PDA

View Full Version : Tópico científico- buracos negros e quasares!



Du Doido
02-08-2003, 14:46:35
Nao sabia que tinha tanta gente aqui que curtia astronomia...

Alguem afim de trocar umas inforcóes dobre o assunto......curto mais astronomia do que games....hehehehe


Quem quiser bater um papo.... tamus aí!!!

ChAnWaY
02-08-2003, 15:03:50
adoro astronomia... tem mto assunto interessante pra se discutir nesse topico.. que tal comessar pela chance de um asteroide bater na terra?

bem, existe bastante probabilidade de se repetir o que aconteceu com a terra e resultou na extinção dos Dinossauros, asteroides do tamanho da lua se colidirem com a terra seria o fim da raça humana, pois mesmo sendo muito menor que o diametro da terra o choque iria causar uma onda de calor que iria varrer toda a especie viva. A probabilidade de cair em no oceano (70% da terra) tbm é mto grande, ou seja.. alem da onda de calor viria uma Tsunami (onda) gigante e cobriria grande parte dos continentes. Com certeza seria nosso fim.
Parecendo ter saido da mente de uma criança , mais muito real, a construção de armas atômicas lançadas da lua poderia ser a ultima alternativa depois da tentativa de colidir grandes objetos para desviar a rota, com a explosão de uma massa tão grande iria se dissipar em pequenos pedaços ( + ou menos cada pedaço do tamanho da frança ) mais a atmosfera iria ajudar a diminuir os pedaços que colidirem... iria ser bastante mortal da mesma forma mais iria ser uma alternativa de preservar a nossa existência.

ChAnWaY
02-08-2003, 15:19:25
outro aspecto mto interessante é o da volta ao tempo.. uma coisa que me intriga + tem embasamento cientifico...

um objeto viajando a uma velocidade superior a velocidade da luz é capas de ser + rápido que o tempo, ou seja, uma pessoa que viajar numa nave que tenha essa velocidade e ficar durante um bom tempo nela ao voltar a terra o tempo aqui terá passado mais lento, logo os terrestres estariam + velhos...

agora imaginem o seu pai viajando numa missão espacial futurista e ao voltar ao planeta ele estaria + novo q você..

intrigante..

ChAnWaY
02-08-2003, 15:31:19
acho que um asteroide do tamanho da lua seria atraido sim pela gravidade da terra, isso iria aumentar ainda + a velocidade, aumentando o impacto e a destruição...

Call Me God
02-08-2003, 15:59:23
Originalmente enviada por ChaotiX
outro aspecto mto interessante é o da volta ao tempo.. uma coisa que me intriga + tem embasamento cientifico...

um objeto viajando a uma velocidade superior a velocidade da luz é capas de ser + rápido que o tempo, ou seja, uma pessoa que viajar numa nave que tenha essa velocidade e ficar durante um bom tempo nela ao voltar a terra o tempo aqui terá passado mais lento, logo os terrestres estariam + velhos...

agora imaginem o seu pai viajando numa missão espacial futurista e ao voltar ao planeta ele estaria + novo q você..

intrigante..

isso já foi provado que acontece de o tempo "parar" para quem esta em altas velocidades.
mas e tecnologia para alcançarmos a vel. da luz ? outra coisa tbm seria os nossos corpos... não suportariam uma aceleração dessas!
mas q eh interessante isso é sim.....

Pacote
02-08-2003, 16:02:29
Ja conseguiram com objetos caseiros ultrapassar a velocidade da luz facinho
a questao eh fazer isso com um humano heheh

:D

ChAnWaY
02-08-2003, 16:05:05
é mesmo...

em altas velocidades o ser humano perde a conciência e pode até morrer... tem um teste destes na NASA , e a velo é bem inferior... os astronautas só viajam se passar nos testes.

nerj
02-08-2003, 16:13:17
Os cientistas da NASA uma vez fizeram colidir um projétil de ferrita ( material que é feito os asteróides ) com globos de silicato com a mesma gravidade específica da Lua; um batendo a 90 graus e o outro a 45 graus. Resultado: o que bateu em 45 abriu uma bratera; o que bateu a 90 arrebentou o globo !!!!!!!!!!!

nerj
02-08-2003, 16:18:49
Originalmente enviada por Pacote
Ja conseguiram com objetos caseiros ultrapassar a velocidade da luz facinho
a questao eh fazer isso com um humano heheh

:D


O que fizeram é átomos de elementos pesados como o Frâncio chegar uma velocidade próxima a da luz através daqueles aceleradores de partícula... o problema é que o corpo adquiriu tanto momento de inércia que seria impossível pará-lo sem que ocorresse uma liberação de energia muito grande de uma só vez...o que seria fatal para o átomo, ocorrendo uma fissão nuclear.

-Hot Rod-
02-08-2003, 16:33:44
Ae Du Doido, recomendo a você um livro de Astronomia do famoso Carl Sagan... o nome do livro é Cosmos.
É um tijolão, uma verdeira enciclopédia, mas é muito interessante.
Se você tiver paciência, dá uma procurada por ele... eu tenho o do meu pai aqui e sempre dou uma fuçada nele para ver sobre assuntos de astronomia.

Du Doido
02-08-2003, 16:38:41
Originalmente enviada por -Hot Rod-
Ae Du Doido, recomendo a você um livro de Astronomia do famoso Carl Sagan... o nome do livro é Cosmos.
É um tijolão, uma verdeira enciclopédia, mas é muito interessante.
Se você tiver paciência, dá uma procurada por ele... eu tenho o do meu pai aqui e sempre dou uma fuçada nele para ver sobre assuntos de astronomia.


CARL SAGAN!!!! SOU FA DO CARA!!!!

Tenho o Cosmos aqui em casa e ja li e reli milhoes de vezes!!!

Tenho tb o Palido Ponto Azul O Bilhoes e Bilhoes e o Mundo assombrado por demonios!!!

O Cosmos eh muito bom, apesar de ja estar desatualizado (1986) procura estes outros pra vc ver!!! SAO O BICHO!!!

<X-Nemesis>
02-08-2003, 17:15:18
Originalmente enviada por ChaotiX
, asteroides do tamanho da lua se colidirem com a terra seria o fim da raça humana
Cara! Se um asteróide do tamanho da Lua bater na Terra, não vai só ter uma "onda" de calor e nem muito menos um maremoto, a Terra vai ser simplesmente DESINTEGRADA!:eek: Vai virar pó, literalmete!:D :D :D :D :D

Se não me engano, o asteróide que matou os dinossauros tinha 30Km de diametro!

Bá! Eu me cago de medo dessas coisas, a possibilidade de cair um grande asteróide na Terra é bem grande, todos os dias caem asteróides na Terra, mas são pequenos e sempre acabam se desmanchando na atmosfera, não lembro se é em 2006 ou 2020 que vai passar um asteróide bem grande perto da Terra!:eek:

AH! Lembra do Schumaker Levi? Aquele cometa(era um cometa?:confused: ) que se quebrou e bateu em Jupiter em 1997, as colisões dos pedaços dele causaram explosões de mais de 100000 megatons!:eek:

ChAnWaY
02-08-2003, 17:24:19
kra.. eu tbm tenho mto medo de asteroides...

Acho que a raça humana não ta dando mto importância ao perigo eminente, e acho que se algum asteroide vier a colidir com a terra não estaremos preparados a tempo.

obs: não sei se é real + vi na discovery que a nasa havia afirmado que o mapeamento de asteroides que possam colidir com a terra só abrange uma gama de 30% , os outros 70% por erros de calculo ou falta de tecnologia não da pra eles preverem.

Ou seja.. assusta mais ainda..


outra coisa.. vocês souberam do asteroide que caiu na Syberia em setembro? eu tinha visto umas fotos na internet .. tinha saido no uol a noticia na epoca... realmente foid e assustar..

sorte que caiu numa parte glacial do planeta!


[]´s

SNIPA
02-08-2003, 17:31:26
http://www.iag.usp.br/

toda segunda tem palestra sobre buraco negro às 13h, ok, podem ir é livre...

Thatha
02-08-2003, 19:24:17
E aí galera,
Doido esse tópico, tambem gosto de astronomia!
Bom, quanto às respostas que eu li aí pra cima, eu acho que teve um mal entendido galera. Esse lance de velocidade da luz é uma viagem e tudo e tal, mas nao tem nem que cogitar sobre a relaçao ser humano-velocidade da luz pq se vcs se lembram das aulas de fisica, qdo mais próximo da velocidade da luz, maior a massa, ou seja, se voce por acaso tentar alcançá-la vc sera o primeiro ser vivo a se transformar em um buraco negro!


Eu acho que o primeiro né, nao sei se ninguem tentou...(as vezes o buraco negro no centro da via láctea, quem sabe..)

Thatha
02-08-2003, 19:29:28
Originalmente enviada por ChaotiX

Acho que a raça humana não ta dando mto importância ao perigo eminente, e acho que se algum asteroide vier a colidir com a terra não estaremos preparados a tempo.

...

outra coisa.. vocês souberam do asteroide que caiu na Syberia em setembro? eu tinha visto umas fotos na internet .. tinha saido no uol a noticia na epoca... realmente foid e assustar..


[]´s


Cara, ainda bem que cai asteroide na Terra e que tem muita chance de cair dezenas de outros!!! Se nao tivesse caído aquele de 10 km, vida inteligente na Terra ia ser réptil e mamífero ia ser só bicho de estimação e olhe lá.
Do jeito que o ser humano tá destruindo a biodiversidade, só outro asteróide pra promover evolução de novas espécies, para substituir!

-Hot Rod-
02-08-2003, 21:16:05
Valeu pela dica Du Doido!
A verdade é que as coisas mais sérias o governo tende a encobrir para não causar caos e pânico.
Se é que já não descobriram alguam catástrofe iminente e ainda não divulgaram.
Mas eu bateria palmas pra quem conseguisse bolar uma maneira de destruir um asteróide desses, em milhões de pedacinhos e salvar vidas...
Vocês se lembram daquelas hipóteses de aterrisarem uma nave no asteróide e plantarem bombas nele e destruir ele assim?
Acho que é o que o filme Armagedom mostra né?
Mas nunca tive interesse em terminar de ver esse tipo de filme...
pra mim se não é ficção séria, não vale a pena.

BlackSilver
02-08-2003, 21:47:37
Já é comprovado cientificamente que são MÍNIMAS as chances de um asteróide de tamanho considerável colidir com a Terra nos próximos milhares de anos, apesar de a maioria não ter sido mapeado corretamente, mas as probabilidades continuam relativamente iguais

[BR]TAD
02-08-2003, 22:00:02
Originalmente enviada por -Hot Rod-
Valeu pela dica Du Doido!

Mas eu bateria palmas pra quem conseguisse bolar uma maneira de destruir um asteróide desses, em milhões de pedacinhos e salvar vidas...


Manda o Rubinho Barrichelo dirigir o aster&oacute;ide que ele quebra no caminho ... :D

F0rbIz0n
02-08-2003, 22:05:10
Originalmente enviada por Arabe®
Manda o Rubinho Barrichelo dirigir o aster&oacute;ide que ele quebra no caminho ... :D
boa! vamos mandar o du doido dar um bejo no asteroide q ele vai sair correndo (zuera):sm01: :sm01: :sm01: :sm01: :sm01:

Call Me God
02-08-2003, 23:34:04
Originalmente enviada por Thatha
E aí galera,
Doido esse tópico, tambem gosto de astronomia!
Bom, quanto às respostas que eu li aí pra cima, eu acho que teve um mal entendido galera. Esse lance de velocidade da luz é uma viagem e tudo e tal, mas nao tem nem que cogitar sobre a relaçao ser humano-velocidade da luz pq se vcs se lembram das aulas de fisica, qdo mais próximo da velocidade da luz, maior a massa, ou seja, se voce por acaso tentar alcançá-la vc sera o primeiro ser vivo a se transformar em um buraco negro!


Eu acho que o primeiro né, nao sei se ninguem tentou...(as vezes o buraco negro no centro da via láctea, quem sabe..)

ai thatha 2 off-topics... 1º bonito mushroom! mas esse deve ser venenoso neh... hauahuahhh putz cha de mushroom eh mto alucinante.... ahuahuahuha tive uma experiencia com isso em floripa.... hauhauha 2º qual o significado dessa "hp 48g" na sua assinatura ? hp r0x! tenho uma 49g..... :)

Thatha
02-08-2003, 23:37:50
Originalmente enviada por Call Me God
ai thatha 2 off-topics... 1º bonito mushroom! mas esse deve ser venenoso neh... hauahuahhh putz cha de mushroom eh mto alucinante.... ahuahuahuha tive uma experiencia com isso em floripa.... hauhauha 2º qual o significado dessa "hp 48g" na sua assinatura ? hp r0x! tenho uma 49g..... :)

Foi a calculadora da minha irmã. Usei para passar com 60 em calculo!

Call Me God
03-08-2003, 10:49:29
Originalmente enviada por Thatha
Foi a calculadora da minha irmã. Usei para passar com 60 em calculo!

hmmm interessante...... ;)

nerj
03-08-2003, 11:07:28
Integral dupla circular ruleia (!?)

DanW
03-08-2003, 11:34:59
Eu cheguei hj de viagem, vi o tópico agora...

Gosto bastante de astronomia... ainda compro uma daquelas lunetas gigantes pra ver os anéis de saturno...

Tem um tema interessante sobre astronomia também que é a antimatéria. Vcs já ouviram falar? Em vez de ser um próton no núcleo e um elétron girando (no hidrogênio), o próton é que gira e o elétron fica no núcleo. Sabe-se que se dois átomos colidirem, um de hidrogênio e outro de anti-hidrogênio, TODA a massa é convertida em energia... mto rox isso...

Parece que a primeira vez que a antimatéria foi observada foi no centro da galáxia, os cientistas descobriram um jato de antimatéria saindo do núcleo. Só não sei qual elemento (ou anti-elemento - heheh) é...

<X-Nemesis>
03-08-2003, 14:41:10
Originalmente enviada por DanW
Eu cheguei hj de viagem, vi o tópico agora...

Gosto bastante de astronomia... ainda compro uma daquelas lunetas gigantes pra ver os anéis de saturno...

Tem um tema interessante sobre astronomia também que é a antimatéria. Vcs já ouviram falar? Em vez de ser um próton no núcleo e um elétron girando (no hidrogênio), o próton é que gira e o elétron fica no núcleo. Sabe-se que se dois átomos colidirem, um de hidrogênio e outro de anti-hidrogênio, TODA a massa é convertida em energia... mto rox isso...
Parece que a primeira vez que a antimatéria foi observada foi no centro da galáxia, os cientistas descobriram um jato de
antimatéria saindo do núcleo. Só não sei qual elemento (ou anti-elemento - heheh) é...
Tá certo isso??? Não sabia que a antimatéria era um átomo "virado do avesso", eu achava que um átomo de antimatéria tinha cargas contrarias(eletron +, proton -), mas isso de matéria e antimatéria se anularem liberando energia pura é verdade, se não me engano, a matéria de um sanduiche(pão com carne etc) pode liberar energia suficiente pra abastecer todo o planeta por mais de 100 anos!:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Expero que nenhum cientista seja louco o suficienta pra tentar
criar antimatéria aqui na Terra, porque no momento em que for criado um único átomo de antimatéria, ele vai se unir ao primeiro átomo de matéria que aparecer pelo caminho, liberando toda a energia dos 2, oque causaria estrago enorme!:confused:

Du Doido
03-08-2003, 14:55:32
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Tá certo isso??? Não sabia que a antimatéria era um átomo "virado do avesso", eu achava que um átomo de antimatéria tinha cargas contrarias(eletron +, proton -), mas isso de matéria e antimatéria se anularem liberando energia pura é verdade, se não me engano, a matéria de um sanduiche(pão com carne etc) pode liberar energia suficiente pra abastecer todo o planeta por mais de 100 anos!:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

Expero que nenhum cientista seja louco o suficienta pra tentar
criar antimatéria aqui na Terra, porque no momento em que for criado um único átomo de antimatéria, ele vai se unir ao primeiro átomo de matéria que aparecer pelo caminho, liberando toda a energia dos 2, oque causaria estrago enorme!:confused:


Tah certo aeows x-nemesis sao as mesmas particulas com cargas invertidas....
E outra coisa.... nunca foi dectectada anti matéria em quantidade significativa.... os jatos que fotografaram saindo do nucleo de varias galaxias eh raio gamma e poeira estelar sendo ejetadas por um provavel buraco negro localizado no centro das mesmas. Depois eu falo disso.... buracos negros ejetando materia....


Maiores informações : www.hubblesite.org

<X-Nemesis>
03-08-2003, 15:34:20
Originalmente enviada por Du Doido
Tah certo aeows x-nemesis sao as mesmas particulas com cargas invertidas....
E outra coisa.... nunca foi dectectada anti matéria em quantidade significativa.... os jatos que fotografaram saindo do nucleo de varias galaxias eh raio gamma e poeira estelar sendo ejetadas por um provavel buraco negro localizado no centro das mesmas. Depois eu falo disso.... buracos negros ejetando materia....


Maiores informações : www.hubblesite.org
AH!! Isso mesmo! Eu ví um doumentario que falava das explosões de raios gama, são as explosões mais poderosas depois do Big Bang, só acontecem em estrelas MUITOS antigas(as estrelas que ficam nas galáxias mais distantes), quando essas estrelas morrem, elas se transformam num tipo diferente de buraco negro(a partir daqui eu não sei direito como é...), eu só sei que a nuvem que fica em volta desse buraco negro gira em volta dele a uma velocidade próxima da luz, transformando todo o buraco negro num tipo de dinamo gigante acumulando energia nos 2 polos dele, depois de um tempo essa energia "explode" liberando um jato de raios gama de cada polo, esse jato de raios gama é capaz de destruir TODAS as formas de vida de uma galáxia inteira!:eek:
Falava no documentario que se uma explosão de raios gama acontecesse aqui na nossa galáxia, a Terra entraria combustão estantanea, seria como se expodisse uma bomba atômica em cada centimetro da Terra a cada segundo!
Bem, se for assim, nas galáxias que aconteceram essas explosões já não existe mais vida...

nerj
03-08-2003, 15:42:21
Cientistas já conseguiram criar anti-átomos aqui na terra a partir de colisões atomicas em aceleradores de particula. Depois da colisaum, eles são rapidamente ( e bem rapidamente, pois eles só aparecem em milésimos de segundo ) aprisionados em gaiolas magnéticas ).

O melhor é q eu vi no site da BBC World esses tempos atrás é q cientistas bélgicos já desenvolveram um método de produzir anti-matéria em massa, mas o processo é de conhecimento de poucos.

ButtHead-ZA
03-08-2003, 16:10:07
gosto pra kralho de astronomia mas naum tenho tempo de ler tudo a respeito... soh posso dizer q o assunto aki do topico tah muito legal!! soh me desculpem q naum vow conseguir dar nenhum comentario hehe
mas q issu tah rox tah!!

LeGoLaS
03-08-2003, 17:24:07
vixi esse baguio ae eh pro meu irmaun.. ele faiz facul de fisica e astronomia ... :sm01:
ele fika me falando essas coisas ae e eu fiko viajando hehe

BlackSilver
03-08-2003, 18:10:32
Originalmente enviada por nerj
cientistas bélgicos já desenvolveram um método de produzir anti-matéria em massa, mas o processo é de conhecimento de poucos.

Fantástico, simplesmente fantástico

Até onde eu estava informado, o melhor que estavam conseguindo fazer, era diminuir pela metade o consumo de energia dos aceleradores lineares a cada década e dobrar a eficiência deles a cada década também.

Se esse processo não tiver muitos contras (acho que deve ter) poderia ser uma das maiores descobertas científicas da história da humanidade

Akira
03-08-2003, 21:51:14
Esse negócio de anti-matéria é muito perigoso imagina se o Bush soubesse disso ia logo tentar fazer uma arma a base disso mas eu espero que que sabe lidar com esse processo tenha um pouco de bom senso

nerj
04-08-2003, 09:13:06
Ta em ingles mas traz informações interessantes sobre antimatéria


http://www.space.com/businesstechnology/technology/antimatter_sail_021029.html

ButtHead-ZA
06-08-2003, 04:12:47
qual seria a finalidade de se ter anti-atomos?

nerj
06-08-2003, 10:51:01
Originalmente enviada por ButtHead-ZA
qual seria a finalidade de se ter anti-atomos?


Fonte de energia...a Enterprise e outras naves da Federação por exemplo eh movida a Antimatéria

Franguinho
06-08-2003, 11:18:50
Originalmente enviada por ButtHead-ZA
qual seria a finalidade de se ter anti-atomos?

eu AXO que antimatéria qdo se junta com matéria faz um BUM bem grande...

tendo isso sob controle vc pode ter propulsão para qquer coisa, ou entao simplesmente criar algo capaz de explodir mta coisa pelos ares :D :p