PDA

View Full Version : Chanceler alemão pede firmeza contra o neonazismo



King of Moria
09-02-2005, 15:35:30
Terça-feira, 08 de fevereiro de 2005 17h59
Chanceler alemão pede firmeza contra o neonazismo
da France Presse, em Weisswasser

O chanceler alemão Gerhard Schröder pediu neste terça-feira firmeza e unidade de todos os democratas para enfrentar o neonazismo, durante uma visita à Weisswasser, no Estado da Saxônia (leste da Alemanha).

Schröder acusou o líder da legenda de oposição União Social Cristã da Baviera (CSU, na sigla em alemão), Edmund Stoiber, de "perder o sentido da realidade" com suas afirmações de que o desemprego da Alemanha é a causa do fortalecimento do neonazismo.

O chanceler afirmou a solidariedade dos democratas nestes momentos deveria ser livre das pequenas considerações táticas partidárias.

A Alemanha assiste nestes dias a um debate entre os partidos social-democrata (SPD, na sigla em alemão) e os Verdes --aliados de Schröder-- de um lado, e a oposição, representada pelos partidos da democracia cristã (CDU/CSU), que trocam acusações de permitir o fortalecimento da ultra-direita no país.

Justamente na Saxônia, o neonazista Partido Nacional-Democrata da Alemanha (NPD, na sigla em alemão), obteve 10% dos votos no Parlamento desta região nas eleições do ano passado.

De acordo com a imprensa alemã, o presidente Horst Köhler advertiu recentemente aos deputados alemães, durante sua viagem à Israel, sobre a possibilidade de uma controvérsia entre os partidos democráticos pelo avanço do neonazismo na Alemanha.

O chanceler alemão mostrou-se favorável a endurecer as leis sobre o direito de reunião para impedir que os neonazistas realizem manifestações ante os monumentos que recordam as vítimas do Holocausto durante a ditadura de Adolf Hitler (1933-1945).

FONTE:Bol Online - Notícias (http://noticias.bol.com.br/mundo/2005/02/08/ult94u80716.jhtm)