PDA

View Full Version : NvidiaxATI



asusv8200
26-07-2001, 12:37:26
Por alguns anos, a Nvidia foi lider absoluta do mercado, humilhando a 3dfx e a propria ATi.
Agora, com o lançamento da radeon 2, a briga vai esquentar entre nvidia e ATi.
As próprias placas atuais da ATI são ótimas, como a radeon DDR 32 mb e 64mb.
Para quem está pensando em comprar um placa nova sem gastar muito dinheiro eu recomendaria uma ATI radeon LE, recem tive uma oportunidade de mexer nela e gostei muito, desempneho muito superior ao da gf2 MX e preço pouco mais alto
Esta sessão é para discussões ou comentários sobre essas 2 grandes fabricantes de placas 3d!!!!

WTC
22-09-2001, 19:28:34
nos jogos em opengl como Q3, SOF,etc... O vsync (aguardar sincronização vertical) não funciona, tornando a imagem péssima (ficam aparecendo linhas horizontais o tempo todo)
Isso não ocorre em direct3d
Tem alguém com o mesmo problema?

Obs: plaquinha vagabunda essa radeon LE não recomendo pra ninguém, mesmo com overclok 180/180 e com o hiper z ativado (raid on Tweaker) o desempenho foi péssimo em alien vs predador 1 e 2 / tribes 2/ operation flashpoint/ red faction/ project éden / e em vários jogos q não me recordo, exceto Max Payne q tem desempenho razoável, soldier of fortune e Q3 q tem o problema com vsync e no 3dmark2001 ycg consegui 2550 (padrão)

configuração : duron 800/ 256 ram/ radeon ddr LE (agp 4x e via 4in1 4.32)/ win me e win 2000 (dual boot)/
driver 4.13.1.7153/ dx 8a no WinMe e 8.1 no win2000

caldas
23-09-2001, 00:47:22
CTRL +c CTRL +v

Muito estranho esse seu caso ...
eu diria que e um acaso isolado, pois varios sites consideram ela como boa ou muito boa em concorrencia com as MXs.
tem certeza que nao e problemas com drivers ou versoes beta do directx ou ate configuracao do monitor ???
Chegar assim e dizer que e uma merda e nao recomendar pra ninguem e meio estranho ....

D@rkNick
23-09-2001, 04:54:44
ae estah a prova concreta q ATI eh um lixo e naum pode nem com a 3dfx(exagerei neh?).....

caldas
23-09-2001, 17:21:40
Como eu disse acredito ser um caso isolado, e nao um problema da placa de video que merece condenacao da propria.

DekerBSB
23-09-2001, 17:30:18
Originalmente enviada por D@rkNick
ae estah a prova concreta q ATI eh um lixo e naum pode nem com a 3dfx(exagerei neh?).....


larga de ser mané rapa........nem conhece e fica falando........
as placas RADEON apresentam os graficos muito melhor que as GF2.......e a radeon2 tem muito mais recurso que uma GF3......
:mad:

WTC
23-09-2001, 18:23:40
tb sou de niteroi :)

essas analises sao feitas baseadas principalmente em 3dmark2001, Q3 e UT. e como já disse : 3dmark2001-- 2550pts (bom) o Q3 fica entre 50 - 70 fps com tudo no maximo e 1024x764 32bit mas com o problema do Vync qualidade da imagem é pessima e o UT roda sem problemas.
O problema é que nos novos jogos como citei (q não aparecem nas analises), o desempenho esta muito baixo devido aos drivers alem do que os novos jogos estão vindo otimizados para as geforces ( tente fazer mais de 20 fps no vulpine 3dmark uma geforce 256 com P3 600 faz 40 fps)

Não é um problema isolado e sim geral devido aos péssimos drivers (atualizados 2x por ano) da ATI e detalhe a radeon LE não tem suporte de drivers pela ATI vc tem que instalar os drivers da radeon ddr retail

Não sei quanto as outras ATIs mas a radeon LE é um abacaxi, se for comprar uma placa compre a ASUS 7100 q esta até mais barata que a radeon le e não vai te dar aborrecimento ( não mais q a radeonle)

mas se quiser comprar uma radeon le compre a minha eh so ir no arremate.com / obs: recomendo muito boa, tem performance similar a uma Geforce GTS acreditem.
E eu acreditei
:D

outra coisa, quando dou boot no sistema a tela pisca e logo depois aparece a contagem de memoria, nao aparece antes o nome da placa de video, a quantidade de memoria, nada. em todas as minhas placas de video isso aparecia, alguem tem alguma explicaçao :confused:

caldas
23-09-2001, 20:19:41
Tudo bem, mais vc ja tentou uma instalacao limpa ( reformatacao e instalacao do windows do zero ) drivers originais 4.13.7075 ou testar em outro sistema ( micro ) para ver se e algo com o seu ???
tipo ate versao de BIOS.
Realmente os drivers ainda nao sao grande coisa mais tudo indica que irao melhorar e muito, ate a propria Nvidia ja passou por isso ate se acertar com os drivers.
Mais a Radeon LE e para concorrer com as MXs ou seja ( baixo custo) em teoria nunca tera um desempenho igual ou melhor que uma GTS, agora o problema com Vsync,nas configuracoes do drive tem uma opcao.. vc ta tentou alterala ???

DekerBSB
23-09-2001, 22:49:09
cara........será que essa sua placa nao esta com algum problema?????
eu sempre vejo o pessoal que te essa placa falar bem.........
vc comprou usada??????
e como o caldas falou...vc ja formatou e instalou tudo depois que comprou ela????

D@rkNick
24-09-2001, 01:55:36
esses caras q falam q a radeon le tem o mesmo desempenho q uma gts eh tudo uns maneh!!!! e mais maneh ainda eh os que me chama de maneh falando q eu num entendo nada q nem conheco a placa sendo q eu tive uma porcaria dessas!!!!!!!!!!!
3d mark 2001(Asus v7100)

3120 3dmarks

3d mark 2001 (radeon le)

2615 3dmarks essa placa FEDE!!!!!!!!!!!!!!!!!ATI SUX!!!!!!!!!! eu num vou mudar minha opniao ate qdo a ati mostrar uma plca superior a qq uma da nvidia do mesmo porte!!!!!! radeon 8500 nem foi lançada direito e eles jah retiraram do mercado dizendo q tinha defeito e q os drivers estavam ruims...... em todos os testes q vi a radeon 8500 ficou cerca de 15 a 20 frames abaixo da Geforce3....
eu nao me conformo como o deker pode ter falado q ela tem um desempenho superior ao da gts....mas se ele acredita em Papai Noel e coelhinho da Pascoa eu num posso fazer nada.....!!


ps: se alguem tem alguma coisa q comrpove q eu estou errado eu calo minha boca depois q postarem aki mais eu quero coisa oficial e NUMEROS!!!!!

DekerBSB
24-09-2001, 02:11:57
rapaz.........
se vc participar de forums internaiconais......onde é quse que meio-a-meio o numero de usuarios de placas da ATI/NVIDIA vc nao ficava falando bobagem........
as placas da ATI tem um desempenho inferior as da Nvidia.....mas possuem muito mais recursos......geram imagens muito melhores........e outras coisas......

D@rkNick
24-09-2001, 02:13:56
hauahuahau eu sabia q ele naum ia perder tempo ehheheheheh poutz qtas horas por dia se fica conectado hauahauhaua....tipow agora sem querer tirar ati nem nada me passa uma imagem comparando duas placas de mesmo porte..........

DekerBSB
24-09-2001, 02:31:38
eu costumo ficar conectado bastante tempo.......
o tempo suficiente pra aprender alguma alguma coisa e naum ficar falando bobagem.........
...........
...........

http://www.sharkyforums.com/ubb/Forum7/HTML/000426.html

http://www4.tomshardware.com/graphic/00q4/001019/radeon-07.html

In games the trend goes to 32 bits of color depth. HIGH QUALITY slows down the GeForce2 MX due to its bad memory bandwidth. Comparing the Radeon 32MB SDR to 16-bit the performance delta is less than with the MX. Therefore, the Radeon is slightly ahead of the MX.

MDK2 doesn't seem to stress memory bandwidth as much as Quake 3. The GeForce2 MX and the Radeon 32 SDR are on par in this case.

http://www4.tomshardware.com/graphic/00q4/001019/radeon-09.html



----------------------------------------
se vc se der o trabalho de ler as reviews no tomshardware vc vai ver que no minimo as placas da ati estao iguais as mx......
principalmente nos jogos mais novos.....que é o caso do evolva....
onde as mx levam uma surra tanto da radeon sdr quanto da ddr

........
......
....

D@rkNick
24-09-2001, 02:43:17
ae manow eu disse qto a mx uma coisa q aconteceu comigo e depois disso eu disse q a varias pessoas aki no forum q dizem q a radeon le eh igual a uma gts...e outra coisinha esses links soh serviram pra aumentar mais ainda meu desgosto com uma radeon pode ir lah e ver a radeon de 64 mb ddr toma pau da gts de 32mb ddr em 30 fps!!!!!!! em quase todos os testes....

DekerBSB
24-09-2001, 10:11:52
vc queria fotos que comparam a RADEON LE com uma MX né???
aí estão as fotos....e as MX estão levando uma surra braba.....
olha aquele jogo de carro MERCEDES.....o jogo é mais novo...e por isso as MX levam uma surra feia das LE.....
E se vc tivesse lido TODA a review vc ia ver que a RADEON 64 tbm da um coro feio na GTS......naquele mercedes benz.......
pq será né????
...........
...........
Nvidia Rules...
ATI Rules....

caldas
24-09-2001, 12:06:19
Ouve uma epoca em que as placas da 3DFX Voodoo2 davam uma surra nas TNT1 ( na epoca ) ate a Nvidia lancar o Detonator 2
oque melhorou em muito o desempenho e a qualidade da placa, hoje em dia estamos vendo um cenario parcido.
A Nvidia e a atual lider em placas de video 3D para jogos em geral, mais tem ser reinado ameassado pela ATI que vem logo atras com muita forca.

Acho que o D@rkNick so vai se conformar quando ver uma placa da ATI ser melhor que uma da Nvidia na sua frente, pois sites internacionais especializado no assunto aparentemente nao o convecen ...

tudo bem, eu como proprietario de uma Radeon tenho conciencia de que os drives nao sao pefeitos mais satisfatorios por nao falharem em nenhum jogo ate agora, ate o demo nao oficial do Aquanox que eu baixei roda perfeito sem Nenhum lag ou travamentos com tudo no maximo ( 1024x768-32bits + pixelshader + 48mb/textura )

Ps: PixelShader ativado no registro do windows

e sem problemas.

Mais a ATI ja percebeu que apenas Hardware nao basta, os drivers sao muito importante.
Acredito que a ATI so ira lancar um novo drive oficiais quando sair a Radeon II. Temos que dar tempo ao tempo , pois um bom drive requer tempo ... veja o caso da Nvidia com o detonator 4 ...
disse disse que ia ter 50%+ de performace e tudo muito melhor e quando sair foi uma decepcao ....
trava maquinas, perdade performace, mugs aonde nao tinha ... e ai ???
foi correto a Nvidia fazer essa propaganda ( inganosa ) sobre o drive ??
aparentemente nao foi o que ela disse ....

DekerBSB
24-09-2001, 12:50:41
fala Caldas...
como vc faz esse negocio de ativar o pixel-shader pelo registro???
isso nao seria o HARDWARE da placa de video que cuida dessa parte????...ou uma simples alteração no registro ja pode habilitar essa função????.....
se vc conseguiu fazer isso vc deve ter rodado o teste NATURE no 3dmark2001 certo?????.......

diga aí como faz.......

:p :p
ps-qual é sua placa de video???...e a radeon 64ddr????
falow

caldas
24-09-2001, 16:33:56
Possuo a ATI Radeon 64DDR VIVO.

O suporte ao pixelshader na RADEON nao e 100%, na pagina da ATi fala sobre ele mais nao foi ativado em nenhum jogo pois nao e oficial ( ainda)
No 3Dmark 2k1 quando ou fazer algum teste que usa pixelshader ele da um erro e dis que minha placa nao suporta bumb-maping em modo normal ( ?!?!?! ) mais em outros como num screensave ou em testes OpenGL funciona legau, se tiver um e-mail que eu possa lhe passar alguns printscreens eu passo.

nao me lembro muito bem onde fica a chave no registro pois estou no trabalho agora mais em casa eu vejo qual e e passo.

AsusV7700
24-09-2001, 19:53:58
Vc se tu consegeu mesmo esse bagulho do registro....pra roda o game 4 com a gf2 tb....

caldas
24-09-2001, 21:47:53
Nao sei comos ativar o pixelshader com as Geforce pois e uma opcao na chave do registro do drive da ATi, nao sei como, e aonde estaria esse lugar no da Geforce :-(

D@rkNick
24-09-2001, 22:05:51
bom eu num quero mais botar a mao nesse assunto...e fugindo do mesmo deker vc tem uma mx neh?? vc rodou esse mercedes truck racing???na minha gts (det 14.10) rodou perfeitamente porem na mx.......ficou cheio de quebras de poligonos e naum rodou!!! vc sabe oq aconteceu????? na mx eu uso os mesmo drivers da gts....

caldas
25-09-2001, 00:17:45
aqui estao as chaves para os drivers da ATi, como eu disse anteriormente, nao sei aonde alterar nas GTS e nem sei se funcionariam.

Win9x/ME:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ATI Technologies\Driver\0000\atidxhal
"PixelShaderVersion" = "11"

Win2K:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\ati2mtag\Device0
"PixelShaderVersion" = "11"

WinXP:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Video\{CD79B4F9-399D-4F6E-B34F-FDC386050A2F}\0000
"PixelShaderVersion" = "11"


Ps: depois de um boot o 3dMark2k1 reconhece a versao do PixelShader masi nao faz os teste pois nao esta 100% finalizado nos drivers da ATi.

DekerBSB
25-09-2001, 01:29:54
ummm......
nao acredito que habilitando isso no registro vai fazer a placa suortat blz......
isso deve ter sido uma jogada da ATI......
realmente é o hardware que cuida dessa parte do PIXEL/VERTEX SHADER...
......
......
estranhu......
mais serio otimo se rodasse blz
:)

caldas
25-09-2001, 10:28:17
Funcionar Blz nao funciona, pois como eu dissa anteriormente, os drivers nao estao finalizados, por isso que em certos programas nao funciona..., o 3DMark2k1 utiliza as funcoes do DirectX8 no padrao, como isso ainda nao e padrao do drive nao funciona. :-(