PDA

View Full Version : Papel eletronico



nerj
05-10-2003, 16:16:28
Quem sabe a GB não entra nessa?

> Cientistas criam nova versão de papel eletrônico

Em um futuro breve, os vídeos poderão ser vistos em papel em vez de aparecer em telas. Cientistas holandeses desenvolveram uma nova versão do papel eletrônico que pode mudar rapidamente de uma cor para outra, com a capacidade de exibir imagens em movimento. O novo sistema é descrito em um estudo publicado na revista Nature.
Diversos grupos de pesquisa estão trabalhando na criação de uma tinta eletrônica, mas até agora as telas não são capazes de mudar de uma imagem para a seguinte rapidamente, nem exibir imagens em movimento.
Robert A. Hayes e B.J. Feenstra, da Philips Research Eindhoven, na Holanda, conseguiram produzir um protótipo de papel eletrônico mais eficaz. No novo design, cada pixel consiste em uma minúscula câmara com uma base que repele água em um fundo branco. Esses compartimentos são preenchidos com óleo colorido e cobertos por água. Em circunstâncias normais, o óleo forma um filme uniforme entre o fundo e a água. Mas quando uma voltagem é aplicada à base, o filme de óleo se contrai e se move, permitindo que a luz seja refletida no fundo branco e altere a aparência do pixel. Telas coloridas podem ser obtidas pela combinação de subcélulas de amarelo, ciano e magenta.
Como a voltagem necessária para a transformação é muito baixa, os cientistas acreditam que o papel eletrônico portátil não exigirá uma fonte de energia muito grande. Além disso, as mudanças de pixel ocorrem em menos de dez milisegundos – uma velocidade compatível com a exibição de vídeos – e a imagem é quatro vezes mais clara que nas telas convencionais de cristal líquido.

Fonte: Sciam - Scientific American do Brasil

ChAnWaY
05-10-2003, 16:40:26
muitooo interessante isso.... imaginem os futuros relatorios do pentágono por exemplo? vai ter até videos dos assassinatos por encomenda!! :eek: ... imaginem as playboys do futuro! :p

[BR]TAD
05-10-2003, 23:25:04
Ah

Eu já havia postado algo sobre isso ...

Faz uma procura na seção softwares ...

nerj
06-10-2003, 09:31:19
Originalmente enviada por Arabe®
Ah

Eu já havia postado algo sobre isso ...

Faz uma procura na seção softwares ...

Ah by you

Agora tah no lugar certo, não é?

Sobre o top...

Essa tecnologia tava bem avançada no filme Minority Report, lembram?

ChAnWaY
06-10-2003, 16:24:53
Nerj.. andei pensando melhor aqui e fiquei com dúvidas...
Esse tipo de papel seria descartável?... teria como "apertar" um botão nele para executar / papar o video ? tiria alguma maneira ( acho quase impossível ) de num futuro o mesmo papel emitir som?

Só sei q a ciencia anda mto a cada dia e coisas que agente acha ser impossível hoje poderemos achar banais no futuro... assim como os gênios da histórias não eram levados a sério por estar a frente do seu tempo.

nerj
06-10-2003, 16:46:27
Originalmente enviada por ChAnWaY
Nerj.. andei pensando melhor aqui e fiquei com dúvidas...
Esse tipo de papel seria descartável?... teria como "apertar" um botão nele para executar / papar o video ? tiria alguma maneira ( acho quase impossível ) de num futuro o mesmo papel emitir som?

Só sei q a ciencia anda mto a cada dia e coisas que agente acha ser impossível hoje poderemos achar banais no futuro... assim como os gênios da histórias não eram levados a sério por estar a frente do seu tempo.

Huummm... interessante questão...bom, eu andei pensando em duas possibilidades:

1 - Descartável
Cada "folha" viria com seu micro-circuito disposto a mostrar apenas as imagens dinâmicas pré-programadas...ou seja, um circuito pre-programado a lidar com os pixels.

2 - Renovável
A malha receberia estímulos eletromagnéticos de uma espécie de central "broadcasting" para esses papéis...logicamente cada pixel teria uma identificação num circuito único para poder transmitir corretamente a imagem dinâmica, pois não haveria circuito pré-programado.

Sobre o som nos papéis...com o tamanho reduzidíssimo dos transístores hoje, eu acho q seria possível sim um circuito capaz de transmitir som...o único problema seria a fonte emissora de som, que eu não consegui pensar em nada q caiba dentro de um papel

Killer
06-10-2003, 18:37:59
EH mesmo kra... to lembrando dakele pacote de sucrilhos... hahahah mo rox ia ficar.. .;)

[BR]TAD
06-10-2003, 22:51:36
Ah

Me desculpem pelo erro, mas o tópico estava na seção hardwares e não na seção Softwares ...

http://www.gamesbrasil.com.br/forum/showthread.php?s=&threadid=11596&highlight=Papel

http://img.terra.com.br/i/2003/05/07/46894_in.jpg

Franguinho
08-10-2003, 18:43:26
Originalmente enviada por nerj
Sobre o som nos papéis...com o tamanho reduzidíssimo dos transístores hoje, eu acho q seria possível sim um circuito capaz de transmitir som...o único problema seria a fonte emissora de som, que eu não consegui pensar em nada q caiba dentro de um papel

na verdade nao seria mto dificil...
nao sei como funciona mas já vi "buzzer" minusculo cara... fazer o material ser flexivel e com melhor resposta em frequencia nao seria problema axo... ficaria como se tivesse um selo em um canto do papel

sobre o papel pelo q eu vi na foto o q fode tudo nessa tecnologia eh q a budega eh como se fosse um LCD... ele tem q ter conectores do lado e alguma coisa q conduz o sinal que vem do "conector" na borda do papel pra regiao do centro... ou seja, nao seria algo indestrutivel.... com o uso e mexe mexe ele ia comecar a apagar... kebram os contatos dentro do papel e comecam a aparecer falhas na imagens, linhas q nao acendem e talz...

e ele precisaria de um lado pelo menos ter algo preso, para ligar a parte eletronica a malha do papel. Nesse lado onde teria algo poderia ficar o som, os conectores q ligam no papel, e a FONTE DE ENERGIA :p q todo mundo eskeceu neh :p

mas sei lah :D
o q mais voces acham?

Franguinho
08-10-2003, 18:48:14
Originalmente enviada por nerj
1 - Descartável
Cada "folha" viria com seu micro-circuito disposto a mostrar apenas as imagens dinâmicas pré-programadas...ou seja, um circuito pre-programado a lidar com os pixels.

2 - Renovável
A malha receberia estímulos eletromagnéticos de uma espécie de central "broadcasting" para esses papéis...logicamente cada pixel teria uma identificação num circuito único para poder transmitir corretamente a imagem dinâmica, pois não haveria circuito pré-programado.


axo q teria q ser algo meio barato pra vingar descartavel tipo compra o jornal de manha e pronto leu joga fora

e pra ser renovavel ia precisar ser resistente... ai vc compra um "jornal" e e todo dia d manha faz download das noticias em um terminal q seria como uma banca...
ai teria jornal gratuito, jornal pago... etc etc etc... e em locais de grande mov. como metro e etc teria um broadcaster para noticias de ultima hora... c ta lah e brota um aviso no papel com a manchete perguntando sim ou nao para ler a nova noticia...

ah sim, sensor capacitivo de toque que nem alguns touch screen são possiveis... e nem precisa ser algo de grande resolucao afinal vc soh precisa meter o dedo em algumas coisas pra apagar, ler a noticia inteira, mais detalhes, etc...

qto ao jornal receber noticias em qquer lugar axo meio foda...

[BR]TAD
08-10-2003, 20:38:58
Originalmente enviada por Franguinho
axo q teria q ser algo meio barato pra vingar descartavel tipo compra o jornal de manha e pronto leu joga fora

e pra ser renovavel ia precisar ser resistente... ai vc compra um "jornal" e e todo dia d manha faz download das noticias em um terminal q seria como uma banca...
ai teria jornal gratuito, jornal pago... etc etc etc... e em locais de grande mov. como metro e etc teria um broadcaster para noticias de ultima hora... c ta lah e brota um aviso no papel com a manchete perguntando sim ou nao para ler a nova noticia...

ah sim, sensor capacitivo de toque que nem alguns touch screen são possiveis... e nem precisa ser algo de grande resolucao afinal vc soh precisa meter o dedo em algumas coisas pra apagar, ler a noticia inteira, mais detalhes, etc...

qto ao jornal receber noticias em qquer lugar axo meio foda...

Ah

Mas jornal eletrônico já existe (ainda em fase de testes, eu acho) ... Onde você recebe as últimas notícias e faz downloads das notícias que quiser ...

O aparelho é tipo um Palmtop, mas especiamente pra broadcast de notícias ...

nerj
09-10-2003, 10:19:21
A versão q eu vi no discovery channel não era parecida com lcd...parecia um plástico colorido meio espesso

Franguinho
09-10-2003, 10:25:23
Originalmente enviada por nerj
A versão q eu vi no discovery channel não era parecida com lcd...parecia um plástico colorido meio espesso

eu quis dizer q tecnologia

vc tem algo na superficie q reage e mudar de cor e talz, mas pra isso precisa de um estimulo
precisa de conectores nas laterais, e internamente a ele algo q conduz o sinal pras regioes interioranas.
por ser maleavel esse condutor sofreria mto desgaste por fadiga, e uma hora ia se romper....

entendeu?

e arabe....

Ah

mas que graca tem um jornal eletronico q nao eh feito de papel? :D

assim seria facil ué, com a tecnologia wireless e palm computers de hj em dia da pra fazer, nao ia ficar barato nem ser algo popular... mas da pra fazer...
a graca esta em fazer a budega ser de papel :D um papel onde passam as noticias :D vai dizer q nao eh mais legal assim? :sm21: