PDA

View Full Version : Estamos + proximos do que imaginavamos dos computadores PENSANTES!



ChAnWaY
21-02-2004, 10:29:50
Acabei de ler essa noticia incrível no site www.ovelho.com , e creio que se isso se confirmar em cerca de 10 ou 15 anos já teremos os primeiros computadores PENSANTES que possam reagir a estimulos do nosso cérebro ou até mesmo AGIR POR CONTA PROPRIA e raciocinar e solucionar problemas!

para os + pessimistas, talvez o mundo vire a Matrix ( tem certos fundamentos validos )...

vou colar a noticia na integra:

Rapaz, essa notícia eu achei que ainda demorar muito tempo para dar... Mas, segundo esta nota aqui da CNews canadense (http://cnews.canoe.ca/CNEWS/TechNews/2004/02/19/pf-353584.html), pesquisadores da Universidade de Calgary (http://www.ucalgary.ca/~neuro/syed/welcome.html), no Canadá, e do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiram cultivar células nervosas em um chip de silício.

Utilizando um microcapacitor presente no chip, os pesquisadores conseguiram estimular a célula, que apresentou evidências de retenção de traços memória que podem ser lidos, de volta, pelo chip de silício.

Estou estranhando a pouca repercurssão desta notícia na Internet e mídia em geral mas acho que pode ser que a coisa estoure daqui a pouco.

Não sei se estou viajando demais mas o impacto desta conquista científica não tem igual para mim nas últimas decadas. Isso significa, por exemplo, o desenvolvimento de aparelhos eletrônicos capazes de se comunicar diretamente com as células nervosas e o cérebro e, na outra direção, computadores capazes de "pensar" !

Já fui dar uma checada na revista científica citada na notícia (http://prl.aps.org/) mas não achei o trabalho dos pesquisadores na edição disponível on-line. Mal posso esperar para pelo menos tentar ler o artigo !

Priboi
21-02-2004, 11:02:19
Ainda vão se arrepender, no dia que tudo isso não estiver mais sobre o controle humano....

Raybon
21-02-2004, 11:23:24
isso naum vai dar certo...
c isto for verdade os robos daqui uns 50 anos podem começar a controlar o mundo. eles podem fazer o q bem intenderem, não mais respeitando os humanos.
o caminho ja esta sendo formado pro mundo c tornar igual ao MATRIX :eek: ...
mas eh serio c fugir mesmo do controle humando vai ser um grande passo para o fim da humanidade. :(


R\B

Rainor
21-02-2004, 11:38:01
Não sei não, isso tá me parecendo falso.

ChAnWaY
21-02-2004, 13:26:18
Originalmente enviada por Rainor
Não sei não, isso tá me parecendo falso.

talvez... mais desde 1900 estuda-se sobre o PC Quântico, que na verdade em vez de chips utizaria celulas.. eh moh viajado... + no futuro nada se sabe... quem sabe nossos netinhos la no futuro já tenham uns amigos robôs ? ;)

Kiko Rigatti
21-02-2004, 13:45:17
Eu creio que se fosse verdade ia tar um estardalhaço em tudo que era lugar falando sobre isso todo os site que entrasse ia tar falando sobre isso...ia aparecer direto na tv e talz.. um avanço desses e ninguem falar nada isso pra mim me faz acreditar q eh fake....

ChAnWaY
21-02-2004, 16:09:39
Originalmente enviada por Kiko Rigatti
Eu creio que se fosse verdade ia tar um estardalhaço em tudo que era lugar falando sobre isso todo os site que entrasse ia tar falando sobre isso...ia aparecer direto na tv e talz.. um avanço desses e ninguem falar nada isso pra mim me faz acreditar q eh fake....

nem todas as informações podem ser passada ao grande público... talvez eles tenham conseguido mais ainda tão aperfeiçoando para anunciar na mídia..

nerj
21-02-2004, 16:13:05
"Pensamento" está muito além de uma simples (relativamente) interface homem-máquina

<X-Nemesis>
21-02-2004, 19:31:54
Originalmente enviada por ChAnWaY
talvez... mais desde 1900 estuda-se sobre o PC Quântico, que na verdade em vez de chips utizaria celulas.. eh moh viajado...
PeLaMoRdIdEuS!!!!:eek: :confused: :D Não me fala um troço desses!:p

Um processador quântico é a tentativa de se criar um processador que utilise toda a capacidade de transmissão de sinais por átomos! Atualmente os processadores usam transistores feitos de alguns átomos e que só são capases de enviar e receber sinal binario ("ligado" e "desligado" 0101010101...), em teoria, um processador quantico teria controle total dos próprios átomos e esses átomos seriam capazes de enviar e receber varios tipos de sinais diferentes, oque aumentaria a capacidade dos computadores em milhares de vezes, oque causaria uma SUPER evolução nos computadores e aliás, um processador quantico teria muito mais capacidade que um "simples" cérebro humano!;)
E os processadores quanticos não estão longe de se tornarem realidade, é possivel construir um hoje, mas tem um grave problema, por utilisar os átomos na "potencia máxima" ele esquenta MUITO, um simples cooler não adianta, ele precisa ficar permanentemente dentro de um recipiente com nitrogênio líquido e é MUITO instável, tipo, qualquer coisa faz o processador explodir!:D
Pra resolver esse problema dee super aquecimento, só usando um super condutor, mas essa é outra coisa que ainda não existe... Mas também tá próximo!;)

Opa... voltando ao topico...:D Essa história de células num chip É VELHA!!!hahaha :p
Ah uns 6 ou7 anos atrás eu vi num documentario sobre robotica no Discovery que tinham conseguido fazer um chip que tinha neuronios vivos nele, até mostraram ele, no lugar onde era pra tá os transistores do chip tinha neurônios em cima!!:D


E falando em "homem vs máquina", vocês sabem o ditado, "Se não pode vencê-los, junte-se a eles!:D ", acredito que até o fim do século 21 já existirão máquina tão ou mais inteligentes que nós, ficou claro que esse é um futuro inevitavel, mas pensem bem, não seremos extintos, seremos substituidos por uma raça superior, que é exatamente oque tem acontecido desde o inicio da vida na Terra, nós (humanos) só estamos aqui ainda porque passamos por cima de todas as outras raças que existiram nesse planeta, uma hora vai ter que aparecer algo "melhor" pra tomar o nosso lugar...

nerj
21-02-2004, 21:15:48
Belo ponto X-Nemesis, soh acho q vc exagerou na parte q um processador quantico pode explodir....ele é instável sim , mas é por conta de que qualquer campo magnético por mais fraco que seja pode alterar a ordem de processamento, corrompendo os sinais.

F0rbIz0n
21-02-2004, 21:15:59
Se isso for verdade sabem o q significa?

VIDA ETERNA

Eu posso cortar meu pescoço e colocar um corpo robo, hahahahaha, imaginem vcs como o exterminador do futuro, hahahaha, ou então poderemos implantar chips no nosso cerebro para ficarmos mais inteligentes!

Eu acho q não foi divulgado na midia pois o povo q nã entende de tecnologia não ia entender nada, e quem entende um pouco iria a loucura! Ou vcs acham q o q acontece no filme MIB não possa ser verdade? A população em geral é muito idiota e impulsiva, isso aew levaria a centenas de protestos, e com a pressão o governo ia mandar destruir a pesquisa, hahahaha


EDIT: Nemesis, vc se lembra do q vc viu na tv a 7 ou 8 anos?

<X-Nemesis>
21-02-2004, 23:46:44
Ae nerj, nessa parte de explodir eu não tinha certeza mesmo, mas sabia que é muito instável!:D


Ae Forbizon, agora eu tava pensando e acho que oque vai acontecer não é que as máquinas vão substituir a humanidade mas sim NÓS nos tornaremos máquinas!:eek: :confused: :cool: :D

Tipo, como você falou, vamos alterar nossos corpos com implantes eletronicos(coisa que já acontece hoje!) pra nos tornarmos mais avançados, por enquanto nós somos capazes de usar braços e pernas mecanicas, implantes nos ouvidos pra escutar melhor e recentemente implantar um coração artificial, logo esses "upgrades" vão começar a se tornar cada vez mais avançados, não sei quando isso acontecer, mas um dia vai ser normal as pessoas comprarem "peças" novas para os seus corpos ficarem mais potentes, e gradativamente, sem que ninguém perceba, os humanos organicos vão ser substituidos por humanos totalmente mecanicos, sem que jamais tenha ocorrido algum tipo de guerra entre homens e máquinas como se vê nos filmes...:cool:

Caramba... hoje eu tô inspirado!:D Mas é que sou fanatico por essas coisas de "homem vs máquina" e robotica em geral!:cool: :D

Rainor
22-02-2004, 02:36:50
Gostei da idéia, Nemesis, daí a vida vai virar um RPG, e a gente vai poder evoluir de nível comprando membros mais fortes, cérebro mais rápido, legal.

MarcelRock
22-02-2004, 08:55:42
:eek: Acho que a notícia é falsa, mas legal a discussão sobre a possibilidade.

F0rbIz0n
22-02-2004, 14:14:07
Originalmente enviada por Rainor
Gostei da idéia, Nemesis, daí a vida vai virar um RPG, e a gente vai poder evoluir de nível comprando membros mais fortes, cérebro mais rápido, legal.


Hahahahaha, nois matando rato no esgoto pra ganha xp, hahahaha

<X-Nemesis>
22-02-2004, 21:05:47
hahaha Essa idéia de upgrades é boa mesmo!:D
Vamos "viajar" um pouco nisso, olha só como poderia ser um dia comum nesse futuro em que pessoas fazem upgrades!:D :p

Ano 2132, X-Nemesis entra numa loja de peças pra humanos.

X-Nemesis: Ae...
Vendedor: Sim?
X-Nemesis: Tem braço esquerdo ai?
Vendedor: Tem sim! Aqui está, um modelo HB-CHIPS...
X-Nemesis: Bá!!! Isso não... Não tem um ASUS ai?
Vendedor: Espera um pouco...................... Não tem, mas tem Soyo!
X-Nemesis: Soyo? Qual modelo?
Vendedor: L-ARM Dragon 6F 300K.
X-Nemesis: 300K!? Dá pra levantar 300 quilos com esse braço! Beleza!
Vendedor: E vem com 6 dedos!
X-Nemesis: Melhor ainda! Vou levar!
Vendedor: Mais alguma coisa?
X-Nemesis: Saiu caro esse braço... se fosse mais barato eu podia ter comprado um NVidia GeKaraio 30cm, não aguento mais o continuar com esse "onboard *enis"...
Vendedor: Ouvi falar de um cara que comprou um *enis da Microsoft e na hora de "terminar o serviço" deu pau e travou!
X-Nemesis:hahahaahah putz... fui...
Vendedor:Toma cuidado lá fora, agora a pouco passou um predador perseguindo um alien!
X-Nemesis: AFF... cade o policial que tinha que tá mantendo a ordem na rua?
Vendedor: o alien comeu...
X-Nemesis: AFF...


ps. Nem me perguntem de onde consegui tirar tanta bobagem!:D :p

F0rbIz0n
22-02-2004, 21:12:09
Boa nemesis!

Uhauhauhuah, até o pingulin mecanico é complicado! hshahaha


Imagina o barulho da bomba no estomago bombeando a comida e o coração resfriado por uma cooler, ahhahahahahaha

Raybon
23-02-2004, 14:53:51
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
nós (humanos) só estamos aqui ainda porque passamos por cima de todas as outras raças que existiram nesse planeta, uma hora vai ter que aparecer algo "melhor" pra tomar o nosso lugar... otima a constatação :sm03: , meus parabens kra...
ok ,tbm acho q um dia podera via uma raça superior a nos humanos, MAS NÃO CRIADAS POR NOS MESMO, tipo seria normal vim extraterrestres aki pra terra a nos dominar mas nao robos q forum nos mesmos q criamos.;)


R\B

<X-Nemesis>
24-02-2004, 02:18:27
Originalmente enviada por Raybon
otima a constatação :sm03: , meus parabens kra...
ok ,tbm acho q um dia podera via uma raça superior a nos humanos, MAS NÃO CRIADAS POR NOS MESMO, tipo seria normal vim extraterrestres aki pra terra a nos dominar mas nao robos q forum nos mesmos q criamos.;)


R\B
Não sei não, acho mais provavel um futuro do tipo "Terminator" ou "Matrix" do que "Independency Day"!:D :cool: hehehe

Aliás, o mais provável mesmo é que a raça humana se mate durante os séculos 21 e 22, estamos destruindo e esgotando todas as fontes de energia/alimento do planeta!
Não vamos ser extintos por máquinas e nem ETs, vamos morrer de sede/fome e cancêr(camada de ozonio destruida, muita luz ultra-violeta...)!:sm01: hahaha


ALIÁS..... Nada disso importa porque daqui a "zilhões" de "zilhões" de "zilhênios" o universo vai entrar em colapso e será completamente aniquilado, inclusive o tempo vai deixar de existir... o_O
E provavelmente um novo universo vai nascer...

ps1. Esse papo tá começando a fugir do controle!:D :p
ps2. Ei Raybon, botou uma frase minha na assinatura!:D Legal!:sm01:

DarKMaN
24-02-2004, 03:01:44
Ah rapaz, deixa essa de nos matarmos para os altamente pessimistas. Outra papo de maquina dominar homem, poxa sai dae mermao isso, nos seres humanos somos complexos demais para sermos imitados. Nossa tecnologia precisaria ser infinitamente maior criar um mundo como é o nosso corpo. Criar um robo auto-suficiente e com a alta complexidade do nosso cerebro que realmente é complicado, é estupidez dizer que daqui a 50 anos teremos algo parecido, deixem isso para os filmes de ficcao cientifica

-=HeLL_KiNG=-
24-02-2004, 11:48:38
é,esse topico nao sei pq mas me fez lembrar do filme Inteligencia Artificial

ChAnWaY
24-02-2004, 15:57:53
Originalmente enviada por -=HeLL_KiNG=-
é,esse topico nao sei pq mas me fez lembrar do filme Inteligencia Artificial
tem tudo haver :D... só que acho que no filme exageram um pouquinho... De fazer um computador pensante a um sentimental é um grande salto...

[]´s

DarKMaN
24-02-2004, 16:43:06
Grande? Eh um salto inimaginavelmente grande. E aquele robozinho tinha energia infinita, loukura lokura

<X-Nemesis>
24-02-2004, 18:41:28
Só vou falar uma coisa...
Lá pelo início do século 20, há uns 100 anos atrás, era EXTREMAMENTE ABSURDA a idéia de que pouco mais de 50 anos depois seriamos capazes de enviar humanos até a Lua ou que 100 anos depois estariamos fazendo uma "invasão a Marte" com varias sondas não tripuladas!


Oque parece ficção ciêntifica hoje, provavelmente será a realidade daqui a 50 anos!;)

F0rbIz0n
24-02-2004, 19:41:43
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
Só vou falar uma coisa...
Lá pelo início do século 20, há uns 100 anos atrás, era EXTREMAMENTE ABSURDA a idéia de que pouco mais de 50 anos depois seriamos capazes de enviar humanos até a Lua ou que 100 anos depois estariamos fazendo uma "invasão a Marte" com varias sondas não tripuladas!


Oque parece ficção ciêntifica hoje, provavelmente será a realidade daqui a 50 anos!;)

Nem sempre, a 40 anos se achava q no ano 2000 estariamos vivendo como nos "Jacksons", no meio de naves e talz, haha

<X-Nemesis>
24-02-2004, 20:02:29
Originalmente enviada por F0rbIz0n
Nem sempre, a 40 anos se achava q no ano 2000 estariamos vivendo como nos "Jacksons", no meio de naves e talz, haha
hahahaha É mesmo... mas sempre tem alguma coisa que é exagerada demias pra acontecer em pouco tempo, daqui a 100 anos nós podemos sim estar vivendo como os Jetsons, edifícios gigantescos, carros flutuantes e tal...;)

F0rbIz0n
24-02-2004, 20:38:46
Não enquanto millhões de pessoas não tiverem dinheiro pra comprar nem um chevete, quem dirá um carro voador.

Kotz
25-02-2004, 01:09:00
Eh mesmo rapaz ?? Voce acha que daqui a 50 ou a 100 anos vamos nos elevar a posicao de DEUSES CRIANDO OUTROS SERES?? Nada disso mermao, isso é muito mais pra frente do que se imagina.

-=HeLL_KiNG=-
25-02-2004, 02:25:38
me lembrou outro lance q é aquele de congela partes do corpo,no caso a cabeça p/no futuro com o avanço da tecnologia implanta-las em outros corpos:humanos ou roboticos

quem viu a entrevista daquele cirurgiao doido la no jo,ja faz um bom tempo e ri muito auhuhauauhauha

só nao ri da neta do cara q é muito gata

:sm04:

ChAnWaY
25-02-2004, 11:14:32
Originalmente enviada por <X-Nemesis>
hahahaha É mesmo... mas sempre tem alguma coisa que é exagerada demias pra acontecer em pouco tempo, daqui a 100 anos nós podemos sim estar vivendo como os Jetsons, edifícios gigantescos, carros flutuantes e tal...;)


não duvido nada.. pra falar a verdade tenho quese certeza que será assim..
O Exército dos EUA já tem estudos que estão dando certo em prototipos de aviões flutuantes..
basta agora a tecnologia passar de bélica para civil, ai sim poderá ser + estudada e aprimorada ao cotidiano.. Imagina daki a uns 60 - 70 anos as grandes empresas ( FORD / Wolksvagem / Fiat / Toyota / Dodge / Nissan / etc.. ) investindo FORTE em pesquisas em cima dessa tecnologia.. não dúvido nada de termos um salto tecnologico imenso.. afinal, nunca vi DINHEIRO tão relacionado com Tecnologia como no ultimo século!
A guerra fria que o diga!

[]´s

Raybon
25-02-2004, 12:37:07
Desde a criação dos computadores, apartir da década de 80 o mundo evoluiu 100%, antretanto agora daqui pra frente nao eh de c duvidar nada do q criarem, podem aparecer coisas q jamais nos imaginariamos q podessem ser criadas.

Originalmente enviada por ChAnWaY
não duvido nada.. pra falar a verdade tenho quese certeza que será assim..O Exército dos EUA já tem estudos que estão dando certo em prototipos de aviões flutuantes...

isto eh verdade, basta uma aprimoração nas pesquisas e com certeza nos vamos conseguir mta coisa.


R\B

F0rbIz0n
26-02-2004, 01:49:12
Até o computador foi criado pelo exercito, estão esperemos por isso, não é nada de muito complicado, o problema e ter energia pra isso e fazer com q fique estavel.

Imagina se faltar gasolina e o cara a 100m de altura, hahaha

EU ACREDITO q os governos escondem muuuuuuuitas coisas, desde bichos mutantes até esses cacarecos q um dia se tornarão parte da nossa vida.


E sobre o q estava sendo discutido sobre partes robos nos humanos, lembram do robocop?