Final Fantasy XV |Mapa de Final Fantasy XV é colossal perto dos de GTA V e Witcher 3

by

Com o hardware dos PCs e consoles ficando progressivamente mais poderosos, já era de se esperar que os jogos acompanhassem a brincadeira e se aproveitassem de toda capacidade de processamento deles.Assim, temos título cada vez mais ambiciosos, que apresentam cenários absurdamente grandes e despertam todo tipo de comparação entre o público. Grand Theft Auto V e The Witcher 3: Wild Hunt já estiveram em destaque nesse assunto, mas, aparentemente, o mundo de Final Fantasy XV coloca ambos no bolso – e com folga.

Embora ainda não se tenha informações oficiais a respeito das medidas invejáveis do mapa – já que a Square Enix parece se focar apenas no desenvolvimento interminável do game –, o pessoal do site DualShockers queimou a cachola e usou uma boa dose de matemática para calcular o tamanho aproximado da obra. A cobaia da experiência foi a demo do game, Episode Duscae, que teve imagens e vídeos completamente destrinchados para que fosse possível fazer projeções sobre a escala da produção. O resultado foi bastante impressionante.

O processo envolveu basicamente pausar o vídeo acima aos 19 segundos, pegar a imagem com a rota de carro planejada por Noctis e seus amigos de cabelos esvoaçantes e partir para as contas com lápis e papel. Como o menu indica a extensão desse trajeto, marcado como 4.392 metros, esse número serviu de base para todo o “projeto”. Chegando ao consenso que cada pixel na imagem tinha aproximadamente 4,1 metros, se estabeleceu que o trecho destacado – com 1920×1080 pixels – tem 8 km por 4,5 km.Final Fantasy XV

Maior do que você imagina

Tudo muito legal, mas para onde partir depois disso? O próximo passo envolveu sobrepor esse recorte do mapa em um diorama bem detalhado exibido dentro da primeira tech demo de FFXV, que muitos acreditam representar toda a área jogável do game. Como o formato da península é bem demarcado, esse processo não deu tanto trabalho, necessitando apenas de algumas tentativas para localizar o encaixe perfeito. Claro que o que se seguiu foi consideravelmente mais complexo.

Isso porque a perspectiva do mapa geral e a topografia da região montanhosa poderiam levar a cálculos não tão precisos. Escolhendo alguns pontos mais planos para tentar achar a escala dessa nova imagem, a nova numeração encontrada foi de 44,04 metros para cada pixel. Seguindo as linhas que limitam o cenário, o site se deparou com a conta de 69.671 m x 28.494 m + 20.567 m x 2.510 m, resultando na área nada modesta de exatos 2.036,8 quilômetros quadrados – incluindo tanto terra firme como as regiões com água.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma das montagens, que você pode conferir na galeria acima, posiciona os badalados mapas de GTA V e Witcher 3 em um dos cantos do cenário do novo Final Fantasy, dando uma ideia da diferença de tamanho entre os títulos. A comparação pode não ser tão justa, já que tanto Los Santos como o Continente explorado por Geralt, mesmo sendo menores que o mundo dedicado ao RPG japonês, são muito ricos em conteúdo e esbanja vida e surpresas a cada centímetro de suas ruas, bosques e florestas.

Não se sabe exatamente como a produção da Square Enix vai aproveitar todo esse espaço gigantesco criado para a aventura, mas já dá para ter uma boa ideia do motivo de o jogo estar tantos anos em desenvolvimento. Se o titânico mundo aberto do game estiver realmente disponível para ser explorado à exaustão – nos requintes do recém-lançado Metal Gear Solid V: The Phantom Pain – a espera poder valer, e MUITO, a pena.

Comments

comments

Liked it? Take a second to support Alexandre Arnoni on Patreon!