PDA

View Full Version : ARTIGO: COMO FAZER SUA ATI 8500 OEM VIRAR UM RETAIL!!!!! Passo a Passo!!!



Pacote
17-01-2002, 03:55:16
Eu estou pondo o ARTIGO aqui no forum mesmo, gostaria de avisar que os direitos autorais das fotos e do texto sao do site: http://www.xcl-clan.com/

Eu apenas Traduzi para o bom Português para os interessado que nao se dão muito bem no INglês:
Bom ai vai!
------------------------------------------------------------------------------
Radeon 8500 Voltage mod
Por:Selachii (selachii@xcl-clan.com)
Site: http://www.xcl-clan.com/
Tradução:
Alexandre Cesar (Pacote2k2)
Vitor (Mopheus)

Overclocking:

Mas é claro que overclockear a placa funciona bem, tanto com o POWERSTRIP ou qualquer outro utilitario de Tweak para Radeon, mas os resultados sao ruins. Enquanto as RETAILS geralmente aguentam 300/300 (Frequencia do Core/Memory em MHz), ans Oems, Le's quase nao chegam a 275/275.

RETAIL é melhor?:

A primeira conclusão é que as placas RETAILS são melhores, isso no entanto está longe de ser verdade. Com um Voltímetro você pode descobrir quais são as voltagens do core (Vcore) e da memória (Vmem). O Vcore é aproximadamente 1.65V nas OEM's enquanto as RETAILS vêm com o poder de 1.75V! Isso não é dramático pois a maioria das OEM's podem ser OC em 300mhz no core sem precisar de um ajuste na voltagem, mas qualquer coisa acima disso necessita do ajuste para 1.75V.

A memória eh muito pior. A minha estava ajustada para 3.18V. De acordo com as especificações da Hynix, o chip do RAM necessita de 3.20V a 3.65V. Isso significa que a memória das OEM's eh Underclokeada. As RETAILS tem 3.65V.

Veja na foto linkada:

http://selachii.xcl-clan.com/radeon/readings.jpg

Os pontos amarelos sao os pontos de leitura da voltagem. Os pontos azuis sao os resistores que precisam ser modificados.

A voltagem é feita segurando o polo positivo no ponto amarelo que quer ser lido e o polo negativo pode ser segurado no gabinete ou no parasuso que segura a placa de video. Lembre-se que o PC tem que estar ligado para se fazer a leitura. Segurando no Core (foto) têm-se o Vcore e na mem (foto) o Vmem. (Por essa vocês não esperavam né?)

Para overclokear a Radeon 8500 de 250/250 para 275/275 é preciso estabelecer uma voltagem maior. Alguns sites já postaram artigos mostrando como mudar a voltagem soldando alguns resistores na placa. Apesar de funcionar bem, nem todo mundo tem o equipamento necessário.

Por isso foi criado o modo do lápis. Ele não foi descoberto por uma pessoa, mas sim por um grupo.
O fórum da rage3d e gathering of tweaker foram os dois lugares onde tudo isso começou.
A voltagem da OEM é mais baixa, pois há um resistor com maior resistencia do que nas retail. O truque é abaixar a resistencia do transitor até ficar igual a voltagem da retail.

Isso pode ser feito com um lápis!
Só é preciso um lápis e um voltímetro

Vejam na foto linkada:
http://selachii.xcl-clan.com/radeon/zoomshot.jpg
Os resistores em Azul são os que precisam ser pincelados e os pontos em amarelo sao os pontos de leitura.

COMO FAZER:

Passo 1)

Tire sua Radeon so PC, da caixa etc

Passo 2)

Vamos começar a desenhar. Talvez seja bom limpar os resistores com alcool ou outro produto químico, faz com que o lápis tenha uma melhor aderência ,ou seja, dure mais. (não vá usar algo quimico como ÁCIDO etc)

Passo 3)

Vamos começar a desenhar de verdade. Traçe umaa pequena linha no resistor em Azul na foto. Se quiser ter certeza se funcionou ponha a placa de volta ao seu PC e meça a voltagem, se precisar retire e traçe mais uma vez.

Dica: Traçe no lado do resitor que eh uma área de melhor aderência para o lápis. E não tem a capinha estranha que tem em cima do resistor.

E é isso!!!

Vale cada centavo (do lápis?) E lembre-se, se você destruir sua placa de algum jeito a responsabilidade é inteiramente sua e não so site http://www.xcl-clan.com/ ou dos TRADUTORES.
Se você nao exceder a voltagem aos limites da RETAIL você ainda vai deixar o tempo de vida da placa intacto!

Coméntarios por Pacote2k2:

Aow galera eu fiz o ajuste da voltagem e deu certo mesmo. se você seguir os passos direitinho nao tem problema algum, eu apenas nao passei alcool antes nos resistores mas isso era so por precaução. Não se acanhe de ter que tirar e por a placa no PC várias vezes ou ter que apagar se exceder a voltagem ( Pode usar uma borracha comum limpa) pq depois de pronto é so a alegria de ter pago por uma OEM e recebido uma RETAIL ou até melhor!!!
Duvidas ou resultados podem postar aqui
Falow's!!!

caldas
17-01-2002, 11:32:23
Ta ... vc deu toda a explicacao de como fazer agora sera que vale a pena ...
e o que vc disse ...


" Apesar de funcionar bem, nem todo mundo tem o equipamento necessário "
Vc ja vai gastar mais de R$700,00 numa Radeon 8500 e ainda vai tentar da uma de tecnico em eletronica ?
no meu ponto de vista acho que nao vale o risco ...
acho que " vale mais" vc pagar 150 ou 200 a mais numa RETAILS doque tentar uma modificacao dessas e perder a placa por uma mancada ou deslise de suas maos.

eu acho ...

caldas
17-01-2002, 11:47:49
isso que eu chamo de Overcloking :D


330/730 MHz

DekerBSB
17-01-2002, 13:17:56
heehhehehe
pode crer Caldas..............
..........
a minha mesmo é uma OEM mas chega em 295/285 sem problema.......

Pacote
18-01-2002, 04:55:50
Bom pra vc ai caldas acho que vc nao entendeu
olha la hein mais uma chance
agora vc vai la no artigo e le mais umas 2 x e ve se ainda ta com duvida, se ainda estiver ai la vai:

Se vc parar e ler bem lentamente vai descobrir que la esta escrito
"Alguns sites já postaram artigos mostrando como mudar a voltagem soldando alguns resistores na placa. Apesar de funcionar bem, nem todo mundo tem o equipamento necessário"

leia esse trecho que ja ta bom. ainda com duvida? bom pelo que eu to lendo se trata em SOLDAR UM RESISTOR. Isso EU tmb nao aconselho pq alem de mais perigoso nem todo mundo tem o equipamento necessario :)
Agora o que o artigo trata eh de usar o carbono do lapiz para aumentar as voltagens. Para você perder a placa fazendo isso as chances sao muito muito pequenas.
Algumas que eu pensei agora:

1) na hora de medir vc inserir o positivo no ponto amarelo e o negativo no ponto azul (vc provoca um curto e perde a placa)
2) Vc pega o lapis passa ate nao aguentar mais no resistor ( o correto e passar uma vez, medir , passar outra vez, medir etc..) ai quando vc ligar a maquina antes mesmo de vc medir a memoria ou o core ja vai ter queimado pois vc deixou muitos volts passarem.

Bom ate agora so pensei nisso e olha que tem que ser muito burro pra fazer um negocio desse
bom eu fiz e foi normal, se vc passar vc pode apagar com borracha comum etc blabaal
bom vc que ve eu fiz e aprovei!!!


PS: Mais de 700 reais? bom eu paguei 690 e por o custo ZERO (peguei um lapis da minha irmã e o multimetro dum amigo meu) fiz a minha placa virar ate melhor do que uma RETAIL pois como eu pus a voltagem da memoria em 3.75V (10V a mais que RETAIL) posso aumentar o clock da memoria. E ahuahauhahahahahuahuahuhauhahaauahuahuahuahuahauauhauahau Prefiro queimar minha placa arriscando (eu ja tinha lido varios artigos sobre isso e vi o pessoal que fez falando que nao tem problema, o unico cara que ferrou a placa fez o que eu falei que podia acontecer se vc fosse burro, nao soube medir e deu um curto na placa) do que pagar 200 reais a mais por algo que eu fiz em 15 min, de novo, A CUSTO ZERO!!!

gringo
18-01-2002, 10:23:40
e ae mcgayver
se vc é bom mesmo me fala como transformar uma geforce 2 mx em uma radeon 8500, usando apenas un chiclete

DekerBSB
18-01-2002, 12:48:50
ahiuahIuhaIUhaiuhaiUHuhaiuhaiuhIUhaIuhaiuhaiUhaiuhIuahIUaHiauhiaUHaiUHaiUHaIUHaiuhaIuAHiuAHiaUHaiUHaiuhauihaiUhaIUhAIuahiuHiaUHaiuhaiuhaiuahiauhaiUHauihauhaiUHaIUHiuhiuhaiUHiuAHiaUHaiUHaIUHauhaiuHIAUHiauHiauhiUHaiUHaiuhaiuHaIUhaiUhaiu
........
caralho Gringo.......que pena que vc não participava do forum na época do ASUS.........
haiuhiUHiuAHiuahIuhaiuhIuHiuhiUHiauH
........
hiAUHiauhaiuhIUhaUIHiuhaIUHAUHiuahiauHiauHuiahIUhAUIaiAU
......
com um chiclete é foda......
:p :p :p :p

Pacote
18-01-2002, 13:07:10
ARTIGO: Como transformar sua Geforce 2 MX em uma ATI Radeon 8500

Primeira coisa que voces vao precisar eh de 5 gomas de mascar turma da monica (qualquer sabor)
mastiguem bem e quando estiver no ponto estiquem ele por todo o dissipador da placa. Ai vc pega e liga ela no pc. Quando ela queimar vc tira ela (se nao queimar ponha mais chiclete nos resistores , chips, etc) e poe em uma enbalagem anti estatica (limpe bem antes com agua sabao e cascalho) leve em algum cara que vende placa mas daqueles bem burro que nao sabem diferenciar uma de outra. Ai vc fala que comprou la uma ATI radeon 8500 mas que deu problema e pede pra trocar
PRonto ai vc tera uma RADEON 8500!!!!
Infalivel!!!
eh apenas com chiclete (o cascalho eh opcional)

Safeb0x
18-01-2002, 15:22:45
HAHAHuaUAhUAHuHAuhUAuUAuhaAHuHauhAUhUAhu:D

caldas
18-01-2002, 18:09:46
" pagar 200 reais a mais por algo que eu fiz em 15 min, de novo, A CUSTO ZERO "
Bem ....
se vc trabalhasse com informatica saberia que quando alguma coisa tem chance de dar errado vai dar ( dizia Murphy) entao se vc pode arriscar R$690,00 assim tudo bem, vai fundo, mais eu nao arriscaria.
Poxa vc ja tem uma placa de video muito boa e ainda quer forcar um over com modivicacoes fisicas...
ate parece aqueles malucos que com pram um Pentium 4 de 2Gh e quer por 2.4Gh... Pra que !!!!
ja e raipo e quente quer que fique mais ????


mais tudo bem.... se vc quer e pode ariscar vai fundo

caldas
18-01-2002, 22:19:55
Oopps... depois que reli que vi ...
esta com um " ar de exporro" nao nao e .. espero que nao fiquem putos

Pacote
19-01-2002, 02:57:49
Hehehe tipo eu sou LOUCO!!!
huahauah ja fiz aqui com silicone e deu certo
:)
estou feliz!

Morpheus
19-01-2002, 18:18:06
eh pacote vc eh realmente louco!!!

mas a r8500 ficou realmente ROX depois das paradas q vc fez.......

mas sinceramente, eu tenhu ate medo de fazer issu, qnd pegar a minha acho q o maximo q eu vou fazer eh botar dissipador nas memorias, e olhe la.......

mas se a sua naum explodir em uma semana vc me avisa.......
blz???

UAHuAHhAHuAHauA

Pacote
19-01-2002, 19:37:03
ahauahu blz

sou sua cobaia agora eh??!?!

Morpheus
19-01-2002, 20:42:05
bom......
digamos q em parte sim...

gringo
19-01-2002, 20:45:21
pakote : oq vc faz com silicone?

Morpheus
19-01-2002, 21:15:28
nooooooooooooooossssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaa

ai meu deus!!!!!

Pacote
19-01-2002, 21:27:37
nosssss UAU!!!
hauhauahahahuuha nao eunao fiz isso com o resto que sobrou
hehe nao deu certoahuahauha

Morpheus
03-02-2002, 21:52:45
putz......

ae pacote minha radeon veio 230/230!!!!
merd*!!!!!!!!!!!!!

qual um bom cooler pra colocar nela???
pra um OC violento???

Pacote
04-02-2002, 14:33:58
Vai la na Action cmp e compra um cooler la que eu eskeci o nomemas ele cabe direitinho no core e tem 2 ventiladores
muito loko!
15 reais!!!

Morpheus
04-02-2002, 21:05:42
eh...
vou precisar de um cooler mesmo, mas amanha vou na matrix, vou ver se eles tem um bom la.....
ai pra tirar o cooler da radeon so botando ela no freezer mesmo???

Pacote
04-02-2002, 21:51:32
assim eh mais facil e menos arriscado
:)

Morpheus
05-02-2002, 21:42:09
ae pacote eu tentei fazer aki a parada do lapis, mas naum deu mt certo, chegava numa voltagem q naum aumantava mais, e falatava mt ainda pra chegar onde eu keria.....

e outra coisa, acho q danifiquei a placa de algum modo...
qnd ligo o pc, enquanto o windows ta abrindo fica cheio de frames errados na tela, tipo qnd vc faz mt OC na placa( a minha ta em clock padrao)..............
mas nos jogos e dentro do windows fica blz, so no 3d mark q abaixou bastante a pontuacao!!!!

ai meu deus!!!!
q merda!!!

Rainor
06-02-2002, 01:57:05
Que loucura!! Vc já tem a melhor placa do planeta, que roda qualquer coisa que existe com tudo no máximo e ainda tenta conseguir mais alguns frames?

Espero que não tenha estragado a 8500.

Morpheus
06-02-2002, 02:01:09
eh kra eu tb...
mas ae vou mandar de volta pra LM falando q deu pau

Pacote
06-02-2002, 03:36:48
Blz mas eu falei la com o andre ele falou que deu pau pq vc usou sem querer lapus de cor preta! ai tmb eh foda. Eh pra ser usado somente grafite , nao diz nada sobre lapis colorido
:)
Mas manda mesmo aivc pega outra e quem sabe uma 250/250

Morpheus
06-02-2002, 13:30:05
eh mas falie com uns kras q entendem mesmo de placa de video.....
ele falou q geralmente isso eh defeito de fabricacao, e q eh pra mim mandar o mais rapido possivel de volta, pq com o tempo vai piorando.....
e eu apaguei qualquer vestigio dos resistores tao ate brilhando:D :D

Safeb0x
06-02-2002, 13:59:10
so num deixa eles verem esse forum neh?? heheheh muito menos descobrir quem vc eh hahaha, ai vai dar bosta mesmo....

falow

Morpheus
06-02-2002, 14:04:59
aaaaaaaaahhhhhh!!!
vc naum eh da LM ne???
!!!!!!:D :D :D

Safeb0x
06-02-2002, 14:06:32
nao nao hehheh fica sussu......

Pacote
06-02-2002, 14:18:06
HAuahuaha cuidado com os agentes da LM
eles estao em toda a parte
mas vc nao os consegue ver

:D :D :D

Safeb0x
06-02-2002, 14:27:28
viu como troco o nome voodoo1 no meu avatar??? porra nao achei a opcao heheheh, fugi legal do tema....

voltando ao tema... os caras sao tipo matrix entram e saem do sistema vendo tudo hahahaha
=P

Pacote
06-02-2002, 15:08:56
Esse nome ai eh algo como
novato, medio, maniaco

tipo vai aumentanto com seus posts
:)

Morpheus
06-02-2002, 19:22:11
ufa!! q susto!!
ae so vou poder mandar a placa depois do carnaval!!!
a loja vai ficar fechada 2,3 e 4!!!!!!
oh bosta!!!!

Pacote
06-02-2002, 20:31:09
mas vem ca nao ta dando pra jogar tudo certinho?
entao da pra aguentar
:)