PDA

View Full Version : Física , questões ?! Algum físico aqui ?!



Kinder Ovo
05-02-2004, 20:08:33
Galera eu estou participando do campeonato mundial de física para menores de 18 anos !! De 15 à 18 anos !!! Chama Jovem Físico , foi fundado na RUSSIA, essa ano os finalistas de cada páis irão para a Australia disputar a final hehe !!

Eu tenho que mandar meu projeto para a USP em 2 meses !!!

Eu tenho que escolher uma dessas 17 questões, e pesquisar, analizar, resolver, montar projeto e tal !!

Eu não sei qual escolher, porque não tenho a mínina idéia de como resolver isso !!! As questões são !!!

Problemas
1. Neblina

Invente e construa um dispositivo que permita determinar o tamanho de uma gotinha de neblina usando um gerador de som.

2. Gelo Teimoso

Coloque um pedaço de gelo (por exemplo, um cubo de gelo) em um recipiente cheio de óleo vegetal. Observe o que ocorre e faça uma descrição quantitativa da dinâmica do movimento observado.

3. Pêndulo Elétrico

Use uma linha para suspender uma bola entre as placas de um capacitor. Quando as placas são carregadas a bola começará a oscilar. Do que depende o período das oscilações?

4. Mancha Poerenta

Descreva e explique a dinâmica dos padrões que você observa após deixar cair algum pó seco (por exemplo, pó de café ou farinha) sobre a superfície da água. Estude os parâmetros relevantes envolvidos nos fenômenos observados.

5. Concha do mar

Quando você põe uma concha do mar em sua orelha que você pode ouvir "o mar". Estude a natureza e as características do som produzido pela concha.

6. Efeito Seebeck

Duas tiras longas de metal são curvadas na forma de um arco e são unidas em suas extremidades. Um extremo é então aquecido. Em quais condições uma agulha magnética colocada entre a tiras apresenta o máximo desvio?

7. Moeda

Coloque uma moeda de pé, isto é, apoiada sobre sua borda mais estreita, sobre uma superfície horizontal. Suavemente gire a moeda e investigue o movimento resultante apresentado até atingir o repouso.

8. Pedra Saltadora

É possível lançar um seixo plano (pedra pequena e lisa) de tal modo que ele possa ser ricocheteado pela superfície da água, saltando sobre ela várias vezes. Que condições devem ser satisfeitas para que este fenômeno possa acontecer?

9. Fluxo d`água

Usando uma fonte de corrente contínua, investigue como a resistência elétrica entre dois arames metálicos (dois eletrodos) imersos em água corrente (ou numa solução aquosa) depende da velocidade e da direção do fluxo da água ou da solução utilizada.

10. Duas Chaminés

Duas chaminés repousam sobre uma caixa com um face lateral transparente. Há um orifício na tampa da caixa embaixo de cada chaminé, sob a qual é colocada uma vela. Pouco tempo depois das velas serem acesas, a chama de uma delas fica instável. Examine o fenômeno e apresente sua própria teoria sobre o que está acontecendo.

11.Telefone de Fio

Como a intensidade do som transmitido por um telefone de fio (telefone construído pelas crianças, geralmente, com um barbante e dois copos plásticos, p.exemplo) e a qualidade de comunicação entre o transmissor e o receptor dependem da distância, da tensão no fio e de outros parâmetros envolvidos? Projete e construa um telefone de fio que tenha um ótimo desempenho.

12. Tubo de Kundt

Num "Tubo de Kundt" as ondas estacionárias produzidas podem ser visualizadas utilizando-se algum tipo de pó ou poeira (p. exemplo, serragem de madeira bem fina). Uma observação mais cuidadosa revela que as regiões de pó têm uma subestrutura. Investigue sua natureza.

13. Ovo Cozido

Ao atravessar uma fatia de ovo branco cozido, a luz branca se torna avermelhada. Investigue e explique este fenômeno. Encontre outros exemplos semelhantes.

14. Chafariz

Construa um chafariz com 1,0 metro de coluna d? água. Aperfeiçoe os outros parâmetros do chafariz para que o jato de água ganhe a máxima altura, variando os parâmetros do tubo e usando diferentes soluções de água.

15. Efeito Castanha do Pará

Quando uma mistura granular é agitada, as partículas maiores podem terminar sobre as menores. Investigue e explique este fenômeno. Em quais condições se observa o fenômeno inverso?

16. Pequenos Campos

Construa um dispositivo baseado em uma agulha de bússola e use-o para medir o campo magnético da Terra.



17. Didgeridoo

O "didgeridoo" é um instrumento simples de sopro construído tradicionalmente pelos aborígines australianos a partir da casca externa de um tronco de árvore. Apesar de sua simplicidade, trata-se de um instrumento notável devido à grande variedade timbres que produz. Investigue a natureza dos sons que podem ser produzidos e como eles são formados.


Valeu galera !!!

ChAnWaY
05-02-2004, 21:33:12
Sou bem fraquinho em Física + vo ajudar no q posso:

R:
1. ?
2. ?
3. Agitação das moleculas?
4.
5. barulho do vento na superficie curvilinea?
6. quanto + calor o metal vai expandir, qual a situação q a agulha se inclina mais eu não sei :)
7. helicoidal? não... só se tivesse o eixo "Y".. circular? curvilineo? sei la... algum desses..
8. dependendo da velocidade, peso da pedra e inclinação da força F exercida pela pessoa a pedra pode ser ricocheteada pela água varias vezes sim.
9. ?
10. a pressão da agitação das moleculas do ar quente "impurra" o ar para baixo de uma das chaminés deixando a outra estável?
11. Um telefone sem fio de ótimo desempenho seria com um fio de nailon perfeitamente esticado e 2 latas que não deixem "vazar" o somd a sua orelha.
12. q porra eh tubo kudnut?.. pqp !
13. atravessar com oque? com luz? seria algum tipo de reflexo?
14. n da pra explicar.
15. as particulas maiores sobem e cobrem as particulas menores "menos densas"..
16. n da pra explicar.
17. varios.. sei la!

Kinder Ovo
05-02-2004, 21:37:41
Cara não é só explicar como acontece, isso seria fácil d+ !! eu tenho que mostrar, fazendo experiencias e trabalhos manuais !! eu não quero que me falem como faz !!

Quero ajuda de tipo, sites, livros legais com bastante informação sobre física !!

Phantom
05-02-2004, 21:58:27
Bom site eu conheço esse: http://fisicanet.terra.com.br/

Livros acho que os melhores são do Halliday, pelo menos são usados na UNB

Tem muita questão interessante ai, acho que a galera que tiver afim pode discuti-las...

Du Doido
05-02-2004, 22:55:50
Esse do gelo eh oprincipio inverso do azeite na agua, o nome do cara qeu fez isso eu eskeci...mas procura qeu tu acha!

SNIPA
06-02-2004, 14:00:58
tipo, eu faço matematica mas aconselho vc trabalhar com a questao da concha.

as outras são bem mais complicadas.

Du Doido
06-02-2004, 14:12:01
Po..a da pedra eh a mais facil!!!1

Eh soh calcular a tensa superficial da pedra+velocidade+angulo de inclinacao, mais uma ou duas paradas que eu nao sei!!!

0day.gamer
08-02-2004, 23:30:05
como vc está num campeonato mundial de fisica e nao sabe o q fazer??

Teve qto tempo pra pensar em algo?