PDA

View Full Version : Minha OpniÃo Definitiva



ELFO
29-07-2003, 11:40:41
Leiam por favor, e me corrijam pois o que segue é tudo que acredito na vida
Caros,
ao iniciar o tópico fiz uma crítica aos debatentes por apresentarem posições tão ortodoxas e no entanto não expus minha opnião sobre o que penso.
Acho que cabe a mim partir bem do começo. Como disse antes, acho que "algo inteligível existe", algo fora da nossa percepção sensorial (isso muitos chamam de Deus) mas nada da forma com que apresentam. Porém, devemos considerar algumas questões iniciais:
O Mundo em que vivemos não tem apenas um criador, mas sim muitos. Os nomes deles são: HOMENS. Os homens criaram o mundo que vivemos hoje. Para isso usaram uma ferramenta simples que se chama convenção, ou seja, tudo que conhecemos e o que somos, como agimos, etc... são apenas convenções. PACOTE, quando você diz que 2+2 é igual a 4 você apenas diz isso, por que um dia na história um homem convencionou essa regra. Ao criar a Matemática, o homem convencionou nomes aos números e estabeleceu relações entre eles que se tornaram regras (precisamos de regras para viver, para que nossa multiplicidade não nos mate) a partir daí, cria-se uma cadeia de convenções ligadas a uma primeira, ou seja, as ciências conseguintes (física, química, etc..) são convencionadas por uma ciência primeira. Ou seja, o que chamam de EXATAS eu chamo de CONVENCIONADAS. Eu poderia ter criado a Matemática e falado que 1 seria 2 e que 2 + 2 = 3. Bastava uma convenção primeira para que todos acreditassem piamente nessa verdade como acontece com a "verdade de hoje". Claro que existem as ciências empíricas, como a Biologia por exemplo. Que nada mais é que a observação de fatos naturais e o registro dos mesmos.
No entanto as Convenções extrapolam o lado da ciência e invadem o lado SOCIAL da existência humana. Hoje nosso paradigma de aceitações do que é "certo" ou "errado" nada mais é do que o seguimento de um monte de regras convencionadas num determinado momento histórico. E no âmbito social, duas vertentes são usadas para fazer com que essas convenções entranhem nas pessoas: LEIS e RELIGIÃO.Não basta convencionar, você precisa fazer que aceitem as convenções. Se em uma determinada sociedade aceitamos a prática de assassinato como algo errado, é porque através de Leis ou Religião convencionou-se que isso era "errado". Na idade da pedra, quando não existia convenções, isso provavelmente não constituia um problema. No entanto, o homem tem a necessidade de organização da espécie, e por isso precisamos de regras.
A religião nada mais é que uma ferramenta de controle que regra sociedades através de suas leis. Um certo dia, convencionou-se que DEUS existe e estabeleceram um perfil para ele. (Um Deus Bom, justo, compreensivo, etc...) Ora, se o DEUS de qualquer religião fosse uma verdade absoluta (e não uma simles convenção) como elas pregam, não haveria nenhum outro DEUS que não fosse o da igreja católica, ou budista, ou hindu, ou umbanda, ou mulçumana, ou seja o que for... Seria FATO. DEUS EXISTE E ELE É ASSIM PONTO FINAL. A força inteligível na qual eu acredito que exista É MUITO MAIOR QUE QUALQUER DEUS QUE EXISTA, NÃO SE ESTABELECE CONVENÇÃO NEHUMA À ELA E NINGUÉM CONSEGUIRÁ NUNCA DECIFRAR OU EXPLICAR OU DAR UM NOME A ISSO, PORQUE ESTÁ MUITO ALÉM DA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DO HOMEM.
A religião APENAS institucionaliza a fé humana, e na maioria dos casos (para não dizer em todos eles) ela o faz isso apenas para uso próprio. No começo a igreja católica usava DEUS para conquistar terras, queimar pessoas, calar aqueles que apressentassem perigo, enriquecer através de indulgências, tudo em nome de DEUS. A religião mulçumana, usa DEUS para fortalecer um exército de luta, que por ser fiel a ele não teme a morte, a religião evangélica enriquece pastores que não pagam impostos pois são instituições religiosas e tem uma receita líquida de DOAÇÕES (dízimo) que por ser DOAÇÃO é isenta de imposto também DOAÇÃO essa que vem em nome de quem? DEUS. Não, eu não acredito nesses DEUSES que falam por aí. UM DEUS que ou serve para acrescentar poder aos que comandam a religião, ou apenas servem como consolo para compreenderem o que não conseguem entender. O próprio nome DEUS me diz pouca coisa pois não passa de uma convenção feita pelo homem. Apesar da Religião ter lados positivos (óbvio que reconheço isso), como: aproximar pessoas, torná-las mais traquilas, enquadrá-las melhor no bem estar social, me incomoda muito a finalidade daqueles que a dominam. Acredito que o homem pode ser BOM tendo sua própria fé, sem seguir a fé ou o DEUS CONVENCIONADO por ninguém.

PS: Apesar de expor o que penso sobre algumas religiões, respeito e compreendo a todos que acreditam nelas.
PS2: Acredito na liberdade de expressão, na Razão e na bondade humana.
PS3: Não escrevo em tom de revolta, mas sim em busca de esclarecimento
PS4: Se alguém quiser me indicar ao prêmio NOBEL pela teoria das conveções será de bom grado 8^)
Abraços

Phantom
29-07-2003, 11:49:16
Concordo com algumas coisas que vc falou. Só acho que:

1 - Podai ter colocado no mesmo topico... vai dividir a discução entre dois topicos com o mesmo assunto

2 - Sobre a matematica não importa o nome ouw o simbolo e sim a unidade.... 2 unidades + 2 unidades sempre vão ser = a 4 unidades. Não importa se eu chame o dois de um o quatro de cinco... são apenas nomes... Oq vale são as unidades.. e isso não é convenção...

ELFO
29-07-2003, 12:08:45
hehehehe não esperava que num primeiro reply conseguisse algo tão proveitoso para uma boa discussão filosófica
claro que isso é uma convenção phantom, uma unidade + uma unidade= 2 unidades nada mais é que uma convenção matemática... é que isso está tão forte em você que você não consegue enxergar de outra forma, a matemátiva foi INVENTADA pelo homem, ela não é uma lei natural... é exatamente o que acontece com as convenções religiosas

abçs
pode mover o post se quiser

Phantom
29-07-2003, 12:17:52
Vamos ver então se vc consegue fazer eu enteder sua linha de raciocinio;)

Matematica não é conveção... é logica... eu não acho que seja por convenção q se eu pegar qualquer uma coisa e juntar com qualquer outra coisa eu vou ter duas coisas... convenção é vc definir que massa X aceleração é igual a Newton.. isso pra mim é uma convenção... existem várias outras convençoes que meu professor falou que não tem logica, alguem quis assim e pronto, mas a maioria da matematica tem razão, tem um porque dakilo...

Considerando que matematica é convenção vc pode dizer o mesmo para Fisica e quimica que basicamente dependem da matematica para existirem..

Pacote
29-07-2003, 13:12:03
Homem tem que parar de acreditar em algo superior paa se sentir melhor
e

ACREDITAR EM SI MESMO

Pa a verdade eh que

VOCE EH SEU PROPRIO DEUS

SEM MAIS

PS: AOw bruno posta essa sua teoria na STR que garanto que tera respostas muito boas...

Vale a pena uma discussao la...

Posta na area Ciencia...
http://www.str.com.br/Forum/viewforum.php?f=3

Phantom
29-07-2003, 13:32:58
Do forum que o pacote passou: http://www.str.com.br/Forum/viewtopic.php?t=4020

ELFO
29-07-2003, 13:33:44
Originalmente enviada por Phantom
Vamos ver então se vc consegue fazer eu enteder sua linha de raciocinio;)

Matematica não é conveção... é logica... eu não acho que seja por convenção q se eu pegar qualquer uma coisa e juntar com qualquer outra coisa eu vou ter duas coisas...

Porra Phantom animal discutir isso contigo cara... vamos aprender muito um com outro aqui, meu turno agora hehehe
Mas vamos lá
Matemática é convenção sim e a lógica é baseada no que foi convencionado matematicamente. A ciencia lógica é posterior à matemática. Segundo minha teoria, nada não natural foge de ser uma convenção. A matemática começa com a convenção da operação de adição. Para começar se convenciono que o número um não se chama um, já fica incorreto dizer que uma unidade mais uma unidade é igual a dois. Pois o que seria unidade já que o um é outra coisa?
Para termos uma lógica preciso ter uma conveção inicial... Nesse caso convencionou-se que UM + UM é igual a DOIS. Hora a partir daí eu crio uma lógica em cima dessa convenção e chego a uma regra geral. se UM + UM = DOIS então .... e por aí vai. Isso é lógica



Originalmente enviada por Phantom
Considerando que matematica é convenção vc pode dizer o mesmo para Fisica e quimica que basicamente dependem da matematica para existirem..
Exatamente... foi isso que eu disse no meu texto lá em cima... pode procurar que tá escrito isso aí lá

Caralho acho que se eu me drogasse ou bebesse seria louco hauahuahuah

Pacote
29-07-2003, 13:38:55
Bruno convencionou-se pelo simples ato de prova e logica... com phantom disse...

O cara pegou uma pedra... depos pegou outra... a logica objetivou que as duas pedras juntam davam 2 pedras!

As palavras um , one sao apenas a linguagem assim com oeu poderia expressar

Cascalho pedra + Cascalho pedra = Uva pedra

considerando Cascalho como uma unidade

e uva como 2 unidades...

Le o topico que o phantom postou q eh bem legal e educativo

ELFO
29-07-2003, 13:45:45
tópico irado mesmo...
mas a lógica nunca poderia vir antes da matemática.
Vcs estão raciocinando já consumidos pelas regras entranhadas na sua mente... tentem imaginar o mundo sem matemática. Não foi o homem da pedra que disse que uma pedra mais uma pedra é igual a duas pedras. para ele uma pedra + uma pedra é igual a MAIS pedras. Não posso ter uma lógica sem me basear num raciocínio matemático. E a própria matemática é uma linguagem. e qualquer um que tenho estudado um MÌNNNNNNNNNIIIMMO de antropologia sabe de que é feita uma linguagem. CONVENÇÕES.
Nenhuma linguagem é natural ou espontânea. Palavras, sinais, números, Gestos e seus SIGNIFICADOS E SIGNIFICANTES são todos convencionados

Caralho como isso evoluiu. Tá animal esse tópico:D

pqpariu vejam o q esse cara escreveu no tópico que o PHANTOM postou


QUote by VIPER... Fórum STD
Como bem disse o Marcelo Terra, Matemática é uma linguagem. Serve para descrever e quantificar determinados eventos e grandezas por meio de um determinado sistema lógico. A linguagem Matemática que estamos habituados a utilizar poderia ser substituída por outra espécie de sistema Matemático. Seria como escrever vetores em diferentes bases. O vetor existe e independe de como vc queira descrevê-lo, não é esta descrição que o faz existir. Mas ele terá diferentes aspectos em diferentes bases, sendo que se conhecermos o método de mudança de base para a descrição de um vetor, veremos que, apesar das diferentes descrições, elas equivalem a um único vetor. Por isso, não acho que o universo seja um reflexo da Matemática, mas que a Matemática que usamos é um dos possíveis reflexos da estrutura do universo. Então, na minha opinião, a resposta para a questão proposta no tópico é: a Matemática é uma invenção (provavelmente a maior invenção da humanidade até hoje).


_________________
Fr = dP / dt --- SIR ISAAC NEWTON (O Gênio Supremo!)

Boas Bandas: ANGRA, DREAM THEATER, STEVE VAI, VAN HALEN - Técnica e Feeling!

Phantom
29-07-2003, 13:48:03
Isso vai longe:D

Bruno eu acho que você está relacionando matematica a linguagem... é ai que eu acho que está o seu erro... a matematica é independente da linguagem... nome sim é apenas convenção. Partindo desse principio da convenção da matematica pelo ser humano, poderiamos qconcluir que as leis da fisica seriam apenas convenções tambem.... e como convenção ela poderia variar facilmente de um lugar para outro...

Ai que está a matematica eu não posso pegar uma pedra juntar com mais uma pedra e continuar tendo uma pedra... é impossivel... entendeu oq eu quis dizer???

Depois dessa discução a gente marca um choppinho
:sm03: :D

Pacote
29-07-2003, 13:49:24
Bota animal hehe to curtindo aqui...

Realmente a linguagem de fato eh convencioada a significados

mas eu nao entendi bem o seu ponto.. creio que a matematica eh o simples saber... nao acho q foi algo criado

e sim algo universal... como saber primordia... pois pode ser relatado pelo simples jogho da pedrinha q citei acima...

O cara das pedras nao vai falar oLHA descobri matematica

mas sem saber ai estar usando as principais regras da mesma

ELFO
29-07-2003, 13:57:23
editei o post lá em cima phantom....

Po foda que nao bebo chop mas aceito um Açaí heheheh

Cara no meu pto de vista a matemática é uma linguagem. Não se pode dizer que exista uma ciência natural que nasceu com o mundo. A partir do momento que vc entende isso, descobre que foi preciso convencionar-se regras matemáticas.

Pacote se você acredita no surgimento espontaneo de uma ciência, tb pode acreditar em MILAGRES. Não existe isso. Se fosse assim, duas pessoas em lugares diferentes de uma hora para outra saberiam que um + um é igual a dois... não foi isso que aconteceu... alguém p´recisou convencionar e ensinar aos outros para que se difundisse a idéia... e como havia trocas mercantis entre povos diferentes, a matemática caiu como uma luva para que fosse uma convenção mundial afim de facilitar o comércio. Por isso sua caractrística generalista.

aff muito bom esse round do elfo hehehe

Phantom
29-07-2003, 14:08:59
Tah marcado o açai então.... eu preciso mesmo diminuir a minha bebedeira =P


Não é surgimento espontaneo... é aprendizado mesmo.. alguem foi lá e viu que akilo era certo.. e foi passando pra frente e cada vez mais estudos foram sendo realizados a respeito da matematica... a inteligencia humana foi evoluindo.. mesmo na pra história todo mundo sabia que se vc pega-se uma pedra e coloca-se do lado da outra vc teria 2 pedras... só falta convencionar isso mesmo... as convençoes seriam como se fossem um windows rodando por cima da matematica para facilitar as coisas...

Eu acho que to começando a entender oq vc quer dizer...

Pacote
29-07-2003, 14:11:09
Originalmente enviada por Bruno_Tech
Pacote se você acredita no surgimento espontaneo de uma ciência, tb pode acreditar em MILAGRES. Não existe isso.

Ciencia neo surge do nada nao elfo... ciencia estuda coisas que ja estao ai no nosso mundo... nao ao fatos inventados ou convencionados eh apenas um estudo mais profundo de fenomenos NATURAIS

ja o que o fenomeno MILAGRE napossui qualquer fio de evidencia percebe agora a diferença chocante?

:cool:

MSG EDITADA: Nao tinha visto que o phantom ja respondeu hehe mas a minha resposta digamos que complementou
:D

ELFO
29-07-2003, 14:17:18
Originalmente enviada por Phantom
mesmo na pra história todo mundo sabia que se vc pega-se uma pedra e coloca-se do lado da outra vc teria 2 pedras... só falta convencionar isso mesmo...
Eu acho que to começando a entender oq vc quer dizer...

tamo quase lá phantom...
só quero lembrar que o que eu penso não é o CERTO mas é a MINHA OPNIÃO... mas se vc e os outros entenderem o que eu QUERO DIZER sou um cara feliz

Na pré história não se sabia disso não... Não se sabia o que era um nem se sabia o que era dois... Se sabia sim, que se eu pego uma pedra e outra pedra eu tenho MAIS pedras agora do que antes.... 1+1=2 é uma premissa básica convencionada para um raciocínio LÓGICO matemático posterior.
alguém convencionou isso e ensinou para os outros, o conhecimento se tornou uma necessidade para que houvesse comércio que moveu a evolução da humanidade... é uma cadeia de eventos


o pacote como vc pode me dizer que os números já estavam por aí antes da matemática???? a matemática convencionou uma ferramenta de mensurar coisas que antes simplesmente NÃO EXISTIA DE FORMA ALGUMA

Pacote
29-07-2003, 14:23:56
Originalmente enviada por Bruno_Tech
o pacote como vc pode me dizer que os números já estavam por aí antes da matemática???? a matemática convencionou uma ferramenta de mensurar coisas que antes simplesmente NÃO EXISTIA DE FORMA ALGUMA

Eu nao disse em nenhum momento os numeros
e sim o CONCEITO

o conceito ja estava ali... sempre esteve.. mas foi se evoluindo e o homem consegiu convencionar a logica de forma mais facil ao aprendizado de outros ...

Mas eh como vc disse o conceito de "Tenho mais pedras que antes"

ELFO
29-07-2003, 14:30:41
Originalmente enviada por Pacote
Eu nao disse em nenhum momento os numeros
e sim o CONCEITO

o conceito ja estava ali... sempre esteve.. mas foi se evoluindo e o homem consegiu convencionar a logica de forma mais facil ao aprendizado de outros ...



acho muito evasivo se dizer que o conceito sempre esteve presente.. parece que estamos falando de um fantasma...
De uma forma ou de outra o que vc chama de conceito nada tem haver com matemática... o que me leva mais uma vez a afirmar que ela não existia até o momento em que foi convencionada por um ou mais intelectuais quaisquer

Pacote
29-07-2003, 14:35:10
Originalmente enviada por Bruno_Tech
acho muito evasivo se dizer que o conceito sempre esteve presente.. parece que estamos falando de um fantasma...
De uma forma ou de outra o que vc chama de conceito nada tem haver com matemática... o que me leva mais uma vez a afirmar que ela não existia até o momento em que foi convencionada por um ou mais intelectuais quaisquer

Mas o conceito q eu propus eh o mesmo que vc postou

De o cara ter a conciencia de que agora ele tem MAIS pedras do que antes...

Matematica eh apenas a juncao do conceito e aplicação de regras como soma etc..

O homem das cavernas sabia somar e tudo mais

NAo foi os intelectuais que começaram tudo

Homens da caverna em um momento ou outro CONTAVAM COISAS...

ou seja a matematica vem de muito antes...

ELFO
29-07-2003, 14:42:17
Bom... mas é óbvio que um homem acordou num dia e teve um INSIGHT e falou ahhhhhhhhh inveitei a matemática...
isso foi um processo cumulativo de conhecimento todo baseado em convenções... se provarem que o homem das cavernas sabia somar ele deve ter convencionado alguma ferramenta para isso... nem que ele descrevesse que uma pedra era igual a um risquinho na caverna e assim por diante... nada mais que convenções.

lembrando que se isso aconteceu ele não tinha compreensão de que um risquinho era UM e dois eram DOIS e que 1+1 eram DOIS e sim que um risquinho era menos que dois risquinhos, etc... ou seja CONVENÇÕES heheheh

muito bom isso aqui

Pacote
29-07-2003, 14:44:51
Aow eu vou comer agora e vou voltar la pra noite...
Ai volto aqui pra discussao que esta muito boa
:D

Espero quando voltar nao ter q ler 2345 replys hauhuha

ELFO
29-07-2003, 14:48:17
aff acabei com ele hauhauha
desistiu....

:D :D :p :p :p :p

Pacote
29-07-2003, 14:55:13
AhauhAUH como vc pode acabar com alguem com OPINIOES ?

ahuahau taxa de malandrol = 123%

so vou por iso vou dar meu utlimo reply ate a noite hauhauah



Originalmente enviada por Bruno_Tech
Bom... mas é óbvio que um homem acordou num dia e teve um INSIGHT e falou ahhhhhhhhh inveitei a matemática...
isso foi um processo cumulativo de conhecimento todo baseado em convenções... se provarem que o homem das cavernas sabia somar ele deve ter convencionado alguma ferramenta para isso... nem que ele descrevesse que uma pedra era igual a um risquinho na caverna e assim por diante... nada mais que convenções.

lembrando que se isso aconteceu ele não tinha compreensão de que um risquinho era UM e dois eram DOIS e que 1+1 eram DOIS e sim que um risquinho era menos que dois risquinhos, etc... ou seja CONVENÇÕES heheheh

muito bom isso aqui

A convencao ae eh que um risquinho eh uma pedra....

Mas o fato de que 2 risquinhos representam mais pedras que um risquinho nao vai mudar..

Nao eh uma convencao eh apenas um fato/realidade

os objetos que o risquinho apresenta nao sao uma convecnao...

A smibologia em si sim eh uma convencao....