Um gostinho de Nostalgia – 6ª Geração – Dreamcast

by

Mais um sábado, e, apesar de atrasado, ainda é sábado, desculpa a demora galera, tive alguns problemas técnicos (obrigado vivo speedy por mais essa queda), mas, aqui estamos, hoje falarei sobre a última tentativa da Sega.

 

Dreamcast, poxa SEGA, largar ele assim foi muita crueldade, lançado 15 meses antes do Playstation 2, sendo ele o primeiro da era 128 bits, mas, mesmo assim não conseguiu emplacar como gostaria, com um hardware razoável, porém, otimizado, era capaz de fazer proezas incríveis, como vocês irão conferir nos videos no fim do post.

Hardware:

CPU: Hitachi SuperH4

Frequência de clock: 200/240Mhz

Barramento: 128 bits

GPU:  NEC PowerVR Series II

Frequência de clock: 100 MHz

Memória: 28 Megabytes (16MB DDR de memória principal do sistema, 8MB DDR para vídeo e 4MB para o sistema de som).
Sistema operacional Windows CE customizado e API DirectX próprio.
Compatível com MP3 (usando programa de player específico), vídeos mpeg e mpeg2 e DiVX (também usando players específicos).
Portas: 4 portas para controles, teclado, mouse e outros dispositivos e uma porta serial e uma de expansão.
Comunicação: Modem (EUA/Japão: 56Kbps, Europa: 33.6Kbps, vendido separadamente em alguns países) e Broadband adapter padrão ethernet 10/100 mbps para conexão em rede de computadores e ADSL. (também vendido separadamente)

Utilizava-se de um GD-ROM com capacidade normal de 1,2 GB , e como era de se esperar, não escapou da pirataria.

Apesar do Hardware não ser tão potente, ele conseguiu imagens lindas com alguns clássicos como Shenmue, Resident Evil: Code Veronica , Blue Stinger,Quake III Arena e Phantasy Star Online, sendo esse ultimo um jogo revolucionário, pois foi o  primeiro jogo a ter servidores multi-plataforma (na época era possivel jogar com pessoas que estavam jogando pelo Gamecube, PC e Xbox).

Outra coisa que nasceu no Dreamcast, e particularmente pra mim é uma ideia genial, é o VMU, que permitia que você ganhasse itens ou subir o level de seu personagem em certos jogos (olha aí de onde a Nintendo tirou a ideia do pokewalker  )

Dreamcast-VMU

]Tive acesso a ele na minha adolescência , meu tio teve um e um amigo meu também, joguei por muito tempo, e, sinto que ele poderia ter durado mais se a SEGA não tivesse sido tão relaxada com o console, e, se não tivesse sido sabotada por umas duas grandes empresas do ramo…

Enfim, quem tiver a oportunidade de comprar um, garanto que não se arrependerá, bons títulos e lindos gráficos.

Confira os videos de alguns clássicos dele:

 

Blue Stinger:

 

Resident Evil: Code Veronica :

 

Skies of Arcadia:

 

Shenmue:

Power Stone:

Espero que tenham gostado, semana que vem volto com outro clássico da 6ª geração, quem será o próximo(uma dica, não é o Playstation 2) ?

Comments

comments