VR, o futuro

by

Inovações de hardware e jogabilidade são comuns no mundo dos games, todos sempre com a intenção de proporcionar uma maior imersão nos jogos e fazer com que o jogador se sinta completamente naquele mundo digital, muitos falharam e outros até conseguiram em alguns aspectos, mas acreditem quando digo, nada se compara ao VR.

Foi a pouco tempo que descobrimos da existência de bons gadgets para realidade virtual, desde o promissor Oculus Rift da Oculus, comprada pelo Facebook, que nos deparamos pela primeira vez com realidade virtual com qualidade e nitidez, aos cardboards da Google ou da Samsung (cada qual com suas falhas e pontos positivos), mas desta vez temos um produto com grande potencial chegando ao mercado.

O Playstation VR é um capacete de realidade virtual para o Playstation 4 (obviamente), que se propõe a dar ao jogador uma experiência de imersão completa no jogo, visão em 180 graus mas com sensação de 360, com múltiplos sensores de movimento que para funcionar, precisam da Playstation Eye. Para a jogabilidade e interatividade, é necessário um DualShock 4 ou então 2 Playstation Move.

playstation-vr

O PSVR chega as lojas em outubro

O capacete em si é incrivelmente leve e confortável, não provocando em momento algum desconforto ou sensação de incômodo durante o gameplay, com facilidade o jogador pode ajustar no tamanho de sua cabeça o aparato que também é mais resistente e flexível do que aparenta.

Os visores são ajustáveis na sua distância, sendo assim, o foco é por conta do próprio jogador que pode afastar ou aproximar a tela para melhor enxergar, apesar disso provoca um pouco de desconforto apenas durante o ajuste de foco, depois de ajustado, começa a magia.

Os gráficos não são ruins, porém, nem de longe são os da geração atual, mas nem por isso a experiência deixa de ser incrível, devido aos sensores, você consegue não somente ver tudo ao seu redor mas também sentir seu corpo dentro do jogo. Vou explicar, caso você se incline para o lado, seu corpo também irá se inclinar, assim também como seus braços, se não lembrar que está em um jogo de realidade virtual, vai até mesmo tentar mexer as pernas mas vai se assustar ao não as ver mexer dentro do game.

Rigs é um multiplayer 3x3 que coloca o jogador na pele de um piloto de mecha.

Rigs é um multiplayer 3×3 que coloca o jogador na pele de um piloto de mecha.

Em alguns anos esta matéria irá parecer como previews do Playstation original ou de um novo jogo de Super Nintendo que usa um chip específico para melhoria da performance e dos gráficos, mas, é necessário dizer que o PSVR é a maior revolução do mundo dos games desde o Wii e seu sensor de movimentos. Atualmente a biblioteca do capacete já conta com alguns títulos de peso como um Star Wars Battlefront exclusivo e o novo Resident Evil que poderá ser jogado inteiramente com o gadget, mas é quase certo dizer, que isso é somente o começo.

A pré-venda do PSVR na Europa já se esgotou, então o sucesso comercial dele é quase certo, resta saber se o resto do mundo vai seguir a tendência ou não, o potêncial é gigante, mas isso vai depender de um único fator: a boa recepção do público. Com muitas vendas, muitas desenvolvedoras vão trabalhar em projetos para ele e com muitos projetos o equipamento vende mais e etc.

Embora cedo é certo afirmar que uma vez que chegamos ao patamar de realidade virtual com qualidade e futuro promissor, resta saber se as desenvolvedoras vão conseguir trabalhar em projetos de qualidade e se o público vai aderir a esta nova tecnologia, mas uma coisa é certa: o VR é o futuro dos games.

Comments

comments