PDA

View Full Version : CPu com duas freqüências configuráveis = Como se reseta BIOS?



Fenris Wolf
11-01-2004, 22:09:16
Opa :)

Seguinte: O processador do computador da minha gata é um Pentium 4 1.6. Porém, se você entra na bios e vê as configurações de clock, está lá:

User Define
1600 Mhz
2133 Mhz

Eu quero colocar esse 2133 Mhz pra ela, mas eu tenho medo de que isso vá travar o computador, pois eu tinha um Duron 900 que, se você entrasse na BIOS, existia lá:

User Define
900 Mhz
1200 Mhz

Eu coloquei uma vez em 1200 Mhz e, quando saí da BIOS, o computador não iniciava, não aparecia nada na tela... Simplismente ligava, mas ficava em tela preta, nem dava memory test nem nada. Um amigo meu teve de resetar a BIOS (acho que foi isso...) na mão (direto na MOBO) pra poder funfar de novo.

Então eu tenho medo de colocar esse 2133 Mhz (seria colocar em 133 Mhz, pois tá em 100 Mhz com multiplicador em 16 X) e o PC travar. Então preciso saber resetar a BIOS.

A MOBO é uma P4B266-C.

Alguém poderia me explicar direitinho como fazer, pra eu puder desfazer a caca se ferrar tudo?

[]s, Valeu

Gustavolpe
11-01-2004, 22:35:13
Olha no manual qual o jumper que tu muda pra resetar a bios....é só mudar o jumper de posição, ligar, reiniciar, colocar de novo na posição e tá resetada tua bios.......muito fácil se tu achar o jumper certo!!!! De repente a mudança que tu vai ter que fazer é um cooler novo, mais potente pra aguentar a carga extra......

MaZiNhU
11-01-2004, 23:46:51
Originalmente enviada por Gustavolpe
Olha no manual qual o jumper que tu muda pra resetar a bios....é só mudar o jumper de posição, ligar, reiniciar, colocar de novo na posição e tá resetada tua bios.......muito fácil se tu achar o jumper certo!!!! De repente a mudança que tu vai ter que fazer é um cooler novo, mais potente pra aguentar a carga extra......

Tenho uma outra solução c vc não conseguir achar o jumper certo:
Tira a bateria da bios e deixa um tempo sem a bateria, depois poe ela devolta:
Tah resetada a Bios (foi assim que eu resetei a minha, puz uma senha que não lembrava...

Ow Gustavolpe, mudando o clock do processador não faz a vida util do mesmo ir pro saco?
Tudo beim, um coller pq o bichão vai trabalha mais, mas não diminui a vida util do processador?????

Ps.: E tem outra Fenris, talvez o seu micro não ligou mais por alto proteção do processador, para não danificar ou não diminuir a vida ultil do processador, soh como proteção.....

Gustavolpe
12-01-2004, 01:28:26
Originalmente enviada por MaZiNhU
Ow Gustavolpe, mudando o clock do processador não faz a vida util do mesmo ir pro saco?
Tudo beim, um coller pq o bichão vai trabalha mais, mas não diminui a vida util do processador?????

Ps.: E tem outra Fenris, talvez o seu micro não ligou mais por alto proteção do processador, para não danificar ou não diminuir a vida ultil do processador, soh como proteção.....

diminui, por isso recomendo só para computadores com clocks baixos....no caso do Fenris, nem precisaria de over, dependendo das aplicações que ele (ou a mina dele) necessitam......se for só pra jogo, internet,word, etc, nem faz o over..........mas quanto a vida útil...qual a vida útil de um pc pra quem joga e trabalha nele....1, 2 anos....não acredito que o processador overclocado (depende das condições e tamanho do over, claro) baixe disso em vida útil....se não queima o processador, tu troca, vende, bota fora.....quase tudo na informática é descartável...um processador de 500 reais hoje, custará 100 pila ano que vem......é a vida!!

pergunta: não tem a opção de aumentar o multiplicador e freq de saída em pentiums??! Pois fui tentar fazer um over num p4 1.6 de um amigo meu e aparece só as opções de frequencia final, como no computador do Fenris......não tem como mudar aos poucos, tipo de 5 em 5 mhz???! Abraço

BlackSilver
12-01-2004, 07:23:42
Precisou mesmo de tudo isso Fenris? Você tentou desligar o processador pela tomada na ocasião?

Mas não tem porque você se preocupar em queimar o processador........isso é quase impossível de acontecer hoje em dia.

E o overclock que vc pretende fazer é até pequeno para esse processador, embora o resto do equipamento deva limitar muito o seu potencial de over.
Mas isso tudo é mt estranho............ Não tem como vc setar manual na BIOS e ir aumentando o FSB aos poucos ocmo o Gustavolpe disse?

BatZ
12-01-2004, 11:04:57
Fenris, só um toque: não é pq mostra esta opção na sua BIOS q o seu processador suporta este OC.... isso vai depender de muita coisa, da série dele, como será feito este aumento na frequencia (pelo multiplicador ou FSB), se vc tem um bom cooler para dissipar o calor q também irá aumentar, etc.....

decomendo q vc dê uma pesquisada no http://www.forumpcs.com.br para mais informações sobre OC!

outra dica para quem quiser se aprofundar no assunto é o livro OverClock Seguro (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=203973&ST=SE&franq=101461) !! Lí ele de cabo a rabo e recomendo a todos q queiram se aprofundar no assunto!!!

[]'s

Fenris Wolf
12-01-2004, 20:25:15
Valeu BatZ! Vou dar uma olhada nisso!

Mas, quanto ao lance de resetar tirando a bateria: seria tirar a bateria, iniciar o pc (até entrar no windows, por exemplo) e daí desligar e recolocar a bateria, que daí ta resetada?

[]s

P.S.: Onde eu baixo o MBM5, pra ficar de olho na temperatura?

Bolovo
12-01-2004, 20:33:12
Originalmente enviada por Fenris
P.S.: Onde eu baixo o MBM5, pra ficar de olho na temperatura?
Toma o link do download kra:

http://www.chello.nl/%7Ea.vankaam/m...oad/MBM5351.EXE

E o MotherBoard Monitor 5

T+:D

Fenris Wolf
12-01-2004, 20:46:32
Beleza, baxei, a Temperatura ta em 39º (unica coisa legal da Intel :D).

Ainda preciso que me digam como resetar com a bateria, pois peguei o manual e não consegui achar como resetar com jumper.

[]s

Edit: po, acabaram de me dizer que se eu tirar a bateria e iniciar a budega, a unica coisa que vai acontecer é dar "Erro de pilha"... :(

m4Tr1x
12-01-2004, 21:27:17
meu p4 eh identico a esse, usava esse overclock, o processador ficava estavel mas a temp aumentava facil e o cooler meu eh box ateh 2.0ghz e como fica 2.1 nao rola..
a fonte tbem eh fubah nao guenta..

e a diferença eh minima (eu notei mto pouca)...

a memoria pra guenta eh no minimo 266 pra cima..

se for 266 pra cima pode colocar lah e testar que eh trankilo, palavra de proprietario de p4 1.6@2.1 :p

Fenris Wolf
12-01-2004, 21:36:23
Tá, e como eu vo sabe se tem proteção ou não contra OC? Lembre-se do que aconteceu com o meu duron...

COMO EU RESETO ESSE DEMONHO DE BIOS?? AHHHHH X.X

[]s