View Full Version : Grande comparação de drivers Detonator
BlackSilver
25-05-2003, 03:38:17
Cabei ontem meu grande comparativo de performance e qualidade de imagem entre diversos drivers Detonators e um Omega, com dezenas de benchs e várias screens comparando a imagem
Todos os testes foram feito com o ajuste padrão dos drivers, sem qualquer modificação:
Serious Sam 2 1024x768 com o escambal no máximo na Demo Little Trouble, sem nada ativado
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
51.2Fps/ 51.7fps/ 51.3fps/ 49.8fps
Omega 43.45 performance/Qualidade
49.8fps 49.7fps
Serious Sam 2, 1024 com o escambal no máximo no Little Trouble e Filtragem anisotrópica 8x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
34.4Fps/ 40.4Fps / 40.4Fps/ 40.0Fps
Omega 43.45 performance/Qualidade
40.9Fps 40.8Fps
Com Anti-Aliasing 2x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
49.7Fps/ 50.9fps/ 50.5Fps/ 48.6fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
48.8fps 48.7fps
Com Anti-Aliasing Quincunx
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
49.3Fps/ 50.6fps/ 50.2Fps/ 48.8fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
48.5fps 48.6fps
Com Anti-Aliasing 4x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
37.0Fps/ 38.4fps/ 43.7Fps/ 42.9Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
42.2fps 42.3fps
Com Fa8x e Aa 2x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
33.7Fps/ 40.3fps/ 40.3Fps/ 39.9fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
39.9fps 39.6fps
Com Fa8x e Aa Quincunx
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
33.6Fps/ 40.4fps/ 40.1Fps/ 40.0fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
39.9fps 39.7fps
Com Fa8x e Aa 4x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
26.0Fps/ 30.0fps/ 33.0Fps/ 33.1fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
32.7fps 32.5fps
BlackSilver
25-05-2003, 03:39:40
Agora vamos para o Unreal Tournament 2003, no Flyby do mapa Antalus da versão Demo, 1024x768 com o escambal ligada
1024x768 sem nada:
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
72.2Fps/ 71.0Fps/ 71.8Fps/ 71.9Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
72.3Fps 71.9Fps
1024x768 Fa8x:
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
30.7Fps/ 41.8Fps / 42.2Fps/ 42.2Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
44.5Fps 42.1Fps
1024x768 Aa 2x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
61.0Fps/ 62.5Fps/ 62.4Fps/ 62.9Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
62.9Fps 61.4Fps
1024x768 Aa Quincunx
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
61.2Fps/ 61.6Fps/ 62.3Fps/ 62.3Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
62.5Fps 61.4Fps
1024x768 Aa 4x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
37.4Fps/ 41.4Fps/ 41.2Fps/ 41.5Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
41.4Fps 40.3 Fps
1024x768 Aa 4xS
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
32.6Fps/ 35.2Fps/ 35.3Fps/ 35.5Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
35.5Fps 34.8Fps
1024x768 Fa 8x e Aa 2x
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
26.9Fps/ 36.3Fps/ 36.4Fps/ 36.6Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
38.8Fps 36.7Fps
1024x768 Fa 8x e Aa Quincunx
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
26.9Fps/ 36.3Fps/ 36.4Fps/ 36.7Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
38.8Fps 36.7Fps
1024x768 Fa 8x e Aa 4x
28.32 /40.72 / 42.30 / 43.45
22.3Fps/ 29.1Fps/ 29.1Fps/ 29.2Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
30.8Fps 29.3 Fps
1024x768 Fa 8x e Aa 4sX
28.32 / 40.72 / 42.30 / 43.45
13.3Fps/ 18.5Fps/ 18.5Fps/ 18.6Fps
Omega 43.45 Performance/Qualidade
19.4Fps 18.5Fps
BlackSilver
25-05-2003, 04:03:36
Em primeiro lugar é bastante claro que a performance em todos os drivers, sem qualquer tipo de técnica melhorada de imagem ativada é praticamente a mesma
Em segundo, dá para ver claramente o ganho incrível de performance que veio do 28.32 para o 40.72 com as filtragens de imagem ativadas, um ganho realmente espetacular
Em terceiro podemos ver o grande ganho de performance que os Detonator 42.30 e o 43.45 tem sobre o 40.72 com aa 4x ativado no SS2, tornando-os os mais rápidos testados, com ligeira vantagem para o 42.30 sobre o 43.45
Agora vamos comentar sobre o Omega 43.45 com os dois ajustes
O modo performance altera alguns parâmetros internos do driver permitindo um aumento da velocidade
No SS2 não muda nada, mostrando que provavelmente o ganho é só em DX, mas no Unreal dá para ver ganhos de performance consideráveis com as filtragens de imagem ativadas
Problema que eu encontrei algumas anomalias na imagem em diversos jogos, o que torna a relevância desse ganho bastante discutível
Entretanto como isso pode estar acontecendo só em alguns jogos e talvez na minha versão para Win98, é possível que isso não ocorra, ou ocorra em pequenas quantidades em outros sistemas, desse modo o Omega 43.45 deve ser uma boa pedida para qualquer um que procura uma maneira de aumentar mais ainda a performance
:)
Sobre o modo qualidade
Ele apresenta performance praticamente igual ao dos detonators comuns, porém ele apresenta um nível de detalhe superior nas texturas devido a alguns melhoramentos internos no driver, tendo imagens mais nítidas que os detonator comuns
Fantástico? Depende
Ele apresenta as mesmas anomalias na imagem que no modo performance, e infelizmente em troca do aumento na nitidez das texturas, a um aumento no nível de texura aliasing ou de shimmering
Texture aliasing ou shimmering é quando as texturas piscam quando a câmara se move, isso acontece com os drivers padrão, porém é quase invisível, com o ajuste de LOD das texturas negativo do modo qualidade isso se torna bem mais pronunciável, chegando a incomodar bastante em alguns casos, embora em outros nem apareça
Todos que estão interessados em aumentar a qualidade de imagem devem testar, eu particularmente não gostei, mas isso depende MUITO do gosto pessoal de cada um e do jogo testado
Amanhã vou fazer vários posts mostrando a diferença causada pelo nível de detalhe extra nas texturas do Omega 43.45 com ajuste de qualidade sobre um detonator comun, mas infelizmente o efeito de texture aliasing só pode ser visto em movimento e não em screenshots estáticos
Aqui os links para todos os drivers
http://download.guru3d.com/pafiledb.php?action=category&id=10
http://www.driverheaven.net/downloads/index4.htm
Franciel
25-05-2003, 04:37:52
Massa ;)
Franciel
25-05-2003, 05:12:41
Esse esquema "shimmering" todas as Gforces tem??
A pouco tempo eu usava uma Voodoo 4 e nao tinha esse esquema.. estranhei quando troquei pra essagforce...
BlackSilver
25-05-2003, 05:36:07
Isso não tem nas GeForces, só utilizando o ajuste de qualidade do Omega 43.45 que torna visível esse efeito
Se vc notou esse efeito e não percebia na Voodoo4, suspeito que seja por um ajuste negativo desse setting nas Voodoo4 para ganhar performance, em troca de deixar a imagem mais borrada
Franciel
25-05-2003, 06:04:47
ah soh.. mais tipo o esquema de Sincronia vertical q a gforce tem ..eu desativand aqui o desempenho almenta bastante principalmente no CS. mais a imagem fica estranha quando movimenta a imagem as texturas ficam divididas por riscos na horizontal.. isso eh normal?
BlackSilver
25-05-2003, 06:14:56
Perfeitamente normal
Por isso eu sempre faço questão de deixar ativado o V-Sync
Rafinha
25-05-2003, 12:36:03
Certo, Black, análise muito boa!
CONCLUSÂO FINAL: Qual o melhor detonator no aspecto geral (filtros ativados e boa performance) na sua opinião?
BlackSilver
26-05-2003, 03:30:01
Não considero nenhum melhor que outro especificamente
-=HeLL_KiNG=-
26-05-2003, 06:37:35
muito bom mas HJ em dia p/quem tem GF4 p/baixo nem da mais tesao,agora somos os abandonados ehehhehe ganhos d performance p/nossas placas com os det. fazem parte do passado,agora só vai da as FX :/
Rafinha
27-05-2003, 22:20:17
Originalmente enviada por -=Hell()weeN=-
muito bom mas HJ em dia p/quem tem GF4 p/baixo nem da mais tesao,agora somos os abandonados ehehhehe ganhos d performance p/nossas placas com os det. fazem parte do passado,agora só vai da as FX :/
Eh....isso é um saco....agora vou esquecer essas merda...soh se vim algum driver de 3ºs realmente impressionante...senão vou esquecer o que é driver pra placa de vídeo:p
BlackSilver, muito bom o comparativo. Para ficar mais fácil a visualização seria interessante colocar tudo em forma de gráficos... que tal?
Vc tem uma paciência de Jó viu! :D
Não entendi direito, como funciona esse tal de shimmering do drive do Omega?
Thor :cool:
realmente esta comparação ficou muuuito animal, mas seria muito mais fácil de comparar e analisar se os resultados estivessem em gráficos... ninguém aí q manje disso não quer dar uma força e montar os gráficos para nós? se tiver alguém disposto, seria bem bacana!
[]'s
BlackSilver
31-05-2003, 19:05:55
Eu até montaria uns gráficos, problema que eu não tenho nenhum programa para montar gráficos atualmente instalado aqui
O Shimmering não dá para explicar bem, pois é algo que só se percebe vendo um jogo em movimento, é como se as texturas ficassem "piscando" conforme vc se move na tela de algum programa 3D
duferrari
31-05-2003, 19:52:04
Originalmente enviada por BlackSilver
Eu até montaria uns gráficos, problema que eu não tenho nenhum programa para montar gráficos atualmente instalado aqui
O Shimmering não dá para explicar bem, pois é algo que só se percebe vendo um jogo em movimento, é como se as texturas ficassem "piscando" conforme vc se move na tela de algum programa 3D
o excel faz... dai tu grava um print screen :p
BlackSilver
31-05-2003, 19:54:31
Eu disse que não tenho nenhum programa instalado que faz tabelas e gráficos não disse?:)
duferrari
31-05-2003, 19:58:19
Originalmente enviada por BlackSilver
Eu disse que não tenho nenhum programa instalado que faz tabelas e gráficos não disse?:)
Tá bommmmmmmm tá bommmm :mad:
© GamesBrasil.com.br 1999-2004