Um gostinho de Nostalgia – 6ª Geração – Playstation 2

by

Demorou mas saiu!!!
Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas aos caros leitores, tivemos alguns probleminhas técnicos nos últimos dias, graças a isso tivemos o atraso nas postagens, essa semana trago a história do console mais aguardado, Playstation 2!

logo ps2

Playstation 2, aaah Sony, como você foi boa nessa época, ela que vinha de um sucesso gigante chamado Playstation, nessa época a única oponente a altura era Sega, que, infelizmente caiu perante o império da Sony.
Sendo pressionada por (até então) a sua única rival a altura (Sega) a Sony se viu obrigada a produzir seu console de nova geração, com um projeto que levou exatos 12 meses entre o anuncio e o lançamento em 4 de março de 2000 no Japão e 26 de outubro de 2000 nos EUA .
Equipado com um processador de 128-bit “emotion engine” rodando à 300 mhz,GPU de 150 MHz com 4 MB VRAM e resoluções de 640×480 ou 320×240 entrelaçado com 24-bit (16,777,216) no máximo, bem como o modo de 16-bit (65,536) de cores, memória de 32 mb RDRAM.
Um hardware bem modesto se comparado aos seus concorrentes (Dreamcast , GameCube e Xbox), ainda assim conseguiu trilhar um caminho glorioso, o que rendeu fundos para a Sony produzir seu sucessor (Playstation 3) e até hoje ainda rende lucros à empresa.
Acessórios:
Memory Card: O Memory Card é um dos acessórios fundamentais do Playstation 2, o qual permite, guardar as vitórias que você for conquistando nos diferentes jogos que for jogando. A versão oficial deste dispositivo de armazenamento tem um tamanho de 8MB, embora outras empresas passaram a fabricar até 128 MB de capacidade.

 

PS2_Memory_Card

Oi, vamos jogar? sem mim você não vai fechar aquele jogo, nem adianta!

LOGITECH Driving Force Pro: É o volante oficial do PS2, foi criado pela Logitech para uso no Gran Turismo 4. Poucos jogos são compatíveis pra ele, é um dos primeiros volantes que usou o feedback. Ele também é compatível com o PlayStation 3.

É meu caro, a ideia do Kinect veio daqui…

É meu caro, a ideia do Kinect veio daqui…

Câmera USB: mais conhecida como EyeToy, é um acessório inovador e interessante lançado para o PlayStation 2, ele consiste numa câmera que filma os movimentos do jogador e o coloca na tela. Fazendo movimentos o jogador interage com objetos na tela como se estivesse dentro do jogo. Há jogos de atividades diversas no EyeToy como brincadeiras com objetos, musicais e até jogos onde o jogador participa de uma ação.


Microfone: Com esse acessório você vai poder jogar jogos como: Karaoke Revolution, SingStar, Rock Band, Guitar Hero.
Adaptador de rede e disco rígido: Adaptador de rede permite jogar jogos online e fazer downloads de atualizações dos jogos, dando ao disco rígido a possibilidade de armazenar essas atualizações. Há poucos jogos que permitem que você use essa tecnologia.


Pad DDR: É um tapete de dança com formato de quadrado e tem cerca de 1 metro em cada lado, utilizado nos jogos da série Dance Dance Revolution da Konami.

Kit Linux: Este kit linux consiste de um rígido de 40 GB, Um adaptador de rede, um mouse e teclado USB, um cabo VGA e do sistema operacional GNU / Linux PlayStation 2. Este kit é projetado para a programação, também é possível introduzir outra distribuição do GNU/Linux chamado Black Rhino .


Multitap: O multitap permite que você ligue quatro controladores por porta, além de slots para diversos Cartões de memória. Assim, é possível conectar até oito controles usando dois multitaps. É apoiado por muitos jogos, tais como TimeSplitters 2, Virtua Tennis, Pro Evolution Soccer, etc.

Headset: É um acessório que permite aos jogadores se comunicar com o seu parceiro em jogos online ou em alguns jogos de dar ordens aos personagens através da voz. O periférico conta com um fone de ouvido e microfone.

Filmes e Música: O PS2 pode reproduzir filmes em DVD e músicas em CD. Esse recurso foi um incentivo a mais para justificar a sua compra.

Portas USB: A Sony colocou vários recursos avançados no PlayStation 2, que estavam ausentes em outros consoles rivais, um deles são as portas USB. Há alguns jogos que estavam programados para utilizar a porta USB, como o famoso Gran Turismo 4, Este jogo foi programado para salvar imagens em uma unidade de USB ou em uma impressora da Epson que permite a impressão de imagens.

A esquerda a versão FAT e a direita a versão SLIM

A esquerda a versão FAT e a direita a versão SLIM

 

Pirataria:
Como todos os vídeo-games já lançados, ele não escapou da pirataria, existiam 3 modos de rodar os jogos piratas no console da Sony:
1 – Via hardware (ModChip): instalando-se um dispositivo dentro do videogame que intercepta a checagem da mídia e engana o videogame, como se a mídia pirata fosse uma autêntica.
2 – Via software (SoftMod): rodando um jogo original e de alguma maneira (hack) rodar um software que aceite ou execute jogos piratas. Ou também utilizando de um software instalado no Memory Card que evita a checagem da mídia.
3 – Via troca de cds/dvds (SwapTrick): rodando o video-game com um jogo original e de alguma maneira trocar o cd em determinada parte por um pirata.

Entretanto, a Sony foi quem mais lucrou com a pirataria, graças ao desbloqueio a Sony conseguiu angariar muito mais vendas aqui nas terras tupiniquins, ainda hoje o Playstation 2 é produzido e vendido no país.

Curiosidade:
Em 2010 foi lançada a TV Sony BRAVIA KDL22PX300 que possui 22 polegadas e resolução de 720p, além de incorporar em sua estrutura um console PlayStation 2 e 4 conectores HDMI. A TV inclui, ainda, o BRAVIA Internet Video Access, do qual permite o acesso a sites como YouTube ou TV por stremming

sony_ps2_tv

Jogos:
Se eu testei? SIM! EU TESTEI!!! \o/
Aí vocês podem dizer: “Parabéns, quer uma medalha?” , mas, não é só isso, apesar de eu não ser sonysta ou qualquer tipo de “ista”, eu acompanhei a evolução da Sony desde o Playstation (o primeiro), o PS2 veio com uma gama de jogos enorme, contando com ótimos títulos, com muitos títulos de RPG, além de grandes títulos de ação como Shadow of Colossus (que para mim é o melhor jogo lançado para Playstation 2) , foi no Playstation 2 que nasceu uma de suas maiores e mais rentáveis franquias, God of War.
Abaixo alguns videos de seus classicos:

God of War 1:

God of War 2:

Shadow of Colossus:

Gran Turismo 4:

E vocês? tiveram um? Comentem aí como foi a sua experiencia com ele.
Bom, espero que tenham gostado da matéria, até a semana que vem pessoal!
Não esqueçam, comentem, curtam e compartilhem com os amigos, inimigos, cachorro, papagaio e etc.

Comments

comments