PDA

View Full Version : Politica de cotas



Phantom
28-10-2003, 12:03:50
Galera eu resolvi treinar um pouco redação:D E fiz uma redação baseada no tema politica de cotas... espero sugestões para poder melhorar-la e discuções a respeito desse tema.;) Não escrevi demais pq se não vcs não iam ler :D

-------------------------------------

Recentemente algumas universidades e faculdades brasileiras resolveram criar uma política de cotas para negros. Essa política separa uma porcentagem das vagas para os negros para que eles possam ter acesso a instituição com mais facilidade, visando corrigir os erros do passado.

Em todas faculdades brasileiras os negros representam uma minoria e o objetivo das cotas é mudar esse quadro, mas isso pode acabar gerando mais preconceitos. Muitos vão se sentir injustiçados por terem se esforçado muito mais e acabarem fora da faculdade, isso pode gerar mais revolta contra aqueles que estiverem lá dentro. Isso considera que os negros são inferiores aos brancos e que eles não tem capacidade suficiente para competir de igual para igual.

Além dos problemas de preconceito existem vários outros fatores que inviabilizam essa política e um deles é como manter o estudante na faculdade após ele ter sido aprovado já que o custo de uma faculdade é alto e muitos cursos praticamente inviabilizam que o estudante trabalhe e estude ao mesmo tempo.

Para resolver os problemas dos negros deveria se começar por uma reformulação do ensino fundamental e médio, oferecendo escolas públicas de qualidade e condições para que as crianças permanecessem na escola do começo ao fim. Assim resolveríamos não só os problemas dos negros mas também das outras pessoas que não tem condições de estudo.

Esse tipo de medida serve apenas para um momento imediato, mas a longo prazo não resolve os problemas.

Snoopy
28-10-2003, 12:29:15
Só isso? Se fosse professor manda volta e escrever mais... :p

Phantom
28-10-2003, 12:33:27
Eu até escreveria, mas a UNB fez uma parada de no maximo 30 linhas.... se eu for escrever isso a mão vai dar quase umas 30 linhas :D ;)

então tah blz:D

ButtHead-ZA
28-10-2003, 13:00:56
o q posso dizer eh q concordo plenamente sem excessao com tudo q vc disse na redacao! realmente alguns pensam q vai melhorar com essas cotas... vai nada! o problema tah lah embaixo! no ensino fundamental, nas codicoes para os negros lah em baixo! pior q quando falo issu dizem: ah mas eh muito dificil dah as condicoes lah embaixo... po fala serio neh mas naum eh assim com essas cotas q vai ajudar...

bom mas naum era issu o assunto do topico mas queria dexar opiniao hehe
tipo achu q a redacao tah legalzinha em sua estrutura sei lah... faz tempo q naum escrevo redacao auheauea

Violador
28-10-2003, 13:45:59
tá boa a ideia, tente melhora-lá, como?
bem tente naum assumir uma postura radical, naum de a sua opinião, defenda-a com argumentos fundados em dados e oiutras fontes, tá muito pessoal, veja esse trecho:
"Isso considera que os negros são inferiores aos brancos e que eles não tem capacidade suficiente para competir de igual para igual."

cara parece q é vc quem está dizendo, e o cara q vai ler isso naum vai gostar
:p
é só uma sugestaum, ;)
tome uma postura disertativa( 3 pessoa)
sei lá, mas o tema é interessante.
flw:sm03:

Taturana
28-10-2003, 15:20:10
Originalmente enviada por Phantom
Eu até escreveria, mas a UNB fez uma parada de no maximo 30 linhas.... se eu for escrever isso a mão vai dar quase umas 30 linhas :D ;)

então tah blz:D

No máximo 30 linhas? não é o mínimo não phantom? putz, quando fiz vestiba pra unb eram no mínimo 30 e no máximo 60... ou isso æ é o PAS?

nerj
28-10-2003, 16:07:56
Phan-Phan, o terceiro parágrafo ali, manja? Bota umas vírgulas e uns pontos ali pq tah tudo num periodo só....

BatZ
28-10-2003, 18:18:53
sugestões do Titio BatZ Pasquali (que nada tem a ver com o mestre PasqualE). As alterações estão em negrito:


Recentemente, algumas universidades...


Em todas as faculdades brasileiras, os negros representam uma minoria e o objetivo das cotas é mudar esse quadro, mas isso pode acabar gerando um outro tipo de preconceitos. Muitos poderão se sentir injustiçados por terem se esforçado muito mais e acabarem perdendo a vaga da faculdade, e isso pode gerar mais revolta contra aqueles que estiverem lá dentro. Esta lei também pode aumentar o racísmo de que os negros são inferiores aos brancos, e que eles não tem capacidade suficiente para competir de igual para igual.


Além dos problemas de preconceito, existem vários outros fatores que inviabilizam essa política e um deles é sobre como manter o estudante na faculdade após ele ter sido aprovado já que o custo de uma faculdade é alto e muitos cursos praticamente inviabilizam que o estudante trabalhe e estude ao mesmo tempo.


Existem outras maneiras mais justas para ajudar os negros e outras classes desfavorecidas no país, como uma reformulação do ensino fundamental e médio, oferecendo escolas públicas de qualidade e condições para que as crianças permanecessem na escola do começo ao fim. Assim resolveríamos não só os problemas dos negros, mas também os das outras pessoas que não tem condições de estudo.



Esse tipo de medida pode servir em um momento imediato, mas a longo prazo não aparenta ser a melhor solução para os problemas de desigualdade social existentes em nosso país.


agora meus comentários:
no geral, acho que está muito boa a redação, só acho que você precisa tomar mais cuidado com as vírgulas e evitar fazer afirmações do tipo "a população vai se revoltar", pois acho muito melhor utilizar "a população poderá se revoltar", coisa q meus professores sempre ressaltavam qdo fui prestar vestiba e tal!!

[]'s phantim!!! ;)

Phantom
28-10-2003, 22:21:41
Valew povo =)

As proximas serão melhores que essa eu espero =P

Valew Titiu Batzz vou lembrar dos seus sabios ensinamentos durante a prova.

Violador, eu vou tentar impor menos minha opnião.

Taturana, a prova da UNB mudou, agora é igual ao PAS.

Violador
29-10-2003, 11:44:57
Originalmente enviada por Phantom
Valew povo =)

As proximas serão melhores que essa eu espero =P

Valew Titiu Batzz vou lembrar dos seus sabios ensinamentos durante a prova.

Violador, eu vou tentar impor menos minha opnião.

Taturana, a prova da UNB mudou, agora é igual ao PAS.

Tio Batz deu umas sugestões legais he he, coisa q naum fiz:D
mas vc percebeu q ele colocou palavras mais "suaves", usando de eufemismo, é uma postura mais adeguada he he, é o q eu lembro da época do vestiba tb he he:p

Di Doido
29-10-2003, 12:35:26
porra...
falando nesse assunto..
qem vai julgar se uma pessoa eh negra ou naun
e outra
se eu me bronzea bastante eu fico negao e ai: