PDA

View Full Version : Limpeza da placa mae e periféricos



Marcio_Bianco
23-06-2004, 20:34:30
fala galera
eu tava querendo faiz tempo faze uma limpeza no meu pc aqui, entaum eu sai a procura de alguns produtos e comprei o alcool isopropílico, flanela e um tubo de spray limpa contato!
agora eu queria sabe, aonde eu posso passa esses produtos e aonde eu naum posso, como o limpa contato e o alcool.
posso usa o limpa contato no socket da CPU? nos outros encaixes tbm?
valeu!

Fenris Wolf
24-06-2004, 01:35:36
Cara, pra que limpar o contato do socket da CPU ou das memórias e Slots que estão sendo usados? Eles estão com ''coisas'' ocupando se espaço, ou seja, não está entrando poeira!
O bom mesmo é limpas a superfície da placa e os contatos que não estão sendo usados!

O Álcool Isopropílico é bom porque é uma cadeia carbônica maior do que o Etílico que a gente tem em casa, apresentando 3 carbonos, aos quais a sujeira se liga, contra os 2 do etílico. Sendo assim o Isopropílico tem a vantagem de captar mais sujeira, gordura e etc e de não possuir água em sua composição, o que evita curtos no sistema.

O que eu recomendo: passe um pincel de seda por toda a superfície da placa mãe e dos outros dispositivos. Depois molhe uma flanela no alcool isopropílico e passe levemente pelas partes das placas, sem aplicar muita força pra que não rasgue a flanela (mesmo que microscopicamente) deixando resíduos nos sensíveis contatos da placa.
Deixe um tempo descansar para o alcool secar - como eu disse, o isopropílico é uma cadeia carbônica maior, então leva mais tempo para evaporar.

Álcool Isopropílico: H³C - CH² - CH² - OH
Álcool Etílico: H³C - CH² - OH

Faça isso por sua própria conta e risco :D

[]s

*711
24-06-2004, 02:49:10
Aew...num sei pq limpar contato?!

O certo é passar pincel em tudo (eu uso de crina de pônei que num condez eletricidade) e SOH no DIE do processador e no exaustor mandar um isopropilico pra limpar a pasta térmica.

Num tem pq limpar mais que isso ;) De preferência repetir isso dae a cada 6 meses pq mais que isso começa a entupir de poeira :p

FLWs:cool:

Marcio_Bianco
24-06-2004, 11:54:07
eu falei de usa o limpa contato pq eu li num outro site ai q um cara falo pra espirra um pouco no socket da cpu e nos outros tbm!
agora eu queria sabe c eu posso mesmo, c é confiavel!
aonde eu vo arranja um pincel com pelo de poney?? hahahaha
é barato??

Gera
24-06-2004, 15:45:33
Falam que Borracha e bom pra limpar ;) ... mas não tenho certeza que vai ficar bom... :D

*711
24-06-2004, 16:17:57
eu falei de usa o limpa contato pq eu li num outro site ai q um cara falo pra espirra um pouco no socket da cpu e nos outros tbm!
agora eu queria sabe c eu posso mesmo, c é confiavel!
aonde eu vo arranja um pincel com pelo de poney?? hahahaha
é barato??
euaheuahe...eu tb ralei feito um animal pra achar os meus...

Cabei comprando lah na Papelaria Universitária...fica na rua do Mackenzie ;) Paguei 1.50 no menor e uns 2.10 no maior acho...

Comprei um fininho pra limpar lugares menores e um grandão pro resto...tu faiz a limpeza rapidão com eles e é melhor que essas latinhas de ar comprimido ;) FLWs:cool:

Mantrhax
24-06-2004, 16:55:27
Falam que Borracha e bom pra limpar ;) ... mas não tenho certeza que vai ficar bom... :D

Borracha é a melhor coisa pra limpar contatos de placas, ela tira a poeira e oxidação sem afetar os contatos.

Antigamente eu usava spray de freon pra limpar tudo, mas como sabem o freon eh nocivo a camada de ozonio e muito dificil de achar e politicamente incorreto.

No mais eu uso um mini compressor de ar pra limpar a Mobo e placas,tirando aquele po indesejado....

Em lojas de modelismo eles vendem ar comprimido em latinhas que sao usadas para pintura spray , que tambem podem ser usadas caso voce tenha um aerografo !!!

Marcio_Bianco
24-06-2004, 18:03:58
pronto, acabei de faze a limpeza total do meu PC, incluindo a limpeza do dissipador, q ta la nos primeiros posts.
eu usei um pincel com cerdas normais mesmo e tbm o spray de limpa contato!
retirei tudo de dentro do pc, só fico a placa mae, dai eu limpei o exesso com o pincel e depois fui espirrando o spray no socket da cpu, das memórias e nos barramentos Pci e agp tbm.
fico muito bom, com um cheirinho do novo, hahahaha
o spray é bom pq ele tira a oxidaçao dos terminais como no caso da socket da cpu e nas memórias tbm
aconselho todo mundo a faze uma limpeza legal ai!!
falow galera! :sm03:

mjusto
24-06-2004, 20:50:30
desmonta seu micro e coloca ele de baixo da torneira que eh a melhor coisa... fica tudo brilhando depois!! so que vc tem que secar ele depois muito bem(com secador de cabelo no ar frio), depois fica um tempo com o micro desligado no sol para ter certeza que ta tudo sequinho e depois eh so partir para o abraço..... nunca tive coragem de fazer isso com um micro bom, so com uns 486 da vida!! hehe mais deu certo hehe, dava até para vender eles depois como um P4!!! hehe!!

Marcio_Bianco
24-06-2004, 20:57:25
hahahahah ta tirando né?
qnd esse aqui fica totalmente obsoleto eu tento faze tbm!
hahahaha :sm03:

*711
24-06-2004, 22:59:56
pronto, acabei de faze a limpeza total do meu PC, incluindo a limpeza do dissipador, q ta la nos primeiros posts.
eu usei um pincel com cerdas normais mesmo e tbm o spray de limpa contato!
retirei tudo de dentro do pc, só fico a placa mae, dai eu limpei o exesso com o pincel e depois fui espirrando o spray no socket da cpu, das memórias e nos barramentos Pci e agp tbm.
fico muito bom, com um cheirinho do novo, hahahaha
o spray é bom pq ele tira a oxidaçao dos terminais como no caso da socket da cpu e nas memórias tbm
aconselho todo mundo a faze uma limpeza legal ai!!
falow galera! :sm03:
Unnnnnnnnn....se tah tudo fundionando blz, mais tipo, na proxima limpeza toma um tempo maior e procura um pincel OU com cerda de crina de cavalo ou de pônei que nem o meu...

Isso pq pincel "comum" feito de pêlo de orelha de boi ou cerda chinesa conduzem eletricidade estática que pode literalmente FRITAR teu pc ;)

FLWs:cool:

Marcio_Bianco
24-06-2004, 23:11:03
eu comprei esse hj numa loja de matériais de construçao, dai eu perguntei c ele tinha pincel com cerdas de pelo de poney, o cara só falta ri na minha cara!! hahahahaha
acho q ele naum sabe o q é isso!
aonde vc compro o seu??

mrxrsd
25-06-2004, 03:16:23
hAUIEhauiehuiAEHuiaHEUI
sobre o pincel, ao invez de falar ponei, fale cavalo :P
Aqui em casa a limpezar da minha maquina eu faço assim, retiro todas as placas, cooler, processador...com um compressor que tenho aqui, dou jatos de ar e tambem dou uma passadinha do meu pincel de cerdas de cavalo, limpo os contatos das placas e memorias com borracha, espirro limpa contatos nos slots, abro o cooler e limpo ele por dentro usando o o compressor e o pincel....assim como limpo o dissipador tb... e dps monto tudo..nunca tive problemas...

Marcio_Bianco
25-06-2004, 14:27:37
foi exatamente isso q eu fiz, mas como eu naum tenho o compressor de ar, eu só passei o pincel mesmo!
depois espirrei limpra contato em tudo e puis tudo de volta!
dai um tempo eu faço outra dessas limpezas pesadas!!
:sm03:

mjusto
25-06-2004, 19:08:08
pega o sacador de cabelo da sua mae ou da namorada!! limpa que fica uma beleza, se for daqueles proficionais melhor ainda!!