PDA

View Full Version : CONFIRMADO: Houve mesmo água em Marte.



King of Moria
15-12-2004, 13:09:21
Confirmado: houve mesmo água em Marte

8 de dezembro de 2004
Agora é pra valer: havia mesmo água no planeta Marte. A conclusão é de um grupo internacional formado por mais de 100 cientistas de diversas instituições de pesquisa, que está sendo publicada em uma edição especial da revista Science. Os estudos são baseados em dados que o robô Opportunity colheu recentemente em Meridiani Planum, no Planeta Vermelho. A conclusão do grupo, fundamentada em evidências substanciais, é de que água na forma líquida esteve realmente presente em Marte. A prova se baseia, por exemplo, na presença de sulfatos, além de outros sais, que surgiram depois que a água evaporou. O Opportunity também examinou rochas com sinais de que um dia correntes passaram por elas. Há também depósitos minerais que chamamos de "blueberries", que na Terra são formados apenas na presença de água. E não era apenas água, mas muita água. No entanto até agora não há evidências de que a substância na forma líquida esteja presente atualmente em Marte. Uma outra missão, chamada Fênix, deverá explorar o pólo norte do planeta em 2007, através de perfurações para verificar sinais da existência de algum organismo quando a grossa camada de gelo ali existente esteve na forma líquida.

FONTE: www.zenite.nu


uma foto panorâmica que o Opportunity fez:




http://www.zenite.nu/menu06/imgs/mopp.jpg

nerj
15-12-2004, 13:24:59
Legal, a sonda da Opportunity já tinha detectado com seu espectometro radiações de água nas calotas. Agora q o robô confirmou, é só o começo da execução do plano de vandalismo humano interplantário... se os animais porem em pratica o plano de derreter as calotas pra formar rios para as colonias, é claro

DanW
15-12-2004, 14:17:17
E ainda tinham dúvidas quanto a isso? Hehehehehe...

Snoopy
15-12-2004, 15:41:13
Eu quero saber é de Jupiter! =P

WGT-32
15-12-2004, 15:44:34
wohooooooooo eu quero eh bebe agua made in mars :)

King of Moria
15-12-2004, 19:13:46
peesoal a proxima missão para marte vai ser só em 2007 mesmo????

que eu saiba os planetas se aproximan a cada 2,5 anos e o ideal não seria recomeçar a exploração em 2006????


bahhhhhhh, pq eu to defendenu a exploração marciana???? o negócio é economizar dinheiro e ir pra EUROPA, depois que podemos começar a fazer uma base lunar para daí sim pensarmos em MArte.....

King of Moria
15-12-2004, 19:18:59
Legal, a sonda da Opportunity já tinha detectado com seu espectometro radiações de água nas calotas. Agora q o robô confirmou, é só o começo da execução do plano de vandalismo humano interplantário... se os animais porem em pratica o plano de derreter as calotas pra formar rios para as colonias, é claro


cara vc acredita mesmo nessa de derreter as calotas????

sei lá é meio impossivel, teríamos que pegar um espelho do tamnho da região sudoeste para conseguir algum resultado.....ou levar um monte de poluidoras com CO2 e fazer um efeito estufa, ou usar o poder nuclear, mas precisaria de tanta que nem se pegassem o poder nuclear dos EUA e URSS durante a Guerra Fria num adiantaria nada....

sei não, como colonizar esse planeta????

Bolovo
15-12-2004, 19:32:49
cara vc acredita mesmo nessa de derreter as calotas????

sei lá é meio impossivel, teríamos que pegar um espelho do tamnho da região sudoeste para conseguir algum resultado.....ou levar um monte de poluidoras com CO2 e fazer um efeito estufa, ou usar o poder nuclear, mas precisaria de tanta que nem se pegassem o poder nuclear dos EUA e URSS durante a Guerra Fria num adiantaria nada....

sei não, como colonizar esse planeta????
Com o poder da Guerra Fria meu, vc faz Marte virar Vapor HUAEIuHAE :D

Colonizar marte é assim o, morar perto dos polos, derreter a agua de la de algum jeito e usa-la para o consumo e tbm para refriar nossas usinas nucleares de lá q teriam energia infinita :)

Dae quem sabe a gente faz uma versao Mars do Hopi-Hari, quem sabe huae

Nunca jogou Doom3 nao? huaehuea :p

F0rbIz0n
15-12-2004, 19:56:37
25.000 bombas nucleares não seriam o suficiente pra fazer marte se tornar poeira?

WGT-32
15-12-2004, 20:15:20
calma gente, ngm que fazer marte vira poera nao , e sim bebe a agua dele :)


eu axo que se a galera quiser... a gente vai viver em marte numa boa :)

F0rbIz0n
15-12-2004, 20:22:43
Inventa um aparelho desanilizador barato e puxa uma mangueira da terra!!!

Bolovo
15-12-2004, 20:24:34
Quanto custa 57 milhoes de kilometros de mangueira? Aquelas da Tigre saca, as mais fortes e seguras :rolleyes: :D

King of Moria
15-12-2004, 20:29:49
']Com o poder da Guerra Fria meu, vc faz Marte virar Vapor HUAEIuHAE :D

Colonizar marte é assim o, morar perto dos polos, derreter a agua de la de algum jeito e usa-la para o consumo e tbm para refriar nossas usinas nucleares de lá q teriam energia infinita :)

Dae quem sabe a gente faz uma versao Mars do Hopi-Hari, quem sabe huae

Nunca jogou Doom3 nao? huaehuea :p
derreter a agua de la de algum jeito

é aí que está o problema.....como???? :o

Du Doido
15-12-2004, 20:44:26
derreter a agua de la de algum jeito

é aí que está o problema.....como???? :o

Facil... em teoria....

Se tiver a grana certa, eh mole....

tem duas formas... uma eh colocar refletores solar em orbita!
A outra e bombardear marte com meteoros!

mole, mole... agua em abundancia pra todo mundo.....:D


PS: Alan, morar nos polos eh burrice... mesmo tendo agua proximo.
Vale mais a pena ficar no equador de marte, onde a temperatura varia de horrendos -50º a agradaveis +20° do qeu nos polos onde varia de -120° a -120°! hehehe

Bolovo
15-12-2004, 20:46:49
derreter a agua de la de algum jeito

é aí que está o problema.....como???? :o
Concerteza tem milhares de jeitos

A gente pode instalar trilhoes de incineradoras de papel lá e fazer um Mega-Ultra Efeito Estufa e derreter tudo :P

Deve ter uns 10mil cientistas da NASA ou sei la o que, pensando algo mais util hehe :P

E uma pergunta idiota: Em Marte Chovia então?

A[B]'s

WGT-32
15-12-2004, 20:49:57
nao necessariamente.... a agua nao precisa ter evaporado nunca... ela pode ter estado em um estado liquido em um momento, e derrepente ela congelou ou sei lah o que aconteceu com ela......

mais nao precisa ter chovido nao...

King of Moria
15-12-2004, 21:12:10
']Concerteza tem milhares de jeitos

A gente pode instalar trilhoes de incineradoras de papel lá e fazer um Mega-Ultra Efeito Estufa e derreter tudo :P

A[B]'s


e o que foi que eu disse????


sei lá é meio impossivel, teríamos que pegar um espelho do tamnho da região sudoeste para conseguir algum resultado.....ou levar um monte de poluidoras com CO2 e fazer um efeito estufa, ou usar o poder nuclear, mas precisaria de tanta que nem se pegassem o poder nuclear dos EUA e URSS durante a Guerra Fria num adiantaria nada....


mas cá entre nois, pra levar essa incineradoras nos teriamos que ter água passeando pelo planeta......

a solução mais aceita pelos cientistas é fazer um espelho imenso, mas seria quase impossivel leva-lo, teria que ter um sistema dobravél....

quanto há um ataque nuclear nem vo tentar explicar porque seria tão inviável.....


bahhhh,vamos pegar uma manguera, ou enche de água a lua e colocar uns motores nela pra se chocar com marte.....uahauhauhauahu :sm01:

Bolovo
15-12-2004, 21:22:16
Como Obter Água de Marte

1 Passo: Construa uma Base Lunar bem grande e estruturada
2 Passo: Construa um espelho gigante convergente e dobravel q nem um mapa das 4 rodas :p
3 Passo: Na lua nao tem gravidade entao coloque um foquetinho idiota pra lançar o espelho rumo Marte
4 Passo: Abra o espelho e derreta tudo aquilo lá
5 Passo: Mande 5 Astronautas pra lá colocar uma bandeira idiota e manda eles bebe agua
6 Passo: Bom drinke! :sm03:

:rolleyes: :D

Ficar de recuperação e foda, começo falar altas merda huaeuhae :D

King of Moria
15-12-2004, 21:39:17
']Como Obter Água de Marte

1 Passo: Construa uma Base Lunar bem grande e estruturada
2 Passo: Construa um espelho gigante convergente e dobravel q nem um mapa das 4 rodas :p
3 Passo: Na lua nao tem gravidade entao coloque um foquetinho idiota pra lançar o espelho rumo Marte
4 Passo: Abra o espelho e derreta tudo aquilo lá
5 Passo: Mande 5 Astronautas pra lá colocar uma bandeira idiota e manda eles bebe agua
6 Passo: Bom drinke! :sm03:

:rolleyes: :D

Ficar de recuperação e foda, começo falar altas merda huaeuhae :D


verdade, esqueci da lua.....afinal ela tinha que ter alguma utlidade, imagina levar pra lua um Saturno V????uahauhauhauh


mas cara, vc já leu o plano espacial do W. bush???? o plano é maravilhoso, definitivamente um sonho de consumo....mas completamente fora do orçamento, é impossível começar faser uma base lunar até 2020 e ainda mais terminar e levar o homem para marte até 2030.....

o negócio é o Brasil fazer outro foguete chamar ele de "VLS: o SACI vai pra marte" e mandar o lula junto......pq esperar dos EUA e suas guerras gastadeiras vai ser impossivel isso acontecer.....

WGT-32
15-12-2004, 21:54:59
por isso que eu gosto de ser pivete... pq quando alguns de vcs forem ancioes ( com todo respeito) eu vo tah indo pra marte :P


roxxx

Bolovo
15-12-2004, 22:02:23
http://www.zenite.nu/menu06/imgs/mopp.jpg

Alguem conseguiu ver?

Se conseguiu, upa ele ae e posta denovo pq eu quero ver :)

Raybon
15-12-2004, 22:28:05
Bom, quais serão as próximas providencias a serem tomadas quanto a essa descoberta?

R\B

King of Moria
15-12-2004, 23:11:49
por isso que eu gosto de ser pivete... pq quando alguns de vcs forem ancioes ( com todo respeito) eu vo tah indo pra marte :P


roxxx


qual a tua idade????

eu tenho 15 anos tb vo ta inu pra marte.....quem sabe meu funeral num vai ser lá???? :D


Bom, quais serão as próximas providencias a serem tomadas quanto a essa descoberta?

hum, sabe-se que houve água por todo o planeta, sabe-se que há gelo nos polos.....o próximo capítulo da invasão terráquea em marte pelo que eu tava vendo é só em 2007, portanto 2007 vai ser até mais que 2003 no numero de missoes para lá......certamente teremos mais um orbitador, mais um rover (esse rover será equipado com um microfone), um perfurador, e se possível alguma sonda que consiga pegar amostras de marte e voltar para terra.....


acho que é isso......ah, se a evolução não for mais rápida que isso, dificilmente consigueremos ir a mArte até 2030, pois segundo W.Bush antes de 2020 já vai começar a ser feito o barraco dos astronautas lá em marte....


sabe um lado bom de Bush???? ela é doido que nem o Kennedy, e se tudo correr igual ao que aconteceu com o Kennedy nós iremos para MArte antes de 2030 e o Bush morrerá antes de ver...... :D

WGT-32
15-12-2004, 23:36:21
ehaehah eu quero viver ateh 2090 :) ..... axo que ateh lah dah pra mim me divertir e como com novas tecnologias aumentem a expectativa de vida , eu quero chegar ah 2100 sim :P

F0rbIz0n
15-12-2004, 23:59:55
Eu nasci,
a 10 mil anos atrás!

King of Moria
20-12-2004, 22:51:30
Spirit e Opportunity ainda em evidência

13 de dezembro de 2004
Os editores da consagrada revista norte-americana Science elegeram como o principal êxito científico de 2004 a descoberta de água no passado geológico de Marte (Novidades do Espaço Exterior, edição 198). A hipótese só foi confirmada com a ajuda dos robôs Spirit e Opportunity, que exploram o Planeta Vermelho desde janeiro de 2004, e há meses já ultrapassaram seu tempo previsto de funcionamento. Inclusive, no último dia 13, o Opportunity deixou o interior da cratera Endurance, após passar mais de seis meses no interior da depressão. Os operadores calcularam cuidadosamente várias rotas de saída, mas havia o risco do robô jamais conseguir deixar a cratera. Felizmente, ao contrário, tudo correu bem e durante a íngreme escalada o robô ainda tirou fotos do céu, identificando nuvens do tipo cirrus (veja imagem) similares às vistas na Terra. Enquanto isso, o Spirit identificou um mineral chamado goethita na região apelidada Columbia Hills, às margens da cratera Gusev, onde pousou. Esse mineral jamais havia sido encontrado em Marte e assim como a jarosita encontrada pelo Opportunity, é uma prova significativa da presença ancestral de água. "Caixas inanimadas, com rodas e um braço articulado a perambular em outro planeta, fizeram o que nenhum ser humano jamais conseguiu", escreve a "Science", na edição desta semana. "Descobriram outro lugar no universo onde poderá ter existido vida." As descobertas dos dois robôs significam "um marco nos esforços da humanidade para encontrar vida no universo", afirmou a revista. Explorando separadamente em hemisférios opostos de Marte, ambos encontraram evidências contundentes de que no passado havia rios, lagos e talvez oceanos no planeta.

FONTE: www.zenite.nu


ah lendo a revista veja descobri que a próxima missão para MArte será um orbitador chamado "MArs Reconnaissance Orbiter", que chegará a marte em março de 2006....