PDA

View Full Version : Doom3 não será um bicho papão! (Ultra-Heavy)



ChAnWaY
13-03-2004, 16:48:15
Vou explicar aqui por que...
Muitos acham que doom3 tem modelagens extremamente complexas e uma geometria fora do comum... Na verdade muitos se enganam.. Doom3 é apenas o resultado de um bom trabalho da ID software em cima da tecnologia Crytek (www.crytek.com), a mesma tecnologia utilizada em Far Cry.

Agora vamos ver as técnicas utilizadas no Far Cry para entender ou um pouco + sobre a engine do Doom3:
Polybump:

http://www.crytek.com/images/gallery/polybump/poly_01.jpg

Notem que nesta primeira imagem temos um simples modelo de apenas 1.500 polígonos , bem quadrado.

Apliquemos o Polybump e:

http://www.crytek.com/images/gallery/polybump/poly_02.jpg

tcha-ran!!!... A transformação...
Parece até outro modelo, mas continua com os mesmos 1.500 polígonos.

Agora comparem com um modelo de 250.000 polígonos...

http://www.crytek.com/images/gallery/polybump/poly_03.jpg

Muito parecido não?

Continua difícil perceber?

http://www.crytek.com/images/gallery/polybump/poly_04.jpg

Acho que agora não!

Agora vou explicar mais a fundo como é possível esta mágica.

O Polybump é o nome dado a uma técnica de utilização do já conhecido Bump Maping, onde ao aplicarmos a uma superfície monocromática pixels onde áreas mais claras são encaradas como alto relevo e áreas escuras como baixo relevo nos dá a impressão de que o modelo preenchido com esta superficie contenha um numero elevado de poligonos para realizar o papel de alto/baixo relevo.

Agora vamos a um exemplo com a engine do DOOM3.

http://finalboss.globo.com/galeria/PC/D/Doom_III/54363.jpg

Notem que esta imagem retrata o modelo de um zumbi, no primeiro momento modelado em 250.000 polígonos, depois em 1.400 e depois com os 1.400 poligonos utilizando texturização e tecnica polybump.

Esta tecnica dá ao desenvolvedor do jogo a possibilidade de gerar graficos maravilhosos à baixo custo de poligonos, fazendo assim o jogo ficar muito mais leve do que parece.

vejam abaixo:

http://www.moco3d.kit.net/materia/exemplo2.jpg

Ainda restam dúvidas de que DOOM3 utiliza-se de modelos com baixo número de polígonos?

então reparem esta foto:

http://www.moco3d.kit.net/materia/exemplo1.jpg

Ainda sim depois de todos estes exemplos ainda tens dúvida? Assim você quer me mataaaaarrrr!

http://server6.uploadit.org/files/chanway-d3bp.jpg

Conclui-se que Doom3 não será tão pesado como se especula , não será um bicho papão comedor de hardwares,
Mesmo as fotos apresentando um grande nível de qualidade gráfica, nota-se que a técnica do polybump disfarça a baixa quantidade de polígonos e nos da a ideia de que o jogo será muito pesado devido ao nível de detalhes.
Em suma, é muito polybump e pouco polígono, uma placa de video que gere com certa facilidade este efeito irá ser mais do que suficiente para jogar satisfatóriamente o jogo. A ID também confirmou suporte a placas sem este recurso, ai sim a perda de qualidade será imensurável, mais a performace nem tanto.

Bem, espero que pelo menos os leigos tenham suprido suas dúvidas.

[]´s

Obs: Este é um tutorial retirado , modificado e adaptado do fórum Critical Hits (http://www.criticalhit.com.br/forum/viewtopic.php?t=197&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=), cujo o autor de parte do intelecto deste artigo, Mocochock, também foi responsável pela criação e hospedagem de algumas imagens usadas aqui como exemplo, assim como parte do intelecto e dos exemplos foram criadas por mim e retirados de outras páginas da web, como exemplo da própria desenvolvedora da engine Crytec Inc.

Du Doido
13-03-2004, 17:30:38
Ateh ae blz Chan!!!
Mas duas coisas... onde vc fala 2.500 poligonos na imagem tah 250.000 poligonos.... nnum saquei!!:confused:



Outra coisa que me faz pensar que o jogo sera pesado eh o proprio bumpmap (quem jogou X2 the threat sabe do que to falando)! Mas o que realmente me faz pensar no peso do jogo vao ser as self-shadows e stencil-shadows, alem dos efeitos de luz em TR.

Duvido que o doom3 va precisar de um pc monster pra rodar, mas acho que a galera abaxo de 512 de ram, 1.5 ghz e FX5600 (radeon equivalente, nao entendo de radeon) vao ter serios problemas pra jogar esse jogo com tudo qeu ele oferece...



mas...o lance eh esperar sair...

RedYakuza
13-03-2004, 17:40:24
Ae muito bom ChAnWaY, se feiz algo bem explicado. To torcendo pra que esse jogo nao seja pesado e roda nessa minha joça de maquina, atlhonxp1600 256mbram e GF2-64MB... foda ser pobre neh ? eheh. Se for levado em conta o FARCRY , meu pc rodou ele sem travar( com tudo no medio com resolutacao baixa 640x480 ) mais rodou lega :P.

HolySin
13-03-2004, 18:34:29
Mas Chan, vc se esquece que número de poligonos não é tudo, Doom 3 vai pegar pesado no bump mapping, pixel shader e sombras (no mesmo estilo das que deixavam tudo lento no Deus Ex 2).

Tgondii
13-03-2004, 18:47:03
Originalmente enviada por HolySin
Mas Chan, vc se esquece que número de poligonos não é tudo, Doom 3 vai pegar pesado no bump mapping, pixel shader e sombras (no mesmo estilo das que deixavam tudo lento no Deus Ex 2).




Disse tudo!!!!

Dann
13-03-2004, 18:47:19
olha gostei da matéria........



Não sei se é converça da Id mas ela fez testes com uma simples GForce 4 mx 440 q rodou o doom 3 aos 20frames em média....



Acho q é converça da Id mas nunca se sabe...=]

F0rbIz0n
13-03-2004, 18:57:31
by Tia da novela do fim do mundo: "Quem viver, verá!"

O jeito é esperar, mas q eu vou testar aqui vou :D

nerj
13-03-2004, 19:18:55
Ai eh q tah, eles vão economizar nos modelos pra poder pegar pesado em outras coisas como shadow-mapping e normal-mapping nos cenários (q come mais q bump-mapping)

Bolovo
13-03-2004, 19:31:28
Uia! Q tecnica loca! Apesar q eu acho feia as texturas do FarCry, o neguim eh de borracha :p

Essas Screens do Doom3 sao veia pacas! Hj deve tar tudo lisinho q nem o FarCry :)

A[B]'s

-=HeLL_KiNG=-
13-03-2004, 20:35:45
ultra heavy nao digo mas pesado isso sera com certeza mas po, a gente tem q larga de ser chorao afinal é uma tecnologia aplicada num jogo d forma inédita,futuramente pode-se deixa-la mais light até e sem suga tantos recursos

o q mais "assusta" no doom3 é o lance de primeira impressao q deixa pelo visual q até por ser bem dark transmite mais ainda a sensacao d pesado

acho q o q mais vai suga serao as luzes,sombras e bumping ,só espero q tenha opcoes variadas de configuracao

aftasardem
13-03-2004, 21:04:52
Originalmente enviada por nerj
Ai eh q tah, eles vão economizar nos modelos pra poder pegar pesado em outras coisas como shadow-mapping e normal-mapping nos cenários (q come mais q bump-mapping)
exato. e a manha é justamente essa de diminuir o máximo possível em números de polígonos pra poder usar esses recursos de bump, que somados com as sombras e etc., exigem várias "passadas" pela placa de vídeo, até que a cena é renderizada.
o "perigo" do peso não está no número de polígonos.

Shadu
13-03-2004, 22:40:11
Originalmente enviada por Du Doido
Ateh ae blz Chan!!!
Mas duas coisas... onde vc fala 2.500 poligonos na imagem tah 250.000 poligonos.... nnum saquei!!:confused:


eh 250.000 mesmo, olha a "redezinha" do modelo, se fosse 2500 n teria essa diferença gigantesca nela

ChAnWaY
14-03-2004, 00:03:01
Du Doido..
é 250.000 mesmo.. foi um erro de digitação meu...

Holysin, eu não disse que o jogo seria leve... só que também não sera o MONSTRO que todos pensam...
Com esse topico quis mostrar que a ID está utilizando de tecnicas para deixar o jogo o + leve possível...

Imaginem se não fosse usado o polybump??? ai sim, o jogo seria um privilégio para pouquíssimos.

Afinal... duvido que um pc caseiro iria rodar um jogo feito doom ( que aparecem vários inimigos na tela ao mesmo tempo ) tendo eles os 250.000 poligonos! :p
Em suma, o polybump traz qualidade a baixo número de poligonos, uma grande alternativa. Assim eles podem fazer sistema de shadow / light / particulas + complexo... porém mesmo assim sem ser um peso MONSTRUOSO, dai o titulo do tópico "Bicho Papão"


;)

[]´s

Soraia
14-03-2004, 01:41:57
È mesmo...eles precisaram economizar nos modelos para poder usar bastante os outros recursos.Talvez se eles exagerassem com os modelos o jogo fosse ficar lento,sei lá...
Só sei q parece q o jogo está ótimo...:rolleyes:

MrK !
14-03-2004, 02:15:53
Só espero q do beta pra ca tenha ficado mais leve .

Wild
14-03-2004, 02:46:03
putz caras acho mesmo com as técnicas de implementação com os relevos

podiam ter sido feitos modelos com mais polígonos pra acabar com aquelas quinas nas cabeças dos modelos...

mas lógico q n to desmerecendoi o visual do doom q é 10!

mas talvez isso n tenha sido feito pq o jgo ficaria muito pesado

o q acham??

Dann
14-03-2004, 02:59:18
Sem dúvida a verção dakele boneco em 1500 para a do boneco em 250.000 é inferior....mas nem tanto!


Agora imaginem daqui a uns 10 anos quando as placas de vídeo estiverem fazendo 10.000 pixels rapidinho, imagine como ficaria os personagens na tela + os efeitos.....
Nem dá pra ter noção...:)

bluR
14-03-2004, 03:57:23
pra quem nao tem makina pra rodar um farcry da vida, e ver o efeito em andamento..
tem um programa de benchmark de ogl, q se chama GL EXCESS..
onde tem esse efeito em um dos benchs..
era um superficie, plana, mas quando a luz movia pra cima e pra baixo, vc tinha a impressao q a textura tinha relevo..


quando eu vi akilo na minha SUPER PODEROSA ULTRA MEGA PHODA PRA CARALHO gf2 mx400, kerelho, fikei doido..
po, eh mto bonito o efeito, e funca bem legal..

alem de legal, eh útir pre kerelho.. heh

[]'z

Fenris Wolf
14-03-2004, 05:04:13
Pois é, mas, se eles tão economizando com o Bump pra poder jogar alto com as sombras e texturas, então que não façam que nem Splinter Cell, por favor! Tudo bem, as sombras em SC são bem perfeitinhas e tal, muito legais, mas pesadíssimas! Se você simplesmente abaixar a resolução das sombras de High pra Medium, já aumenta de 10-15 fps! Principalmente vai pesar com o que disseram desse lance de "pulrum monte de carinha na frente do nada".

E outra, acho que eu preferia que cabeças voadoras viessem me atacar, no doom 3, não essas caixinhas pontiagudas. Acho que no jogo ela causaria mais dano se jogando em cima de ti (e te furando com a ponta dela) do que te tacando fogo :D Mto feio mesmo.

[]s

PS: 250.000 Polígonos é mto pesado? Não tenho nem idéia disso...

ChAnWaY
14-03-2004, 13:41:35
Originalmente enviada por Wild
putz caras acho mesmo com as técnicas de implementação com os relevos

podiam ter sido feitos modelos com mais polígonos pra acabar com aquelas quinas nas cabeças dos modelos...

mas lógico q n to desmerecendoi o visual do doom q é 10!

mas talvez isso n tenha sido feito pq o jgo ficaria muito pesado

o q acham??

sem dúvidas...

+ isso quando em movimento, com os efeitos de shadow disfarçando bastante as imperfeições do modelo + a ação frenética não vai dar nem pra notar..

[]´s

Fenris Wolf
14-03-2004, 14:56:50
Cara, o lance é que aquele modelo de 1500 polígonos com polybumb ficou bem legalzinho, mas aquela cabeça voadora é horrível... MUITO PONTUDA!

mas, eu perguntei, alguém sabe, se 250.000 polígonos é uma coisa muito pesada de se renderizar?

[]s

ChAnWaY
14-03-2004, 17:06:01
Originalmente enviada por Fenris
Cara, o lance é que aquele modelo de 1500 polígonos com polybumb ficou bem legalzinho, mas aquela cabeça voadora é horrível... MUITO PONTUDA!

mas, eu perguntei, alguém sabe, se 250.000 polígonos é uma coisa muito pesada de se renderizar?

[]s

para um modelo de um jogo em primeira pessoa é sim!

[]´s

Du Doido
14-03-2004, 17:07:24
Originalmente enviada por Fenris
Cara, o lance é que aquele modelo de 1500 polígonos com polybumb ficou bem legalzinho, mas aquela cabeça voadora é horrível... MUITO PONTUDA!

mas, eu perguntei, alguém sabe, se 250.000 polígonos é uma coisa muito pesada de se renderizar?

[]s



Bom fenris, acho que deve ser sim, pq afinal, seriam 166 x mais poligonos por personagem!!! Ou seja, um personagem de 250.000 poligonos equivaleria a 166 personagens de 1500, com certeza, nao ha maquina domestica hj em dia pra renderizar isso.


:sm03:

SpawN_O_RetornO
14-03-2004, 20:36:20
budaquibariu uiaHIUhhiu bem loco esse technologia, eu tinha visto em otro lugar sobre ela, mto boa sua explicação chan :D

1berto
14-03-2004, 22:58:54
Originalmente enviada por Fenris
Cara, o lance é que aquele modelo de 1500 polígonos com polybumb ficou bem legalzinho, mas aquela cabeça voadora é horrível... MUITO PONTUDA!

[]s

Mas acho que este é o preço do jogo ficar acessível, senão ele ficaria extremamente pesado.

O chato é que quando revelam os bastidores, tudo será olhado com outros olhos.

Fenris Wolf
15-03-2004, 00:02:09
O custo do jogo ser acessível é tercabeças-voadoras pontudas? Pô, to dizendo que podia, em vez de ter 9 lados esse polígono irregular que é texturizado pra ser a cabeça, podia ter un 15, 6 a mais só pro topo da cabeça, pra não ser tão feio. Duvido que iria carregar mais tanto assim.

[]s

1berto
15-03-2004, 01:17:58
Se não são as cabeças, são os braços, se não os braços, as armaduras, se não as armaduras, alguns objetos, e por aí vai... Há vários defeitos (a palavra não seria defeito, mas sim, descuido) nessa tecnologia, que se fosse colocar em cada um deles esses polígonos a mais, ficaria certamente mais pesado. A engine é padronizada, não se pode criar determinados personagens ou objetos de uma forma e outros, de outra. Seria bom se pudesse, pois teríamos inimigos em destaque com maiores detalhamento.

NeoRSC
15-03-2004, 11:52:22
o certo é q depois q o DIII for lançado varios games utilizaram a sua engine e sua tecnologia... ou seja... melhores e mais belos graficamente games nos teremos:)

com certeza essa tecnologia ira ser utilizada no Quake IV:sm03:

ChAnWaY
15-03-2004, 19:42:02
se eles fizeram essas cabeças voadoras com poucos polígonos é pq certamente elas vão ter uma alta velocidade, alem de ficar soltando fogo direto enquanto voa...

em suma.. eh um inimigo que não vai dar pra parar e olhar pra ele... pois ele é muito rápido, voador e fica soltando uns efeitos loucos...

tudo tem uma explicação :)
ehehhueuh!

eu acho né..

Onichi
15-03-2004, 20:08:57
Acho que DIII vai exigir bem mais memória RAM do que a Placa de vídeo mesmo. É só ter os suportes necessários (Também não vão querer rodar numa placa igual a minha né? :p ) e uma boa RAM que ele deve rodar legal.

De qualquer modo, desse eu passo longe :(

Fenris Wolf
16-03-2004, 21:13:32
E parece que, de acordo com a Tom's Hardware, as FX vão mesmo bombar! :D

http://www.tomshardware.com/graphic/20030512/images/image061.gif
http://www.tomshardware.com/graphic/20030512/images/image062.gif
http://www.tomshardware.com/graphic/20030512/images/image064.gif

[]s

¥-FøX_HuNt-¥®
18-03-2004, 01:29:35
Bem galera não sei se a ID falou realmente a verda pois um parceiro meu com um atlhon xp 2.8ghz com uma ti 4200, 128mb, num conseguiu rodar o primeiro demo do doom 3, akeles que sairam a muiiiiiiito tempo atraz, tipow rodava a coisa de 5, 6 fps chegando algumas vezes a cair até para 1 fps... mas. como uma prova viva de que grafico bom não é sinal de jogo pesado, temos o exemplo mais concreto de ut 2003... pelo menos eu acho....

Vlws....

By Fox.

Brain_RJ
19-03-2004, 00:25:51
A verdade é uma só: Estou louco pra jogar!!!!!!!!

Com certeza o jogo não será tão leve....mas acredito que qualquer usuário com um PC razoável (Athlon 2.0 com 512 de Ram e uma placa de 128 Mb para cima) rode sem maiores problemas...é esperar para ver....

Valeu!:D

-=|R.R.|=-
19-03-2004, 02:27:58
Originalmente enviada por Brain_RJ
A verdade é uma só: Estou louco pra jogar!!!!!!!!

Com certeza o jogo não será tão leve....mas acredito que qualquer usuário com um PC razoável (Athlon 2.0 com 512 de Ram e uma placa de 128 Mb para cima) rode sem maiores problemas...é esperar para ver....

Valeu!:D

Assim espero!!!! Vamos aguardar o tio J.C. terminar!!!!

NeoRSC
19-03-2004, 12:44:28
Originalmente enviada por Brain_RJ
A verdade é uma só: Estou louco pra jogar!!!!!!!!

Com certeza o jogo não será tão leve....mas acredito que qualquer usuário com um PC razoável (Athlon 2.0 com 512 de Ram e uma placa de 128 Mb para cima) rode sem maiores problemas...é esperar para ver....

Valeu!:D

depene da placa... se for uma MX naum vai nem rendenizar o menu de instalação uahauhauhaua

Brain_RJ
19-03-2004, 14:54:10
Originalmente enviada por NeoRSC
depene da placa... se for uma MX naum vai nem rendenizar o menu de instalação uahauhauhaua

Pô que maldade a sua...hehehehe

Eles podem tentar rodar em janela....
hehehehe

tô zoando....mas concordo com vc...acho q uma MX não vai dar pro gasto....

Valeu!:sm01:

Edit
P.S.: Ae galera não acreditem nesses pontos de 3dMark pq MX tem pouca tecnologia para processar o que está por vir no Doom3