World Rally Championship 5 | Review

by

WRC5 chega pelas mãos da BigBen Interactive sendo desenvolvido pela Kylotton Games, franquia esta que antes repousava nas mãos da Milestone, esta ocupada com outro game de rally que será lançado no ano que vem. WRC (que significa “World Rally Championship”) cumpre seu papel em trazer aos consoles as emoções do campeonato mundial de rally.

hqdefault

Seu modo “carreira” começa com o desenvolvimento de um piloto novato, que precisa criar seu espaço dentro do time e traçar sua meta. Você começa como piloto de uma equipe fraca, da categoria júnior, onde os carros são menos potentes que os bólidos da categoria principal. Como objetivo da equipe, você deve não apenas vencer mas agradar seu chefe de equipe, mediante uns parâmetros impostos já quando você assina o contrato. Alguns pedem que você apenas mantenha o carro “inteiro” e outros já pedem pra que você seja o mais veloz, sempre, independente do estado do carro.

maxresdefault-1

Ainda no modo “carreira”, seu piloto será visto pela equipe mediante seus resultados em provas e condições do contrato assinado. Faça tudo como pede o chefe e você terá uma equipe 100% disposta a colaborar, perca algumas provas (ou esqueça os parâmetros do contrato) e você terá um navegador (aquele seu companheiro que vai falando as curvas pra você) preguiçoso e esquecido. Sim, isso mesmo, ele ESQUECE de falar as curvas. Além do seu mecânico que irá fazer “corpo mole” para arrumar o carro dentro do tempo previsto, já que você não cumpre as suas metas, porque ele deveria? Isso eu achei bem interessante.

news_nos_videos_xbox_one_de_wrc_5-17194

Após vencer a categoria “WRC Junior”, você irá passar a categoria “WRC-2” e após isso a categoria principal, que leva o nome do jogo. Nesta categoria, espere pelos carros mais rápidos e conhecidos do mundo do rally, tais como Citroen DS3, VW Polo R e Ford Fiesta RS. Além de disputar o pódio com nomes de peso do WRC, como Thierry Neuville, Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala.

hqdefault (3)

.
Além ainda do modo “Carreira”, o jogo apresenta os modos online (os carros ficam em forma de ‘ghosts’) e também o multiplayer local, para poder brincar com os amigos. Ainda pode-se jogar etapas em separado, no modo “Estágio Rápido”, caso queira testar suas habilidades em carros diferentes, antes de assinar aquele contrato importante na carreira. Em todos os modos, você pode alterar as configurações do carro e pilotagem, de uma forma que você possa deixar mais ‘simulador’ ou até mesmo completamente ‘arcade’.

O jogo apresenta 13 países, todos do circuito mundial de rally, bem como sua variação temporal comum. Espere por circuitos na neve, a noite, com chuva, no asfalto e no cascalho.

hqdefault (2)

Infelizmente o jogo não é só maravilhas. Apesar de ser fortemente indicado a fãs do mundial de rally, o game pode facilmente passar despercebido pela grande maioria ou até mesmo ser cruelmente comparado com Forza Horizon 2, que também apresenta inúmeros e variados terrenos (ainda mais levando em consideração a DLC “Storm Island”). O game apresenta falhas crônicas de framerate, chegando a congelar algumas vezes.

hqdefault (1)

Comigo, aconteceu 03 vezes do jogo “congelar” (literalmente) e então voltar pra dashboard do console. Algo como se o game tivesse “crashado”, na linguagem do PC. Os bugs gráficos, apesar de poucos, são constantes. Outra situação cômica é a tradução dos menus e dicas que ficam na tela de loading. Algumas são dificílimas de entender a coerência. Nada que tire o brilho de um fã do mundial de rally, como eu. Mas para jogadores que buscam um jogo de corridas descompromissado ou até mesmo um game para suprir a falta de informações sobre o próximo Horizon, vai ser difícil agradar. Num resumão, parece que faltou zelo, empenho, esmero. Agrada aos fãs e nada mais.

O game está disponível mundialmente para Xbox One, Xbox 360, Playstation 4, Playstation 3, Playstation Vita e PC.

 

Comments

comments