PDA

View Full Version : Raro fenômeno astronômico é visto por milhares de pessoas



-=HeLL_KiNG=-
08-06-2004, 14:37:04
http://br.i1.yimg.com/br.yimg.com/i/news/reuters/j/040608/i86696780.jpg

SYDNEY, Austrália (Reuters) - Vênus fez uma rara travessia pelo Sol na terça-feira, dando aos espectadores da Austrália, Oriente Médio e África uma visão celestial que nenhuma pessoa viva havia testemunhado.

Para o deleite de milhares de pessoas em todo o mundo, armadas para a ocasião com telescópios, câmeras e óculos especiais, Vênus apareceu às 2h (em Brasília) como um pequeno ponto negro em frente ao Sol.

Os australianos apontaram seus telescópios para o céu do Pacífico sul para testemunhar o fenômeno raro, que foi visto 235 anos atrás pelo famoso capitão inglês James Cook.

Pouco depois das 15h em Sydney, o ponto negro apareceu no canto do Sol caminhando no sentido leste-oeste. A travessia duraria seis horas.

"Tudo o que se vê é essa pequena silhueta negra contra o Sol", disse Fred Watson, astrônomo-chefe do Observatório Siding Springs, localizado no Estado de Nova Gales do Sul.

Em Bombaim, capital financeira da Índia, centenas de pessoas se reuniram no Planetário Nehru. Muitas usaram óculos equipados com filtros especiais para ver a passagem do planeta cujo nome homenageia a deusa romana do amor.

Para o casal de meia-idade Ramesh e Ritika Jeswani, o fenômeno astronômico era "uma celebração de nosso amor um pelo outro".

Cinco passagens do planeta vermelho pela frente do Sol foram registradas. A mais recente aconteceu em 1882. O capitão James Cook testemunhou o fenômeno em 1769, quando estava no Taiti.

Na terça-feira, na Austrália, os curiosos contaram com um céu limpo, mas o fenômeno começou relativamente tarde e eles puderam ver apenas parte dele antes do pôr-do-sol.

"Isso é algo impressionante de se ver. Alguns disseram que seria um acontecimento chato, mas é muito emocionante", afirmou Jos Roberts, que reuniu 40 astrônomos amadores em sua casa, em Sydney, para acompanhar o evento.

A passagem de Vênus pela frente do Sol não poderá ser vista da América do Sul.


Por Michael Perry
fonte: yahoo
--------------------------------------------------------------
como diriam os gringos:

Sweet :cool:

Du Doido
08-06-2004, 14:46:10
EU VI!!! LALALALALAAAAA!!! caralho animal mesmo!!! Muito loko vc ter uma prova concreta do quanto nos somos ridiculos nesse universo absurdamente imenso...


pra quem nao sabe, Venus eh apenas algumas centenas de km menor que a Terra e esta aproximadamente a uma distancia de 100 milhoes de KM do sol ( a Terra se encontra a 148 milhoes)


o que me impressionou foi que Venus aparece ridiculamente menor que o sol, mesmo estando 100 milhoes de km mais perto. uma manchinha negra e tremula passando na frente de um Imperador majestoso e brilhante... Sinceramente, uma das coisas mais magnificas que ja tive o prazer de ver!

Acho que soh perdeu pra primeira vez que vi saturno num telescopio decente e quando vi um meteoro em plena luz do dia singrando o ceu de ponta a ponta.....

acho que nem quando vi marte eu fiquei tao impressionado... e olha que marte deu pra ver com detalhes....

Muito bom o fenomeno, e queria parabenizar a equipe do Observatório da Serra da Piedade por ter proporcionado a mim e a outras pessoas a possibilidade de testemunhar algo que soh volta a ocorrer em 2012 e depois soh daqui a 121 anos!!!!

-=HeLL_KiNG=-
08-06-2004, 14:54:35
realmente, nao ligo muito para esses fatos, até curto mas nao ligo muito, só q desta vez fiz questao d posta aqui pq foi algo absurdo e fantastico

kct, se tem razao doido, somos uns merdas da imensidao do universo uhahuauhahua

isso me impressionou muito mais do q a primeira vez q vi melancia amarela no supermercado aqui do jp, serio msm, fiquei um bom tempo olhando e observando a melancia , até q uma vez nao resisti e comprei, mais cara do q a tradicional vermelha mas muito deliciosa, geneticamente falando creio auhauhauhahu

Cordova
08-06-2004, 19:37:09
curto muito esses bagui de astronomia
esses dias vendo um programa na discovery axo que os caras mostraram umas 20 maneiras de a terra ser destruida hauahuahaua
eh muito massa isso

King of Moria
08-06-2004, 23:41:59
eu fui para o sítio do meu pai levei meu telescópio (q tem proteção para raio solar) e vi TUDo perdi a prova q eu tinha de manha mas já fiz hoje a tarde.....:p

Astronomia Rox!!!!

Lembrando q próxima vez q isso acontecer será em 2012 e não poderá ser visto no Brasil ....intão quem qiser ver dinovo terá q ir para outro país ou coseguir viver até 2117 (é isso?)

Vênus e pouca coisa menor q a Terra, Vênus é um exemplo de com o excesso de poluentes na atmosfera terrestre acontecerá (já esta acontecendo, mas em pequena quantidade) o efeito estufa aonde os raios solares conseguem entrar na atmosfera mas não consegue sair e assim deixa a temperatura Venusiana na casa de 400ºC :eek:

VAlew!:sm03:

NeoRSC
09-06-2004, 16:35:42
Originalmente enviada por Du Doido
Acho que soh perdeu pra primeira vez que vi saturno num telescopio decente

:sm03:

a primeira vez que a gente ve Saturno... a gente NUNCA esquece né naum doido?:cool:

fora quando o tempo ta limpo e da pra ver as luas de Jupter se movendo em volta dele... fica bem parecido com essas imagens do Sol ae:sm03:

Thatha
12-06-2004, 13:00:47
EU VI!!! LALALALALAAAAA!!!

Eu tb vi!! lalalalallal (hihiihihihih a gente tava junto)!!!

Querem ver o absurdo que é esse negócio de ser infimos e coisa e tal
Cliquem nesse link e na foto para visualiza-la por completo!
:sm01:

Isso é realmente um absurdo (http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap040611.html)