PDA

View Full Version : Filosofias de novo! Alguem ja leu algo do Albert Camus??



Du Doido
03-03-2004, 14:36:46
Ae galera, seguinte, to começando meu mestrado (han han:o) e vou defender a questao do Homem Absurdo em Camus. Queria se saber se alguem ja leu algum livro dele, e caso ja tenha lido, poste ae pra nois trocar umas impressões e umas ideias!!!


Pra quem nao conhece, mas curte filosofia (to com a impressao que to falando sozinho) Camus eh um escrito Franco-Argelino nascido em 1907 em Mondovi (cidade da Argelia). Foi aluno e depois rival de Jean Paul Sartre ( um dos maiores filosofos da historia). camus publicou varios livros (romances, contos e peças de teatro) e somente dois de cunho inteiramente filosofico, sendo eles "O Homem Revoltado" onde ele ataca a filosofia contemporanea falando que apartir dela, os homens podem transformar bandido em juizes!! ehehe polemico nao!?
O outro livro de cunho filosofico eh o Mito De Sisifo, onde Camus expoe de forma impar a questao do suicidio. Apesar de nunca ter sido considerado filosofo, camus publicou em suas obras cenas da vida cotidiana, onde o Homem, nao se perde no absurdo do mundo, mas sim se constroe.

Se alguem leu, quer ler, ou tem pelo menos interesse no assunto, posta ae!

:sm03:

Rainor
03-03-2004, 22:16:32
Li a Peste, mas faz muito tempo.

BatZ
04-03-2004, 02:34:14
a única coisa q eu conheço de Camus são as letras do Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii).... sério mesmo, Camus é uma das maiores influências das letras dele, principalmente dos primeiros discos, tipo Exército de Um Homem Só, Terra de Gigantes, Somos Quem Podemos Ser, etc... se vc tiver interesse a título de curiosidade, me avisa q eu vejo quais músicas tem mais a ver e te passo uma relação, curto muito e manjo quase tudo de Engenheiros! :cool:

Du Doido
04-03-2004, 02:37:03
Originalmente enviada por BatZ
a única coisa q eu conheço de Camus são as letras do Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii).... sério mesmo, Camus é uma das maiores influências das letras dele, principalmente dos primeiros discos, tipo Exército de Um Homem Só, Terra de Gigantes, Somos Quem Podemos Ser, etc... se vc tiver interesse a título de curiosidade, me avisa q eu vejo quais músicas tem mais a ver e te passo uma relação, curto muito e manjo quase tudo de Engenheiros! :cool:


:eek: :sm25:

SERIO!??! auhauahuhaa nao sabia, nunca prestei muita atenção em engenheiros!!!!

Mas quero sim Batz... po, bacana a novidade!!!

VALEWS!!!:sm03:

BatZ
04-03-2004, 02:48:40
ahuahuahuaa

é sim, ow!!! muita gente tem preconceito de EngHaw devido a alguns "críticos" imbecis, mas tem muita letra interessante!!

primeira coisa, dá uma olhadinha em www.enghaw.com.br e se encontrar alguma coisa dá um toque, q é tipo um site oficial, mas criado por fãs! aí eu vou dar uma pensada numas letras q tem mais a ver com Albert Campus e te passo!!

:sm03:

Du Doido
12-03-2004, 20:11:27
Originalmente enviada por BatZ
ahuahuahuaa

é sim, ow!!! muita gente tem preconceito de EngHaw devido a alguns "críticos" imbecis, mas tem muita letra interessante!!

primeira coisa, dá uma olhadinha em www.enghaw.com.br e se encontrar alguma coisa dá um toque, q é tipo um site oficial, mas criado por fãs! aí eu vou dar uma pensada numas letras q tem mais a ver com Albert Campus e te passo!!

:sm03:


Batz, de boa, pesquisei, conversei com outros fãs, e nao achei nada de Camus nas letras do Eng. Sei lah, Camus trata do absurdo humano e tals..... sei lah, me da ideia no icq depois entao pra nois ve que que rola!!

Danylo
22-03-2011, 09:38:46
Olá, pensei que era o único maluco apaixonado por Camus....... estou vendo que não!!!
Estou fazendo o meu trabalho de Conclusão do curso de filosofia em Camus.... É uma coincidência, mas o tema é o mesmo do seu.
Por conta acabei lendo muitas de suas obras; me apaixonei pelo Estrangeiro.
A condição absurda do homem, em camus, se torna inerente a ele, que no primeiro momento se defronta com o absurdo da existência e depois se revolta contra ela. isso faz com que o homem sem rejeita-la ou nega-la, viva sem fazer nada pelo eterno.
O homem absurdo é aquele que aceita sua condição absurda e busca crescer-se dentro dela; é não ver sentido em algo e continuar a fsze-lo apesar da agrura: "é preciso imaginar sísifo feliz" conhecido nê???
A questão da liberdade e da paixão pela vida são temas fantasticos, que um escritos magnifico como ele não poderia deixar de abordar....
Somos todos livres, livres para escolher qual via da vida seguiremos........


atenciosamente

24-03-2011, 20:16:30
Isso aqui não é um tópico, é uma concentração de lendas...=/

GueD'S
10-04-2011, 00:31:38
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLhthbpxZWsw_PKSJG8XgfGOeFYUQhXdiCTxKrrAjgAlbBz668og&t=1

-=|R.R.|=-
10-04-2011, 14:31:34
http://2.bp.blogspot.com/_ZZyVihe_ULg/TUfmSFvSdrI/AAAAAAAAIJA/VrxEISfZKkg/s1600/camus.jpg