Nintendo 3DS e o Street Pass

by

Para quê serve o StreetPass?

StreetPass

StreetPass é uma das funções disponíveis para os donos do Nintendo 3DS. Ele é um sistema que permite aos usuários a troca de dados de jogos e aplicativos do próprio. Ele se inicia automaticamente quando outro utilizador caminha dentro do alcance do console.  Com ele, os jogadores podem adquirir novos recursos em jogos, (mesmo que o cartucho não esteja no 3DS, se você tem o save data do jogo ele vai automaticamente gravar os dados recebidos e notificar na próxima vez que você colocar o jogo), e adquirir o mii do usuário que fica registrado no seu console no ponto de encontro dos miis chamado de “Praça Mii”.

A Praça Mii

63973_536849516338308_178998809_n

Na Praça Mii você escolhe qualquer mii que VOCÊ tenha criado no seu próprio console (com o aplicativo criador Mii) para ser o anfitrião de uma grande praça, você vai receber a visita dos miis das pessoas que encontrar e descobrir o que o seu dono jogou ultimamente e seus gostos. Depois que encontrar o mesmo mii algumas vezes você poderá customizar uma saudação para ele (como “Ola meu amigo …”) e dar sua opinião sobre o visual do mii.mii-plaza

Quando você recebe a visita de um mii caso não tenha nenhum jogo q utilize a função StreetPass, existem dois aplicativos que já vem em todo 3DS que pode ser usado com a função, são mini-jogos que estimulam o jogador a encontrar o máximo possível de miis, os jogos são: Troca-Puzzle e Mii resgate 1 e 2.

Troca-Puzzle (ou quebra-cabeça)

troca_puzzle_peca_roxa_street_pass_1

Como o nome já diz é um quebra cabeça, temos vários painéis inspirados em jogos ou mascotes da Nintendo, cada painel tem uma quantidade específica de peças a se coletar, sendo que cada vez que um mii visita sua praça ele leva consigo as suas próprias peças, cabe ao jogador escolher qual peça vai querer e encaixá-la no seu próprio painel. Se o visitante não tenha nenhuma peça nova ele se desculpa e vai embora. De tempos em tempos a Nintendo envia via internet uma peça de um novo painel para o jogador.

Mii Resgate 1

No jogo o seu mii anfitrião é o rei de terras distantes mas foi sequestrado por forças do mal e cabe aos visitantes da sua praça o resgate do rei.

91

O mini-jogo é como um rpg de turno, cada mii encontrado se junta ao grupo (de máximo 9 integrantes) sendo que cada vez que um mii te visita ele ganha um nível ou level (por exemplo, se vc encontrou o mesmo mii duas vezes, ele será no jogo um char de lv 2) cada mii tem até quatro escolhas: Atacar fisicamente, Atacar com magia, Fugir ou Passar para o próximo, e o dano causado é referente ao lv do char (exemplo: um char lv1 vai ter dano físico e mágico de 1, e um char de lv3, terá 3 de dano físico e mágico). A magia de cada char depende da cor do mii, sendo que cada cor usa uma magia diferente e com efeito diferente (ex: miis vermelhos irão usar magia de fogo, causando dano, miis pretos causarão magia de efeito, deixando o cenário em trevas, etc.) Quando um mii ataca o máximo de vezes possível ou sofre efeito de susto ele vai embora e passa a vez para o próximo. Ainda existe a opção de contratar miis randoms com as moedas de jogo do 3DS*, sendo que os miis gerados serão sempre de lv 1 e raramente lv 2, o limite máximo de contratos são até que seu grupo esteja cheio.

mii_resgate_2_secreto

O caminho feito é parecido com um jogo de aventura, sendo que cada fase monstros diferentes irão aparecer e tentar impedir o avanço dos miis. Cada categoria de monstro tem ataques diferentes e magias diferentes, alguns tem efeitos como reduzir o lv dos miis, deixar o cenário em algum efeito (trevas, lux, tempestade), anular o uso de magias ou ataques físicos, ou assustar o mii (fazendo ele ir embora). Caso o mii chegue no limite de ataques (3 por mii) o monstro irá assustar o mii que irá fugir do campo de batalha.Quando você derrota todos os monstros de um nível tem a chance de ganhar um chapéu que pode ser usado pelo seu mii na praça, sendo que existem muitos a serem conquistados. E ao final do mapa você enfrenta o final boss que sequestrou seu mii.

Mii Resgate 2

Depois de terminar o mii resgate pela primeira vez, será liberado então o mii resgate 2, no jogo você o anfitrião está com seu filho e filha, príncipe e princesa do reino (que na verdade é apenas o seu mii com uma peruca de princesa ou de príncipe) quando os três são novamente sequestrados pelas forças do mal. Cabe então aos visitantes novamente salvarem a monarquia.

O mini-jogo traz tudo o que o primeiro mii resgate tinha com algumas melhorias, sendo elas um sistema de contrato em que usando as moedas de jogo do 3DS você possui para contratar qualquer mii que já tenha te visitado e tenha sido usado no resgate mii 1 ou 2, o custo de cada um varia de acordo com o lv do mii.

Os miis agora podem usar magia em dupla para uma combinação poderosa e limpar uma sala de algum perigo (ex: uma sala pegando fogo precisa de dois miis azul escuro para combinar as magias de água e apagar o fogo) e também podem comprar poções diversas para utilizar em jogo (ex: poção antifeitiço que livra o cenário de feitiços inimigos, ou poção da coragem para aumentar a chance de critical hit do próximo mii), sendo que depois de combinar as magias os dois miis vão embora ou depois de usar a poção o mii vai embora.mii_resgate_ii_1

Os monstros e suas magias tiveram variedade aumentada, inclusive o boss e os inimigos aleatórios. O mapa do jogo foi ampliado incluindo uma rota secreta (que apenas abre com uma chave dourada, apenas o final boss possui ela) e três repartições, no final de cada uma você enfrenta um boss e salva um membro da família real. Ao finalizar o jogo mais de duas vezes você libera um novo mapa com mais rotas ainda, monstros mais difíceis e mais rotas secretas.

*As moedas de jogo do 3DS são conseguidas através de um sistema parecido com o pokéwalker que foi lançado com pokémon heart gold e soul silver em que a cada determinado números de passos registrados o jogador ganhava um de exp para o pokemon, no caso do 3DS a cada 100 passos você ganha uma moeda, você pode ganhar até 10 moedas (1000 passos) no máximo por dia. As moedas podem ser usadas em jogos para 3DS ou alguns aplicativos do mesmo.

 

Comments

comments

Liked it? Take a second to support Pablo Novaera on Patreon!