Um gostinho de Nostalgia – 5ª Geração – Nintendo 64

by

A matéria dessa semana será sobre o Nintendo 64, confiram abaixo.

Nintendo 64 (abreviado como N64) é o terceiro console doméstico da japonesa Nintendo. Lançado em 23 de junho de1996 no Japão e em 29 de setembro nos EUA, o Nintendo 64 contava com apenas três títulos de lançamento: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64. Já quando foi lançado na Europa, em 1 de março de 1997, o console contava também com o jogo Star Wars: Shadows of the Empire. Foi o último console doméstico a utilizar cartucho (chamado pela Nintendo de “Game Pak”), distribuídos no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos. Em Portugal, foi distribuída pela Concentra.
O console foi anunciado em 1993 com o codename “Project Reality”. Em 1995 fora primeiro apresentado com o nome Nintendo Ultra 64 , tendo o nome reduzido para Nintendo 64 em Fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento). Seu código de modelo é NUS-001 (cuja sigla significa Nintendo Ultra Sixty Four – o codinome do projeto).

Sim, piadinha infame com o nome do projeto.

 

Considerada inovadora na época de seu lançamento, o console era dotado de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics. A Nintendo 64 também contava com um processador de áudio que permitia o uso teórico de até 100 canais de áudio PCM (o que por motivos práticos nunca foi utilizado, já consumiria todos os recursos da CPU).[carece de fontes]

Hardware:

Acima um Nintendo 64 com DD (“Dynamic Drive”), um periférico que era plugado ao N64 através da EXTension Port que ficava do lado inferior do console e permitia ao N64 usar discos magnéticos proprietários de 64 MB de capacidade para aumentar a capacidade de armazenamento de dados

O N64 possuia um hardware complexo, o que tinha um preço: os programadores afirmavam que era um grande desafio manter todos os processadores da máquina trabalhando em sincronia. A Nintendo argumenta que corrigiu o problema em seu novo console, o GameCube.

  • CPU: 64-bit R4300i RISC (93.75 MHz) / 64-bit
  • Co-processador: 64-bit RISC (62.5 MHz)
  • RAM: 4MB (36Mb)
  • Graficos: Pixel Drawing Processor (RDP) direto no co-processor
  • Som: 16 à 24-canais, 16-bit stereo

Eu curtia esse controle pra jogar Goldeneye e Mario Kart, mas, era um tanto desconfortável :S

 

Não tive um 64, mas, meu vizinho tinha um, sempre que eu podia ia lá jogar Mario 64 e Bomberman com ele, mas, sem duvidas, minha época favorita com o 64 foi quando meus tios tiveram um fliperama em Camboriú – SC, eles tinha 007 – Goldeneye, eu passava horas jogando, era demais, além de Turok, Perfect Dark, Mario Kart (um dos melhores jogos do 64 pra mim), não, não joguei Zelda, nunca fui muito de jogar Zelda, nem mesmo no Super Nintendo (Snes), assim como nunca fui muito de jogar Final Fantasy, apesar de eu curtir muito RPG’s, são franquias que eu meio que pulei…
Enfim, jogar Mario Kart e Goldeneye com os amigos era MUITO BOM!
Sempre senti falta de algo do tipo no Playstation, coisa que foi resolvida no 360 / PS3, com a possibilidade de usar mais controles ficou bem mais divertido hehehe.

 

Nintendo, CADÊ OS SEUS PARCEIROS???
Me lembro da época do snes , quando tinha uma gama GIGANTESCA de bons títulos, hoje quase não temos mais bons títulos na Big N
Se a Nintendo não se mexer, ficaremos a mercê de apenas duas empresas (Microsoft e Sony), e, sinceramente, não acho isso interessante…
Enfim, apesar de eu não ser um big fã da Nintendo, ela sempre terá um lugar em meu coração, fez história na geração anterior, e, espero que volte a fazer sucesso em breve.

 

Abaixo os vídeos de alguns jogos:

 

007 – Goldeneye:

Mario Kart 64:

 


South Park:

 

Perfect Dark:

 

Quake II:

 

Legend of Zelda – Ocarine of Time:

 

Banjo Kazooie:

Super Mario 64:

 

Turok :

 

Curtiram a matéria?Acham que faltou algum jogo?Comente aqui embaixo e compartilhem com os amigos.
Semana que vem temos uma nova geração para iniciar!
Até semana que vem.

Comments

comments