Top 10 Mulheres Importantes para a Tecnologia

by

Muitos não sabem, mas algumas mulheres foram responsáveis pelo avanço tecnológico em vários pontos. Confira a lista de algumas dessas mulheres que lutaram para conseguir seu espaço na área de tecnologia.

hedylamarr

 

Hedy Lamar

Além de ser uma atriz mundialmente famosa, Hedy inventou um aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas. Essa ideia surgiu quando estava com o compositor George Antheil, enquanto “brincavam” num dueto. Ela patenteou usando seu nome verdadeiro, Hedwing Eva Maria Kiesler.

Esse aparelho serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, desde Wi-Fi até GPS.

 

condessadelovelace

Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace

Mais conhecida como Ada Lovalece, é considera a primeira programadora de toda história, pelo seu trabalho de algoritmos que permitiria cálculo de uma sequência de números de Bernoulli, sequencias racionais com operações altamente complexas.

Na época que viveu, não possuía a máquina necessária para provar seu estudo correto. Anos depois, com a chegada dos equipamentos necessários para a verificação, foi comprovado seu algoritmo estar correto.

Hoje, há um prêmio com seu nome da Sociedade Britânica de Computação, dado a pessoas que fizeram avanços significativos em sistemas da informação.

 

Grace Murray HopperGrace Murray Hopper

Primeira Almirante da Marinha dos EUA, foi analista de sistema nas décadas de 40 e 50 enquanto servia o ramo naval de guerra e também a primeira mulher a ser formar na prestigiada Universidade de Yale, nos EUA, com um PhD em matemática. No campo tecnológico, foi uma das criadoras para a linguagem que serviu de base para a criação do COBOL, o Flow-Matic (hoje extinta).

Também responsável pelo termo “bug” para indicar problemas no software. Segundo os relatos, Grace tentava descobrir o problema no seu computador e encontrou um inseto morto dentro do aparelho, indicando um “debugging”.

 

karensparckjones

Karen Sparck Jones

É uma das criadoras do conceito de “inverso da frequência em documentos”, usado de base dos sistemas de busca e localização de conteúdo fundamentais para companhias como o Google.

 

 

 

 

radiaperlman

Radia Perlman

Referenciada como “mãe da Internet”, ela criou o protocolo STP (Spanning Tree Protocol) que permite resolver problemas de Loop em redes de comutadas, auxiliando melhor a performance da rede.

Radia também é pioneira no ensino de programação e arquitetura para as crianças e a linguagem de programação TORTIS, também para fins educacionais voltado para robótica.

 

 

carolshawCarol Shaw

Carol é apontada como a primeira mulher a trabalhar na indústria de Games. Uma das funcionárias originais do Atari, porém, logo depois contratada pela empresa Activision e participou do desenvolvimento de um dos maiores clássicos de jogos de vídeo games: River Raid.

Foi a criadora do primeiro sistema de geração procedural de conteúdo, responsável de uma fase nunca ser igual à outra. Os cenários, oponentes, itens e objetos apareciam aleatoriamente para o jogador. É usado até hoje.

 

 

150591-268089-mary-kenneth-kellerIrmã Mary Kenneth Keller

Considerada a primeira mulher a receber um doutorado em ciências da computação, formou-se na Universidade Washington, em St. Louis, nos EUA.  Ela foi fundamental para a criação da linguagem de programação BASIC, utilizado por décadas até ser substituída pelo Pascal.

Escreveu quatro livros de computação e programação, e suas obras são uma referência até hoje. Foi uma das primeiras vozes pela inclusão das mulheres no ramo da informática.

 

 

jeansammet

Jean Sammet

Criadora da primeira linguagem de computador amplamente utilizada para manipulação simbólica de fórmulas matemáticas, o FORMAC. Por causa disso e do seu conhecimento em informática, trabalhou 27 anos na IBM e durante esse tempo na empresa se tornou o símbolo dessa indústria em todo mundo.

Foi influente na criação do COBOL e participou diversas entidades voltadas à inclusão das mulheres na indústria da tecnologia. E presidiu a ACM, uma iniciativa voltada para o uso da informática em projetos científicos e educacionais.

 

 

francesallenFrances Allen

Primeira mulher a ganhar Turing Award. Pioneira no campo da otimização de compiladores, suas realizações incluem trabalho influente em otimização de códigos e computação paralela. Ela também teve um trabalho de inteligência em linguagens de programação e código de segurança para a National Security Agency.

 

 

ernaschneider

Erna Schneider

Responsável pela criação do sistema computadorizado de central de telefonia, controlava automaticamente o volume das ligações e deixava as centrais mais eficientes. Pela criação, Erna foi premiada com uma das primeiras patentes de software emitidas na época.

 

 

 

 

Natália Furtuoso & Isabelle Prado

Comments

comments