PDA

View Full Version : Como trocar o driver da Radeon8500



DekerBSB
11-03-2002, 23:18:53
Pessoal.....
um problema sério dos usuarios da placa Radeon 8500 é a questão de como atualizar o driver....
pois só pegar a ultima versão e tacar por cima do que ja ta instalado não funciona......só piora o desempenho....
.....
infelizmente a melhor maneira de instalar um driver pra Radeon 8500 é formatando o sistema e fazendo uma instalação limpa.....
......
mas como pra muita gente é sem condição formatar o PC apenas para trocar um driver escrevi esse guia de como trocar o driver sem ter q formatar.......
espero que seja de utilidade.....
qualquer dúvidas botem aqui que eu tento responder....
esse guia é valido para o Windows 98.....em breve coloco o mesmo para WindowsXP......
...........
...........

1-Va no painel de controle....na parte "adicionar ou remover programas".........bote para desinstalar o ATI DISPLAY DRIVER.......
feito isso o windows vai pedir para reiniciar...clique em não.....

2-agora va no menu iniciar e bote pra localizar no drive C: todos os arquivos com o seguinte nome ATI*.INF.....
apos localizado esses arquivos apague todos e reinicie o computador

3-Agora vem a parte complicada para que nao esta familiarizado com o registro........mas essa parte é fundamental para que tudo de certo........
mesmo desinstalado o driver como foi feito acima ainda permanece no registro as entradas/chaves da Radeon8500........
agora é a hora de remover isso.....

4-Clique no botão iniciar e depois em executar.....digite REGEDIT....
vai abrir uma tela com 6 campos no lado esquerdo.....
abra o campo HKEY_LOCAL_MACHINE...depois o campo SOFTWARE.....procure pela entrada ATI TECHNOLOGIES
......
apos ter encontrado essa chave apague ela....é so clicar com o botão direito do mouse em cima e botar pra deletar.....

agora tem q apagar outra chave do registro.....mas como ficou meio bagunçado apos ter feito os passos la de cima é melhor fechar o registro e abrir de novo pra ficar mais facil de achar.....
é so fechar....ir no menu iniciar e digitar REGEDIT novamente....

aberto o registro va na chave HKEY_LOCAL_MACHINE....clique em SYSTEM...depois em CURRENT CONTROL SET......depois em SERVICES.....depois em CLASS...(vai abrir varios valores) e agora o campo DISPLAY.....vai aparecer a chave 0000 se vc tiver usando apenas 1 monitor.....(como a maioria por aqui deve estar usando só um monitor só aparece esse campo 0000 ou 0001.....caso tenha mais de um monitor talvez tenha 0002 ou 0003....)
......
......
mas resumindo......agora tem q apagar essa chave 0000 (ou 0001).......
.........
.........

5-terminado com o registro agora clique no botao iniciar novamente e depois em LOCALIZAR.....
bote pra procurar todos os arquivos com o nome ATI*.* no C:
apos ter encontrado os arquivos basta deletar tudo....

OBS-APOS ter feito a etapa 5 ja mantenha o driver que vc quer usar em alguma pasta......descompacte os driver para alguma pasta no diretorio de sua preferencia

6-agora vá no painel de controle.....clique em SISTEMA....depois em GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS.........vai aparecer o icone do monitor escrito ADAPTADORES DE VIDEO......abra esse campo.....deve aparecer algo como adaptador grafico vga ou algo do tipo......
remova a placa que estiver aparecendo no campo ADAPTADORES DE VIDEO.........
o windows vai pedir pra reiniciar (ele adora fazer isso)......
reinicie........
........
quando entrar no windows vai falar que encontrou um nova hardware....(sua placa de video)...e vai pedir os drivers para instalar corretamente......
......
acho que aqui todos sabem oq fazer......é so botar avançar e especificar o local onde esta o driver novo......vamos supor que vc extraiu o driver novo pra pasta C:\RADEON........
se vc apontar pra essa pasta nao vai achar o driver....pq quando vc extrai o driver ele cria uma sub-pasta dentro da pasta que vc criou.....entao no caso vai ficar assim C:\RADEON\ATIDRIVE.....e é nessa pasta que vão estar os driver......
........
então é so apontar pra essa pasta que o windows instala os drivers normalmente......
........
........
feito isso ja ta tudo blz.......a placa ja esta instalada corretamente....sem conflito de driver......
agora só resta configurar as opcões do OpenGL e D3D.....mas isso fica a criterio de cada um.....
lembrando que a barra SMOTHVIOSION é o equivalente ao FSAA (Full Screen Anti Aliasing) da Geforce....que seria a habilidade da placa em tirar aquele efeito escadinha que fica quando jogamos em resoluções menores que 1152x864......
usar o Smothvision deixa o jogo bem mais devagar.....pq puxa muitos recursos da placa....o Smoothvision é bom de usar em jogos leves como o Counter-Strike.....
.......
estou falando isso pq tem gente que compra a placa e nao sabe oq é esse diabos de SmoothVision que aparece la no painel de controle dos drivers da ATI.....
por default o SmothVision ja vem ligado no D3D...no OpenGL nao tenho certeza........
e por ja estar ligado acontece que o povo vai jogar alguma coisa e acha que o jogo esta lerdo....que a placa deveria estar rodando o jogo mais rapido....
isso acontece por causa do SmoothVision que ja vem ligado por padrão.......
........
então é bom desligar.......só ligar quando quiser usar em algum jogo......
........
........
os drivers novos estão permitindo o ajuste do filtro Anisotropico........aparece como FILTRAGEM ANISOTROPICA no painel de controle......
esse campo é bom sempre deixar ativado......em 16x...ou com a barra de controle toda para a direita...pois esse é um dos recursos que a Radeon 8500 humilha qualquer Geforce........até as Geforce4....
......
e quam ja viu o filtro anisotropico em ação sabe o tanto que é bom manter ligado sempre........
.........
.........
.........
é isso aí pessoal.........espero que este post possa ajudar alguem.....
:)

Pacote
11-03-2002, 23:32:13
Ao deker tipo eu nao li pq tava muito grande mas se nao me engano basta pegar o radeonator (ultima versao) e usar ele pra limpar o registro que funciona que eh uma blz
eu ja testei efunciona blzinha
:D:):D

DekerBSB
11-03-2002, 23:40:09
talvez se vc tivesse lido vc nao ia ter falado isso........
o Radeonator é só pro WindowsXP/2000.......
..........
..........
e como o povo que quer tirar o maximo da placa ta usando o Win98 aí ja viu né........
:p

Gangstar
12-03-2002, 01:09:09
preguica mata mlauco!

Taturana
12-03-2002, 09:45:52
não tem jeito de deixar esse tópico como o tópico sempre mais alto? sei la', tipo um faq de placas de vídeo? tipo, como tirar os driver da radeon, como tirar os driver da geforce e por aí vai?:confused:

BatZ
12-03-2002, 11:12:04
Taturana, num tem jeito, mas pode deixar q esse tópico está bem guardado... sempre q precisarem a gente passa o link!!!

valeu Deker, show de bola esse guia.... só tú mesmo... ;)

[]'s

Pacote
12-03-2002, 15:09:37
Sei la joguei medal quando pus o win98SE e ficou uma merda
sei la pus uns drivers oficiais mas ficou bem mais rapido com o XP
vai saber o pq
Li que nos ultimos drivers o XP esta cada vez mais se aproximando do 98
pq na verdade o 98 eh uma merda isso sim hehe
aow bom entao quem quiser tirar o drive da radeon e possui o Windows XP ou 2000

Peguem aqui o programa radeonator
http://radeonator.cjb.net/

e depois de instalar dentro do programa procurem que tem uma opçao para desinstalar drivers
:D


Ps: valeu ai por ter pegado o post da rage 3d e traduzido
:D

DekerBSB
12-03-2002, 17:29:43
haiuhaiuhaiuah

vc é um menino mesmo............
.....
por isso que eu te BANI do meu forum......
:p

BatZ
12-03-2002, 17:38:48
Pacote, num começa vai... o cara parece q está competindo para ver quem sabe mais! vc já postou tantas coisas, fotos, dicas, patches, etc tiradas de outros sites e ninguém veio ficar falando isso, então pra q começar??

ninguém nasce sabendo, se o Deker aprendeu isso no fórum da Rage3D e teve a bondade (:D ) de vir aqui nos passar, só temos a agradecer... é lógico q ele teria q ter lido isso em algum outro lugar, ou aprendido com alguém, então pra q vir falar uma coisa dessa.... tenha dó!

e por favor: NÃO VAMOS COMEÇAR TUDO DE NOVO, OK!?!?!

assunto encerrado!

[]'s

Pacote
13-03-2002, 00:33:38
Aow batz na boa
Vou ser sincero e vai ate parecer ironico ou engraçado mas cara vcs parecem que nao entendem

eu falei obrigado por blablabla nao de um modo para zuar mas
realmente
obrigado por ter traduzido o post da rage 3d!!
POis se pusesse em ingles muita gente ia ficar sem saber o que fazer

deker levou pelo lado da zueira pq bicho ptem richa comigo ate o inferno mas para me explicar digo que eu disse um obrigado sincero e nao querendo zuar ou fazer de sarcastica minha frase

:)