PDA

View Full Version : 6º Estado da Matéria



nerj
29-01-2004, 09:58:30
Cientistas Criam Nova Forma de Matéria
Jan 28 Quarta-Feira, 4:05 PM ciencia - Reuters para My Yahoo!

por Maggie Fox

WASHINGTON - Quarta-Feira cientistas disseram que tinham criado uma nova forma de matéria e preveram que ela
poderia ajudar-nos a uma nova geração de supercondutores para uso na geração de eletricidade, trens mais eficientes
e incontáveis outras aplicações.

A nove forma de matéria é chamada CONDENSADO FERMIÔNICO e é o sexto estado da matéria conhecido - depois de gases, sólidos, líquidos,
plasma e o condensado de bose-einstein, criado apenas em 1995.

"O que nós fizemos foi criar essa nova e exótica forma de matéria"disse Deborah Jin, física do National Institute of Standards
and Technology's, em conjunto com a Universidade de Colorado, na conferência de notícias.

"É uma inovação científica em prover esse novo tipo de comportamento na mecânica quântica", acrescentou Jin

A nuvem de átomos de potássio super-resfriados de Jin e seus colegas estão a cada dia um passo mais perto de um supercondutor utilizável -
material que conduz eletricidade sem perder sua energia.

"Ele está relacionado ao condensado de Bose-Einstein", disse Jin,"Ele não é um supercondutor mas na verdade alguma
coisa entre esses dois pode nos ajudar a unir esses interessantes comportamentos.

E outras pesquisas podem levar a outras aplicações práticas.

"Se voce tiver um supercondutor voce poderia transmitir eletricidade sem perda", disse Jin.Agora mesmo, algo como 10% de toda
energia elétrica produzida nos EUA é perdida. Ela esquenta a fiação. Não faz bem a ninguém.

Os supercondutores podem permitir a criação de novos trens de levitação magnética, disse Jin. Livre de atrito, eles poderiam deslizar em
altas velocidades usando uma fração da energia que os trens atuais usam.

MELHOR QUE UM BÓSON

Jin, que recebou da Fundação MacArthur a "Concessão do Gênio" *(ou algo parecido)*, também estava na formulação da descoberta do Condensado
de Bose-Einstein com seus colegas Eric Cornell e Carl Wieman. Eles ganharam em 2001 o prêmio Nobel de Física pela sua descoberta.

Os Condensados de Bose-Einstein são uma coletânea de milhares de partículas superesfriadas que ocupam o mesmo estado quântico - eles
essencialmente se comportam comoum único grande superátomo.

Mas Jin diz que esses condensados são feitos de bósons, que gostam de agir em unissonância.

"Bósons são imitadores. Eles querem fazer o que os outros fazem" ela disse.

A nova forma de matéria usa os férmions - os blocos de matéria que incluem os prótons, elétrons e nêutrons.

"Eles não são imitadores"Jin disse."Férmions são pensadores independentes. Eles não copiam seus vizinhos"

Mas o time de Jin os persuadiram a fazer apenas isto.

Eles esfriaram gás de potássio a 1 bilionésimo de grau Celsius acima do zero absoluto - ponto onde os átomos param de se mover.

Eles então confinaram o gás numa câmara de vácuo e usaram campos magnéticos e laser para manipular os átomos.

"Isso é muito similar ao que ocorre com os elétrons em um supercondutor", Jin disse.

É mais provável que isso tenha utilidade do que o Condensado de Bose-Einstein na prática, pois a matéria sólida são férmions.

Bósons em contraste, são vistos em fótons e em partículas subatômicas como as partículas W e Z.

Jin deu ênfase ao trabalho com gás superesfriado que detém poucas possibilidades de aplicação no dia-a-dia. Mas pelo modo que os
átomos de potássio agiram que poderia haver um jeito de traduzir este comportamento para a temperatura ambiente.

"Nossos átomos são mais atraídos um pelo outro do que nos supercondutores normais" afirmou Jin.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

VERSÂO BRASILEIRA POR NERJONATOR DE WONDERLAND

ARTIGO ORIGINAL: http://story.news.yahoo.com/news?tmpl=story&cid=570&ncid=753&e=3&u=/nm/20040128/sc_nm/science_matter_dc

Raybon
29-01-2004, 16:18:44
Tradução por favor :rolleyes:


R\B

{W}{O}{L}{F}
29-01-2004, 16:42:05
Caralho....pelo menos coloca 1 resumo ja q se deu ao trabalho de postar.....

nerj
29-01-2004, 16:49:02
Bom, jah q tem bastante gente interessada talvez eu traduza o artigo inteiro mas soh amanhã pq agora naum tenho tempo

Mas se alguém quiser ter a honra de fazer isso antes fique à vontade

Soh vou dizer q esse condensado de férmions foi alcançado por um método parecido com o de Bose-Einstein, mas tem um comportamento diferente

Raybon
29-01-2004, 16:53:48
Traduçao:
Ta mal feita mas kro ver alguem fazer melhor :mad: :rolleyes:

Os cientistas críam o formulário novo da matéria
cientistas ditos em quarta-feira tinham criado um formulário novo da matéria e predito lhe poderiam ajudar conduzir à geração seguinte dos superconductors para o uso na geração de eletricidade, uns trens e um incontável mais eficientes outras aplicações. O formulário novo da matéria é chamado um condensate fermionic e é o sexto formulário sabido da matéria -- após gáses, sólidos, líquidos, plasma e um condensate de Bose-Einstein, criado somente em 1995. "o que nós fizemos é cría este formulário exotic novo da matéria," Deborah Jin, um físico no instituto nacional dos padrões e laboratório comum da tecnologia com a universidade de Colorado, que conduziu ao estudo, disse uma conferência da notícia. "é uma descoberta científica em fornecer um tipo novo de comportamento mecânico do quantum," Jin adicionado. Jin e a nuvem dos seus colegas de átomos supercooled do potassium são uma etapa mais perto de um superconductor diário, usable -- um material que conduza a eletricidade sem perder alguma de sua energia. "relaciona-se a um condensate de Bose-Einstein," Jin dito. "não é um superconductor mas está realmente algo dentro entre estes dois que podem nos ajudar na ligação da ciência estes dois comportamentos interessantes." E outros investigadores podem encontrar aplicações práticas. "se você teve um superconductor que você poderia transmitir a eletricidade com nenhumas perdas," Jin dito. "direito agora algo como 10 por cento de toda a eletricidade que nós produzimos nos estados unidos é perdido. Aquece-se acima dos fios. Não faz qualquer um nenhum bom." Ou os superconductors podiam permitir a invenção de magnètica levitated trens, ela adicionaram. Livre da fricção que poderiam deslizar longitudinalmente nas velocidades elevadas que usam uma fração dos trens da energia se usam agora. MELHORE DO QUE Um BOSON Jin, um receptor recente de uma fundação do "concessão de MacArthur gênio," era edifício na descoberta do condensate de Bose-Einstein por seus colegas Eric Cornell e Carl Wieman. Ganharam o prêmio 2001 de Nobel na física para a descoberta. Os condensates de Bose-Einstein são coleções dos milhares das partículas do ultracold que ocupam um único estado do quantum -- todos comportam-se essencialmente como um único, superatom enorme. Mas Jin diz que estes condensates de Bose-Einstein estão feitos com bosons, que como para agir no unison. os "bosons são copycats. Querem bàsicamente fazê-la o que todos mais está fazendo, "disseram. O formulário novo da sua equipe da matéria usa os fermions -- os blocos de edifício diários da matéria que incluem protons, elétrons e nêutrons. "não são copycats," Jin dito. os "fermions são seus thinkers independentes -- não copíam seus vizinhos." Mas a equipe de Jin persuadiu-os em fazer apenas isso. Refrigeraram o gás do potassium a um billionth de um grau C acima do absolute zero ou menos 459 graus de F -- que é o ponto em que a matéria para de se mover. Confinaram o gás em uma câmara do vácuo e usaram campos magnéticos e luz de laser manipular os átomos do potassium em emparelhar-se acima. "isto é muito similar o que acontece aos elétrons em um superconductor," a Jin dito. Isto é mais provável fornecer aplicações no mundo prático do que um condensate de Bose-Einstein, disse, porque os fermions são o que fazem acima a matéria contínua. Os bosons, no contraste, são vistos nos photons, e as partículas subatomic chamaram partículas de W e de Z. Jin forçou sua equipe trabalhada com um gás supercooled, que fornecesse pouca oportunidade para a aplicação diária. Mas a maneira os átomos do potassium agiu sugerida que deve haver uma maneira traduzir o comportamento em um sólido do room-temperature. "nossos átomos são atraídos mais fortemente a um diferente do que em superconductors normais," disse.


R\B

nerj
30-01-2004, 10:01:34
UP

Traduzi a parada pra quem naum manja de ingles

Raybon its tradução estah horrible

waiting for comments

{W}{O}{L}{F}
31-01-2004, 02:12:46
Ta...e qual a vantagem disso?

O Ferrarista
31-01-2004, 16:21:02
Ué, leia o resumo de novo!:rolleyes:



Puxa demais, mais um estado físico, mas essa nova forma de matéria possui características fisiológicas semelhantes ao Bose-Einstein?

Sphere
03-02-2004, 13:16:03
Sendo assim - saíu em uma revista a alguns meses - eu conheço o 7º estado da matéria!:D (xiiiii, olha a polêmica!)
Alguns cientistas comedores de x-burgueres, descobriram que o material rubídio poderia ser transformado em lazer, a partir do momento que todos os átomos estivessem alinhados. Com isso, se especúla que com o alinhamento de átomos de qualquer material, pode se transformar esse material em lazer, ou seja, o 7º estado da matéria. Não se esqueçam, ainda é uma teoria! Mas com o rubídio deu certo.

:cool:

nerj
03-02-2004, 13:37:45
E eu conheço o oitavo, onde vc pega a merda no cérebro das pessoas, coloca num acelerador quantico e colide com antimatéria, entaum o que resta da explosão é o que eles chamam de "material de oito dimensões subespaciais em estado transcatatônico"

O sétimo cara? Há alguns meses? como se descobriram o 6º semana passada?

Mas eu sei q...

Esse negócio ae do rubídio foi umas das experiencias com o condensado de bose-einstein na Antartida, mas naum foi de longe a ultima experiencia, esta que se realizou com ions de Sódio.

Sphere
03-02-2004, 18:06:35
Originalmente enviada por nerj
E eu conheço o oitavo, onde vc pega a merda no cérebro das pessoas, coloca num acelerador quantico e colide com antimatéria, entaum o que resta da explosão é o que eles chamam de "material de oito dimensões subespaciais em estado transcatatônico"

O sétimo cara? Há alguns meses? como se descobriram o 6º semana passada?

Mas eu sei q...

Esse negócio ae do rubídio foi umas das experiencias com o condensado de bose-einstein na Antartida, mas naum foi de longe a ultima experiencia, esta que se realizou com ions de Sódio.

Mas quem disse que o 7º foi descoberto?
Não se esqueça do que disse: é apenas uma teoria.
Falei 7º só para brincar, nada está confirmado. E eu disse isso. Esse experimento foi feito com apenas um único elemento, não há como saber se acontecerá o mesmo com outros. Postei isso apenas para o pessoal saber que existem outros estudos em andamento. Eu disse meses, mas realmente eu não me lembro bem, já faz um bom tempo.
:cool:
OBS: Matéria exposta na revista Superinteressante! Pra variar.... não me lembro o número!:rolleyes:

nerj
04-02-2004, 10:59:29
Originalmente enviada por Sphere
Mas quem disse que o 7º foi descoberto?
Não se esqueça do que disse: é apenas uma teoria.
Falei 7º só para brincar, nada está confirmado. E eu disse isso. Esse experimento foi feito com apenas um único elemento, não há como saber se acontecerá o mesmo com outros. Postei isso apenas para o pessoal saber que existem outros estudos em andamento. Eu disse meses, mas realmente eu não me lembro bem, já faz um bom tempo.
:cool:
OBS: Matéria exposta na revista Superinteressante! Pra variar.... não me lembro o número!:rolleyes:

Provavelmente eh uma edição antiga, pois foi nela qeu li de uma das experiencias pra descobrir o 5º EdM

Como vc pode ver aqui nesse link (mas tah em Frances)

http://www.lkb.ens.fr/recherche/atfroids/francais/Rubidium.html

Sphere
04-02-2004, 12:07:05
Originalmente enviada por nerj
Provavelmente eh uma edição antiga, pois foi nela qeu li de uma das experiencias pra descobrir o 5º EdM

Como vc pode ver aqui nesse link (mas tah em Frances)

http://www.lkb.ens.fr/recherche/atfroids/francais/Rubidium.html

Acho que é isso mesmo. Foi na base do tranco que lembrei isso.:D, por isso estava sujeito a falhas. Na página em Francês, apanhei um pouco, mas pelo que entendi é semelhante á matéria da super. :cool:
Obs: Para quem gosta de curiosidades, a revista Mundo Estranho da abril é uma ótima alternativa. Dos mesmo produtores (praticamente) da revista Superinteressante. Assino ela também a 2 anos. Muito boa.;) :cool: