PDA

View Full Version : palavra de computador e paridade



ButtHead-ZA
09-04-2003, 21:46:10
o q eh issu? preciso saber o q eh "palavra de computador" pruma prova semana q vem
tem a ver com a quantidade de informacao q trafegam nos barramentos e na cpu
talvez alguma coisa relacionada com largura de banda
mas preciso saber extamente o q eh
se alguem tiver alguma pagina q fala sobre issu (pode ser em ingles) ou se alguem souber favor me explica aki tow precisando mesmo!

otra coisa q preciso saber eh um eskema de paridade
o q eh e como eh q funciona
tem algo a ver com boot e memoria... sei lah
eh issu espero ajudas!
valeus!

BlackSilver
10-04-2003, 03:12:18
Paridade é um método usado para notificação de erros quando ocorre uma alteração em um conjunto de dados

Funciona adicionando um bit extra a cada byte (seria o nono bit) que serve como um identificador no caso de alterações no dados. Funciona contando-se o número de "uns" (1) que tem no Byte, e se esse número de "uns" for par, o bit da paridade assume o valor de 1. Se o número de uns for ímpar, o valor do bit da paridade fica sendo 0

Quando a cpu manda um comando a memória p\ q ela lhe envie os dados, o circuito da paridade dá uma olhada para ver se o numero de "uns" é igual ao q está no nono bit

Quando um erro desse é percebido os circuitos q controlam aparidade enviam ao processador uma mensagem de erro

Ruim da paridade é q ela não corrige nada (só avisa) e não corrige erros quando mais de um bit é alterado, pra isso q criaram o ECC

A palavra do computador é como o modo como ele armazena as coisas em binário

ButtHead-ZA
10-04-2003, 10:26:15
ae valeu black!! deu pra esclarecer muito bem! principalmente a paridade... palavra de computador eh soh akilo mesmo? q barbada aheauea
valeu mesmo!!

Fenris Wolf
10-04-2003, 12:00:05
Originalmente enviada por BlackSilver
Paridade é um método usado para notificação de erros quando ocorre uma alteração em um conjunto de dados

Funciona adicionando um bit extra a cada byte (seria o nono bit) que serve como um identificador no caso de alterações no dados. Funciona contando-se o número de "uns" (1) que tem no Byte, e se esse número de "uns" for par, o bit da paridade assume o valor de 1. Se o número de uns for ímpar, o valor do bit da paridade fica sendo 0

Quando a cpu manda um comando a memória p\ q ela lhe envie os dados, o circuito da paridade dá uma olhada para ver se o numero de "uns" é igual ao q está no nono bit

Quando um erro desse é percebido os circuitos q controlam aparidade enviam ao processador uma mensagem de erro

Ruim da paridade é q ela não corrige nada (só avisa) e não corrige erros quando mais de um bit é alterado, pra isso q criaram o ECC

A palavra do computador é como o modo como ele armazena as coisas em binário



não entendi o lance do nono bit...
Se eu entendi direito, quando a CPU pede uma informação à memória, ela começa a mandar a info. dividida em vários bits... a tal da paridade verifica se tem erros nesses dados enviados e, quando encontrado algum, ele envia um bit a mais nesses pequenos conjuntos, assim a CPU sabe que tem erro...
é isso mesmo? não entendi o lance do nono bit...

[]s, Valeu

BatZ
10-04-2003, 13:24:12
não entendi direito o q vc quis dizer com "palavra de computador", mas pelo o q vc disse, eu acho q é só isso q o Black falou mesmo....

sobre o lance do "nono bit", é o seguinte: cada byte é constituído de 8 bits, então qdo se utiiliza paridade vc adiciona um bit a mais que verifica a integridade de cada byte que está sendo transferido, e por isso o nome...

Fenris Wolf
10-04-2003, 22:49:06
Originalmente enviada por BatZ
não entendi direito o q vc quis dizer com "palavra de computador", mas pelo o q vc disse, eu acho q é só isso q o Black falou mesmo....

sobre o lance do "nono bit", é o seguinte: cada byte é constituído de 8 bits, então qdo se utiiliza paridade vc adiciona um bit a mais que verifica a integridade de cada byte que está sendo transferido, e por isso o nome...

byte você quer dizer em contagem de espaço?

BlackSilver
11-04-2003, 02:21:07
É o q vc falou Brolly, exceto q o nono bit do byte é enviado em todos os Bytes, não apenas nos q contém erro

Hoje em dia memória nem usa mais paridade (ós cd-rom e HD), não precisa mais devido a melhora na fabricação das memórias, as q precisam de maior grau de confiabilidade usam ECC

mrxrsd
11-04-2003, 03:48:10
O esquema melhor explicado é assim.
BITS
|1|2|3|4|5|6|8|9|
----------------------
|0|1|0|1|1|0|1|X
|1|0|1|1|1|1|0|Y

Tipo existem dois tipos de paridade, pode ser impar ou par, no 1 exemplo, caso vc queria que seja paridade par, o numero de 1 tem que ser par, conta-se os 8 bits e verifica qts numero 1 tem, no caso tem quatro, como vc quer paridade par o 9 bit vai ser 0, no segundo exemplo conta-se tb os 1, verifica que tem 5 digitos 1, poranto para ser paridade par o 9 bits terá o valor 1 e adicionado mais ao que o black falou, apesar de ela não corrigir ela tb é mt falha, pois caso aja mudança de mais de um bit, sendo um digito 0 vira 1 e outro digito 1 vira 0, a paridade não se altera mas a mensagem sim, por isso se criaram outros tipos de detecção de erros atraves de calculos matematicos utilizando os bits.

Fenris Wolf
11-04-2003, 20:33:28
Originalmente enviada por BlackSilver
É o q vc falou Brolly, exceto q o nono bit do byte é enviado em todos os Bytes, não apenas nos q contém erro

Hoje em dia memória nem usa mais paridade (ós cd-rom e HD), não precisa mais devido a melhora na fabricação das memórias, as q precisam de maior grau de confiabilidade usam ECC

Mas se todos os bytes tem um nono bit, como então vai se saber que é um byte defeituoso?

Desculpa mrxrsd, mas a sua explicação embananou tudo agora :eek:

[]s

mrxrsd
12-04-2003, 01:32:56
cara não achei a minha apostila de erros...mas achei umas coisas que tinha anotado no caderno, vamos ver se ajuda.

Técnicas de detecção de erros/Paridade

Todos os metodos de detecção de erros são baseados na inserção de bits extras na informação transmitida, esses bits consistem em informação redudante, isto é, que pode ser obtida atraves da informação original.

Paridade é a forma mais simples de redundancia para detecçào de erros, consistindo na inserção de um bit de paridade ao final. O valor desse bit é escolhido de forma de deixar a todos os caracteres com um numero par de bits(paridade par) ou com um numero impar de bits(paridade impar). Se o transmissor desejar por exemplo transmitir o caracter "1110001" usando paridade impar ele acrescenterá um bit 1 ao caractere, de fora que a sequencia terá um numero impar de bit. O receptor examinando o caracter recebido, deverá encontrar um numero de bits 1 impar, caso aconteca assumira que a transmissão foi concluida com sucesso.

BlackSilver
12-04-2003, 04:17:34
É como eu e o Mrxrsd falamos..........o nono bit é um contador de todos os outros bits, se ocorre uma mudança no número de "uns" quando a cpu pede os dados pra ele, o mecanismo de controle da paridade envia uma mensagem de erro, o Mrxrsd falou basicamente a mesma coisa q eu:)

ButtHead-ZA
13-04-2003, 21:42:38
nossa moh confusao esse negocio
bom de qualquer forma vow anotar tudo aki e ler com muita calma depois pra ver se encaixa bem
valeu galera muito bom!

Fenris Wolf
13-04-2003, 23:43:41
Po...

Então o que acontece é que a paridade quando detecta um erro, coloca ou um 1 ou um 0 na sequencia.
Se for pra ficar impar numa sequencia tipo 10011101 ele coloca mais um 1? dai a CPU le a sequencia impar como falha e um par como não-falha (por exemplo)?

[]s

Pacote
14-04-2003, 00:32:37
nunca ouvi o termo palavra do computador

sempre aprendi como linguagem de maquina que seria a mais primitiva das linguagens sendo seguido por assembler, e ai depois so que vem as linguagens de primeiro nivel

BlackSilver
14-04-2003, 02:44:47
Não, ele sempre adiciona o nono bit, tendo erro ou não

Pelo q eu entendi de seu exemplo (não entendi o q vc quer dizer como "sequencia impar"), não, como tem 5 "uns" o bit da paridade assumiria o valor de 0, se tivesse um erro psteriormente, o bit da paridade contaria a quantidade de "uns" desse dado e conferiria se o valor continuaria sendo 0, se mudasse a quantidade de "uns" o bit da paridade assumiria o valor de 1, o q é diferente do valor original dele que era 0, e assim o erro seria detectado

ButtHead-ZA
14-04-2003, 09:02:10
sim pacote eu tb aprendi exatamente como vc disse mas issu eh otra parte naum tem a ver com a tal palavra de computador
deve ser akilo mesmo q o black falou de transformacao pra binario mas tem uns eskemas com largura de banda e tals deve ser um poko mais complexo... mas tah bom

Steve Cogumelo
14-04-2003, 11:45:16
Originalmente enviada por Pacote2k3
nunca ouvi o termo palavra do computador

sempre aprendi como linguagem de maquina que seria a mais primitiva das linguagens sendo seguido por assembler, e ai depois so que vem as linguagens de primeiro nivel

Aprendi a mesma coisa.

BlackSilver
15-04-2003, 02:22:39
Eu tinha ouvido isso uma vez só.......


Não tinha certeza então dei uma procurada do Goole e deu isso aí:)

mrxrsd
17-04-2003, 01:10:57
podi crer, sempre ouvir falar sobre linguagem de maquina ou de baixo nivel.