PDA

View Full Version : Energia (Elétrica)



MaZiNhU
11-01-2004, 23:25:32
Aew pessoal, por favor, acho que só quem tiver conhecimentos avançados sobre eletrecidade e eletronica, vai poder me ajudar nessa, essa pergunta, eu fiz para todo mundo que eu achava que sabia alguma merda, mas na hora de responder, todos me enrolavam.....
Vamos ver se vcs conseguem me ajudar por favor, vou tentar se o mais exclarecido possivel(parece que nas minhas ultimas postadas fui um fracasso :( )

Assim pessoal, eu tava fazendo umas medições com a ajuda de um multimetro aqui na firma do meu falecido pai (faleceu a 4 meses) e algo que foi alem dos meus conhecimentos me espantos e me deixou curioso, eh o seguinte:

A firma tem 4 fases, eu só tenho o seguinte conhecimento, que as nossas casas creio eu que a maioria tem 3 fios:
-110V
Neutro(0V)
+110V

SIMPLES!!! se vc quiser ligar o seu monitor, o eletricista prepara para que a tomada da sua casa receba o -110V ou +110V mais o neutro, ai é só fazer a conta:
-110V ou +110V mais o neutro dah 110V, tanto faz -110 ou + 110, não tem problema.....

Mas ai eu como sou curioso, fui lah na firma a qual tem 4 fases.
Um eu tenho certeza absolutíssima que eh o neutro, pois na caixa de força tinha um fusivel cuja cor do fio que o alimentava era azul....

Tava eu medindo, tinha 4 fases, resolvi tirar o neutro das minhas mediçoes intaum fiquei com 3 fios fases, todos eles diferentes de 0V. Então comecei a medir, os 3 fios, para qualquer posição que eu media, pequei o primeiro medi com o segundo, o terceiro com o segundo e etc, etc, todos eles dava uma diferenca de potencial de 240 V +ou-.....
Ai, pra provar o que eu sabia, comecei a medir com o neutro o o resultado foi esquisito...
a primeira fase com o neutro, deu 110V (o que era esperado por mim, normal)
a segunda fase como neutro, deu 110V (o que tb era esperado por mim)
a terceira fase para a minha surpresa, com o neutro, deu 220V!!!

ai eu pensei:
Bom se a terceira fase deu 220V como neutro, o fio fase, deve ser de 220V, por logica, mas ai se eu pego ele e meço com outra fase dah 220V tb, não teria que ter dado 330V por logica?
E alem do mas eu medi todas as fases antes, como eu disse, sem o neutro e deram 220V todas, como pode ser?
Só se o terceiro fio que deu 220V com o neutro e com outra fase qualquer, ter a propriedade dual de ser fio 110V e 220V ou sei lah o que..... mas não faz sentido...
Alguem que saiba beim disso, por favor, me ajude pois quero muito saber dessa parada, pensei até em ligar para a aletropaulo, mas a moça naum vai intender merda nenhuma tb hauhuauaau imagina :p

Valew aew, por favor quem intende beim disso?

nerj
12-01-2004, 15:29:14
Fala com o Franguinho

http://www.gamesbrasil.com.br/forum/member.php?s=&action=getinfo&userid=2368

Manda uma PM pra ele ou sei lah, acho q ele tah viajando mas logo chega

MaZiNhU
12-01-2004, 22:55:38
Originalmente enviada por nerj
Fala com o Franguinho

http://www.gamesbrasil.com.br/forum/member.php?s=&action=getinfo&userid=2368

Manda uma PM pra ele ou sei lah, acho q ele tah viajando mas logo chega

Valew veio =]

Franguinho
13-01-2004, 09:13:03
iaewwwwwww to vivo ainda!

é o seguinte cara, a explicação que vou dar aqui é sobre a figura anexa a este post certo?!

Na rede publica vc tem transformadores (akeles trecos grandes pendurados nos postes). A ligação desses transformadores que define tudo.

Aqui embaixo (na figura 1) tem um trafo ligado e estrela aterrado (estrela eh pelo formato que fica o desenho, e aterrado eh pq o centro da estrela é ligado ao terra e tem potencial teoricamente 0).

O que voce recebe na sua casa (figura 2) são duas fases desse tranformador e o neutro. Cada fase tem potencial eficaz de aprox 120 volts (varia de lugar a lugar, é uma zona mas já tem lei pra regulamentarem isso..).

Então quando vc tem 120V em casa é pq está medindo entre uma fase e o neutro, quando tem 220 é pq tá medindo entre as duas fases.

********************************

nas empresas que tem uma carga grande é normal eles disponibilizarem as tres fases, para ter uma distribuicao da carga entre as fases (nao ficar tdo ligado em uma soh, ficar dividido por igual).

entao vc deveia ter as seguintes tensoes (nao importando a polaridade, tipo A-N é igual a N-A):
A-N = 110V
B-N = 110V
C-N = 110V
&
A-B = 220V
B-C = 220V
C-A = 220V

se uma das fases medida com o neutro deu essa tensão de 220v mesmo ou vcs tem algum problema na instalação, ou uma instalação especial.

**********************

ah sim, o neutro NUNCA deve ter fusivel!!! se ele estiver com fusivel pode chamar um eletricista (um decente que saiba o q está fazendo!) pq isso pode te dar muitos problemas ainda cara....

pode queimar metade dos equipamentos da empresa!

Franguinho
13-01-2004, 09:37:20
não é bem assim!

a tensão que é gerada nos geradores obedece uma função senoidal.

Os geradores são como motores eletricos mas ao inves de vc aplicar tensão e eles gerarem movimento, vc aplica o movimento e ele gera a tensão. Cada gerador gera tres fases.

Imagine uma circunferencia, ela vai ser a carcaça do gerador. Agora divida essa circunf. em tres setores (um para cada fase). Cada setor vai ter 120º certo? (360 da circunf./3)

120º é a diferenca entre as fases. A tensão delas é a mesma, a frequencia é a mesma, mas elas estão distanciadas 120º uma da outra!

aqui embaixo eu vou colocar uma figura real da rede, que foi aquisitada ano passado numa medição em uma subestação d um cliente em são josé do rio pardo.

Para ficar de entender, imagine que akela caixinha na figura 1 do post anterior é um multimetro. Mas um especial! Ele mede a tensão 256 vezes por segundo, e anota todos os resultados. Ai pegando os resultados da medição e colocando eles como pontos em um grafico nós teriamos o desenho da forma de onda.

Ou seja, essa tensão q vc mede nao eh real. Ela eh uma "média" de uma tensão que fica oscilando o tempo todo.

A linha vermelha representa a tensão da fase A em função do tempo, a linha azul representa a fase B e a linha preta a fase C. Todas elas sendo medidas em relação ao Neutro do sistema. A tensão está em escala (não lembro e nem tenho aqui), e o tempo está em segundos.

********************************

o tempo que uma fase leva para sair do zero, ir até a tensão maxima positiva, depois cruzar o zero', ir até a tensão maxima negativa e depois xegar a zero é chamado de CICLO.

Um ciclo da tensão da nossa rede eletrica (cuja frequencia é 60Hz) leva aproximadamente 16,6ms (0.0166s).

A tensão que eh conhecida por todo mundo (110v, 220v, 127v, etc) é a chamada tensão eficaz, ou RMS (Root Mean Square) que é a soma das Raizes quadradas, da área de cada semi-ciclo elevadas ao quadrado.

Uma lampada incandescente (dakelas normais, amarelas e que eskentam) pisca 120 vezes por segundo, mas a olho nú é impossivel perceber.
- Quando a fase onde ela está ligada passa pelo zero ela está apagada,
- ai vai aumentando a tensão até xegar ao pico do semi-ciclo (a luminosidade é proporcional a tensão)
- Depois a tensão vai descendo, xega a zero e ela apaga de novo.
- Depois a mesma coisa com o ciclo negativo.

HUNT
13-01-2004, 12:13:42
uia...franguinho tem dotes
c feiz engenharia eletrica ?

Franguinho
13-01-2004, 12:25:02
Originalmente enviada por HUNT
uia...franguinho tem dotes
c feiz engenharia eletrica ?

técnico eletronico só, mas trabalho numa empresa de consultoria na area de Qualidade de Energia Elétrica a 3 ano.

MaZiNhU
13-01-2004, 21:43:01
Originalmente enviada por Franguinho
não é bem assim!

a tensão que é gerada nos geradores obedece uma função senoidal.

Os geradores são como motores eletricos mas ao inves de vc aplicar tensão e eles gerarem movimento, vc aplica o movimento e ele gera a tensão. Cada gerador gera tres fases.

Imagine uma circunferencia, ela vai ser a carcaça do gerador. Agora divida essa circunf. em tres setores (um para cada fase). Cada setor vai ter 120º certo? (360 da circunf./3)

120º é a diferenca entre as fases. A tensão delas é a mesma, a frequencia é a mesma, mas elas estão distanciadas 120º uma da outra!

aqui embaixo eu vou colocar uma figura real da rede, que foi aquisitada ano passado numa medição em uma subestação d um cliente em são josé do rio pardo.

Para ficar de entender, imagine que akela caixinha na figura 1 do post anterior é um multimetro. Mas um especial! Ele mede a tensão 256 vezes por segundo, e anota todos os resultados. Ai pegando os resultados da medição e colocando eles como pontos em um grafico nós teriamos o desenho da forma de onda.

Ou seja, essa tensão q vc mede nao eh real. Ela eh uma "média" de uma tensão que fica oscilando o tempo todo.

A linha vermelha representa a tensão da fase A em função do tempo, a linha azul representa a fase B e a linha preta a fase C. Todas elas sendo medidas em relação ao Neutro do sistema. A tensão está em escala (não lembro e nem tenho aqui), e o tempo está em segundos.

********************************

o tempo que uma fase leva para sair do zero, ir até a tensão maxima positiva, depois cruzar o zero', ir até a tensão maxima negativa e depois xegar a zero é chamado de CICLO.

Um ciclo da tensão da nossa rede eletrica (cuja frequencia é 60Hz) leva aproximadamente 16,6ms (0.0166s).

A tensão que eh conhecida por todo mundo (110v, 220v, 127v, etc) é a chamada tensão eficaz, ou RMS (Root Mean Square) que é a soma das Raizes quadradas, da área de cada semi-ciclo elevadas ao quadrado.

Uma lampada incandescente (dakelas normais, amarelas e que eskentam) pisca 120 vezes por segundo, mas a olho nú é impossivel perceber.
- Quando a fase onde ela está ligada passa pelo zero ela está apagada,
- ai vai aumentando a tensão até xegar ao pico do semi-ciclo (a luminosidade é proporcional a tensão)
- Depois a tensão vai descendo, xega a zero e ela apaga de novo.
- Depois a mesma coisa com o ciclo negativo.

Aew Franguinho, valew por ajudar, mas tou com um pouco de duvida ainda...

Tipow, tem um catálogo aqui da eletropaulo e etc, é um tipo de manual de instalação, que nele consta 3 tipos de ligações:

Delta com neutro, Estrela com neutro e Estrela se neutro
(vou scaniar e postar a foto das ligações)

Tipow, intaum é uma ligação especial o caso do fio que junta com o neutro e dah 220? O engraçado eh que se vc pegar esse fio fase e juntar com um outro fio fase ele dah 220 denovo, estranho, pq por logica, teria que dar mais não é?

E quanto ao lance do transformador, intaum é como se fosse uma turbina, ele eh dividido em 3 partes por ter 3 fases intaum...
E o neutro vem da onde? Seria um fio terra ou eh um fio que eh fornecido pelo proprio transformador??
Intão pelo o que eu intendi, não existe esse negocio de -110V e +110V ?
os fios tem a mesma vontagem com a mesma polaridade, e o que faz eles terem mais Voltagem é a distancia entre são as "placas" do transformador?????

Posso pegar o exemplo da lampada para um motor trifasico??
Ai no caso são 3 fios, o positivo, o negativo e mais um, qual seria?

UHAUAHUHAUAH cada vez que eu leio eu fiko com uma duvida :confused:

Tipow, intaum na verdade naum exixste fio positivo e fio negativo, existe um fio só que nele passa a corrente negativa, depois zera e depois vai a positiva???? (Eh por isso que eh chamada de corrente alternada neh??)
AHHHHHHH, intaum no caso de o motor trifásico, são 3 fios que na verdade naum tem polaridade e neles passam ao mesmo tempo zero, positivo e negativo, nos tres não eh?? Ou acho que na verdade não são tres fios, pq pensa ai, uma lampada tem a entrada e a saida de um fio soh, agora um motor trifasico, tem uma entrada + uma saida(um fio) e agora resta um outro fio que acho que não sei, deduzo 2 fios devem fazer a entrada e um soh fio faz a saida.....
Agora eu me pergunto, pq intaum que num motor monofasico, se eu inverter o fio, não inverte a rotação e jah num motor trifasico inverte a rotação se inverter o fio???
E pq tem alguns motores de indução trifasico que tem a ligação triangulo estrela??
Pow sobre o lance da formula de corrente (voltagem), pensando algebricamente, temos: (a soma das Raizes quadradas, da área de cada semi-ciclo elevadas ao quadrado):
fika: [((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)]²
????
A area da qual vc está falando é a do grafico que vc me passou?
Seria o vale do grafico neh?

Ou tou fodendo mais ainda :confused:

Valew por tar me ajudando :sm04:

PS.: c naum acha melhor eu pegar o seu tel????

Franguinho
14-01-2004, 11:59:12
Originalmente enviada por MaZiNhU

Aew Franguinho, valew por ajudar, mas tou com um pouco de duvida ainda...

Tipow, tem um catálogo aqui da eletropaulo e etc, é um tipo de manual de instalação, que nele consta 3 tipos de ligações:
Delta com neutro, Estrela com neutro e Estrela se neutro
(vou scaniar e postar a foto das ligações)
Sim, e alem dessa pode ter outras ligacoes

Tipow, intaum é uma ligação especial o caso do fio que junta com o neutro e dah 220? O engraçado eh que se vc pegar esse fio fase e juntar com um outro fio fase ele dah 220 denovo, estranho, pq por logica, teria que dar mais não é?
eu ainda to achando estranho isso ai cara, mas tdo bem. Tenta medir de novo pra ver se vc nao ta confundindo algo!


E quanto ao lance do transformador, intaum é como se fosse uma turbina, ele eh dividido em 3 partes por ter 3 fases intaum...
E o neutro vem da onde? Seria um fio terra ou eh um fio que eh fornecido pelo proprio transformador??
o terra eh fornecido pelo trafo, mas normalmente ele é aterrado para ser um fio "seguro", sem potencial nenhum

Intão pelo o que eu intendi, não existe esse negocio de -110V e +110V ? os fios tem a mesma vontagem com a mesma polaridade, e o que faz eles terem mais Voltagem é a distancia entre são as "placas" do transformador?????
todas as fases variam entre tensao positiva e negativa o tempo todo. o que faz uma ter DIFERENCA DE POTENCIA em relacao a outra é que elas variam em tempos diferentes, estão defasadas entre si! essa diferenca de tempos eh determinada pela distancia dos enrolamentos do gerador. O que determinaria o valor da tensão seria o numero de espiras do transformador.


Posso pegar o exemplo da lampada para um motor trifasico??
Ai no caso são 3 fios, o positivo, o negativo e mais um, qual seria?
uma lampada incandescente eh algo simples, tem apenas dois fios. em corrente alternada nao existe positivo e negativo!!! apenas para facilitar o entendimento se usa esse termo as vezes, como numa lampada. Vc liga a uma fase e o neutro serve de "retorno" para a corrente. Mas na verdade a corrente nao vai a lugar nenhum, ela fica apenas vibrando!!! Hora positiva, hora negativa.


UHAUAHUHAUAH cada vez que eu leio eu fiko com uma duvida :confused:

Tipow, intaum na verdade naum exixste fio positivo e fio negativo, existe um fio só que nele passa a corrente negativa, depois zera e depois vai a positiva???? (Eh por isso que eh chamada de corrente alternada neh??)
ISSOOOOOOOO!!!
em corrente continua os eletrons andam em um sõ sentido. Saem da bateria (por exemplo) pelo polo negativo (é estranho mas eh verdade, corrente é o fluxo de cargas negativas, entao ela sai pelo negativo da bateria) percorrem o fio, passam pela lampada e entao retornam a bateria pelo polo positivo.

na corrente alternada os eletrons nao vao a lugar algum, eles simplesmente ficam vibrando no gerador, no condutor e na carga.


AHHHHHHH, intaum no caso de o motor trifásico, são 3 fios que na verdade naum tem polaridade e neles passam ao mesmo tempo zero, positivo e negativo, nos tres não eh??
isso, ta pegando a manha :D

Ou acho que na verdade não são tres fios, pq pensa ai, uma lampada tem a entrada e a saida de um fio soh, agora um motor trifasico, tem uma entrada + uma saida(um fio) e agora resta um outro fio que acho que não sei, deduzo 2 fios devem fazer a entrada e um soh fio faz a saida.....
motores trifasicos são especiais, eles usam a corrente que circula por suas bobinas para gerar um campo magnetico. Eles tem 3 bobina (1 para cada fase). Como a corrente é alternada esse campo tambem é alternado. Combinando os campos alternados gerados pelas 3 fases que estao defasadas entre si, o campo magnetico resultante é um campo GIRANTE! :eek:

essa parte eu só entendo por cima, meu negocio eh coisa de menor potencia! mas quem manja mesmo de maquinas eletricas consegue até desenhar os vetores q representam os campos de cada bobia, e mostrar como eles interagem uns com os outros para criar o campo girante :eek:

Agora eu me pergunto, pq intaum que num motor monofasico, se eu inverter o fio, não inverte a rotação e jah num motor trifasico inverte a rotação se inverter o fio???
os motores giram pq vc tem um campo na carcaca, chamada de estator, e um campo no rotor. Um campo repele o outro e cria o movimento.

num motor monofasico, o campo gerado no rotor é criado a partir da tensão de alimentacao. Assim qdo vc inverte os fios, vc esta invertendo os dois campos, o que resulta num movimento igual ao anterior. Para inverter a rotação vc tem q inverter só os fios do rotor

os motores trifasicos em sua maioria usam outro principio. O rotor é como se fosse uma bobina curto circuitada. O campo magnetico gerado pelo estator induz uma corrente na bobina do rotor, e essa corrente induzida é que gera o campo magnetico.

esse fato de um motor inverter a rotacao com a troca de uma fase e o outro nao é caracteristica construtiva dos motores

ps: eu nao manjo mto de maquinas, entao posso tar falando merda :D

E pq tem alguns motores de indução trifasico que tem a ligação triangulo estrela??
qdo o motor parte ele tem q vencer a inercia do rotor, entao ele cria uma alta corrente no momento da partida podendo xegar a mais de 4 vezes a corrente nominal dele.

quando vc parte um motor em estrela, soh que aplicando a tensao nominal de triangulo dele cada bobina do motor recebe menos do que a tensao nominal q ela deveria receber. ASsim ele parte de maneira mais suave, e o pico de corrente eh menor. Depois que o motor estiver girando se alterna a ligação para triangulo, aplicando a tensão nominal de cada bobina sem pico de corrente nenhum, pois a inercia ja foi vencida.

Pow sobre o lance da formula de corrente (voltagem), pensando algebricamente, temos: (a soma das Raizes quadradas, da área de cada semi-ciclo elevadas ao quadrado):
fika: [((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)]²
????A area da qual vc está falando é a do grafico que vc me passou? Seria o vale do grafico neh?

RAIZ{ (area do semi-ciclo positivo)² } + RAIZ{ (area do semi-ciclo negativo)² } +

esse eskema da raiz é só para tirar o sinal delas, deixar tudo positivo... vc eleva ao quadrado e tira a raiz, o q vc tem eh o modulo do valor original


Ou tou fodendo mais ainda :confused:
em umas partes vc confundiu, mas depois entendeu :p

Valew por tar me ajudando :sm04:
de nada

PS.: c naum acha melhor eu pegar o seu tel????
:( esses homens :( só pensam em pegar meu telefone, todos vcs tem segundas intencoes :( :sm01: :p

__________________________________________________________________________________________

MaZiNhU
14-01-2004, 23:40:32
Originalmente enviada por Franguinho
Originalmente enviada por MaZiNhU

Aew Franguinho, valew por ajudar, mas tou com um pouco de duvida ainda...

Tipow, tem um catálogo aqui da eletropaulo e etc, é um tipo de manual de instalação, que nele consta 3 tipos de ligações:
Delta com neutro, Estrela com neutro e Estrela se neutro
(vou scaniar e postar a foto das ligações)
Sim, e alem dessa pode ter outras ligacoes

Tipow, intaum é uma ligação especial o caso do fio que junta com o neutro e dah 220? O engraçado eh que se vc pegar esse fio fase e juntar com um outro fio fase ele dah 220 denovo, estranho, pq por logica, teria que dar mais não é?
eu ainda to achando estranho isso ai cara, mas tdo bem. Tenta medir de novo pra ver se vc nao ta confundindo algo!


E quanto ao lance do transformador, intaum é como se fosse uma turbina, ele eh dividido em 3 partes por ter 3 fases intaum...
E o neutro vem da onde? Seria um fio terra ou eh um fio que eh fornecido pelo proprio transformador??
o terra eh fornecido pelo trafo, mas normalmente ele é aterrado para ser um fio "seguro", sem potencial nenhum

Intão pelo o que eu intendi, não existe esse negocio de -110V e +110V ? os fios tem a mesma vontagem com a mesma polaridade, e o que faz eles terem mais Voltagem é a distancia entre são as "placas" do transformador?????
todas as fases variam entre tensao positiva e negativa o tempo todo. o que faz uma ter DIFERENCA DE POTENCIA em relacao a outra é que elas variam em tempos diferentes, estão defasadas entre si! essa diferenca de tempos eh determinada pela distancia dos enrolamentos do gerador. O que determinaria o valor da tensão seria o numero de espiras do transformador.


Posso pegar o exemplo da lampada para um motor trifasico??
Ai no caso são 3 fios, o positivo, o negativo e mais um, qual seria?
uma lampada incandescente eh algo simples, tem apenas dois fios. em corrente alternada nao existe positivo e negativo!!! apenas para facilitar o entendimento se usa esse termo as vezes, como numa lampada. Vc liga a uma fase e o neutro serve de "retorno" para a corrente. Mas na verdade a corrente nao vai a lugar nenhum, ela fica apenas vibrando!!! Hora positiva, hora negativa.


UHAUAHUHAUAH cada vez que eu leio eu fiko com uma duvida :confused:

Tipow, intaum na verdade naum exixste fio positivo e fio negativo, existe um fio só que nele passa a corrente negativa, depois zera e depois vai a positiva???? (Eh por isso que eh chamada de corrente alternada neh??)
ISSOOOOOOOO!!!
em corrente continua os eletrons andam em um sõ sentido. Saem da bateria (por exemplo) pelo polo negativo (é estranho mas eh verdade, corrente é o fluxo de cargas negativas, entao ela sai pelo negativo da bateria) percorrem o fio, passam pela lampada e entao retornam a bateria pelo polo positivo.

na corrente alternada os eletrons nao vao a lugar algum, eles simplesmente ficam vibrando no gerador, no condutor e na carga.


AHHHHHHH, intaum no caso de o motor trifásico, são 3 fios que na verdade naum tem polaridade e neles passam ao mesmo tempo zero, positivo e negativo, nos tres não eh??
isso, ta pegando a manha :D

Ou acho que na verdade não são tres fios, pq pensa ai, uma lampada tem a entrada e a saida de um fio soh, agora um motor trifasico, tem uma entrada + uma saida(um fio) e agora resta um outro fio que acho que não sei, deduzo 2 fios devem fazer a entrada e um soh fio faz a saida.....
motores trifasicos são especiais, eles usam a corrente que circula por suas bobinas para gerar um campo magnetico. Eles tem 3 bobina (1 para cada fase). Como a corrente é alternada esse campo tambem é alternado. Combinando os campos alternados gerados pelas 3 fases que estao defasadas entre si, o campo magnetico resultante é um campo GIRANTE! :eek:

essa parte eu só entendo por cima, meu negocio eh coisa de menor potencia! mas quem manja mesmo de maquinas eletricas consegue até desenhar os vetores q representam os campos de cada bobia, e mostrar como eles interagem uns com os outros para criar o campo girante :eek:

Agora eu me pergunto, pq intaum que num motor monofasico, se eu inverter o fio, não inverte a rotação e jah num motor trifasico inverte a rotação se inverter o fio???
os motores giram pq vc tem um campo na carcaca, chamada de estator, e um campo no rotor. Um campo repele o outro e cria o movimento.

num motor monofasico, o campo gerado no rotor é criado a partir da tensão de alimentacao. Assim qdo vc inverte os fios, vc esta invertendo os dois campos, o que resulta num movimento igual ao anterior. Para inverter a rotação vc tem q inverter só os fios do rotor

os motores trifasicos em sua maioria usam outro principio. O rotor é como se fosse uma bobina curto circuitada. O campo magnetico gerado pelo estator induz uma corrente na bobina do rotor, e essa corrente induzida é que gera o campo magnetico.

esse fato de um motor inverter a rotacao com a troca de uma fase e o outro nao é caracteristica construtiva dos motores

ps: eu nao manjo mto de maquinas, entao posso tar falando merda :D

E pq tem alguns motores de indução trifasico que tem a ligação triangulo estrela??
qdo o motor parte ele tem q vencer a inercia do rotor, entao ele cria uma alta corrente no momento da partida podendo xegar a mais de 4 vezes a corrente nominal dele.

quando vc parte um motor em estrela, soh que aplicando a tensao nominal de triangulo dele cada bobina do motor recebe menos do que a tensao nominal q ela deveria receber. ASsim ele parte de maneira mais suave, e o pico de corrente eh menor. Depois que o motor estiver girando se alterna a ligação para triangulo, aplicando a tensão nominal de cada bobina sem pico de corrente nenhum, pois a inercia ja foi vencida.

Pow sobre o lance da formula de corrente (voltagem), pensando algebricamente, temos: (a soma das Raizes quadradas, da área de cada semi-ciclo elevadas ao quadrado):
fika: [((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)+((raiz)semi-ciclo)]²
????A area da qual vc está falando é a do grafico que vc me passou? Seria o vale do grafico neh?

RAIZ{ (area do semi-ciclo positivo)² } + RAIZ{ (area do semi-ciclo negativo)² } +

esse eskema da raiz é só para tirar o sinal delas, deixar tudo positivo... vc eleva ao quadrado e tira a raiz, o q vc tem eh o modulo do valor original


Ou tou fodendo mais ainda :confused:
em umas partes vc confundiu, mas depois entendeu :p

Valew por tar me ajudando :sm04:
de nada

PS.: c naum acha melhor eu pegar o seu tel????
:( esses homens :( só pensam em pegar meu telefone, todos vcs tem segundas intencoes :( :sm01: :p

__________________________________________________________________________________________



E pq tem alguns motores de indução trifasico que tem a ligação triangulo estrela??
qdo o motor parte ele tem q vencer a inercia do rotor, entao ele cria uma alta corrente no momento da partida podendo xegar a mais de 4 vezes a corrente nominal dele.

quando vc parte um motor em estrela, soh que aplicando a tensao nominal de triangulo dele cada bobina do motor recebe menos do que a tensao nominal q ela deveria receber. ASsim ele parte de maneira mais suave, e o pico de corrente eh menor. Depois que o motor estiver girando se alterna a ligação para triangulo, aplicando a tensão nominal de cada bobina sem pico de corrente nenhum, pois a inercia ja foi vencida. :sm11:

Dah um look, no começo, vc disse que vc precisa vencer a inercia do rotor, para fazer o motor trabalhar, podendo chegar a uma tensão 4 vezes a corrente nominal dele. fmz....
Ai depois vc falow que na partida do motor, ele recebe menos tensão do que ele deveria receber......
:( Pow tah em contradição..

Ps.: sobre o lance da formula, vc tem que colocar a area em qual unidade de medida???

Ps2.: valew aew veio, vc ,tah me ajudando muito..:)
E sobre o lance do neutro, o fusivel tah escrito neutro veio :confused:
Sera que naum tinha que ter essa merda.....
Pq na empresa a gente naum usa neutro neh, naum precisamos de 110 V, o que a gente usa neutro em pra casa neh :rolleyes:
Será que tem problema?

Franguinho
15-01-2004, 08:59:00
Originalmente enviada por MaZiNhU
E pq tem alguns motores de indução trifasico que tem a ligação triangulo estrela??
qdo o motor parte ele tem q vencer a inercia do rotor, entao ele cria uma alta corrente no momento da partida podendo xegar a mais de 4 vezes a corrente nominal dele.

quando vc parte um motor em estrela, soh que aplicando a tensao nominal de triangulo dele cada bobina do motor recebe menos do que a tensao nominal q ela deveria receber. ASsim ele parte de maneira mais suave, e o pico de corrente eh menor. Depois que o motor estiver girando se alterna a ligação para triangulo, aplicando a tensão nominal de cada bobina sem pico de corrente nenhum, pois a inercia ja foi vencida. :sm11:

Dah um look, no começo, vc disse que vc precisa vencer a inercia do rotor, para fazer o motor trabalhar, podendo chegar a uma tensão 4 vezes a corrente nominal dele. fmz....
Ai depois vc falow que na partida do motor, ele recebe menos tensão do que ele deveria receber......
:( Pow tah em contradição..

o que eu disse foi o seguinte: na hora da partida o motor tentar dar uma arrancada grande, pra vencer a inercia. Essa arrancada drena muita corrente. A tensão nao importa...

se vc partir o motor com menos tensão (como é feito na ligacao estrela-triangulo: vc parte com ele em estrela, e depois muda pra triangulo sem desligar) ele vai ter menos potencia na partida, vai demorar mais para comecar a girar mas vai drenar tmb menos corrente.

esses picos de corrente são nocivos a todos os componentes de controle, e ao proprio motor.


Ps.: sobre o lance da formula, vc tem que colocar a area em qual unidade de medida???
tensão mesmo...

Ps2.: valew aew veio, vc ,tah me ajudando muito..:)

E sobre o lance do neutro, o fusivel tah escrito neutro veio :confused:
Sera que naum tinha que ter essa merda.....
Pq na empresa a gente naum usa neutro neh, naum precisamos de 110 V, o que a gente usa neutro em pra casa neh :rolleyes:
Será que tem problema?
o lance do fusivel eh que o neutro NUNCA deve ter fusivel! o neutro eh um fio que nunca deve ser interrompido, em momento algum.

se vc desligar o neutro na caixa de entrada pode acontecer de uma fase dar retorno atraves de um equipamento e tornar o cabo que originalmente era o neutro vivo, com diferenca de potencial para o terra, e assim capaz de dar choques em qquer um que meta a mao (o q nao deve ocorrer com o neutro!)

o neutro deixa de ter 0V e passa a ter a tensão de uma fase, entao algo que estava ligar entre fase e neutro ao inves de receber 110, recebe 220V!
simplificando é isso, se kiser mais tarde eu explico em detalhes!

legal neh? :D :sm21:

MaZiNhU
15-01-2004, 17:54:20
Meu, intaum o lance da partida em estrela do motor, acontece assim:
O motor precisa ter um "arranque" mais forte, ou se preferir, um torque mais forte, para vencer a inercia, intão ele dá a partida em estrela com uma amperagem mais forte, soh que a tensão continua a mesma, intão quando ele parte pra triangulo, ele vai com a amperagem normal???

Meu, sobre o lance do neutro, eu volto a falar pra vc que no proprio fusivel está escrito "NEUTRO", que vc quiser eu tiro uma foto pra vc ver....
Eu não intendi direito o porquê que não se pode interromper o neutro....

Valew veio :)

Pow quanto ao lance da formula, A voltagem é em volts e a área é em qual unidade?? dm², cm², m² ???