PDA

View Full Version : estados da matéria(duvida)



-=HeLL_KiNG=-
07-10-2003, 06:41:49
hj foi foda,fiquei o dia todo pensanod nisso no trampo,bom q eu saiba e se nao mudaram isso os estados da materia sao liquido, gasoso e sólido né,agora eu queria saber onde se encaixa nesses estados o plastico mas falo plastico em termos de sacolas , embalagens etc.... sao sólidos ???

outra coisa,matéria nao é tudo aquilo q ocupa lugar no espaço físico ???

efeitos da natureza noa sao materias entao,tipo luz,sombra... mas ar ocupa lugar no espaço q caberia em qual estado da materia? gasoso ? mas ar é gasoso ?




:confused:

HolySin
07-10-2003, 07:26:53
Plastico é sólido, claro, ele não derrete na sua mão nem nada :)

Luz não é matéria. Não é algo que vc pode pegar na mão, e não é formada por atomos nem o raio que parta. Luz é onda :)

O quato estado da matéria é o Plasma, que é tipo um gás bem energizado. Ele é formado quando vc aquece bastante um gás, que começa a perder seus eletrons e lalal.

O quinto estado é condensado de Bose-Einstein. Ele ja tinha sido previsto por Bose, e Einstein deu uma ampliada nas teorias, mas ela só foi alcaçada em 95. O condensado de Bose-Einstein é uma matéria BEM condensada, comparável ao laser, e foi alcançado em uma temperatura bem perto do zero absoluto.

ChAnWaY
07-10-2003, 09:25:34
por falar em matéria me lembrei que toda materia tem o seu tempo.. por ex: o tempo meu é diferente do seu, que é diferente de um tijolo que por sua vez é diferente de uma borboleta...

eh cada coisa que deixa o kra noiado :p

Phantom
07-10-2003, 09:45:00
Originalmente enviada por HolySin

Luz não é matéria. Não é algo que vc pode pegar na mão, e não é formada por atomos nem o raio que parta. Luz é onda :)


Se luz não é materia como um buraco negro consegue atrai-la? Gravidade só atua em corpos que possuem massa. Eu perguntei no outro topico se ondas era materia e me responderam que sim.

E ar é gas sim. Agora qual a diferença entre vapor e gás?

nerj
07-10-2003, 09:57:39
Antes:

Energia = não tem massa pois não tem massa

Mas a teoria da "dualidade onda-partícula" prova que não.

Essa teoria foi idealizada por Einstein e provada com 100% de certeza no último eclipse solar num observatório na África

Tem um efeito é chamado "Lente Gravitacional". Onde o camarada ve 2 vezes a mesma estrela, cuja luz foi dividida por um campo gravitacional. Mas se onda é energia, como ela é afetada pela gravidade?

Gravidade = atração mútua entre dois corpos com massa

Então a luz tem massa? Ahan...aí q entra a física quântica (tão vendo? tudo tem a ver com tudo )que estuda os diversos estados das partículas. Já foram descobertos os Quarks, Bósons, Hádrons, etc...(aposto q vcs nunca ouviram falar)ou seja, energia pode ser considerado como um estado das particulas

Por exemplo: a radiação gama que supostamente deveria ser uma onda na verdade é composta de minúsculas partículas, se não a menor, chamada neutrino.Não, os cientistas não conseguiram vê-las, mas conseguiram observar seus efeitos sobre outra coisa... como nas auroras boreais de modo natural e pelo Kamiokande, um laboratório dentro de uma montanha no Japão (perto da casa do Hell), de modo induzido.

Voltando ao CG, outro exemplo são os buracos negros como o Phan-Phan falou

nerj
07-10-2003, 10:07:36
Originalmente enviada por Phantom


E ar é gas sim. Agora qual a diferença entre vapor e gás?

O Ar não é gás, e sim uma mistura de muitos gases.

Vapor é quando uma substância no estado gasoso pode se condensar de novo a menor variação de pressão. Ela está abaixo da temperatura crítica

Gás é quando a substância está no estado gasoso a uma temperatura acima do nível crítico, nenhuma variação de pressão pode condensá-la de novo

-=HeLL_KiNG=-
07-10-2003, 11:51:00
Originalmente enviada por nerj
Antes:

Energia = não tem massa pois não tem massa

Mas a teoria da "dualidade onda-partícula" prova que não.

Essa teoria foi idealizada por Einstein e provada com 100% de certeza no último eclipse solar num observatório na África

http://astron.berkeley.edu/~jcohn/deflect_lens.gif

O efeito é chamado "Lente Gravitacional". Onde o camarada ve 2 vezes a mesma estrela, cuja luz foi dividida por um campo gravitacional. Mas se onda é energia, como ela é afetada pela gravidade?

Gravidade = atração mútua entre dois corpos com massa

Então a luz tem massa? Ahan...aí q entra a física quântica (tão vendo? tudo tem a ver com tudo )que estuda os diversos estados das partículas. Já foram descobertos os Quarks, Bósons, Hádrons, etc...(aposto q vcs nunca ouviram falar)ou seja, energia pode ser considerado como um estado das particulas

Por exemplo: a radiação gama que supostamente deveria ser uma onda na verdade é composta de minúsculas partículas, se não a menor, chamada neutrino.Não, os cientistas não conseguiram vê-las, mas conseguiram observar seus efeitos sobre outra coisa... como nas auroras boreais de modo natural e pelo Kamiokande, um laboratório dentro de uma montanha no Japão (perto da casa do Hell), de modo induzido.

Voltando ao CG, outro exemplo são os buracos negros como o Phan-Phan falou
nerj,

tipo entao luz tem massa né,agora para a fisica quantica onde se encaixa a luz???

seria um meio-termo de gasoso???

aheaeaaehahaeha aff só eu p/ter duvidas desse tipo :sm04:

nerj
07-10-2003, 12:04:39
Luz não seria bem um "estado da matéria", PQ as particulas de luz (fótons) não podem fazer ligações atômicas devido ás suas propriedades. Isso tem relação com as 4 forças (no Zelda eh Triforce, no mundo real eh Quadforce) e o quanto elas estão ativas em determinada classe de partícula

Quadforce:
- Gravitacional
- Magnética
- Nuclear Forte
- Nuclear Fraca

O interessante galera, eh q as 4 forças tbem estão sendo estudads pq os cientistas acham q elas são manifestações de outro naipe de partículas ( gravitron por exemplo)

EDIT
PS: Eu prefiro pensar "matéria é energia" do que "energia é matéria"

Du Doido
07-10-2003, 12:53:27
Originalmente enviada por nerj
- Nuclear Fraca

O interessante galera, eh q as 4 forças tbem estão sendo estudads pq os cientistas acham q elas são manifestações de outro naipe de partículas ( gravitron por exemplo)

EDIT
PS: Eu prefiro pensar "matéria é energia" do que "energia é matéria"


Eh....tipo, materia eh energia condensada.....MUITO CONDENSADA!!!heheheh
Mas o bacana athe nerj eh que os gravitons (acho que nao eh gravitron)foram detectados o fim do ano passado por uma sonda que foi lançada em orbita da terra. Eles queriam confirmar se gravidade era subparticulas ou se era distorção no espaço!
A galera se deu mal... descobriram que eh os dois.
Os gravitons "surgem" da distorção do espaço-tempo.

Legal que eta sonda tinha um giroscopio feito com as esferas mais perfeitas do mundo. Se eles fossem do tamanho da terra, a maior elevação delas seria de 6 mertros de altura!
ABSURDO!!!
HAUAHAHA

SNIPA
07-10-2003, 12:59:12
A Pele é o que?

Sólida, liquida ou gasosa?

Du Doido
07-10-2003, 13:03:29
Originalmente enviada por SNIPA
A Pele é o que?

Sólida, liquida ou gasosa?


Eh parecida com a melancia...


Sólida, porem com mais de..... 65% (se nao me engano) de agua!

ChAnWaY
07-10-2003, 13:36:39
a pele tem 3 camadas..

Ectoderme: A mais externa.
Mesoderme: A intermediária.
Endoderme: A mais interna.

ou seja.. a pele humana é TRIBLÁSTICA.

se ampliada em um microscópio veremos que a pele é texturisada como pequenas escamas e é formada basicamente de proteínas.

:P quanto a porcentagem de água que tem nela eu não sei! euauheuha

SNIPA
07-10-2003, 15:04:35
du e chan estao certos.

a pele é um colóide, ou seja uma solucao! sim! é uma mistura de liquido com solido.


Ou seja, nao existe necessariamente somente solido liquido e gasoso, vcs se esquecerem das solucoes.


To dando uma de quimico! hehe

Du Doido
07-10-2003, 20:45:28
Tah.,.... continuando entao a xaradas cientificas:


O fogo.... eh qual estado da materia!

Dou o franguinho pra quem acertar!!! (o premio tem que ser de acordo com a dificuldade da pergunta neh! ; ) )

ChAnWaY
07-10-2003, 21:05:48
humm.. o fogo é solido ou liquido ou gasoso em combustão!

ai complica... sei la.. é tipo uma "luz" com as particulas extremamente agitadas, o que resulta em um calor enorme.

ou não :rolleyes: ;) :p

Du Doido
07-10-2003, 21:10:15
Originalmente enviada por ChAnWaY
humm.. o fogo é solido ou liquido ou gasoso em combustão!

ai complica... sei la.. é tipo uma "luz" com as particulas extremamente agitadas, o que resulta em um calor enorme.

ou não :rolleyes: ;) :p


Nao!

Quer dizer...vc foi ateh a metade do caminho mas errou aí no final!!!

Nao vou dizer ainda nao...afinal chan...vc foi o unico que respondeu....hehehehheh



PS: Ows.... vo te pedi aut. no icq hj mais a noite....to afins de cata umas musicas do SP pra ver qual eh!!!!
AUHAUHAUAHUAHUh VLEWS!

ChAnWaY
07-10-2003, 21:28:58
tipow... a dizem que o fogo pertence ao 4º estado da matéria o Plasma.. mais fui pesquisar + a fundo na internet e achei interessante o que um químico disse.

Caros amigos,
O fogo não apresenta propriamente um estado físico, ele é uma reação de oxirredução, que ocorre quando duas substâncias, o combustível (como o acetileno ou hidorgênio) e o comburente(Oxigêno ou outro oxidante como nitratos) entram em contato no estado gasoso, acontece que este tipo de reação é extramemente exotérmica e acaba exitando os elétrons dos gases que por sua vez emitem radiação luminosa, esta luz é
proporcional ao combustível que está sendo empregado e aos
contaminantes contidos no fogo, como sais. Assim o metanol e o éter, quando queima ao ar produzem uma chama tão intensa que esta não apresenta coloração, e a mistura propano/butano dos botijões de gás por serem bons combustíveis produzem a característica chama azul, já materiais como madeira produzem chama amarelada por conter sais de sódio e pela umidade do material.
Espero ter ajudado
Abraços
Marcelo Müller Dias - Acad. Química Industrial - UFSM

Du Doido
08-10-2003, 00:26:52
Originalmente enviada por ChAnWaY
tipow... a dizem que o fogo pertence ao 4º estado da matéria o Plasma.. mais fui pesquisar + a fundo na internet e achei interessante o que um químico disse.

Caros amigos,
O fogo não apresenta propriamente um estado físico, ele é uma reação de oxirredução, que ocorre quando duas substâncias, o combustível (como o acetileno ou hidorgênio) e o comburente(Oxigêno ou outro oxidante como nitratos) entram em contato no estado gasoso, acontece que este tipo de reação é extramemente exotérmica e acaba exitando os elétrons dos gases que por sua vez emitem radiação luminosa, esta luz é
proporcional ao combustível que está sendo empregado e aos
contaminantes contidos no fogo, como sais. Assim o metanol e o éter, quando queima ao ar produzem uma chama tão intensa que esta não apresenta coloração, e a mistura propano/butano dos botijões de gás por serem bons combustíveis produzem a característica chama azul, já materiais como madeira produzem chama amarelada por conter sais de sódio e pela umidade do material.
Espero ter ajudado
Abraços
Marcelo Müller Dias - Acad. Química Industrial - UFSM


Mas e ae Chan?! O Frango vai pro Marcelo ae ou pra vc?!

PS: soh tem nos dois nesse forum!?

DanW
08-10-2003, 01:22:41
Só complementando, a temperatura da chama pode ser associada às cores do arco-íris. A chama azul é a mais quente, a vermelha é a mais "fria". É só prestar atenção no gradientezinho de cor que aparece em qualquer chama, no fósforo, no fogão, etc...

É através dessas cores que os cientistas descobrem se uma estrela está se afastando de nós. Pelo efeito doppler, uma estrela que se afasta tende a ter seu brilho tendendo ao vermelho, porque as ondas luminosas que chegam até aqui parecem ter um comprimento que vai aumentando com o tempo, e com isso tendendo para o vermelho. Se ela estiver se aproximando, o brilho dela vai ficando azul.

nerj
08-10-2003, 09:58:12
Os quanta liberado pelo fogo eh uma subpartícula chamada fóton !!

Mais uma charada:

Os raios (tempestades e talz) são energia pura ou se apresenta em algum estado físico?

Du Doido
08-10-2003, 12:19:38
Originalmente enviada por nerj
Os quanta liberado pelo fogo eh uma subpartícula chamada fóton !!

Mais uma charada:

Os raios (tempestades e talz) são energia pura ou se apresenta em algum estado físico?



Se nao me engano os raios eh ar hiperionizado.....

mas posso estar errado. talvez seja uma tragédia! (by Nerj)

nerj
08-10-2003, 12:39:54
Originalmente enviada por Du Doido
Se nao me engano os raios eh ar hiperionizado.....

mas posso estar errado. talvez seja uma tragédia! (by Nerj)

Ou seja: Plasma !! Não eh uma tragédia

Antigamente o pessoal~falava q era soh 3 estados...mas o 4° estava ali, bem diante deles ! Tipow teve gente q jah pegou no 4° estado... mas nunca viveu pra contar como é !!

Du Doido
08-10-2003, 13:52:30
Originalmente enviada por nerj
Ou seja: Plasma !! Não eh uma tragédia

Antigamente o pessoal~falava q era soh 3 estados...mas o 4° estava ali, bem diante deles ! Tipow teve gente q jah pegou no 4° estado... mas nunca viveu pra contar como é !!


Pior que teve gente que recebeu plasma na cabeca e viveu!

nerj
08-10-2003, 13:58:55
Originalmente enviada por Du Doido
Pior que teve gente que recebeu plasma na cabeca e viveu!

UahuHAUAH nunca ouvi falar de ninguém !

Tipow, sei q o kmarada de 2m de altura q come plasma fica em 50cm de carvão depois

Pacote
08-10-2003, 14:55:38
Originalmente enviada por ChAnWaY
a pele tem 3 camadas..

Ectoderme: A mais externa.
Mesoderme: A intermediária.
Endoderme: A mais interna.

ou seja.. a pele humana é TRIBLÁSTICA.

se ampliada em um microscópio veremos que a pele é texturisada como pequenas escamas e é formada basicamente de proteínas.

:P quanto a porcentagem de água que tem nela eu não sei! euauheuha

so para explicar melhor:

A endoderme (cuja denominação atual é tela subcutänea) não é uma camada da pele.
A pele apresenta-se constituida pela epiderme (com suas camadas basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea) e pela derme (com suas camadas papilar e reticular)

BlackSilver
09-10-2003, 02:23:59
Originalmente enviada por Du Doido
Se nao me engano os raios eh ar hiperionizado.....

mas posso estar errado. talvez seja uma tragédia! (by Nerj)

O raio propriamente dito, até onde eu sei, é uma faísca elétrica provocada pela diferença de polaridade entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo

Com a passagem do raio pelo ar, este acaba ficando momentaneamente hiper-ionizado:)

nerj
09-10-2003, 09:17:00
Originalmente enviada por BlackSilver
O raio propriamente dito, até onde eu sei, é uma faísca elétrica provocada pela diferença de polaridade entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo

Com a passagem do raio pelo ar, este acaba ficando momentaneamente hiper-ionizado:)

O melhor de tudo isso eh que por onde a faísca passa o oxigênio reage com ele mesmo, formando ozônio

Phantom
09-10-2003, 09:33:10
Muito fera essa parada de raio. Sempre tem um primeiro raio com uma intensidade não muito forte, mas que consegue vencer a resistencia do ar. Assim que esse raio atinge o solo sobe outro praticamente no mesmo local instantaneamente. Após a resistencia do ar ser vencida pelo primeiro raio ai vira festa =P

A diferença de pontencial pra fazer o ar ser condutor se não me engano está acima de 300 000 volts.

Crazy Dude
12-10-2003, 17:58:08
Não se esqueçam do 6 estado da matéria, o estado crazydudeano, para chegar nesse estado a matéria tem que ser submetida a um ambiente totalmente isento de coisas de origem animal, biblias e etc. e superlotado de sinucas, livros de psicanalise e magia, depois de um tempo toda matéria sentira uma propensao para falar merda, dar requebradas extremamente homossexuais, poluir o forum com floods inuteis, fazer discursos apaixonados sobre veganismo...