PDA

View Full Version : Apagão Em Florianópolis



Fenris Wolf
02-11-2003, 14:50:19
Pois é, se já postaram isso, eu não sei porque só agora consegui entrar no computador. Por quê? Porque teve uma porcaria de apagão que deixou a cidade mais de 60 Horas no escuro.

Todo o sistema de luz da cidade é abastecido por uns tubões (com fios dentro) que correm dentro de uma das pontes que ligam a ilha com o continente.
A Celesc estava executando reparos nessa rede, soldando os tubos e tal. Só que deu um "Probleminha" com o "Massarico" deles.

O tal "Massarico" deles é um Liquinho (aqueles bujãozinho de gás, tipo, que se leva pra acampamento e tal), que abriam um pouco a saída de gás e colocavam fogo, então ficava uma chaminha direto queimando.
Só que um ignorante foi acender aquela porra e o liquinho explodiu. Às 13:16, todos os relógios da avenida Beiramar Norte param e a cidade entrou numa "noite" sem saída.

Dois dos quatro técnicos que estavam na ponte se atiraram ao mar para se salvar e outros dois saíram correndo pela via de tubos até saírem do outro lado. Todo o sistema foi comprometido, exigindo medidas drásticas.

As "Medidas" foram as seguintes: Foram ligados TRÊS fios entre a ilha e o continente. Como? Pendirados na outra ponte. Eles penduravam um isolador a cada, aparentemente, cem metros e penduravam o fio no isolador. Isso por mais de dois quilômetros. Na ilha, foram colocados vários postes trazidos de fora da cidade, uns de madeira e outros de concreto, já aparentemente bem velinhos. Os fios foram ligados na subestação de energia (após já citadas 60 horas de falta de luz) e então re-distribuída a energia para toda a ilha.

Nesse meio-tempo, ficamos também sem água pois a Casan não podia operar com falta de luz.

Beleza, tudo voltou e eu me mandei em uma viagem com o pessoal do colégio pra Ilha-do-Mel, em Paranaguá.

Ontem à noite quando estava voltando, o professor só se levanta, no ônibus, e diz:
- Gostaríamos de informar que Florianópolis já está há mais de meia-hora sem luz. Obrigado.

Motivo? Floirianópolis é conhecida por ser assolada por ventos-sul, e este soltou os fios que estavam pendurados nos isoladores nas pontes. Desta vez, consertaram, colocaram um isolador a mais entre os que já ali estavam e pesos de 70Kg de dois-em-dois isoladores.

Não sabemos em quanto tempo a ponte onde a explosão ocorreu será reaberta - até agora operamos apenas com uma ponte, meia indo e meia voltando - ou quando o sistema original será religado, mas parece que finalmente obras começarão para termos um sistema que passará em baixo d'água. Como será feita a manutenção nesse sistema eu não sei, mas desde que funcione, tá limpo.

:)
Informou o Plantão Fenris :p

[]s

nerj
02-11-2003, 15:12:58
Sinto muito pela luz....mas como eh para uma ilha, sempre há riscos
:(

Ah, gostou da Ilha-do-Mel Fenris?

System
02-11-2003, 15:15:07
haeiuheaiuhae, pode ter sido uma merda pro lado da ilha, mas pro lado continental foi uma benção, continuamos com luz.. e ainda ganhamos uma grana extra do caralho com o pessoal que saiu da ilha pra vir comprar as coisas aqui

Fenris Wolf
02-11-2003, 15:56:51
nerj, cara, acredite se quiser ou se puder... Eu não faço a menor idéia de como é a Ilha do Mel.
Como?

Era para termos saído daqui Quinta-Feira à meia-noite, mas o ignorante do diretor do meu colégio fez merda com o pessoal da companhia de ônibus, e acabamos por sair Sexta-Feira à meia-noite.

E o que tem haver?

Tem haver que, sexta, o dia foi todo nublado e, quando finalmente embarcamos no barco para ir pra Ilha (tava nublado e frio até aí), começou a cair uma chuva dos infernos, e acabamos por nem nadar lá.

E adivinha se Quinta (o dia original do passeio) não fez um sol de rachar por lá?
[-_-]'''

System: Pois é cara.. Fazer o quê... A Celesc vai ter que mandar um relatório pra Aneel e esta vai julgar se houve negligência ou não.

Agora, vai pra porra! Se julga que não houve, PQP! Já era padrão da Celesc usar o liquinho como massarico. Tudo bem, padrão... Mas um liquinho? Vai se fuder! Como é que os caras fazem isso, meu? Uma hora ou outra isso ia acontecer!

E Por que fudeu tanto assim? Porque nos tais tubos onde corriam os fios de energia, havia óleo. Isso mesmo, para isolar, ao que parece, a energia. E adivinha se o óleo não ficou queimando lá e fudendomais ainda a budega.

Em vários lugares se diz que a explosão abalou a estrutura da ponte... Em vários diz-se que não...

Eu já não sei de mais nada.

[]s

corvaumm
02-11-2003, 16:08:08
naum teve nd a v cum maçarico. foi kra lah q tava usando um athlon perto dos cabos, daih kemo tudu.

F0rbIz0n
02-11-2003, 16:09:31
Fenris, se eu fosse vc faria macumba pra celesc, pois o q ela jah te incomodo hahuahauahuahua

Fenris Wolf
02-11-2003, 17:55:55
Originalmente enviada por corvaumm
naum teve nd a v cum maçarico. foi kra lah q tava usando um athlon perto dos cabos, daih kemo tudu.

É... Realmente... Alguém levou um computador lá pro tubo de cabos da ponte, onde ninguém a não ser os técnicos vão, e, por algum motivo inter-galactico, o athlon pegou fogo e explodiu tudo...

¬¬'

[]s

BGen_Cataclsim
02-11-2003, 22:28:59
eu vou dizer qual é o maior problema disso e de tantas outras coisas a nível de Brasil: monopólio. :sm02:

nerj
03-11-2003, 09:27:42
Originalmente enviada por BGen_Cataclsim
eu vou dizer qual é o maior problema disso e de tantas outras coisas a nível de Brasil: monopólio. :sm02:

hummmm.....não captei a vossa mensagem

Solid_Snake
04-11-2003, 00:26:50
queria ter tido esses 2 dias de volga..
ia durmir poko!

BGen_Cataclsim
04-11-2003, 21:59:26
Originalmente enviada por nerj
hummmm.....não captei a vossa mensagem

enquanto os estados tiverem sempre uma companhia energética atendendo o mesmo, vai dar nisso... sempre sem alternativas pra nada..... não me recordo em SC, mas parece que é só essa unica companhia, certo? Se for mais de uma, aí, desculpa, dei balão :o
Mas, pode ver.... é tudo assim.....

nerj
05-11-2003, 10:09:57
Originalmente enviada por BGen_Cataclsim
enquanto os estados tiverem sempre uma companhia energética atendendo o mesmo, vai dar nisso... sempre sem alternativas pra nada..... não me recordo em SC, mas parece que é só essa unica companhia, certo? Se for mais de uma, aí, desculpa, dei balão :o
Mas, pode ver.... é tudo assim.....

Não sei os eskemas de energia de SC, mas de SP por exemplo vem tudo aqui do Paraná, da Usina de Itaipu....

Mas, de boa, acho difícil acontecer de ter 2 companhias de energia operando numa mesma área ....

Vou dar mais uma pesquisada nisso....

Fenris Wolf
06-11-2003, 15:36:53
Sim, em SC só a Celesc opera.

nerj: se não me engano, a energia usada pelo estado é interna, vindo de muitas usinas, como por exemplo a UT Jorge Lacerda.

Duvido que existam duas companhias de transmissão de energia operando na mesma área... Seria inviável ao meu ver.

[]s

BGen_Cataclsim
06-11-2003, 23:18:55
ae, concordo com vcs na questão de 2 operadoras.... mas eu digo, que , ao menos, viesse de 2 responsabilidades diferentes, sacas, tipo, linhas de transmissão diferente... mas isso ñ ocorre em lugar nenhum mesmo...... :rolleyes: