PDA

View Full Version : Dicas da BIOS- tutorial pra burros como eu!



Rafinha
18-05-2003, 20:28:28
Ae!!:)
Como sempre foi um negócio que eu nunca soube direito, to criando esse tópico pra ajudar outros que tbm tem o msm problema que eu:
O que eh exatamente a BIOS?
Como atualizar a BIOS?
Algunsa ajustes que podem melhorar o desempenho do PC....
Ou seja, quem eh mais entendido ae, pode passar pra usuários mais novatos, como eu tudo sobre essa parte essencial do PC!
Espero que me ajudem e agradeço a todos pela atenção!!;)

CarlosR
20-05-2003, 04:02:02
Putz..até agora ninguem em Rafa...
Vou introduzir ( uuuuuuuiii) as respostão então..
1)A bios é o programa da placa mãe..

2)Pra atualizar ( é similar a gravação de um cd) precisa de um software e um arquivo pra gravar....
Na atualização esse software apaga a bios atual e grava a nova. Nesse momento, desde o começo q apaga a anterior até acabar de gravar a nova, se acontecer algum pau q desligue o pc, a mobo fica sem bios e não funciona mais (até vc conseguir restaurar a bios - deixemos isso pra depois...ok?)

3) Pra ajuste, geralmente as mobos tem uma opção de configuração mais básica, q seta opções mais lentas pra fsb, hd etc.... (pra tentar solucionar problemas) e uma opção de configuração optimizada....
Bem, vc pode começar procurando se vc acha essas opções...pode entrar e olhar a vontade...se vc alterar qualquer coisa e não lembrar oq fez e tal...é só teclar ESC e dizer q não quer salvar alterações....
Vc clica nessas opção optimizada e vê oq mudou ( se mudar alguma coisa, pq já deve estar setada assim. Depois pode tentar ver se a frequencia da tua memoria está mesmo 266 etc....
Por ae Vae....



Qto ao processo de atualização (flash) da bios, geralmente leva uns 30-40 segundos no max...muita gente usa nobrake pra evitar problemas... eu nunca usei...
Vc pode ir no site da fabricante da sua placa e procurar por bios, q lá tem o programa e o arquivo e explica como deve proceder pra atualizar. Geralmente a atualização só eh recomendada pra solucionar algum problema q o pc possa estar enfrentando...mas pra galera ligada em desempenho, é sempre legal atualizar pra melhorar alguns detalhes .... compatibilidades e tal...

Falow...

No mais a galera vai completando ae...

Mantrhax
20-05-2003, 11:07:48
BIOS = Basic Imput Output System

Como é muita coisa para se explicar em um topico, acho melhor que leiam o Guia da BIOS :

The Definitive BIOS Optimization Guide Revision 7.7 - Adrian's Rojak

http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=1

Rafinha
20-05-2003, 22:04:16
Valeu pelos dois..mas ae Mantra..meu ingles não é perfeito ainda....
Vamos movimentar mais esse tópico, pois tenho certeza que pessoas tem tantas dúvidas quanto eu!

CarlosR
21-05-2003, 05:52:19
Ae Rafa, o gdh.net é um site com alguns tutos e um furom legal pra parte de hardware...recomendo.... veja ae um tuto sobre bios q achei por lah..
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/bios/index.asp

PS: nem li, mas acho q vai ajudar vc..
Falow
[]'s

Rafinha
21-05-2003, 22:34:13
Ae, brigadão CarlosR!!!
MAs agora eu queria que alguém passasse algum tutorial pra melhorar a BIOS e como nesse próprio tutorial diz, pode melhorar em até 20% se mexer direitinho na BIOS...Álias naum sei me uqe versão tá a minha BIOS...to querendo autorizar!

Rafinha
22-05-2003, 22:34:45
Ae, quem tem a MOBO igual a minha..qual a melhor versão da BIOS??E como eu instalaria...
Agradeço desde já a ajuda de vcs!

CarlosR
23-05-2003, 10:43:02
Originalmente enviada por Rafinha007
Ae, quem tem a MOBO igual a minha..qual a melhor versão da BIOS??E como eu instalaria...
Agradeço desde já a ajuda de vcs!

Pô rafa...já disse...se vai atualizar pega a ultima bios .... e como faz tem no site do fabricante....

Rafinha
23-05-2003, 22:45:31
Valeu Carlos, e se der alguma zebra?:D
Ai fico sem pc?

CarlosR
24-05-2003, 01:14:25
É aquela historia...tem um risco...pequeno mas tem...se der algum pau, sua mobo fica sem bios....Dae tem q fazer um lance de tirar uma peça onde ela fica, de uma mobo pra outra e tal...:(

mrxrsd
24-05-2003, 03:27:16
Rafinha, no cd da sua placa mae vem um software que faz o download da nova versão da bios, acho que ele faz a instalação tb não sei, pois nunca usei.

Caso não instale automaticamente pois acho mt complicado dele fazer isso, basta vc pegar o "Flash Memory Writer" que deve ter no cd da sua placa mae, creio eu, copiar pra um disquete, criar um disquete de boot, copiar a nova bios pra um disquete tb, dah boot pelo disquete e iniciar o programa, não tem mt misterios mas não recomendaria vc fazer, pois tudo está funcionando em ordem não está? Vc pretende colocar agora um novo processador que só será suportado com a nova bios? senão deixe como estar, como falam "Time que está ganhando nào se muda" :P heheheheh e é melhor vc deixar um tecnico fazer, pq se der merda ele q vai ter q ralar pra voltar ao normal heheheh.

Agora quanto a uso da bios, ela variam de placa pra placa e tudo, mas não tem mt misterio no uso, é soh usando o teclado e mudando as opções de facil uso msm, vc pode entrar na bios e dah uma olhada, na hora que tiver fazendo check da memoria aperte del, apenas não recomendo vc mandar salvar as alterações na hora que sair da bios heheheh

Rafinha
24-05-2003, 13:00:51
Originalmente enviada por mrxrsd
Rafinha, no cd da sua placa mae vem um software que faz o download da nova versão da bios, acho que ele faz a instalação tb não sei, pois nunca usei.

Caso não instale automaticamente pois acho mt complicado dele fazer isso, basta vc pegar o "Flash Memory Writer" que deve ter no cd da sua placa mae, creio eu, copiar pra um disquete, criar um disquete de boot, copiar a nova bios pra um disquete tb, dah boot pelo disquete e iniciar o programa, não tem mt misterios mas não recomendaria vc fazer, pois tudo está funcionando em ordem não está? Vc pretende colocar agora um novo processador que só será suportado com a nova bios? senão deixe como estar, como falam "Time que está ganhando nào se muda" :P heheheheh e é melhor vc deixar um tecnico fazer, pq se der merda ele q vai ter q ralar pra voltar ao normal heheheh.

Agora quanto a uso da bios, ela variam de placa pra placa e tudo, mas não tem mt misterio no uso, é soh usando o teclado e mudando as opções de facil uso msm, vc pode entrar na bios e dah uma olhada, na hora que tiver fazendo check da memoria aperte del, apenas não recomendo vc mandar salvar as alterações na hora que sair da bios heheheh

Tem razão..fui la no site da ASUS e vi o tutorial de como instalar a nova versão da BIOS...putz coisa complicada...Tá bom assim, não to tendo problemas...Mas eu vi lá no GDH que dependendo no que muda a BIOS, o PC pode ficar até 20% mais rápido...eu até duvidei....mas se tem jeito, existiria algum tutorial ensinando quais mudanças na BIOS deixaria o PC melhor?

Kiko Rigatti
25-05-2003, 21:02:09
dae rafa blz??
kra atualizar a bios pra essa tua placa eh muito facil eu atualizei a minha ontem (a minha mobo eh igual a tua)

baixa a bios versão 1006(certifique-se q seje pro modelo da sua mobo) eh nova saiu a uma semana,,,,faz o download apartir do site mesmo...naum use progamas do tp dap pra baixar esse arkivo

dae usa o programa "asus update" q vem no cd da placa... vai nesse programa e clica em update from a file (ou algo do tp) e indica o lokal aonde tu salvou esse arkivo e dae eh soah ir seguindo os procedimentos normais do next ...

boa sorte

Kiko Rigatti
25-05-2003, 21:09:15
mas e ae galera quais as opçoes q daum uma turbinada no pc?? eu tava olhando o manual da minha mobo mas lah soah fala as opçoes padraum da bios :rolleyes:



Quem souber as opçoes q melhoram o desempenho poste aki ... (esse tópico veio numa boa hora)

Rafinha
25-05-2003, 22:10:36
Originalmente enviada por Kiko Rigatti
dae rafa blz??
kra atualizar a bios pra essa tua placa eh muito facil eu atualizei a minha ontem (a minha mobo eh igual a tua)

baixa a bios versão 1006(certifique-se q seje pro modelo da sua mobo) eh nova saiu a uma semana,,,,faz o download apartir do site mesmo...naum use progamas do tp dap pra baixar esse arkivo

dae usa o programa "asus update" q vem no cd da placa... vai nesse programa e clica em update from a file (ou algo do tp) e indica o lokal aonde tu salvou esse arkivo e dae eh soah ir seguindo os procedimentos normais do next ...

boa sorte

Valeu Kiko, eh que lá no site da ASUS o tutorial eh muito complicado...
Se puder passa o link ae com o download da nova versão da BIOS...Tu sentiu alguma diferença de performance?
Qual o teu PC?

Kiko Rigatti
25-05-2003, 22:40:36
Originalmente enviada por Rafinha007


Valeu Kiko, eh que lá no site da ASUS o tutorial eh muito complicado...
Se puder passa o link ae com o download da nova versão da BIOS...Tu sentiu alguma diferença de performance?
Qual o teu PC?

Fikou um poko melhor sim....mas nada extraodinario
meu pc eh um

ATHLON XP 1800+
128DDR333
A7S333
NVIDIA GEFORCE 4 MX440 64DDR

tah aki o link http://www.asus.com.tw/support/download/selectftp.aspx?l1_id=1&l2_id=10&l3_id=20&m_id=1&f_name=as331006.zip

eh pra bios da A7S333 eh a ultima versão

Fenris Wolf
26-05-2003, 02:20:03
Eu tava a fim de atualizar a minha tb... MAs to mto inseguro, pro caso de dar pau e tb pelo fato de eu não saber fazer :D

Mas acho que eu vo faze que nem o CarlosR falou, chamar técnico, pagar nem 20 pila, pra se, no caso de dar pau, ele pagar o pato :D

[]s

BlackSilver
26-05-2003, 03:45:24
Vcs dois usam ASUS..o método dela é bem mais fácil e mais seguro do que o método tradicional de atualização de BIOS de outras marcas, lembro que quando atualizei foi bem fácil e rápido

Rafinha
27-05-2003, 22:28:06
Certo, Black, intaum pelo Asus UPDATE eh totalmente seguro???

Kiko Rigatti
28-05-2003, 16:39:32
Originalmente enviada por Rafinha007
Certo, Black, intaum pelo Asus UPDATE eh totalmente seguro???

Nao eh totalmente seguro pois pode ocorrer de dar uma queda de energia e o pc reiniciar ae fudeu....mas fora isso kra eh totalmente seguro....soah pegar a bios certa (obvio) que naum tem problema

Rafinha
28-05-2003, 22:35:59
Certo...mas essa queda de energia não seria provocado pelo PC certo???
Seria se acontece na rede elétrica?Mas e o estabilizador...não deixaria normal?

O Ferrarista
29-05-2003, 01:24:43
Originalmente enviada por Rafinha007
Certo...mas essa queda de energia não seria provocado pelo PC certo???
Seria se acontece na rede elétrica?Mas e o estabilizador...não deixaria normal?

Exatamente, falta de energia, ou simplesmente uma "queda" de energia...

Mas ser for apenas ESTABILIZADOR, ele naum vai segurar naum..... o tipo que segura eh o NOBRAKE.....

CarlosR
29-05-2003, 04:17:40
Nossa Rafa...vc ainda não atualizou esse trem?
Vc tem algum motivo pra querer atualizar? Já viu algum comentario de ganho de performance? Pq se tá com essa "dúvida" toda, e se não tiver um motivo prático, é melhor nem trocar....
Aff:rolleyes:

Rafinha
29-05-2003, 22:14:58
CarlosR, fica na tua :D
Nem mexi no PC essa semana e exatamente por isso criei o tópico...pra ver se tem algum ganho de performance!