PDA

View Full Version : [ARTIGO] Análise da transferência de calor nos coolers



DanW
29-05-2004, 21:08:04
Bom pessoal, estou criando esse tópico pra saber se vocês têm interesse em ler algo sobre como o calor é transferido do processador pro cooler, e daí pro ar (ou pra água), com uma análise sobre todos os fatores que influenciam nessa transferência, como até onde o tamanho do dissipador é importante, o seu material, etc...

Pode ter também algo como que a temperatura ambiente influencia, a rotação do ventilador, o formato das peças, o fluido de resfriamento... todas essas coisas.

Se vocês estiverem interessados em saber alguma coisa sobre isso, é só irem respondendo esse tópico. Como vou me formar em engenharia química, tenho um bom conhecimento sobre essa parte de transferência de calor e posso passar um pouco disso pra vocês de uma forma bem interessante. Claro que teriam algumas equações matemáticas :P... mas procuraria passar as informações da forma mais didática e menos chata possível.

Tem muita coisa legal acerca desse assunto que muita gente não sabe. Talvez, depois de saber mais sobre, a pessoa tenha mais segurança ao escolher um cooler que realmente satisfaça as suas necessidades sem ter que gastar muito dinheiro. Ou até mesmo fazer alguma modificação.

Teria muito prazer em escrever o artigo, meu tempo é meio curto, mas quando a gente quer e está estimulado a fazer, sempre se dá um jeito.

Blz? Quem gostar da idéia, por favor, sinta-se à vontade pra responder... :D

nerj
29-05-2004, 22:16:25
Opa !! Eu to interessado sim...

Estudei isso na facul nas disciplinas de Fenomenos de Transporte e Energia e Fluidos I e II.... confesso q naum lembro de muita coisa heuahuehau...soh tive uns pesadelos com o operador nabla (?!)

Por mim, manda !!!

Raybon
30-05-2004, 14:51:01
pode mandar danw, é sempre bom aprender alguma coisa a mais, sendo que essa parte de refrigeração é muito importante para o pc...

tenho certeza que a galera vai gostar ;)

R\B

Rafinha
30-05-2004, 15:25:18
Tá esperando o que?:D :D :D
Faz isso ae que vai ser MUITO interessante, pq conhecimento nunca é demais!:)

DanW
30-05-2004, 17:02:08
Legal... hehehe...

Já comecei a pesquisar e escrever.

Gostaria de pedir um favorzinho a vocês. Se puderem medir todas as dimensões dos seus coolers e passar pra mim, seria ótimo pq estou vendo aqui que vou precisar pra comparar como seria um cooler todo quadrado sem aquelas entradinhas parecidas com um pente e outro com. Uma comparação bem interessante, por sinal.

Se não puderem, no problem, mas se sim, seria bom pq aí a gente fazia um banco de dados comparando a fundo todos os aspectos da eficiência do cooler que você tem aí no seu PC, hehehe... :D

Mantrhax
30-05-2004, 20:46:29
Originalmente enviada por DanW
Legal... hehehe...

Já comecei a pesquisar e escrever.

Gostaria de pedir um favorzinho a vocês. Se puderem medir todas as dimensões dos seus coolers e passar pra mim, seria ótimo pq estou vendo aqui que vou precisar pra comparar como seria um cooler todo quadrado sem aquelas entradinhas parecidas com um pente e outro com. Uma comparação bem interessante, por sinal.

Se não puderem, no problem, mas se sim, seria bom pq aí a gente fazia um banco de dados comparando a fundo todos os aspectos da eficiência do cooler que você tem aí no seu PC, hehehe... :D


As medidas tem no site do fabricante, entao nao seria muito problema pega-las (galera, nao precisam desmontar o micro e medir com regua)
ehuaheuaheua

Lá vai um dos meus
Aeroflow (aposentado no momento)

Tamanho do fan : 70mm x 70mm x 15 mm

Corpo em aluminio e o Core é de Cobre.

Fan é Brushless tipo TDM , sem motor
Magnetic Drive, Parece uma turbininha quando ligado, Fuuuuuuuu
roda a 5.600 RPM e tem uma saida de ar de 35.5 CFM

Peso +- 436 Gr

Nivel de Ruido 38 dBa ( duvido, mo barulhento)

FOTO :

http://www.vantecusa.com/moreimage/images/vp4c7040_image01.jpg

http://www.vantecusa.com/

HEUHUEHUHE

Vo postar o Trabuco que eu trouxe Pro GERA, um Zalman CNPS7000A-CU
peso liquido 773 Gr todo em Cobre com filamentos bem fininhos.

Cara ce nao tem noção em como esse papo eh gigante, apelidamos ele aqui de exaustor de cozinha

FHS Specifications
Dimensions (mm) 109(L) x 109(W) x 62(H)
Dissipation Area (cm^2) 3170
Base Material Pure Copper
Weight (g) * 773

http://www.overclockers.com/articles735/zal1.jpg


Aproveita e jah manda bala na Transferencia de calor Via heatpipes como no cooler abaixo.

http://images10.newegg.com/productimage/35-183-107-03.JPG

Bolovo
30-05-2004, 20:57:38
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=58193

:confused: :D

DanW
30-05-2004, 22:44:50
Originalmente enviada por Alan[B]
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=58193

:confused: :D

Está muito bom esse também, mas prentendo fazer um mais completo, falando não apenas do cooler em si mas como influencia o fluido circundante, que pode ser o ar ou água fria.

Dêem uma olhada nesse gráfico que montei. É apenas uma amostra piorada, pra ninguém roubar a minha idéia, é claro... :D

DanW
30-05-2004, 23:40:43
Originalmente enviada por Mantrhax
[B]As medidas tem no site do fabricante, entao nao seria muito problema pega-las (galera, nao precisam desmontar o micro e medir com regua)
ehuaheuaheua

A idéia é essa mesmo, Mantra... :D
Hehehe, tô brincando, não precisam medir, é só ver no site mesmo.

Mas acho que fica melhor eu indicar o que fazer com as dimensões e os outros parâmetros porque aí fica uma coisa mais generalizada.

Aguardem e confiem, já estou na página 5, escrevendo, escrevendo, escrevendo... ;)

-=HeLL_KiNG=-
31-05-2004, 03:18:13
Originalmente enviada por DanW
Está muito bom esse também, mas prentendo fazer um mais completo, falando não apenas do cooler em si mas como influencia o fluido circundante, que pode ser o ar ou água fria.

Dêem uma olhada nesse gráfico que montei. É apenas uma amostra piorada, pra ninguém roubar a minha idéia, é claro... :D

pela previa do grafico ,ta ficando bem maneiro

parabens mano

manta:
seu metido :P

Gera
31-05-2004, 18:45:32
Originalmente enviada por Mantrhax

HEUHUEHUHE

Vo postar o Trabuco que eu trouxe Pro GERA, um Zalman CNPS7000A-CU
peso liquido 773 Gr todo em Cobre com filamentos bem fininhos.

Cara ce nao tem noção em como esse papo eh gigante, apelidamos ele aqui de exaustor de cozinha

FHS Specifications
Dimensions (mm) 109(L) x 109(W) x 62(H)
Dissipation Area (cm^2) 3170
Base Material Pure Copper
Weight (g) * 773

http://www.overclockers.com/articles735/zal1.jpg


Aproveita e jah manda bala na Transferencia de calor Via heatpipes como no cooler abaixo.



UUHEUUhuhuHUHuHUhuHUHUHUHUEHUAHUEHAUHU

o negocio e um trambolho... e vc ainda deixou ele oxidado :eek: (botou o dedão lah né? :sm01: :sm01: :sm01: :sm01: ) preguica de passar um alcool isopropilico ou algo do tipo...

DanW pode mandar... otíma ideia

DanW
31-05-2004, 19:55:20
O artigo já está uns 60% pronto.

Para dar uma incrementada, iria precisar mesmo que vocês tirassem umas medidas dos seus coolers. Não precisa ser o que vocês estão usando, pode ser um que esteja parado. Se não der muito trabalho, gostaria que medissem as dimensões das aletas dos dissipadores (os pentezinhos que apontam pra cima, embaixo do ventilador). As dimensões que eu vou precisar estão na figura anexa.

Qualquer coisa é só perguntar.

[]'s

P.S.: Mantra, pra falar um pouco sobre os heatpipes, precisaria saber qual é o fluido que passa dentro dos canos. A partir daí buscaria as suas propriedades térmicas pra escrever algo... ;)

DanW
03-06-2004, 10:59:00
Manthrax, consegui alguma coisa sobre os heatpipes.
Descobri que o fluido que está dentro dos heatpipes é um líquido altamente secreto que entra em ebulição-condensação à aproximadamente 25-35 ºC, com isso transferindo calor que é uma beleza.

Vou explicar tudinho direitinho no artigo. Tá quase pronto.

[]'s

Mantrhax
24-06-2004, 16:40:38
Manthrax, consegui alguma coisa sobre os heatpipes.
Descobri que o fluido que está dentro dos heatpipes é um líquido altamente secreto que entra em ebulição-condensação à aproximadamente 25-35 ºC, com isso transferindo calor que é uma beleza.

Vou explicar tudinho direitinho no artigo. Tá quase pronto.

[]'s

COOL, so na espera do artigo ;)

Tgondii
01-07-2004, 09:11:21
Eu tenho "um exaustor de cozinha" e o bicho é animal!!!Além de ser hiper silencioso deixa o meu processador com um over de 600mhz mais frio que o stock na frequencia default.....huahahuahau