PDA

View Full Version : [Noticias] ATI Responde as acusações de Cheat com filtro Trilinear!



Bolovo
18-05-2004, 22:41:24
Ontem o site Computerbase.de acusou a ATI de usar trapaças com filtros. A ATi não usa filtro trilinear+AF, mas sim "brilinear"( mistura de bilinear e trilinear e algumas mudança no algoritimo) e o desempenho é muito melhor assim, mas perde em termos de qualidade de imagem. A ATI foi acusada de fazer coisas que a Nvidia já fizera. Hoje a ATI responde sobre as acusações:

Resposta da ATI em Ingles
There has been a lot of discussion about our trilinear filtering algorithms recently.

The objective of trilinear filtering is to make transitions between mipmap levels as near to invisible as possible. As long as this is achieved, there is no "right" or "wrong" way to implement the filtering.

We have added intelligence to our filtering algorithm to increase performance without affecting image quality. As some people have discovered, it is possible to show differences between our filtering implementations for the RADEON 9800XT and RADEON X800. However, these differences can only be seen by subtracting before and after screenshots and amplifying the result. No-one has claimed that the differences make one implementation "better" than another.

Our algorithm for image analysis-based texture filtering techniques is patent-pending. It works by determining how different one mipmap level is from the next and then applying the appropriate level of filtering. It only applies this optimization to the typical case - specifically, where the mipmaps are generated using box filtering. Atypical situations, where each mipmap could differ significantly from the previous level, receive no optimizations. This includes extreme cases such as colored mipmap levels, which is why tests based on color mipmap levels show different results. Just to be explicit: there is no application detection going on; this just illustrates the sophistication of the algorithm.

We encourage users to experiment with moving the texture preference slider from "Quality" towards "Performance" - you will see huge performance gains with no effect on image quality until the very end, and even then, the effect is hardly noticeable. We are confident that we give gamers the best image quality at every performance level.

Microsoft does set some standards for texture filtering and the company's WHQL process includes extensive image quality tests for trilinear filtering and mipmapping. CATALYST passes all these tests - and without application detection, which could be used if you wanted to get a lower-quality algorithm go undetected through the tests.

Finally, ATI takes image quality extremely seriously and we are confident that we set the bar for the whole industry. We don't undertake changes to our filtering algorithms lightly, and perform considerable on-line and off-line image analysis before implementing changes. This algorithm has been in public use for over a year in our RADEON 9600 series products, and we have not received any adverse comments on image quality in that time. If anyone does find any quality degradation as a result of this algorithm, they are invited to report it to ATI. If there is a problem, we will fix it.

Resposta da ATI, toscamente traduzida
Pra quem não entende inglês, resumidamente:
Eles disseram que é uma tecnologia diferente, que está sendo patenteada, e que as diferenças são percebidas apenas "comparando screenshots apliadas com e sem o algoritmo", e que esse tipo de comparação não é válida para apontar que uma implementação é melhor do que outra.
O algoritmo funciona determinando o quanto diferente um "mipmap" é do próximo, e então aplicando o somente o filtro apropriado (necessário). Eles frisam que em situações atípicas (em que os "mipmaps" são muito diferentes, não é aplicada qualquer otimização.
Frisam também que o driver não detecta a aplicação que está rodando em momento algum, ou seja, o procedimento é o mesmo pra qualquer jogo ou benchmark, o que segundo eles dá uma idéia da sofisticação do algoritmo.
Se alguém perceber qualquer degradação na qualidade de imagem como resultado desse algoritmo, pode reportar isso à ATI. Se há algum problema, corrigiremos.

Driveheaven (http://www.driverheaven.net/#article_13615)

Fonte: ForumPcs
hehehe o q isso ATI!!! Agora ate vc!!! :sm01: :p

A[B]'s

Rainor
18-05-2004, 22:51:35
Por essas e outras é que eu acho benchmarks uma coisa idiota. O que realmente importa é a qualidade da imagem quando vc joga.

Deviam inventar uma placa-mãe com dois slots AGP onde fosse possível plugar duas placas de vídeo e rodar em 2 monitores diferentes para a gente ver a diferença. (sei que isso é impossível por motivos de hard e software, mas quem sabe no futuro).

NeoRSC
19-05-2004, 01:24:12
isso pq pegaram ela só agora hehehe imagina antes... ATI xitera igual a nvidia:sm02:

--==Insano==--
19-05-2004, 10:55:26
Originalmente enviada por Rainor
Por essas e outras é que eu acho benchmarks uma coisa idiota. O que realmente importa é a qualidade da imagem quando vc joga.

Deviam inventar uma placa-mãe com dois slots AGP onde fosse possível plugar duas placas de vídeo e rodar em 2 monitores diferentes para a gente ver a diferença. (sei que isso é impossível por motivos de hard e software, mas quem sabe no futuro).

Cara vc viajou!!! em vez de inventarem uma placa com dois slotes AGP pode-se montar duas maquinas exatamente iguais e fazer tal teste......:rolleyes:

Gustavolpe
19-05-2004, 12:33:08
que feio heim ATI!!!! HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHHA.....roubando nos filtros!!!! heehehehehehe......

Rainor
19-05-2004, 13:21:50
Originalmente enviada por --==Insano==--
Cara vc viajou!!! em vez de inventarem uma placa com dois slotes AGP pode-se montar duas maquinas exatamente iguais e fazer tal teste......:rolleyes:

Claro que viajei (na imaginação), e eu sei que os caras fazem como vc disse, com duas (ou a mesma) máquina igual. Mas eu sempre achei que seria legal se um dia tivesse uma placa-mãe onde fosse possível usar duas placas de vídeo.

Juquinha
19-05-2004, 13:31:16
Normal isso...

Eu não considero isso cheat, apenas uma otimização "exagerada"

Todo ganho de performance vem com alguma perda de qualidade, mesmo q imperceptivel.

eh de chorar, ver a galera reclamando dos "cheats" da nVidia e agora, chovendo neguim criticando a ATi...

A única diferença é que a ATi é mais transparente ao se pronunciar.

Gustavolpe
19-05-2004, 17:16:29
Originalmente enviada por |-ErwiN-|
Normal isso...

Eu não considero isso cheat, apenas uma otimização "exagerada"

Todo ganho de performance vem com alguma perda de qualidade, mesmo q imperceptivel.

eh de chorar, ver a galera reclamando dos "cheats" da nVidia e agora, chovendo neguim criticando a ATi...

A única diferença é que a ATi é mais transparente ao se pronunciar.

não será por isso que as placas da ATI não perdem muito rendimento com filtros???!!.....tsc tsc tsc......que feio!!!!:sm01:

Cheguei a uma conclusão: benchmark só serve pras empresas trapacearem pra se sairem melhor!!!!! Que coisa triste!!!!

NV:sm02:
ATI:sm02:

Tgondii
19-05-2004, 17:30:57
Por isso que todos deviam fazer como eu, vendi minha 9800xt e estou de vodoo!!!!!:D hehehehe

Gustavolpe
19-05-2004, 18:48:12
Originalmente enviada por Tgondii
Por isso que todos deviam fazer como eu, vendi minha 9800xt e estou de vodoo!!!!!:D hehehehe


HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA.....pô cara....não quer trocar essa voodoo pela minha fx????! hhahahahahaaha!!

ps.: desculpem o flood!!!!:sm01:

Rainor
19-05-2004, 18:55:45
:(

Pô, Voodoo... Lembro da minha primeira placa aceleradora 3D, uma Monster 3D da Diamond (nem existe mais). Era uma Voodoo 1 e o pessoal que ia lá em casa ficava babando assistindo eu jogar Tomb Rider, Hexen, Croc, e QuakeGL. Era PCI e precisava de outra placa para o 2D (eu usava uma Trident). Hehe, bons tempos.

-=|R.R.|=-
20-05-2004, 02:19:09
E tem gente q acha a ATI uma SANTA!!!

Nunca trapaceia, ruleia etc etc.

Ja Nvidia vai pro inferno dos fabricantes de VGA etc etc.

|-ErwiN-|, realmente pelo menos a ATI é mais transparente nesses casos ao contrário da NV!!!

E qdo há aumento de performance há queda de qualidade, são inversamente proporcionais... e tem nego q acha q a ATI faz milagre!!! Afinal é uma santa hehehehehe

:sm01: :sm01: :sm01: :sm01: :sm01:

Agora eu to nem aí!!! Num é por isso q vou evitar placa da ATI, muito pelo contrário... se eu fosse comprar VGA agora eu iria de Radeon concerteza!!!

Tgondii
20-05-2004, 10:54:36
Originalmente enviada por -=|R.R.|=-
E tem gente q acha a ATI uma SANTA!!!

Nunca trapaceia, ruleia etc etc.

Ja Nvidia vai pro inferno dos fabricantes de VGA etc etc.

|-ErwiN-|, realmente pelo menos a ATI é mais transparente nesses casos ao contrário da NV!!!

E qdo há aumento de performance há queda de qualidade, são inversamente proporcionais... e tem nego q acha q a ATI faz milagre!!! Afinal é uma santa hehehehehe

:sm01: :sm01: :sm01: :sm01: :sm01:

Agora eu to nem aí!!! Num é por isso q vou evitar placa da ATI, muito pelo contrário... se eu fosse comprar VGA agora eu iria de Radeon concerteza!!!

Se ela fosse santa, me dava um x800xt de graça...hehehehe
Mas mesmo com cheat, é inegável que a imagem da ati é mais massa....
Qto aos fitros anisio, a Nvidia sempre teve um solução melhor....isso todo mundo já sabia...o lance é o AA que da ATI dá um banho....(até a 5950 x 9800XT, nas novas parece que equilibrou a porra toda...)

Taturana
20-05-2004, 15:02:29
Equilibrou pq aparentemente a equipe da nvidia desenvolveu um algoritmo similar ao da ati, porém ainda apresenta maior perda de performance quando em uso.

Falar que é cheat, realmente não é. Não existe uma única maneira de se escrever um algoritmo, se assim fosse só usaríamos métodos formaispra desenvolver os softwares. Se uma equipe faz um algoritmo, que chega a solução final proposta, sem perda aparente na qualidade, não há motivo algum para não utilizarem a solução desenvolvida, eles mesmos disseram que o algoritmo está em processo de patente.

Com relação aos cheats da nvidia, realmente a coisa muda. Pq é visível que existe uma degradação na imagem, e isso sem precisar selecionar um quadro e aumentar a imagem. Em uma foto minimazada qualquer que existe nos sites por æ é visível a degradação na imagem. Isso é cheat sim. Não é solução, é trapaça, com uma intenção 'boa', mas não deixa de ser trapaça.

Gustavolpe
20-05-2004, 19:11:59
Originalmente enviada por Tgondii
Se ela fosse santa, me dava um x800xt de graça...hehehehe
Mas mesmo com cheat, é inegável que a imagem da ati é mais massa....
Qto aos fitros anisio, a Nvidia sempre teve um solução melhor....isso todo mundo já sabia...o lance é o AA que da ATI dá um banho....(até a 5950 x 9800XT, nas novas parece que equilibrou a porra toda...)

não concordo que o aniso das nvidia seja melhor......no teste das 6800 x x800, aparece a diferença entre uma fx5950 e uma 9800XT....a da ATI dá um banho.....pelo menos no aquamark, onde aparecem as SS!!!.........resumo: até com cheat, as radeons se saem melhor!!! heheheeehehehhehehe......:sm01:

Brain_RJ
21-05-2004, 12:28:56
Originalmente enviada por NeoRSC
isso pq pegaram ela só agora hehehe imagina antes... ATI xitera igual a nvidia:sm02:

Esse é o mal de existir apenas 2 empresas responsáveis pelo mercado....

Se as duas usam "cheat" para mostrar que são superiores, em quem vamos confiar?:confused:

Eu confio no meu bolso.... hehehe

Só gasto quando tenho certeza do que eu quero... ficar só nesses testes de aquamark e 3dmark, não rola!!!! :sm02:

Valeu! :sm03:

-=HeLL_KiNG=-
21-05-2004, 12:48:44
Originalmente enviada por Gustavolpe
não será por isso que as placas da ATI não perdem muito rendimento com filtros???!!.....tsc tsc tsc......que feio!!!!:sm01:

Cheguei a uma conclusão: benchmark só serve pras empresas trapacearem pra se sairem melhor!!!!! Que coisa triste!!!!

NV:sm02:
ATI:sm02:

vamo de volari v8 entao

pq essa é garantia d merda de fabrica auhuhauhauahauh

com filtro,sem filtro...só decepcao eheh