PDA

View Full Version : Velocidade da Luz X Viajem no Tempo



MaZiNhU
10-01-2004, 01:14:02
Aew pessoal, vamos dar uma discutida sobre viagem no tempo.
Se alguem souber alguma coisa posta ai, o que eu sei, eh que teoricamente, me parece que c vc pegar a velocidade da luz e fikar rodando ao redor da terra por um ano, me parece (vou confirmar), que o mundo envelhesse e vc não, alguma coisa assim.
Vocês acham que um dia o homem vai conseguir viajar no tempo?
De acordo com Einstein (E=m.c²), a gente nunca vai conseguir chegar a velocidade da luz, pq se qualquer corpo atingir essa velocidade (300.000 km/s), vai virar energia...
Rox neh?:sm04:

Dah um look nisso, acabei de achar, fascinante....:

"Imagine a seguinte situação entre um casal: a mulher, que era astronauta, precisa fazer uma viagem interplanetária em uma espaçonave que consiga andar a 240 000km/s, ou seja, 80% da velocidade da luz, enquanto seu marido vai ficar aqui na Terra esperando. O lançamento da nave acontece no dia 10 de janeiro de 2350. Ela diz ao seu marido que sua missão terá duração de 10 dias, portanto, a volta está marcada para o dia 20.

Logicamente a astronauta, com muita saudades do marido, marca ansiosamente na folhinha da nave os dias que faltam para o seu retorno, e depois de cumprida a missão, no décimo dia, retorna para a Terra.

Quando ela chega na Terra, fica estupefata ao notar que seu calendário marca dia 20 de janeiro de 2350, enquanto os calendários terrestres marcam dia 27 de janeiro de 2350. O tempo passou mais rapidamente para quem ficou aqui em relação a quem esteve viajando.

Incrível né !!!

Quem descobriu estas coisas foi Albert Einstein, e o nome da teoria que descreve como estas coisas acontecem chama-se Teoria da Relatividade."

Porr...... Pq acontece issooo????

<X-Nemesis>
10-01-2004, 02:08:24
Certo... o_O'

Agora que tô de férias vou passar bastante tempo respondendo esses tópicos cientificos! Eu sempre fui do tipo "cientista maluco"!:D :p

Bem... Viagem no tempo é possível, basta viajar por bastante tempo a uma velocidade muito grande, quanto mais rápido um corpo se move, mais lento o tempo passa pra esse corpo (não perguntem, isso eu não sei explicar...), desse jeito dá pra viajar pro futuro, mas de acordo com Einstein, é impossível viajar para o passado, porque em teoria, quanto mais uma nave se aproxima da velocidade da luz, mas lento o tempo fica, no momento em que chegasse a velocidade da luz, a nave ficaria parada no tempo e se passasse da velocidadee da luz, o tempo começaria a andar pra trás, mas o problema é que quanto mis perto se chega da velocidade da luz, mais a massa da nave aumenta e mais energia é nescessaria pra fazer a nave acelerar ao ponto da nava chegar a 299.999,9999999999999999Km/s mas nunca chegara a 300.000Km/s...

Coincidentemente, essa semana eu vi um documentario sobre viagem no tempo, e encontraram uma solução pra esse problema da velocidade da luz, existe um jeito bem "simples"(a idéia é simples... mas fazer ela é outra coisa... hehehe) de "enganar" a velocidade da luz, basta usar um buraco negro pra "torcer" o espaço e o tempo em volta da nave, tipo, aquela parte do buraco negro que se chama "horizonte de eventos"(ou coisa assim...), pra atravessar a velocidade da luz uma nave teria que entrar no "horizonte de eventos" e acelerar até uma velocidade próxima da luz, em relação aquem está na nave, ira parecer que ela está viajando abaixo da velocidade da luz, mas pra quem está de fora da nave, vai parecer que ela desapareceu porque ela terá passado da velocidade da luz, isso acontece porque aquela parte do buraco negro também gira a uma velocidade próxima da luz, então no final a nave estaria voando a quase o dobro da velocidade da luz e, em teoria, teria viajado pro passado!:D :confused: :eek: :cool: :p
A teoria é bem mais complicada que isso, mas já dá pra ter uma idéia de como funciona!:D

ChAnWaY
10-01-2004, 02:23:46
isso já foi discutido aki...

Esse é o caso que ocorre no Filme "planeta dos macacos" onde um astronauta entra em uma "minhoca" que é o encontro de 2 buracos negros e teoricamente passa pra outra dimensão, só que na verdade a velocidade dessa passagem é tamanha que ele para no tempo e o resto do mundo envelhece em questao de segundos...

No caso do filme os macacos evoluem ao ponto de comandar os humanos...

[]´s

MaZiNhU
10-01-2004, 02:40:18
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Certo... o_O'

Agora que tô de férias vou passar bastante tempo respondendo esses tópicos cientificos! Eu sempre fui do tipo "cientista maluco"!:D :p

Bem... Viagem no tempo é possível, basta viajar por bastante tempo a uma velocidade muito grande, quanto mais rápido um corpo se move, mais lento o tempo passa pra esse corpo (não perguntem, isso eu não sei explicar...), desse jeito dá pra viajar pro futuro, mas de acordo com Einstein, é impossível viajar para o passado, porque em teoria, quanto mais uma nave se aproxima da velocidade da luz, mas lento o tempo fica, no momento em que chegasse a velocidade da luz, a nave ficaria parada no tempo e se passasse da velocidadee da luz, o tempo começaria a andar pra trás, mas o problema é que quanto mis perto se chega da velocidade da luz, mais a massa da nave aumenta e mais energia é nescessaria pra fazer a nave acelerar ao ponto da nava chegar a 299.999,9999999999999999Km/s mas nunca chegara a 300.000Km/s...

Coincidentemente, essa semana eu vi um documentario sobre viagem no tempo, e encontraram uma solução pra esse problema da velocidade da luz, existe um jeito bem "simples"(a idéia é simples... mas fazer ela é outra coisa... hehehe) de "enganar" a velocidade da luz, basta usar um buraco negro pra "torcer" o espaço e o tempo em volta da nave, tipo, aquela parte do buraco negro que se chama "horizonte de eventos"(ou coisa assim...), pra atravessar a velocidade da luz uma nave teria que entrar no "horizonte de eventos" e acelerar até uma velocidade próxima da luz, em relação aquem está na nave, ira parecer que ela está viajando abaixo da velocidade da luz, mas pra quem está de fora da nave, vai parecer que ela desapareceu porque ela terá passado da velocidade da luz, isso acontece porque aquela parte do buraco negro também gira a uma velocidade próxima da luz, então no final a nave estaria voando a quase o dobro da velocidade da luz e, em teoria, teria viajado pro passado!:D :confused: :eek: :cool: :p
A teoria é bem mais complicada que isso, mas já dá pra ter uma idéia de como funciona!:D

Rox, concordo com tudo o que vc falow, mas tem uma coisa que eu naum intendi:
O que o buraco negro tem que faz acelerar ainda mais a nave?
E tem outra coisa, se a nave chegar perto da velocidade da luz, ela vai ganhar mais massa, então seria necessario mais energia pra acelerar mais a nave, mas c vc acelerar mais a nave, mais massa ela ganha, mas vc acredita ou tem ideia de se vc chegar a velocidade tal, a nave vai comecar a ganhar tanta massa que a sua velocidade vai ser diminuida?
Ou seja, tou tentando falar assim, que a gente sabe que num foguete a Quantidade de movimento da "turbina da nave", vai ter que ser igual a da nave, atraves da formula "m.v=m.v".
Então veja beim, se a nave chegar a 80% da velocidade da luz, sabemos que a velocidade da turbina vai ter que ser algo 10 vezes mais (ou proporcional a massa da nave a traves da formula) do que a propria velocidade da luz, para poder levar a nave a velocidade da luz.
Então assim, imagina que a nave tah a 290.000 km/s, ai a sua massa dobra, ou seja, a velocidade da "turbina" na nave vai ter que dobrar ou triplicar pra fazer a nave andar mais rapido, só que não sabemos se a nave chegar a 297000 km/s, a sua massa vai ser 10 vezes maior, não sabemos de fato.
Se fikar 10 vezes maior, ai vai ter que ter uma velocidade de turbina 10 vezes maior e puta m..., acho que nunca vamos conseguir isso.
A turbina da nave vai ter que ir 100 vezes ou muito mais do que a propria velocidade de luz!!!
Mais muito loko, que depois da velocidade da luz volta ao passado...
Mais uma coisa, quando um corpo chega a velocidade da luz não vira energia? Ou seja se desfaz? Se transforma?
O que faz o buraco negro acelerar a nave?

Ps.:
Uma curiosidade:
O sol é uma estrela, ou seja um dia ele vai expludir e virar um buraco negro, ou seja o sistema solar um dia vai ser engolido pelo sol......:eek:
So h que vai demorar um tempinho :sm04:

Ps2.: Aew <X-Nemesis> c intende de enetronica tb?
do que se intende?

Killer
10-01-2004, 11:09:45
Kra.. assistindo um programa 1 vez um cientista disse que a maquina do tempo pode ser feita, mas em coparaçao... nos estamos para a makina do tempo assim como os seres das cavernas estao para o celular.. hehe muito loko... mas ai eu paro p/ pensar...se realmente fosse viavel fazer essa makina do tempo, pq ninguem ja chegou aki??? hahahahah tipow.... essas paradas de tempo sao muuito relativas!!!!eh o maoir roxx

MaZiNhU
10-01-2004, 14:36:23
Originalmente enviada por Killer
Kra.. assistindo um programa 1 vez um cientista disse que a maquina do tempo pode ser feita, mas em coparaçao... nos estamos para a makina do tempo assim como os seres das cavernas estao para o celular.. hehe muito loko... mas ai eu paro p/ pensar...se realmente fosse viavel fazer essa makina do tempo, pq ninguem ja chegou aki??? hahahahah tipow.... essas paradas de tempo sao muuito relativas!!!!eh o maoir roxx

Com certeza, uma observação ótima:
Pq ninguém chegou aqui ?
Eu acho que pq talvez, vamos supor, o cara inventou a maquina no ano de 2500, ai ele conchegue chegar PERTO da velocidade da luz, intaum o mundo vai envelhecer e ele vai continuar jovem!!
Ou seja, vau saber que existem maquina do tempo, vamos supor, num ano mais adiantado que esse que inventaram a maquina, pq o mundo envelhesse e ele continua jovem:eek:
Tipow, pela teoria, para voltar ao passado, teria que passar a velocidade da luz e como eu falei no topico passado, diz a teoria, se a nave passar da velocidade da luz, a turbina dela, pqp, vai er que ser 100 vezes ou mais a velocidade da luz!!:eek:

Ps.: Cara, quero comprar o Delorean miniatura :)
Sou facinado por ficção cientifica, se eu assisti 100 vezes o filme devolta para o futuro foi poco, de boa :D

nerj
10-01-2004, 16:57:28
O Sol virar buraco negro? nem pensar.... ele precisa ser muito mais massivo pra isso.

E se virasse, não seria ele q destruiria nosso sistema, e sim a materia ejetada pela explosão.

Precisam ter uma noção melhor de tempo. Tempo tem a ver com a dinamica relativa de particulas, naum é escalar. Tempo é uma dimensão que nós conseguimos ver (ou ao menos sentir). Tenho duvidas quanto a uma dimensão de repente tomar um fluxo reverso....imagine se a dimensão volumétrica de repente se invertesse.... seria muito estranho

Pelo menos é o q minha database atual me diz, posso estar errado, talvez seja uma tragédia

<X-Nemesis>
10-01-2004, 17:43:05
Originalmente enviada por MaZiNhU
Mais uma coisa, quando um corpo chega a velocidade da luz não vira energia? Ou seja se desfaz? Se transforma?
O que faz o buraco negro acelerar a nave?

Ps.:
Uma curiosidade:
O sol é uma estrela, ou seja um dia ele vai expludir e virar um buraco negro, ou seja o sistema solar um dia vai ser engolido pelo sol......:eek:
So h que vai demorar um tempinho :sm04:

Ps2.: Aew <X-Nemesis> c intende de enetronica tb?
do que se intende?

Em primeiro lugar, JAMAIS um corpo vai chegar na velocidade da luz, aquilo que já expliquei, quanto mais próximo da luz, mais a massa aumenta e mais energia é nescessaria pra acelerar a nave, tem um exemplo bem simples desse problema, por exemplo, pega os números 1 e 2, mas imagina que você só pode passar do 1 pro 2 aumentando apenas metade do que foi aumentado antes, tipo, ir do 1 até 2 contando 1+0,5+0,25+0,125... mesmo que seja adicionado 1 milhão dee números após o 1, nunca vai alcançar o 2! É +ou- oque acontece com a luz!:D

E viagem no tempo pro futuro já foi feita e comprovada, foi feita uma experiência, 2 aviões com relógios atômicos decolaram juntos, um ficou voando super rápido e o outro ficou vonado devagar, oque vôou rápido ficou com o relógio atrazado em 1s, oque significa que ele foi 1s pro futuro(acho que era bem menos que 1s, mas era +ou- isso a experiência).

Bem... agora sobre buracos negros... O Sol é muito "pequeno" pra virar um buraco negro, no máximo ele vira uma anã branca... Só estrelas MUITO grandes viram buracos negros após a Super Nova, e olha só uma coisa interessante, os buracos negros têm tanta massa que uma colher de sopa de um buraco negro seria mais pesada que o Sol!:eek: :confused: :D hehehe
Eles são tão poderosos que sugam até a luz, por isso que são negros, só podem ser vistos por causa da imensa destorção que ele causa no espaço em volta dele!:eek: :D

AH! E sobre o fato de nunca ter chegado um viajante do tempo aqui, existem 3 teorias:
1º- Não tem com voltar no tempo!:D
2º- As dimensões paralelas. Se alguém voltar no tempo, vai automaticamente cair em uma outra dimensão onde ele apareceu no passado, enquanto a nossa linha do tempo fica intacta.
3º-Só é possivel voltar até a época em que foi construída a primeira máquina do tempo! Porque talvez pra viajar no tempo seja nescessario ter uma "porta" que conecte os 2 tempos, tipo como aconte no filme StarGate, só que viajando no tempo!

ps."enetronica"?:confused:
Se é eletronica, eu não entendo nada!:p hehehe
Não que eu entenda de muita coisa... mas eu adoro essa coisas de astronomia em geral... :cool:
Tô sempre pensansdo nos mistérios do universo!
:D :cool:

nerj
10-01-2004, 17:50:27
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Tô sempre pensansdo nos mistérios do universo!
:D :cool:

Bem vindo à panela ;)

<X-Nemesis>
10-01-2004, 17:54:06
Originalmente enviada por nerj
Bem vindo à panela ;)
hehehe:D

Eu só não apareci antes nesses tópicos porque eu andava meu por fora da GB, mas agora voltei pra ficar!:cool:

MaZiNhU
10-01-2004, 18:02:49
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Em primeiro lugar, JAMAIS um corpo vai chegar na velocidade da luz, aquilo que já expliquei, quanto mais próximo da luz, mais a massa aumenta e mais energia é nescessaria pra acelerar a nave, tem um exemplo bem simples desse problema, por exemplo, pega os números 1 e 2, mas imagina que você só pode passar do 1 pro 2 aumentando apenas metade do que foi aumentado antes, tipo, ir do 1 até 2 contando 1+0,5+0,25+0,125... mesmo que seja adicionado 1 milhão dee números após o 1, nunca vai alcançar o 2! É +ou- oque acontece com a luz!:D

E viagem no tempo pro futuro já foi feita e comprovada, foi feita uma experiência, 2 aviões com relógios atômicos decolaram juntos, um ficou voando super rápido e o outro ficou vonado devagar, oque vôou rápido ficou com o relógio atrazado em 1s, oque significa que ele foi 1s pro futuro(acho que era bem menos que 1s, mas era +ou- isso a experiência).

Bem... agora sobre buracos negros... O Sol é muito "pequeno" pra virar um buraco negro, no máximo ele vira uma anã branca... Só estrelas MUITO grandes viram buracos negros após a Super Nova, e olha só uma coisa interessante, os buracos negros têm tanta massa que uma colher de sopa de um buraco negro seria mais pesada que o Sol!:eek: :confused: :D hehehe
Eles são tão poderosos que sugam até a luz, por isso que são negros, só podem ser vistos por causa da imensa destorção que ele causa no espaço em volta dele!:eek: :D

AH! E sobre o fato de nunca ter chegado um viajante do tempo aqui, existem 3 teorias:
1º- Não tem com voltar no tempo!:D
2º- As dimensões paralelas. Se alguém voltar no tempo, vai automaticamente cair em uma outra dimensão onde ele apareceu no passado, enquanto a nossa linha do tempo fica intacta.
3º-Só é possivel voltar até a época em que foi construída a primeira máquina do tempo! Porque talvez pra viajar no tempo seja nescessario ter uma "porta" que conecte os 2 tempos, tipo como aconte no filme StarGate, só que viajando no tempo!

ps."enetronica"?:confused:
Se é eletronica, eu não entendo nada!:p hehehe
Não que eu entenda de muita coisa... mas eu adoro essa coisas de astronomia em geral... :cool:
Tô sempre pensansdo nos mistérios do universo!
:D :cool:
Pow, soh naum intendi uma coisa, a sua 3º observação, porque se pudesse voltar ao passado, soh poderiamos voltar na epoca da primeira maquina do tempo??

<X-Nemesis>
11-01-2004, 00:22:00
Tipo... imagina que o tempo é um túnel, e pra atravessar esse túnel é nescessario uma "entrada" e uma "saída", exemplo, eu tô em 3450 e quero voltar pra 2202, nesse caso a viajem só será possivel se em 3450 existir uma máquina do tempo pra criar a "entrada" e uma máquina do tempo em 2202 pra criar a "saída", oque causaria a ligação entre as 2 máquinas do tempo, criando um "túnel" pra 2202!:cool: :eek: :confused: :p

Tipo, eu quis dizer que pra viajar no tempo é nescessario ter 2 máquinas do tempo, uma na época de origem e a outra na época de destino!:cool:

Diablo.dbl
11-01-2004, 01:36:23
A fisica explica que quanto mais rápido tu "viajar" mais lento o tempo passa...

Por exemplo....

Ano 2000 um rapaz é sequestado por uma nave extra-terreste que viaja a 10000m/s... ele teve a impressão que fico lá por 50 anos... mais ainda se sente jovem... volto a terra e estava no ano de 2008... coisas assim....

Coisa maluca de fisica.... como aquela coisa... que toda a explosão da Bomba atômica pra mata milhões de pessoas foram usado apenas 0.89g de Plutônio..... ;)

...............
...............

Viaja a velocidade da Luz é digamos... impussivel.... no espaço tem 1 molécula de poeira cósmica a cada 1m² praticamente inexistente o atrito.. mais quando tu viaja a 300000m/s tu vai praticamente se colidi com um cavalo :sm01:

MaZiNhU
11-01-2004, 01:42:30
Pessoal essa aqui é de fu...

Maio 02, 2003 - 18:07
O viajante do tempo

NOVA YORK - Investigadores federais prenderam um enigmático aplicador de Wall Street acusado de ter acesso a informações internas e privilegiadas. E, incrivelmente, ele alega ser um viajante do tempo do ano 2256!


Fontes da Comissão de Segurança confirmam que Andrew Carlssin, de 44 anos, ofereceu esta bizarra explicação para seu incrível sucesso no mercado de ações, após ser levado algemado em 28 de janeiro.

"Não acreditamos na história desse cara - ou ele é um lunático ou um mentiroso patológico", disse um membro da Comissão. "Mas o fato é que, com um investimento inicial de apenas 800 dólares, em duas semanas ele tinha um portfólio avaliado em 350 milhões de dólares. Toda transação que ele fez deu lucros, em áreas inesperadas dos negócios, o que não pode ser simplesmente sorte.

Ele só pode ter conseguido através de informações internas ilegais. Ele vai ficar sentado em uma cela na Ilha Riker até concordar em divulgar suas fontes".

Quando investigadores pressionaram Carlssin durante o interrogatório, foram surpreendidos por uma confissão que durou quatro horas. Carlssin declarou que viajou de volta no tempo a partir de 200 anos no futuro e que seu conhecimeto dessa era lhe permitiu acumular a fortuna que obteve. "Era tentador demais para resistir", teria dito Carlssin durante a confissão, que foi gravada em videotape.

Para provar que estava falando a verdade, Carlssin se ofereceu para falar sobre "fatos históricos" como a cura da AIDS e o real esconderijo de Osama Bin Laden. Tudo o que ele quer é que permitam que volte ao futuro em sua "nave temporal". Mas ele se recusa a revelar a localização da máquina ou falar como ela funciona, supostamente com medo de que a tecnologia "caia em mãos erradas".

O mais intrigante é que os agentes ainda não encontraram nenhum registro existente sobre qualquer Andrew Carlssin antes de dezembro de 2002.

Fonte: 'TIME-TRAVELER' BUSTED FOR INSIDER TRADING

Que que seis acham????

MaZiNhU
11-01-2004, 01:51:35
Originalmente enviada por nerj
O Sol virar buraco negro? nem pensar.... ele precisa ser muito mais massivo pra isso.

E se virasse, não seria ele q destruiria nosso sistema, e sim a materia ejetada pela explosão.

Precisam ter uma noção melhor de tempo. Tempo tem a ver com a dinamica relativa de particulas, naum é escalar. Tempo é uma dimensão que nós conseguimos ver (ou ao menos sentir). Tenho duvidas quanto a uma dimensão de repente tomar um fluxo reverso....imagine se a dimensão volumétrica de repente se invertesse.... seria muito estranho

Pelo menos é o q minha database atual me diz, posso estar errado, talvez seja uma tragédia

Pow que eu saiba, quando uma estrela vira um buraco negro, ele tem o poder de "aspirar" tudo a sua volta!!!
Então logicamente lá se vai o sistema solar, mas de acordo com o que o X-Nemesis falow, e com o que o nerg falow, o sol é pequeno demais pra virar um buraco negro.... =[ que pena :(

:D :p

<X-Nemesis>
11-01-2004, 02:19:40
Originalmente enviada por MaZiNhU
Pow que eu saiba, quando uma estrela vira um buraco negro, ele tem o poder de "aspirar" tudo a sua volta!!!
Então logicamente lá se vai o sistema solar, mas de acordo com o que o X-Nemesis falow, e com o que o nerg falow, o sol é pequeno demais pra virar um buraco negro.... =[ que pena :(

:D :p
Mas não se preocupa! De qualquer forma, daqui a 8 bilhões de anos o Sol vai se tornar uma gigante vermelha que vai crescer até engolir o sistema solar e depois vai explodir!:D :sm01: :p

E daqui uns 30 bilhões de anos a galáxia de Andromeda vai bater dee frente com a nossa galáxia destruindo metade das estrelas das duas galáxias e criando uma nova galáxia com o que sobrar!

ps. Essa história do viajante do tempo que foi preso é bem bizarra! o_O

MaZiNhU
11-01-2004, 14:32:21
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Mas não se preocupa! De qualquer forma, daqui a 8 bilhões de anos o Sol vai se tornar uma gigante vermelha que vai crescer até engolir o sistema solar e depois vai explodir!:D :sm01: :p

E daqui uns 30 bilhões de anos a galáxia de Andromeda vai bater dee frente com a nossa galáxia destruindo metade das estrelas das duas galáxias e criando uma nova galáxia com o que sobrar!

ps. Essa história do viajante do tempo que foi preso é bem bizarra! o_O

Huahuahaua Bizarra rox

nerj
11-01-2004, 15:42:42
Ae X

Segundo um livro sobre Supernovas qeu li, apos o Sol virar uma giagante vermelha, ele não explode pois o nucleo estah sobre baixa pressão, e vai sim virar um nuvem gasosa com corpusculos resultantes da fusão dos elementos...quem sabe ateh um planetoide solido

Mazinhu, antes de uma estrela virar um buraco negro ela passa pelo estagio de Supernova (no caso de uma estrela) ou NoVA (2 STARS) q naum eh nada mais nada menos do q uma explosão de proporções gigantescas capaz de detonar com qualquer coisa num raio de alguns anos-luz.

Vc pode ver uma Supernova no céu como uma estrela extremamente brilhante que aparece do nada e de repente desaparece. A com maior brilho jah registrada foi em meados do ano 1000, q vc podia ve-la em pleno meio-dia.

Du Doido
11-01-2004, 17:20:30
Originalmente enviada por nerj
Ae X

Segundo um livro sobre Supernovas qeu li, apos o Sol virar uma giagante vermelha, ele não explode pois o nucleo estah sobre baixa pressão, e vai sim virar um nuvem gasosa com corpusculos resultantes da fusão dos elementos...quem sabe ateh um planetoide solido

Mazinhu, antes de uma estrela virar um buraco negro ela passa pelo estagio de Supernova (no caso de uma estrela) ou NoVA (2 STARS) q naum eh nada mais nada menos do q uma explosão de proporções gigantescas capaz de detonar com qualquer coisa num raio de alguns anos-luz.

Vc pode ver uma Supernova no céu como uma estrela extremamente brilhante que aparece do nada e de repente desaparece. A com maior brilho jah registrada foi em meados do ano 1000, q vc podia ve-la em pleno meio-dia.


Ae Nerjonator....

Seguinte, tem soh um erro ae.... nova e supernova sao o mesmo fenomeno soh que em escalas diferentes; no caso, nova eh o estagio que nosso sol vai passar apos o combustivel acabar mesmo e ele virar uma gigante vermelha... no caso, a materia vai ser pouca pra gerar o calor necessario pra expandir o sol e a gravidade vai vencer gerando o que eh chamdo de nova, o estagio anterior de uma ana branca (sim, o sol vai virar uma ana branca) supernova eh o mesmo fenomeno soh q com estrelas mais massivas, o resultado, dependendo da massa pode ser um BN.

A SN que vc tah se referindo eh a nebulosa de cancer, registrada pelos chineses em 1054, a luz era tao intensa que projetava sombras a noite!!!!


E nao, nao eh possivel viajar no tempo. hehehe to com preguica de explicar pq mas se o topico anda eu posto aqui meus argumentos!!

nerj
11-01-2004, 17:52:35
Originalmente enviada por Du Doido
Ae Nerjonator....

Seguinte, tem soh um erro ae.... nova e supernova sao o mesmo fenomeno soh que em escalas diferentes; no caso, nova eh o estagio que nosso sol vai passar apos o combustivel acabar mesmo e ele virar uma gigante vermelha... no caso, a materia vai ser pouca pra gerar o calor necessario pra expandir o sol e a gravidade vai vencer gerando o que eh chamdo de nova, o estagio anterior de uma ana branca (sim, o sol vai virar uma ana branca) supernova eh o mesmo fenomeno soh q com estrelas mais massivas, o resultado, dependendo da massa pode ser um BN.

Segundo minha database, uma Nova eh quando uma estrela massiva "engole" uma outra menor

Poutz, jah eh a segunda vez qeu vou ter q checar essa info

<X-Nemesis>
11-01-2004, 19:45:42
Originalmente enviada por nerj
Segundo minha database, uma Nova eh quando uma estrela massiva "engole" uma outra menor

Poutz, jah eh a segunda vez qeu vou ter q checar essa info
Hein? o_O
Pela minha "database", nova ou super nova é quando uma estrela "explode" (na verdade não é bem uma explosão...)!




ps. Ae Doido! Não inventa desculpa, agora você vai ter que explicar porque você acha que não se pode viajar no tempo!:D

Du Doido
11-01-2004, 21:47:26
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Hein? o_O
Pela minha "database", nova ou super nova é quando uma estrela "explode" (na verdade não é bem uma explosão...)!




ps. Ae Doido! Não inventa desculpa, agora você vai ter que explicar porque você acha que não se pode viajar no tempo!:D


Tah neh!!! Faze o que!!!? Nao da pra fugir d o assunto mesmo.... mas o lance eh o seguinte:
em primeiro lugar nao eh possivel atingir a velocidade da luz, pois no caso a massa do infinito e a energia necessaria para move-lo tb segundo a relatividade geral e especial). Outra, mesmo a uma velocidade de 99,9999999...% da velocidade da luz o maximo que se conseguiria eh uma viagem relativa ao futuro, pq relativa? pq no maximo vc se conservaria, e ressalto isso, se conservaria para o futuro.
Mais um argumento: Segundo o fisico Nipo-americano Michio Kako (autor ddo controverso Hyperspace) para se acionar uma maquina qeu distorce o tempo a ponto de curva-lo e tornar acessivel a viagem ao passado iria requerer uma energia equivalente a explosao de uma supernova, o qu eeh em teoria, impossivel de controlar.
E por fim, o melhor de todos os argumentos eh o paradigma do avô! E se vc voltasse no tempo e matasse seu avô? o q aconteceria!? Vc nao teria existido e seu avo nao teria morrido assassinado. Mas se seu avo nao morreu quer dizer que vc nasceu e voltou ao passado pra matar seu avo e etc e etc e etc....

MaZiNhU
11-01-2004, 22:05:06
Aew pessoal tou meio "cafuzo"......
Pow qual a diferenca entre "nova" e "supernova"?
E pelo o que eu intendi, a principal razão de não se atingir a velocidade da luz é o fato de que quanto mais perto da velocidade da luz, mais massa a sua suposta nave ganharia, ou seja, cada vez mais que vc "acelerasse" a nave, mais energia vc teria que ter para mover a velocidade da luz.
Só que pensando bem teoricamente, se a massa da nave cada vez mais almentar, vc pode cada vez mais enviar energia para nave, naum vai chegar a hora que atingiremos a velocidade da luz?
Quem me prova que não vamos atingir a velocidade da luz e porque?
Quando eu postei em umas das mensagens anteriores, acho que ninguem deu atenção a formula postada por mim, que é chamada teorema da quantidade de movimento:
"A variação da quantidade de movimento é igual ao impulso"((delta)Q=I), só que se considerarmos sem nenhuma força externa, temos Q=Q, e sendo Q=m.v, temos:
"m¹.v¹=m².v²"
m¹=massa do combustivel da nave
v¹=velocidade do combustivel da nave
m²=massa do foguete
v²=velocidade do foquete
(pode ser foquete ou nave, naum importa)
Intão, atravez dessa formula, tiramos por base, se quanto mais a nave pessa, mais velocidade vai ter que ter o combustivel, intão naum chegaria uma hora, de tanto combustivel aplicado, a nave não atingirir os benditos 300.000 km/s???
Pensem nisso, quem me garante que não?

Du Doido
11-01-2004, 22:17:27
que que vc quer dizer com velocidade do combustivel?!
Velocidade de combustao!?
imagine o tipo de propulsao que seria usada para mover a nave?
Se for hidrogenio o combustivel nao pesa nada, pq vc pode colhe-lo do proprio universo... aí seu calculo ja tem uma variavel que eh zero e anula um lado da equacao..... sei lah...tem muito o que considerar....


e ah...qlq acelarador de particula te prova que eh impossivel de atingir a Velocidade da luz

MaZiNhU
11-01-2004, 22:19:54
Nos não podemos chegar a velocidade da luz pq não vai ter o que faça a nela chegar ou pq tudo o que vai na velocidade da luz se transforma em energia?

E outra coisa, qual o combustivel que poderia ser usado?

Du Doido
11-01-2004, 22:26:46
bom.... acho que eh pelos dois, nao podemos chegar nela pq a materia deixa de fazer sentido nesse ponto! eh muita energia, muita materia, muita coisa pra fazer algum sentido no universo e dar certo.
Tipo assim.... pode ateh rolar os buracos de minhoca que o povo fala e talz, mas ae eh outro papo!


Quanto ao combustivel, se fosse ter algum, eu apostaria na anti materia!!!!

MaZiNhU
11-01-2004, 23:07:43
Originalmente enviada por Du Doido
bom.... acho que eh pelos dois, nao podemos chegar nela pq a materia deixa de fazer sentido nesse ponto! eh muita energia, muita materia, muita coisa pra fazer algum sentido no universo e dar certo.
Tipo assim.... pode ateh rolar os buracos de minhoca que o povo fala e talz, mas ae eh outro papo!


Quanto ao combustivel, se fosse ter algum, eu apostaria na anti materia!!!!

Ou seja, se virar energia, simplesmente vira e acho que não se pode voltar a materia, ou pode?
Por exemplo, fazendo analogia com um motor vai e a energia que ele recebe, a energia eletrica é parte transformada em mecania e parte termica, mesmo que a gente consiga fazer a energia mecanica voltar a se tornar eletrica, não vai ser como antes, vamos ter uma perda de energia, e creio que a energia termica tb se usada, vai ser transformada insignificantemente em energia mecanica......

Ps.: Pow uma coisa que naum tem nada a ver, mas vcs sabiam que a teoria do Newton que 2 corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo é furada??

Ps2.:Pow pessoal entrem nessa pagina, não é propaganda nem nada, soh não colei aqui pq a pagina tava eh copyright e direitos autorais reservados.....

http://www1.folha.uol.com.br/folha/...306u10883.shtml

LEIAM ESSA REPORTAGEM POR FAVOR FAZ PARTE DO ASSUNTO EH INTERESSANTE......

G.u.g.a-Rlz
12-01-2004, 00:11:42
Nossa cabei de ler o topico inteiro e achei muito loko
Queria saber mais sobre os buracos negros...qualquer coisa ai..eheh

<X-Nemesis>
12-01-2004, 00:12:58
o_O''''

Seguinte... A matéria não vira energia quando chega a velocidade da luz porque ELA NÂO CHEGA A VELOCIDADE DA LUZ!!!! Então simplesmente não tem essa história de virar energia...

Pela terceira vez... Quanto mais perto se chega da velocidade da luz, mais a massa almenta e mais energia é nescessaria pra acelerar até a velocidadee da luz, MAS isso não é algo que alguma hora vai acabar alcançando a velocidade da luz, é uma progressão geométrica, tipo, pra cada km/s² de aceleração e nescessario o dobro de energia usada pra acelerar o km/s² anterior, isso vai acabar chegando a um ponto em que mesmo que a nave tenha 100000000000000000000000000000 de toneladas de anti-matéria, não vai ser suficiente pra manter a aceleração por mais de um centesimo de segundo!:eek:

Pensem naquele exemplo do 1 até 2 que eu mostrei(mas acho que ninguém entendeu como funciona...), é a mesma coisa...

E agora voltando a viagem no tempo...

Viajar para o futuro: É possivel, já foi comprovado e já foi feito!:o
(Aquele exemplo dos aviões...)

Viajar para o passado: Ninguém sabe, só existem teriorias...
Agora falando do paradoxo do avô(essa é velha!:sm01: ) , tá certo... se eu voltar e matar o meu avô eu não teria nacido e tal, etc... todo mundo já conhece essa história, existem duas teorias que podem resolver esse paradoxo.

1ª- "História FIXA" - Tipo, mesmo que eu voltasse no tempo e tentasse matar o meu avô, alguma coisa aconteceria e acabaria me impedindo de mata-lo, eu jamais seria capaz de mudar a história, de fato, já estaria escrito na história que eu tinha voltado no tempo...

2ª- "Universos Paralelos" - Tipo, no momento em que eu voltasse no tempo, eu iria, automaticamente, parar em outra linha do tempo onde já estaria "escrito" que eu ia voltar no tempo, isso não causaria nenhum paradoxo na linha do tempo da qual eu saí...

Acho que era isso... meu cérebro tá começando a derreter... o_O

MaZiNhU
12-01-2004, 00:30:18
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
o_O''''

Seguinte... A matéria não vira energia quando chega a velocidade da luz porque ELA NÂO CHEGA A VELOCIDADE DA LUZ!!!! Então simplesmente não tem essa história de virar energia...

Pela terceira vez... Quanto mais perto se chega da velocidade da luz, mais a massa almenta e mais energia é nescessaria pra acelerar até a velocidadee da luz, MAS isso não é algo que alguma hora vai acabar alcançando a velocidade da luz, é uma progressão geométrica, tipo, pra cada km/s² de aceleração e nescessario o dobro de energia usada pra acelerar o km/s² anterior, isso vai acabar chegando a um ponto em que mesmo que a nave tenha 100000000000000000000000000000 de toneladas de anti-matéria, não vai ser suficiente pra manter a aceleração por mais de um centesimo de segundo!:eek:

Pensem naquele exemplo do 1 até 2 que eu mostrei(mas acho que ninguém entendeu como funciona...), é a mesma coisa...

E agora voltando a viagem no tempo...

Viajar para o futuro: É possivel, já foi comprovado e já foi feito!:o
(Aquele exemplo dos aviões...)

Viajar para o passado: Ninguém sabe, só existem teriorias...
Agora falando do paradoxo do avô(essa é velha!:sm01: ) , tá certo... se eu voltar e matar o meu avô eu não teria nacido e tal, etc... todo mundo já conhece essa história, existem duas teorias que podem resolver esse paradoxo.

1ª- "História FIXA" - Tipo, mesmo que eu voltasse no tempo e tentasse matar o meu avô, alguma coisa aconteceria e acabaria me impedindo de mata-lo, eu jamais seria capaz de mudar a história, de fato, já estaria escrito na história que eu tinha voltado no tempo...

2ª- "Universos Paralelos" - Tipo, no momento em que eu voltasse no tempo, eu iria, automaticamente, parar em outra linha do tempo onde já estaria "escrito" que eu ia voltar no tempo, isso não causaria nenhum paradoxo na linha do tempo da qual eu saí...

Acho que era isso... meu cérebro tá começando a derreter... o_O

Manoo eu intendi o que vc falow, mas o que eu tou tentando dizer eh o seguinte:

1º Ninguem sabe apartir de que velocidade a massa da bendita nave dobra ou triplica ou etc.....
2º Pense que os maltidos numeros são infinitos..........

O que eu quero dizer eh que a gente não sabe a que velocidade a massa da nave muda, ao passo que se só dobra(exemplo) a 299.000 km/s, intão fika facil (não é bem assim) de se atingir 300.000 km/s , mesmo que se a nave dobre a sua massa.....
Agora c vc me falar que a partir de 299.000 km/s, a massa da nave vira uma progressão aritmetica e naum para de multiplicar a sua massa ai eh outra coisa.......

Se for do geito que vc falow, que a massa da nave dobra e depois quadruplica e depois etc, ai sim podemos chegar, porque eh so dando energia e mais energia, ai os 100000000000000000 de toneladas de combustivel anti-materia, faria sentido.
´
Vc intendeu como eu tou pensando X-Nemesis???
Não me leve a mal se eu fiko contestando o que vc fala, mas eu tb quero que vc veja o meu ponto de vista....

<X-Nemesis>
12-01-2004, 00:50:23
Certo, certo ,certo...

Entendi oque você quer dizer, mas realmente, não sei se esse efeito acontece em qualquer corpo em movimento ou só acontece quando se chega próximo da velocidade da luz...

Tipo,acho que pode ser algo que em velocidades muito baixas como um carro ou um avião, não cause nenhum efeito "notavel", mas quanto mais próximo se chega da velocidade da luz, mais esse efeito de "peso" almenta, até chegar a um ponto insuportavel...

MaZiNhU
12-01-2004, 01:01:11
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Certo, certo ,certo...

Entendi oque você quer dizer, mas realmente, não sei se esse efeito acontece em qualquer corpo em movimento ou só acontece quando se chega próximo da velocidade da luz...

Tipo,acho que pode ser algo que em velocidades muito baixas como um carro ou um avião, não cause nenhum efeito "notavel", mas quanto mais próximo se chega da velocidade da luz, mais esse efeito de "peso" almenta, até chegar a um ponto insuportavel...

fmz....fmz..:sm04:

Soh mais uma coisa:
Nova eh quando uma estrela não tem muita massa e energia suficiente para se tornar um buraco negro fazendo com que se torne uma ana branca, e Supernova é quando a estrela tem uma certa massa que lhe garante "expludir" e virar um buraco negro??

<X-Nemesis>
12-01-2004, 01:17:28
Bá... sei lá!:sm01: LOL

Pra mim Nova e Super Nova era tudo a mesma coisa!:p

Acho que vou dar uma pesquisada sobre isso...:sm29:

MaZiNhU
12-01-2004, 01:29:14
Pow alguem tinha que desenvolver uma formula que contenha as seguintes coisas:

v¹=velocidade do corpo (km/s)
m¹=massa inicial do corpo
o=(provavelmente alguma progressão aritmetica)
m²= massa final

pode ser beim tosco isso que eu pensei, mas jah ia ajudar alguma coisa.

Ai a gente ia saber quanto de combustivel daria pra levar na nave.

Pow ai daria pra saber quanto de massa tal corpo ganharia a tal velocidade.......

Ps.: Desculpem se eu falei merda...... :p Mas pelo o menos eu tou pensando :rolleyes:

Du Doido
12-01-2004, 09:34:41
Nova e Supernova sao a mesma a coisa...a diferença esta soh na massa da estrela que explode. Se nao me engano eh algo assim:

Massa:

Menor que o sol ateh 20x o sol = Nov
De 20 a 60x o sol = Supernova
de 60 a 100x = Hypernova (sim existe)
acima de 100x = pouitz....tomara que nem exista uma estrela assim.

Quanto a acelaraçao e o aumento da materia o lance eh o seguinte:
O aumento da massa eh exponencial e acontece sempre.... mesmo quando vc vai ateha cozinha buscar um cafe vc tem um aumento (desprezivel claro, de massa).
Isso rola pq vc ganha energia cinetica e como energia eh materia e vice versa, ao ganhar energia cinetica vc tb estara aumentando sua massa. Vale lembrar que este aumento de massa esta relacionada ao aumento de massa no atomos!!

MaZiNhU
12-01-2004, 11:52:12
Originalmente enviada por Du Doido
Nova e Supernova sao a mesma a coisa...a diferença esta soh na massa da estrela que explode. Se nao me engano eh algo assim:

Massa:

Menor que o sol ateh 20x o sol = Nov
De 20 a 60x o sol = Supernova
de 60 a 100x = Hypernova (sim existe)
acima de 100x = pouitz....tomara que nem exista uma estrela assim.

Quanto a acelaraçao e o aumento da materia o lance eh o seguinte:
O aumento da massa eh exponencial e acontece sempre.... mesmo quando vc vai ateha cozinha buscar um cafe vc tem um aumento (desprezivel claro, de massa).
Isso rola pq vc ganha energia cinetica e como energia eh materia e vice versa, ao ganhar energia cinetica vc tb estara aumentando sua massa. Vale lembrar que este aumento de massa esta relacionada ao aumento de massa no atomos!!

Pow Du, intaum pelo o que eu intendi, tem uma formula para calculo de quanto de massa tal corpo vai ganhar a tal velocidade...
Pelo o que vc disse o almento de massa é exponencial, deve ser exponencial a velocidade intaum, logicamente....

Se vc sabe se existe alguma equação ou sei lah o que, tem as manha de passa???:sm18:

nerj
12-01-2004, 13:53:32
Originalmente enviada por Du Doido
Nova e Supernova sao a mesma a coisa...a diferença esta soh na massa da estrela que explode. Se nao me engano eh algo assim:

Massa:

Menor que o sol ateh 20x o sol = Nov
De 20 a 60x o sol = Supernova
de 60 a 100x = Hypernova (sim existe)
acima de 100x = pouitz....tomara que nem exista uma estrela assim.

Quanto a acelaraçao e o aumento da materia o lance eh o seguinte:
O aumento da massa eh exponencial e acontece sempre.... mesmo quando vc vai ateha cozinha buscar um cafe vc tem um aumento (desprezivel claro, de massa).
Isso rola pq vc ganha energia cinetica e como energia eh materia e vice versa, ao ganhar energia cinetica vc tb estara aumentando sua massa. Vale lembrar que este aumento de massa esta relacionada ao aumento de massa no atomos!!

Mas de onde vem a energia cinetica? potencial quimica certo? entaum temos uma perda de massa em forma de som e calor e não ganho, neh? Principio da conservação de energia....

Killer
12-01-2004, 15:29:56
Sempre lembrando que ainda estamos engatinhando no que se diz respeito ao universo, sabemos quase nada ainda , mal fomos a LUA , e eu acho que muitas das barreiras e teorias da ciencia podem ser quebradas sim, num futuro muuito distante, por isso eu nao duvido que algum dia no futuro poderemos atingir a velocidade da luz!!!, claro q nao com as teorias e conhecimentos atuais!!!

Wega
12-01-2004, 18:15:41
O que é uma super nova:
É uma estrela moribunda, a ponto de morrer!
O sol é um bom caso para falar de super nova!
O que acontecerá com o sol daqui a 6 bilhões de anos, é o mesmo que acontece com uma super nova, mas com dimensões maiores no caso da super nova.
Toda estrela quando nasce tem um inimigo para combater, a sua própria gravidade. A gravidade comprime a estrela desde o seu nascimento, mas porque elas são feitas de muito hidrogênio, um combustível, queima-se hidrogênio - graças a pressão - produzindo energia que segura a gravidade. É essa queima que provoca o brilho das estrelas. Daqui a 6 bilhões de anos, o hidrogênio do sol vai acabar, com isso, o sol entrará em convulsão (aqui começa o processo de uma super nova), aumentando seu tamanho em milhares de vezes. Neste ponto a terra será engolida junto com os outros planetas, disimando o nosso sistema solar. Mas ainda assim a gravidade continuará atuando, com isso, acontecerá uma explosão do sol de proporções descomunais, transformando ela em uma anã branca. Isso é no caso do sol, mas as super novas podem se tornar buracos negros, estrelas de nêutrons, ou simplemente, sumirem do mapa.
Espero ter ajudado. Não sou nenhum doutor no assunto.
Qualquer crítica ao que disse será bem vinda. :cool:

MaZiNhU
12-01-2004, 23:20:09
Originalmente enviada por Wega
O que é uma super nova:
É uma estrela moribunda, a ponto de morrer!
O sol é um bom caso para falar de super nova!
O que acontecerá com o sol daqui a 6 bilhões de anos, é o mesmo que acontece com uma super nova, mas com dimensões maiores no caso da super nova.
Toda estrela quando nasce tem um inimigo para combater, a sua própria gravidade. A gravidade comprime a estrela desde o seu nascimento, mas porque elas são feitas de muito hidrogênio, um combustível, queima-se hidrogênio - graças a pressão - produzindo energia que segura a gravidade. É essa queima que provoca o brilho das estrelas. Daqui a 6 bilhões de anos, o hidrogênio do sol vai acabar, com isso, o sol entrará em convulsão (aqui começa o processo de uma super nova), aumentando seu tamanho em milhares de vezes. Neste ponto a terra será engolida junto com os outros planetas, disimando o nosso sistema solar. Mas ainda assim a gravidade continuará atuando, com isso, acontecerá uma explosão do sol de proporções descomunais, transformando ela em uma anã branca. Isso é no caso do sol, mas as super novas podem se tornar buracos negros, estrelas de nêutrons, ou simplemente, sumirem do mapa.
Espero ter ajudado. Não sou nenhum doutor no assunto.
Qualquer crítica ao que disse será bem vinda. :cool:


Tem certeza de que o sol é uma super nova???
SUPER NOVA naum é igual a buraco negro e
NOVA naum é igual a anã branca???

<X-Nemesis>
13-01-2004, 00:47:08
Originalmente enviada por Du Doido
...Menor que o sol ateh 20x o sol = Nov
De 20 a 60x o sol = Supernova
de 60 a 100x = Hypernova (sim existe)
acima de 100x = pouitz....tomara que nem exista uma estrela assim.
...
Pior que existe!hehehe

Eu vi uma vez um documentario sobre as explosões de nêutrons, elas só acontecem em estrelas MUITO antigas, estrelas que existem desde o inicio dos tempos, primeiro acontece a super nova e depois essas estrelas se tornam buracos negros absurdamente poderosos, daí esses buracos negros começam a causar uma reação estranha, tipo, a nuvem de residuos da estrela que fica girando em volta do buraco negro começa a almentar MUITO a velocidade conforme vai se aprocimando do buraco negro, perto do buraco a nuvem atinge uma velocidade muito próxima da luz e isso começa a criar um enorme acúmolo de energia nos 2 polos do buraco negro, e essa energia vai sendo acumolada até chegar a um ponto em que EXPLODE, e essa explosão é tão gigantesca que é capaz de destruir TODAS as formas de vida de uma galáxia inteira!:eek: :eek: :eek:

As explosões de nêutrons são as explosões mais poderosas depois do BIGBANG...

Dann
13-01-2004, 01:13:18
Deem uma lida nisto:
Super novas vistas a olho nú:
A SN1054 foi observada pelos chineses e nativos da América do Norte; a SN1572, observada por Tycho Brahe, na constelação da Cassiopéia, foi mais brilhante que Vênus, atingindo magnitude aparente -4; a SN1604, observada por Johannes Kepler, na constelação da Serpente, atingiu magnitude aparente -3; e a SN1987A, descoberta por Ian Shelton na Grande Nuvem de Magalhães (GNM), a primeira visível a olho nu desde 1604, foi observada por um grande número de astrônomos profissionais e amadores. A SN1987A foi também a primeira para a qual os neutrinos emitidos na explosão, cuja formação intensa era teoricamente esperada, foram detectados na Terra.

Olhem essa vista em em 1999 no rio de janeiro com uma camera especial:

http://geocities.com/alberto_betzler/Image17.jpg
Nova Velorum 1999 (seta). Esta Nova apareceu na constelação da Vela em maio de 1999. Sua magnitude visual na ocasião (29/05/1999, 18:30) da obtenção desta foto era ~3, sendo a mais brilhante desde Nova Aquile 1975. Imagem obtida por Alberto Silva Betzler, com uma câmara Zenit 12XS, filme Kodak ASA 100, 15s de exposição, na cidade do Rio de Janeiro.

:eek: :eek: :eek:
Obs: a sigla Sn signigica super nova e o numero é o ano em q ela apareceu...

Wega
13-01-2004, 13:05:04
Originalmente enviada por MaZiNhU
Tem certeza de que o sol é uma super nova???
SUPER NOVA naum é igual a buraco negro e
NOVA naum é igual a anã branca???

O sol provavelmente se tornará uma anã branca, por causa de seu tamanho relativamente pequeno. Uma anã branca é uma estrela resultante de uma super nova, de tamanho mesmo igual ao da Terra, mas de massa muito superior. O Sol passará pelo mesmo processo de morte de uma estrela, a super nova. O resultado de uma super nova pode vir a ser um buraco negro - isso acontece com estrelas estremamente grandes - ou uma estrela de nêutrons, que possuem massa muito superior a do sol mas de tamanho ínfimo. Esses nomes: hiper, ultra e etc... nova, são respectivos ao tamanho da estrela que morre, mas o processo é quase o mesmo em todos os casos.:cool:

Wega
13-01-2004, 13:12:09
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Pior que existe!hehehe

Eu vi uma vez um documentario sobre as explosões de nêutrons, elas só acontecem em estrelas MUITO antigas, estrelas que existem desde o inicio dos tempos, primeiro acontece a super nova e depois essas estrelas se tornam buracos negros absurdamente poderosos, daí esses buracos negros começam a causar uma reação estranha, tipo, a nuvem de residuos da estrela que fica girando em volta do buraco negro começa a almentar MUITO a velocidade conforme vai se aprocimando do buraco negro, perto do buraco a nuvem atinge uma velocidade muito próxima da luz e isso começa a criar um enorme acúmolo de energia nos 2 polos do buraco negro, e essa energia vai sendo acumolada até chegar a um ponto em que EXPLODE, e essa explosão é tão gigantesca que é capaz de destruir TODAS as formas de vida de uma galáxia inteira!:eek: :eek: :eek:

As explosões de nêutrons são as explosões mais poderosas depois do BIGBANG...

Quando existe um buraco negro sugando matéria estelar de qualquer tipo ( poeira estelar, outras estrelas e etc... ), é emitida uma forte radiação que provoca uma luminosidade muito forte. Esse buraco negro é chamado de QUASAR!
Editado: Corrigido o nome quasar!:cool:

Du Doido
13-01-2004, 15:25:49
ÊÊÊ^gente...pqp....quanta informacao errada...se informem...
vamu lah, pra acaba com todas as duvidas aqui estao as respostas certas (cito fonte no fim!)

NOVA: explosao estelar onde o objeto tem massa inferior a 40 massas solares! resultando numa ana-branca (eh o caso do nosso sol)

SUPER NOVA: Explosao de objetos super massivos acima de 40 massas solares. resultando em buracos negros, pusalres, ou magnestar.

E Wega, leva a mal nao, eh quasar de Quasi-Stelear-Objects (eh quasi com I mesmo) mas nao sao buracos negros como vc citou. Na verdade pouco se sabe sobre eles, exceto pelo tamanho (chegando ateh 1 anoluz de diametro) e brilho (mais do que varias galaxias juntas) descomunais!!!

Quanto aà radiacao visivel do buraco negro existe sim, e eh a unica forma de detectar sua presenca em algum lugar!!


Fontes e indicacoes sobre o assunto:

O Colapso do Universo - Isaac Azimov

Cosmos - Carl Sagan

Pálido Ponto Azul - Carl Sagan

Hiperespaço - Michio Kako

Uma Brave Historia do Tempo - Stefen Hawkings

O universo na casca de uma noz - Stefen Hawkings

nerj
13-01-2004, 15:53:53
Originalmente enviada por Du Doido


Quanto aà radiacao visivel do buraco negro existe sim, e eh a unica forma de detectar sua presenca em algum lugar!!



Eu sei uma segunda, q eh a perturbação em astros próximos à singularidade

Qdo um BN chega perto de uma estrela se forma um disco de sucção de plasma estelar, e perpendicular ao disco um "furacão", pois o BN tem uma taxa de absorção, e o q não é incorporado eh lançado a altissimas velocidades para fora (não sei como). Vi isso num documentario do NGC Brasil, porém nunca achei nenhuma foto na net.

... hummm...to sem fazer nada agora....:D

Wega
13-01-2004, 17:34:08
Originalmente enviada por Du Doido
ÊÊÊ^gente...pqp....quanta informacao errada...se informem...
vamu lah, pra acaba com todas as duvidas aqui estao as respostas certas (cito fonte no fim!)

NOVA: explosao estelar onde o objeto tem massa inferior a 40 massas solares! resultando numa ana-branca (eh o caso do nosso sol)

SUPER NOVA: Explosao de objetos super massivos acima de 40 massas solares. resultando em buracos negros, pusalres, ou magnestar.

E Wega, leva a mal nao, eh quasar de Quasi-Stelear-Objects (eh quasi com I mesmo) mas nao sao buracos negros como vc citou. Na verdade pouco se sabe sobre eles, exceto pelo tamanho (chegando ateh 1 anoluz de diametro) e brilho (mais do que varias galaxias juntas) descomunais!!!

Quanto aà radiacao visivel do buraco negro existe sim, e eh a unica forma de detectar sua presenca em algum lugar!!


Fontes e indicacoes sobre o assunto:

O Colapso do Universo - Isaac Azimov

Cosmos - Carl Sagan

Pálido Ponto Azul - Carl Sagan

Hiperespaço - Michio Kako

Uma Brave Historia do Tempo - Stefen Hawkings

O universo na casca de uma noz - Stefen Hawkings

Valeu pelas correções! O quasar, como coloquei, eu tinha dúvida de como se escrevia, e é Quasar mesmo. Como coloquei no primeiro post, o sol passará por um processo de uma super nova, mas em proporção menor ( esse nome NOVA realmente eu não lembrava, mas está certo ).
O nome do livro do Hawking está errado.
O certo é O Universo numa casca de noz, e não O universo na casca de uma noz. Como alguém pode se interessar em comprar, achei melhor dar esse aviso.
Agora, sobre os quasares, acredito que eu esteja certo em relação a serem buracos negros.
Se você tiver o livro citado acima, olhe a página 112 fig. 4.10.
Hawking diz que é a explicação mais plausível.
Um abraço;) :cool:

MaZiNhU
13-01-2004, 21:26:40
Valew pessoal, valew msm, fikei beim mais informado sobre isso do que eu jah tava, brigadão por exclarecerem as minhas duvidas e perguntas :)

Valew msm :sm04:

nerj
14-01-2004, 14:18:44
...A diferença principal é que a irrupção em uma Nova é um fenômeno mais comum. Uma Nova típica é formada quando uma estrela normal começa a transferir parte do seu hidrogênio para uma estrela anã branca, compacta, que forma com ela um par binário. O hidrogênio vai se acumulando até que ele, expontaneamente, explode por um processo de fusão nuclear, como se fosse uma inacreditável bomba de hidrogênio. A explosão expõe um núcleo estelar endurecido, com uma temperatura de centenas de milhares de graus Celsius. A estrela subitamente passa a ter um brilho 106 maior do que o anterior! Este é o processo de formação de uma Nova....

DiegoB
20-08-2005, 16:43:02
E por fim, o melhor de todos os argumentos eh o paradigma do avô! E se vc voltasse no tempo e matasse seu avô? o q aconteceria!? Vc nao teria existido e seu avo nao teria morrido assassinado. Mas se seu avo nao morreu quer dizer que vc nasceu e voltou ao passado pra matar seu avo e etc e etc e etc....

Eu sou leigo no assunto, mas gosto de ler sobre essas coisas. hehehe :p

A um tempo atrás li na Veja uma reportagem sobre viagem no tempo e tal, e na mesma, o cientista diz ter achado uma solução para o "paradigma do avo".

"As várias teorias sobre viagens no tempo esbarram numa impossibilidade lógica: o que aconteceria se alguém voltasse ao passado e matasse o próprio avô antes que tivesse filhos? Nesse caso, o viajante não poderia ter nascido nem voltado no tempo para matar o avô. Chama-se a isso o paradoxo do avôn O cientista americano Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, acha que encontrou uma solução lógica para o paradoxo do avô. Segundo ele, os cálculos matemáticos demonstram que alguém que sai do presente e volta para o passado nunca poderia estar em posição de interferir no futuro. Ele jamais encontraria o avô ou, se o encontrasse e o desafiasse para um duelo, erraria o tiro. Avô e neto seriam como ímãs que se repelem."

A fonte é: Revista Veja, Thereza Venturoli, Ed. n. 1913, 13/07/2005
(dia do meu aniverário. :D :p )

E neste site tem a reportagem, para não precisar procurar a revista :D
http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/trampolim_do_tempo.htm

Diabolo
20-08-2005, 18:22:56
Pensa nisso é um bom passatempo, vc morre e não encontra uma solução.

Ronca_Lapor
20-08-2005, 19:11:30
o tempo é relativo...

um minuto varia muito do lado da porta do banheiro que vc esta :) :sm25:

Snap
21-08-2005, 05:11:22
Pensa nisso é um bom passatempo, vc morre e não encontra uma solução.
è essas coisas q torna a vida interessante.
Ta gente mundando um poko o assunto onde termina o universo?como ele começo?( o big bang naum foi o começo)!Eu ja li q o universo vai c expandi epandi chega ne um ponto e começa a c contrai! vai c o fim d tudo? vai acaba?

Snap
21-08-2005, 05:21:05
Olha essa foto d buraco negro

Du Doido
21-08-2005, 11:10:09
.

"As várias teorias sobre viagens no tempo esbarram numa impossibilidade lógica: o que aconteceria se alguém voltasse ao passado e matasse o próprio avô antes que tivesse filhos? Nesse caso, o viajante não poderia ter nascido nem voltado no tempo para matar o avô. Chama-se a isso o paradoxo do avôn O cientista americano Kip Thorne, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, acha que encontrou uma solução lógica para o paradoxo do avô. Segundo ele, os cálculos matemáticos demonstram que alguém que sai do presente e volta para o passado nunca poderia estar em posição de interferir no futuro. Ele jamais encontraria o avô ou, se o encontrasse e o desafiasse para um duelo, erraria o tiro. Avô e neto seriam como ímãs que se repelem."


hehehe, impossibilidades metafisicas faz sentido... mas esse paradoxo do avo serve soh pra representar a impossibilidade de viajar no tempo... mas a ideia do cara eh boa!!!

Entretanto, o avo poderia matar o neto! ;)


è essas coisas q torna a vida interessante.
Ta gente mundando um poko o assunto onde termina o universo?como ele começo?( o big bang naum foi o começo)!Eu ja li q o universo vai c expandi epandi chega ne um ponto e começa a c contrai! vai c o fim d tudo? vai acaba?

Eh, ateh onde se sabe, o universo surgiu com o big bang e, seguundo ultimas teorias, o universo vai acabar por morte termica, ou seja, vai expandir ateh que a entropia total seja = 0!!! hehehe, ou seja, se existir deus, ele tah condenado a morte!!!!:D

Diabolo
21-08-2005, 13:56:17
Essa hipotese explica uma coisa: Se tem viajantes vindo do futuro entre nós, eles não podem interferir em nada, ou seja, vc nunca podera saber se eles existem!

Esse paradoxo do avo pode se ao "contrário" também. Vc viaja pro futuro, vc pode encontrar o seu filho que vc nao tem quando deixou o presente pra viajar pro futuro?

Snap
21-08-2005, 20:07:21
hehehe, impossibilidades metafisicas faz sentido... mas esse paradoxo do avo serve soh pra representar a impossibilidade de viajar no tempo... mas a ideia do cara eh boa!!!

Entretanto, o avo poderia matar o neto! ;)



Eh, ateh onde se sabe, o universo surgiu com o big bang e, seguundo ultimas teorias, o universo vai acabar por morte termica, ou seja, vai expandir ateh que a entropia total seja = 0!!! hehehe, ou seja, se existir deus, ele tah condenado a morte!!!!:D
o q é entropia?
c o big bang é o começo da onde surgiu a bola do big bang ? do nada? pode t acontecido o big bang mas foi só um faze do começo da exitencia

Stronks
22-08-2005, 21:18:49
Sobre o surgimento do universo, eu li uma vez que o elemento primordial, minusculo , com temperatura infinita e gravidade infinita simplesmente, brotou no plano espacial, como se alguem tive-se semeado o mesmo.Depois veio o BIG BAN e o resto vcs ja sabem.
Quem será :sm18: .

Snap
23-08-2005, 18:49:04
Sobre o surgimento do universo, eu li uma vez que o elemento primordial, minusculo , com temperatura infinita e gravidade infinita simplesmente, brotou no plano espacial, como se alguem tive-se semeado o mesmo.Depois veio o BIG BAN e o resto vcs ja sabem.
Quem será :sm18: .
HUAhuahuaUauAUH o hommem nuam sabe o q fla , fala bestera...) naum to falando d vc stronks to falando q um modo geral)
O homem c liga a logica pra explica essas coisas, tem q começa a fdala d coisas q naum tem logica pra talvez chega numa teoria mas realista

andrelip
10-09-2005, 20:57:06
ae desculpa ressusitar topico antigo, mas e se o contrário acontecer... se constroem uma nave ou estação que fique no espaço com aceleração que cancele rapidamente a tendência do movimento, ficando com a velocidade quase nula comparada com a terra... teoriamente ele ficando 5 anos lá teria se passado pouco mais que meses na terra?