PDA

View Full Version : Problema com Zoo Tycoon e outros jogos PC



Mister Durden
12-06-2004, 10:14:35
Olá a todos,

Faz pouco tempo comecei a ter problemas com jogos de PC no meu computador. O padrão é sempre o mesmo: depois de aproximadamente uns 10-15 minutos jogando normalmente, o jogo trava: a tela simplesmente congela e o som fica estático, e só é possível sair resetando o computador. Isso aconteceu primeiro com um Civilization 3 que baixei na net, e agora com o Zoo Tycoon que comprei. Já tentei de tudo: limpeza de disco, desfragmentação de disco, procura por vírus, disk error check e até já formatei o HD e reinstalei o Windows, o que não adiantou nada. Também já instalei o patch disponibilizado no site oficial do jogo mas não tem relação com o problema que eu tenho. Alguém pode me indicar alguma solução para isso? Sabe o que pode estar acontecendo? Agradeceria muito por qualquer ajuda.

BatZ
12-06-2004, 12:12:45
Aparentemente, o seu problema deve estar relacionado a temperatura do processador ou da placa de vídeo.... recomendo que, assim que o computador travar no meio de um jogo, vc resete rapidamente e entre na BIOS, para então conferir qto marca a temperatura do processador no momento (geralmente na opção Hardware Monitor)!

nos diga qual é o seu processador e qto deu a temperatura, caso vc não tenha noção de qto seria a temperatura considerada normal, que a gente diz se está muito alta ou não...

[]´s

Mister Durden
12-06-2004, 12:27:45
Olá BatZ,

Primeiramente obrigado pela sua resposta.

Poderia me dar instruções em como entrar no BIOS? É algo que nunca fiz e não sou tão entendido em computadores. Obrigado.

BatZ
12-06-2004, 12:48:36
Olá BatZ,

Primeiramente obrigado pela sua resposta.

Poderia me dar instruções em como entrar no BIOS? É algo que nunca fiz e não sou tão entendido em computadores. Obrigado.

Ahhhh sim!! Para entrar na Bios, vc deve apertar a tecla "Del"/Delete naquela primeira tela, qdo vc liga o seu computador, qdo geralmente ele conta a sua memória RAM, e mostra algumas informações como o seu processador, HD, etc (isso varia muito de cada computador/configuração)... Ao apertar a tecla Del nesta tela, deve abrir uma outra tela (geralmente Azul), com algumas opções.... Lá, vc deve procurar o menu "Hardware Monitor", que deve informar a temperatura do seu processador!
Após conferir, vc pode desligar e ligar novamente o seu computador, para iniciar normalmente o Windows!

Obs.: Como aparentemente vc não tem experiência na BIOS, tome cuidado para não mexer nas configurações que podem ser acessadas por lá!

Mister Durden
12-06-2004, 12:51:53
Obrigado! Vou fazer isso. Mais tarde digo o resultado.

Salim
12-06-2004, 14:22:56
Olá a todos,

Faz pouco tempo comecei a ter problemas com jogos de PC no meu computador. O padrão é sempre o mesmo: depois de aproximadamente uns 10-15 minutos jogando normalmente, o jogo trava: a tela simplesmente congela e o som fica estático, e só é possível sair resetando o computador. Isso aconteceu primeiro com um Civilization 3 que baixei na net, e agora com o Zoo Tycoon que comprei. Já tentei de tudo: limpeza de disco, desfragmentação de disco, procura por vírus, disk error check e até já formatei o HD e reinstalei o Windows, o que não adiantou nada. Também já instalei o patch disponibilizado no site oficial do jogo mas não tem relação com o problema que eu tenho. Alguém pode me indicar alguma solução para isso? Sabe o que pode estar acontecendo? Agradeceria muito por qualquer ajuda.

pode ser problema relacionado a drivers muda o driver de video pode resolver

m4Tr1x
12-06-2004, 14:26:28
pode ser fonte tambem mas axo que o batz mato

Rainor
12-06-2004, 15:45:38
Pra não ter que entrar no setup, pode-se usar também aqueles programinhas que mostrarm a temperatura da CPU. Uso o AsusProbe (da própria Asus).

Mas congelar a imagem pode ser um monte de coisas, até mesmo problemas com os drives de som.

okobra
12-06-2004, 16:03:39
Eu acho que está mais pra superaquecimento do processador... q antigamente eu tinha um k6-500 com o Cooler queimado, e o computador funcionava por exatamente 30min e travava... Perifica seu cooler e a temperatura do CPU!! Eu uso o AIDA32 muito bom...

Mister Durden
12-06-2004, 16:43:34
Estou de volta.

Fiz o que você me instruiu BatZ. Como eu errei a hora de apertar o Del, o BIOS não abriu na primeira tentativa, então resetei novamente assim que fiz logon no Windows, e dessa vez acertei. Levou cerca de 1-2 minutos entre o momento em que o jogo travou e quando consegui ler as informações do BIOS, logo espero que não faça muito diferença. Colhi esses dois dados do BIOS:

Slot 1: ficou variando entre 64º/65ºC e 147º/149ºF

System: 38ºC/100ºF

A propósito eu uso Petium III 700 Mhz, 128 RAM e Windows XP. Não sei qual a placa de vídeo, só sei que é onboard.

Se for mesmo problema de superaquecimento do processador como vocês parecem estar certos, o que devo fazer pra solucionar esse problema?

King of Moria
12-06-2004, 17:00:58
Estou de volta.

Fiz o que você me instruiu BatZ. Como eu errei a hora de apertar o Del, o BIOS não abriu na primeira tentativa, então resetei novamente assim que fiz logon no Windows, e dessa vez acertei. Levou cerca de 1-2 minutos entre o momento em que o jogo travou e quando consegui ler as informações do BIOS, logo espero que não faça muito diferença. Colhi esses dois dados do BIOS:

Slot 1: ficou variando entre 64º/65ºC e 147º/149ºF

System: 38ºC/100ºF

A propósito eu uso Petium III 700 Mhz, 128 RAM e Windows XP. Não sei qual a placa de vídeo, só sei que é onboard.

Se for mesmo problema de superaquecimento do processador como vocês parecem estar certos, o que devo fazer pra solucionar esse problema?

ta alta mesmo.....

voce terá q trocar de cooler , pega um VCOM 21B q é baratinho (uns 35 conto),
vc tambem pode fazer:
1 - pegar um gabinete de 4 bais ( se o seu for de 3) para melhorar a ventilação....
2- para uma melhora imediata vc pode deixar a tampa do gabineta aberta com um vetilador apontanu para dentro....
3- dar uma arrumada dos fios internos, consequentemente melhorá a circulação de ar...

Boa Sorte!

Marcio_Bianco
12-06-2004, 18:00:58
nossa, ta extremamente alta!!
o meu Pentium 3 800Mhz oscila entre 29° e 31° !
qnd eu jogo, ele vai pra 40°!

Mister Durden
12-06-2004, 18:18:31
Qual das duas indicam a temperatura do processador? Slot 1 ou System?

Vou providenciar a troca do cooler então. Outras vezes em que o computador travou de forma similar foi durante operações demoradas como disk cleanup, ad-aware scans e o Windows steup na última vez que formatei e reinstalei o Windows. Seriam esses outros indicativos de superaquecimento do processador?

Rainor
12-06-2004, 18:53:08
Seria mais fácil entender o problema se vc colocasse a sua configuração (Placa-mãe, processador, essas coisas).

O meu PC vivia travando depois que eu fiz uma atualização da Bios, depois com uma versão mais nova, ficou tudo bem.

Mister Durden
13-06-2004, 13:27:40
O processador é o Intel Pentium III, 751 Mhz, 240 MB de RAM, Windows XP Home Edition 2002. Não sei informar qual a placa mãe.

Fiz mais uma medição de temperatura, dessa vez logo depois que o jogo travou, e marcava praticamente a mesma coisa:

Slot 1: 62º-64ºC/147ºF

System: 34ºC/93ºF

Qual deveria ser a temperatura normal do processador?

Mister Durden
13-06-2004, 22:38:38
Meu pai vai providenciar a troca do cooler amanhã. Alguém tem mais alguma sugestão?