PDA

View Full Version : qual a melhor pasta térmica pra se aplicar no Die do processador?



SOLID SNAKE
10-02-2005, 23:35:42
eu tava vendo numa loja por ai e tinha duas pastas térmicas a ARCTIC SILVER 5 por 40 reais e uma CERAMIC BY ARCTIC SILVER por 32,55 reais, elas tão caras? e necessário ser das melhores pra por no processador? ah sim! É verdade que toda vez que o dissipador é retirado do processador tem de passar novamente a pasta? pq?
obrigado!!

Mantrhax
11-02-2005, 00:32:52
YEP, Artic's sao muito boas, e sao muito caras tambem, mas tem outras marcas boas tumem e nem tao caras, mas mais dificeis de achar aqui no brasil :

GeIL High Performance Copper Thermal Compound (a que eu to usando agora)
Shin Etsu ( considerada a melhor, mas dificilima de achar e aplicar, era a que eu usava antes)
Nitrogenio Liquido hueeeeeeeeeee ( um dia ainda vou usar ;) )

Fenris Wolf
11-02-2005, 00:47:25
Artic Silver com ctz! Só tem que tomar cuidado pq ela é condura de eletricidade, então pra aplicar não é tão fácil como aquelas q vem com a cpu - que não conduzem eletricidade.

[]s

Distorção
11-02-2005, 06:18:05
eu uso uma genérica mesmo, nunca notei diferença..

Mombra
11-02-2005, 13:13:40
De tempos em tempos é bom reaplicar a pasta....a cpu tava esquentando demais (no TheSims2 ia a 70 graus no PC2)..tirei o dissipador e tava "seco' de pasta...coloquei denovo e a temp no TS2 caiu para 53 g (17 a menos ehuaehuaehuae). :eek:

SOLID SNAKE
13-02-2005, 00:57:16
Artic Silver com ctz! Só tem que tomar cuidado pq ela é condura de eletricidade, então pra aplicar não é tão fácil como aquelas q vem com a cpu - que não conduzem eletricidade.
FENRIS, ñ entendi, o que pode acontecer? q tipo de cuidado devo tomar quanto a aplicação? todas da Arctic Silver são assim? :(


De tempos em tempos é bom reaplicar a pasta....a cpu tava esquentando demais (no TheSims2 ia a 70 graus no PC2)..tirei o dissipador e tava "seco' de pasta...coloquei denovo e a temp no TS2 caiu para 53 g (17 a menos ehuaehuaehuae). ow, MOMBRUM esses processadores BOX vem com pasta ou aqueles adesivos? se tiver o adesivo eu posso arrancar ele numa boa, ñ vai danificar o processador? valeus! :sm03: :sm04:

SOLID SNAKE
13-02-2005, 01:19:31
ow, fenris acabei de descobrir o pq de tomar o cuidado, vi num site americano, o cara disse que ñ poderia deixar ''cair'' em outra parte do processador se ñ o Die dele pq danificaria todo o processador se caisse em outra parte qualquer dele, Então terei de aplicar uma finíssima camada pra na hora de por o dissipador ñ derramar algo excedente? Desculpa ae pelas perguntas.

Fenris Wolf
13-02-2005, 08:32:05
É mais ou menos isso... Você REALMENTE tem que cuidar pra nao cair em outra parte, pingar e tal, mas também tem que passar uma fina camada porque é comum o cara ATOLAR de pasta térmica (pra garantir que vai conduzir bem :rolleyes: ) e quando for prender a CPU ela tipo, pela pressão e tal, ela ser expremida pra fora da area de contato entre a DIE e a base do cooler e cair ao redor da DIE... Aí no caso da AS isso iria conduzir eletricidade, fechar um curto circuito e queimar partes da CPU e tal...
Muito cuidado com isso... Mas estas branquinhas que vêm com a CPU não conduzem eletricidade, então não têm este problema... Mas também não conduzem CALOR tão bem...

[]s

Bolovo
13-02-2005, 15:03:34
Compra a Ceramique, é pau a pau com a Artic Silver 5 e não conduz eletricidada :o :)

Mombra
13-02-2005, 17:39:51
MOMBRUM esses processadores BOX vem com pasta ou aqueles adesivos? se tiver o adesivo eu posso arrancar ele numa boa, ñ vai danificar o processador? valeus! :sm03: :sm04:

Pode tirar ele na maciota, com cuidado não tem prob. Limpa com alcool isopropílico (by Dr. Bolovo) e deixa o DIE bem limpinho e sem gordura; aplica a pasta com algo que não risque nem suje o DIE e pronto.

-=|R.R.|=-
13-02-2005, 22:11:49
Pode tirar ele na maciota, com cuidado não tem prob. Limpa com alcool isopropílico (by Dr. Bolovo) e deixa o DIE bem limpinho e sem gordura; aplica a pasta com algo que não risque nem suje o DIE e pronto.

é exatamente isso q eu deveria fazer aqui... mas acho q devo trocar de cooler pra aproveitar meu TbredB!!!

e vou pegar dessas boas como as Artic da vida, até pra num ficar reaplicando pasta termica...

Fenris Wolf
13-02-2005, 23:07:48
Acho que a pasta térmica tem que ser trocada de tempos em tempos cara... Eu já estou com a minha há alguns meses e agora, do nada, a temperatura da CPU está altíssima... Até abri o gabinete e tal, a temperatura ambiente está normal (em torno dos 18~20 graus) e a CPU está a 61graus em idle o_O

[]s

-=|R.R.|=-
13-02-2005, 23:19:14
Acho que a pasta térmica tem que ser trocada de tempos em tempos cara... Eu já estou com a minha há alguns meses e agora, do nada, a temperatura da CPU está altíssima... Até abri o gabinete e tal, a temperatura ambiente está normal (em torno dos 18~20 graus) e a CPU está a 61graus em idle o_O

[]s

é mesmo?!

eu achava q essa mais caras como as da Artic num precisavam...

ai q saco :mad: :mad: :mad:

SOLID SNAKE
20-02-2005, 11:52:53
o chato dessa historia é que mesmo que se tenha passado certo no die do processador vc ñ vai poder saber se realmente caiu algo excedente ou ñ no processador por causa do dissipador. quanta dor de cabeça hein?!

Fenris Wolf
20-02-2005, 12:04:47
o chato dessa historia é que mesmo que se tenha passado certo no die do processador vc ñ vai poder saber se realmente caiu algo excedente ou ñ no processador por causa do dissipador. quanta dor de cabeça hein?!
Exatamente! Esse é o problema. Então, pra garantir, nós passamos bem pouco.
Pra que serve a pasta térmica? Ela serve pra criar uma área de contato de 100% entre a die do processador e a base do cooler. Só pra fazer eles se "encostarem" melhor. APENAS ISSO.
O material possúi porosidades, digamos que o contato seja de, o quê? 95% do material? +/- isso. A pasta vai lá e joga pra 100% quando corretamente aplicada.
O problema é a condutividade que eu falei que vai fazer você ter mais trabalho e aplicar corretamente.

[]s

Tgondii
20-02-2005, 12:11:44
As melhores:

Artic Silver ceramique: para quem usa water, chiller ou qq outro tipo de refrigeração animal - funciona melhor para baixas temps

Artic Silver 5: para quem usa air cooler - funciona melhor em altas temps.

ps' alta = acima de 35 graus.

SOLID SNAKE
20-02-2005, 14:21:26
puxa! mais essa história de condutibilidade ae me deu calafrios.