PDA

View Full Version : O que é um Díodo



Fenris Wolf
21-07-2003, 23:49:16
Hein?
Quando eu perguntei isso um cara disse:
-Conhece LED? É um Díodo emissor de luz.

Não esclareceu nada. Mas vamos galera, o que é um díodo? :D

[]s

MaZiNhU
22-07-2003, 01:20:03
Tipow veio, diodo tem varias funções, vamos pegar o diodo da fonte do micro por exemplo (um dos diodos), GERAMENTE o diodo tem colocação preta e prata, ele serve pra retificar a corente.
Legal, o que é retificar a corente?
:D É passar de corente alternada pra corrente contínua. :D
Legal o que é corrente alternada e corrente contínua?

Corrente alternada: ela trabalha dando picos de positivo para negativo, ela troca toda hora o positivo pelo negativo, negativo pelo o positivo e vice e versa (Quando mais frequencia maior é a velocidade da troca), um exemplo bem pratico de corrente alternada é a energia que vc utiliza na ENTRADA da sua fonte.

Corrente contínua: ela trabalha sem alternar os polos, isso é, aquele polo sempre vai ser positivo e o outro sempre vai ser negativo, um exemplo disso, é a energia que sai da fonte do micro para a placa mãe, ou mesmo a pilha do controle remoto =]
:sm35:

Mantrhax
22-07-2003, 09:45:43
Faltou dizer que o diodo só deixa a corrente passar de um lado, ou seja, ela so passa e nao volta ;)

Marcio_Bianco
22-07-2003, 13:53:39
acho q o exemplo mais simples de corrente alternada, é a tomada de casa, q todo mundo tem!
e a corrente continua seriam as pilhas

Fenris Wolf
22-07-2003, 20:18:57
Então os díodos servem pra "estabilizar" uma corrente alternada, tornando-a contínua? Legal :D

Se usássemos corrente alternada no pc, queimaríamos tudo por causa da oscilação de picos negativo-positivos?

[]s

DanW
22-07-2003, 22:57:27
não pq aí os componentes teriam que trabalhar na mesma frequência que a corrente alterna de positiva pra negativa, que no caso pode ser 50 ou 60 Hertz. Se tiver curiosidade, é só pegar qualquer aparelho eletrônico que liga na tomada (o monitor por exemplo), atrás tem as especificações elétricas dele, inclusive se ele funciona a 50 ou 60 Hz (ou os dois).

MaZiNhU
22-07-2003, 23:30:25
Originalmente enviada por Fenris
Então os díodos servem pra "estabilizar" uma corrente alternada, tornando-a contínua? Legal :D

Se usássemos corrente alternada no pc, queimaríamos tudo por causa da oscilação de picos negativo-positivos?

[]s

Na verdade o que queimaria não seria a fonte em si, queimaria o outro dispotiviso, que no caso poderia ser um transisto, resisitor, etc, que não aguentaria a corrente alternada, só a continua :sm35:

Fenris Wolf
22-07-2003, 23:56:58
Originalmente enviada por DanW
não pq aí os componentes teriam que trabalhar na mesma frequência que a corrente alterna de positiva pra negativa, que no caso pode ser 50 ou 60 Hertz. Se tiver curiosidade, é só pegar qualquer aparelho eletrônico que liga na tomada (o monitor por exemplo), atrás tem as especificações elétricas dele, inclusive se ele funciona a 50 ou 60 Hz (ou os dois).

Mas o monitor dá pra ligar tanto na fonte quanto no estabilizador. Quer dizer que ele aguenta tanto corrente alternada quando contínua?

[]s

MaZiNhU
23-07-2003, 02:12:44
Originalmente enviada por Fenris
Mas o monitor dá pra ligar tanto na fonte quanto no estabilizador. Quer dizer que ele aguenta tanto corrente alternada quando contínua?

[]s

Ai c tah confundindo neh veio

Corrente Alternada: Corrente que vem do poste de eletricidade e que vai para a sua casa. EX.: Todas as tomadas da sua casa

Corrente Contínua: Pilha e "SAIDA" de força da sua fonte do micro.

Quando vc liga o monitor na fonte (Tomada de trás da fonte), ele não passou ainda por uma retificação de corrente, ou seja, aquela tomada que tem atrás da fonte é igual a qualquer tomada da sua casa, vc pode ligar ate a televisao na tomada da fonte (não vai fazer isso, é um exemplo). Entendeu?
A fonte só vai fornecer pra vc corrente continua na saida dela, ou seja, nequeles fiozinhos coloridos que vaum ligados em todo o pc (placa mae, Hd, etc) e não na tomada trazeira, aquela tomada não passou por uma retificação de corrente ainda.....
:sm35:

Fenris Wolf
23-07-2003, 19:23:51
Qual seria a diferença funcional se tivéssemos dois aparelhos, um com corrente contínua e outro com corrente alternada?

Seria mais "difícil" produzir um aparelho apra corrente alternada, pois tem-se que calibrá-lo para compensar os picos, ou é mais fácil do que estabilizá-lo em correntes contínuas?

[]s

MaZiNhU
24-07-2003, 02:20:21
Ai eu já não te posso te ajudar, o porque que um monitor tem que ser corrente alternada eu jah naum sei. Apesar que temos alta tensões em correntes continuas (200V, 500V, 1000V e ateh mais).
O porque que por exemplo, um monitor tem que ser corrente alternada um circuito impresso tem que ser corrente continua eu já não sei.......
Ai jah teria quer perguntar pra quem entende beim do negocio....

Fenris Wolf
24-07-2003, 04:43:49
Bom, e pro corpo humano, que tipo de corrente causa mais dano ao nosso corpo? Contínua ou Alternada?

[]s

Ps:MaZiNHU, na sua sign, o nome é EintEin, não EinstAin ;) :)

DeathCemitery
24-07-2003, 13:16:34
cara... eu não entendo muito, mas acho que uma corrente alternada, pois esses picos e quedas fariam nosso coração acelerar... acho que deve ser pior, mas não tão letal levar um choque de corrente alternada... você deve levar um tranco no coração a cada ver que atingir um pico hehheeheh...
já a corrente contínua, que como foi dita, trabalha com voltagens altas, vc simplesmente fritaria... :rolleyes: seilá :rolleyes:

MaZiNhU
24-07-2003, 14:28:30
Originalmente enviada por DeathCemitery
cara... eu não entendo muito, mas acho que uma corrente alternada, pois esses picos e quedas fariam nosso coração acelerar... acho que deve ser pior, mas não tão letal levar um choque de corrente alternada... você deve levar um tranco no coração a cada ver que atingir um pico hehheeheh...
já a corrente contínua, que como foi dita, trabalha com voltagens altas, vc simplesmente fritaria... :rolleyes: seilá :rolleyes:

Não não eh beim assim, eu falei que tem altas voltagens em corrente contínua, porque o pessoal GERALMENTE quando a gente fala em corrente continua, eles lembram da pilha do controle remoto, circuito impresso(5V, 8V, 12V)mas na realidade, a corrente continua atinge muito mais voltagem do que se pensa........
Infelizmente eu não intendo muita a fundo do negocio, não sei qual faria mais estrago, corrente alternada ou continua......

P.S.: Não se esqueça que a voltagem do fio do telefone é corrente continua, + ou - "45 V".:o

Bandit
25-07-2003, 12:51:23
Caralho, paguei um pau nas explicações, mto bem feitas :)))

MaZiNhU
25-07-2003, 14:45:16
Originalmente enviada por Bandit
Caralho, paguei um pau nas explicações, mto bem feitas :)))

uahhuaahuhuahaaha, estamos aqui pra isso :sm22:

Morpheus
28-07-2003, 14:49:52
hum...
corrente continua naum da choque ne?

MaZiNhU
29-07-2003, 01:30:58
Originalmente enviada por Morpheus
hum...
corrente continua naum da choque ne?

Pega uma bateria, aquela de controle remoto, de 9V, poe ela na lingua, deixa encostar o polo positivo e o negativo, ai vc faz a pergunta denovo.....

P.S.: Não vale me chingar depois !!! heheheheheh
:p

Morpheus
29-07-2003, 12:26:58
AHAuhAHUAhh
deixa queto, jah entendi a resposta :)