Um gostinho de Nostalgia – 5ª Geração – Playstation (A.K.A. PSX)

by

 

Primeiramente gostaria de pedir desculpas aos leitores pelo sumiço desta coluna, mas, agora voltei e teremos ela toda sexta como de costume 🙂

Hoje falarei sobre o console com que mais tive contato, o lendário Playstation (também conhecido como PSX).

Esse foi, em  minha opinião, o maior acerto da Sony até hoje (tirando o psp, eu considero ele um ótimo portatil).

O mais interessante é, a Sony não tinha a menor intenção de fazer um video game, na verdade, quem encomendou o Playstation foi a Nintendo .

A origem do PlayStation remonta a 1988, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony, que já havia desenvolvido o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Durante o projeto as duas empresas entraram em desacordo. A Sony queria uma porcentagem das vendas do aparelho (renomeado para Play Station) e dos jogos mas a Nintendo não aceitou. Em seguida a Nintendo anunciaria uma nova parceria com a Philips, desfazendo o contrato com a Sony.

O “Play Station X” já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e não foi difícil para o engenheiro chefe da Sony, Ken Kutaragi, convencê-la a terminar o projeto e lançá-lo no mercado como um videogame independente. Assim, ele foi lançado no final de 1994, no Japão, totalmente remodelado e sem nenhum laço com a Nintendo. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports.

Muitas das melhores séries que temos hoje se iniciaram aqui, como Resident Evil, Winning Eleven, Syphon Filter , Medal Of Honor, foi ali também que nasceu um acessório que todo gamer teve, o Memory Card, afinal, quem é que queria jogar um jogo do inicio ao fim sem parar? Vai que tem uma queda de energia ou seu irmão mais novo tropeçasse no fio e desligasse tudo?

Quem não adorava continuar de onde parou?

Hardware:

Cpu de 33 mhz e Gpu de 53 mhz com 2 MB de RAM.

Da pra acreditar que fazia tanto com tão pouco?
Ps: o aparelho ligado atrás dele é um Topview Movie Card, usado para rodar videos em VCD legalmente.

Sucesso:

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Dreamcast, o PlayStation continuava sendo o console mais vendido e com uma extensa biblioteca de jogos de grande sucesso. O sucesso da marca Playstation havia se estabelecido.

Em meados de 2000, o PlayStation foi redesenhado, ficando menor e com curvas arredondadas. Esse modelo recebeu o nome de PSOne, agora na cor branca. Nesse mesmo ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.

Telinha interessante lançada para o PsOne, permitia jogar sem a necessidade de uma TV ligada a ele.

O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006 com a incrível marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo. Foi o console mais vendido da 5° geração, superando Sega Saturn e Nintendo 64

 

Minha experiência com ele foi simplesmente maravilhosa (viu fallen, eu já gostei da Sony), foi meu primeiro vídeo game,  graças a ele me tornei fã de vídeo games, joguei por muito tempo, bons anos na verdade, Ah, e só pra compartilhar com vocês meus caros, acabo de comprar um, versão SCPH-7051(sim, aquele fat com entrada pra gameshark) e to bem feliz hehehe.

Alguns clássicos:

Final Fantasy VII:

Metal Gear Solid:

Twisted Metal:

Vigilante 8:

Wild Arms 2:

 

Xenogears:

Suikoden 2:

Street Fighter EX Plus Alpha:

Alundra:

 


Como não poderia faltar:

Crash Bandicoot 1, 2 e 3:

 

E por ultimo, o meu jogo favorito da era 32bits:

Castlevania: Symphony of the Night

Curtiram a matéria?Acham que faltou algum jogo?Comente aqui embaixo e compartilhem com os amigos.
Até semana que vem.

Comments

comments