mary Jones, era garçonete. Adotou o sobrenome Bowie em meados dos anos 60 para não ter confusão com o vocalista do grupo The Monkees, Davy Jones.

Seu primeiro single em 1964, “Liza Jane“, não obteve sucesso. Somente no seu segundo trabalho Space Oddity, em 1966, com a musica titulo, que chamou atenção. Nesse album que iniciou a parceria Bowie com o produtor Tony Visconti, o qual trabalho diversas vezes durante sua carreira, sendo responsavel pela produção dos dois ultimos discos, The Nex Day (2013) e o mais recente, Blackstar.

david-bowie-1973

Ziggy Stardust, um dos muitos papéis intepretados durante sua carreira musical.

Bowie sempre reiventando, passou por inúmeros gêneros, desde glam rock com o personagem Ziggy Stardust, do disco Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (sendo um dos mais emblemáticos da história do rock) até soul, música eletrônica e muitos outros.

 

Dos seus grandes hits, os mais lembrados e marcantes foram Let’s Dance, Space Oddity, Heroes, Under Pressure, Rebel Rebel, Life on Mars e Suffragette City.

David Bowie sempre esteve em outros meios artisticos. No cinema, fez várias participações até seu primeiro papel de destaque, em 1976 foi intepretando Thomas Jerome Newton, um alienígena de um planeta morinbundo, no filme O Homem que Caiu na Terra. Outros papeis mais conhecidos foram em Furyo, Em Nome da Honra, de Nagisa OshimaFome de Viver, de Tony Scott, e A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese. Seu ultimo trabalho foi em Ausgut de 2008, dirigido por Austin Chick, Bowie trabalhou como coadjuvante como Ogilvie.

Fez várias peças de teatro, o mais marcante foi sua intepretação entre 1980 e 1981 como o papel-titulo, O Homem Elefante, na Broadway que recebeu comentários positivos sobre  sua atuação expressiva. Seu ultimo envolvimento com o teatro foi na concepção do musical teatral Lazarus, que dá continuação à história do personagem de O Homem que Caiu na Terra.

Film_304w_ManWhoFellEarth_original

Thomas Jerome Newton, no filme O Homem que Caiu na Terra

Durante toda sua carreira, estima-se que Bowie já vendeu 136 milhões de álbuns. Sendo que no Reino Unido, 9 discos de platina, 11 de ouro e 8 de prata, já nos Estados Unidos, 5 discos de platina e 7 de ouro. David Bowie entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 17 de janeiro de 1996.

Bowie foi casado duas vezes, o primeiro com Mary Angela Barnett, em 1970. Desse relacionamento nasceu Duncan Zowie Haywood Jones,o casal se separou em 1980. Em 1992, casou novamente com a empresária e modelo, Iman. Alexandria Zahra Jones, nasceu em 2000.

Sua ultima apresentação ao vivo foi durante um show beneficiente em 2006 na cidade de Nova York. Na ultima sexta-feira (8/11), lançou seu novo álbum, Blackstar, o qual recebeu criticas bastante positivas. E no mesmo dia, o cantor fez aniversário.

Assista o ultimo videoclipe, lançado um dia antes do novo album, da canção Lazarus:

Comments

comments