PDA

View Full Version : Protocolo de Kyoto finalmente entra em vigor...



King of Moria
16-02-2005, 16:32:05
Começam a valer as metas do Protocolo de Kyoto

Tratado exige que países reduzam emissões de gases causadores do efeito estufa. Objetivo principal é evitar catástrofes climáticas

Kyoto - O Protocolo de Kyoto entrou em vigor à meia-noite de Nova York (3h00 de Brasília) para impor limites e metas para a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) e cinco outros gases causadores do efeito estufa. O tratado foi ratificado por 140 nações, responsáveis por mais de 55% das emissões atuais.

Autoridades da área ambiental de vários países se reuniram no mesmo centro de convenções em Kyoto onde, em 1997, o pacto foi elaborado. A solenidade foi classificada como um histórico primeiro passo da humanidade para conter o aquecimento global e amenizar as mudanças climáticas e seus efeitos catastróficos.

"Hoje é um dia de celebração e também um dia de renovar nossa decisão de combater o aquecimento global", disse Hiroshi Ohki, ex-ministro japonês do Ambiente, que comandou a conferência de sete anos atrás para a elaboração do protocolo.

A ambientalista queniana Wangari Maathai, ganhadora do Nobel da Paz de 2004, a personalidade de destaque na cerimônia, lembrou que muitos países importantes não ratificaram sua adesão ao tratado mas que, por outro lado, muitos cidadãos destas nações estão fazendo uma parte significativa dos esforços contra o aquecimento global.

"Eles têm uma convicção enorme e tomam atitudes individuais para reduzir as emissões de gases poluentes", lembrou ela.

O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Yury Fedotov, também chamou atenção para o fato de nações desenvolvidas terem rejeitado o Protocolo de Kyoto (principalmente Estados Unidos e Austrália) e lembrou países emergentes que teriam condições de investir na redução de emissões, mas que estão desobrigados disso.

"Vamos continuar nos esforçando para adequar questões básicas, particularmente quanto envolvimento dos países emergentes mais dinâmicos", comentou Fedotov, referindo-se principalmente à China e à Índia, grandes emissores de gases.

A Rússia foi peça fundamental para que o Protocolo de Kyoto entrasse em vigor, e grande parte desta demora sete anos se deve às idas e vindas do governo russo, ora acenando com a ratificação do tratado ora ameaçando retirar seu apoio. A decisão de ratificar foi tomada em outubro de 2004.

FONTE: http://www.estadao.com.br/rss/ciencia/2005/fev/16/67.htm


finalmente!!! isso merece um hueeeeeeeee.....

tipo as metas ainda são bem modestas, mas já é um início....os EUA continuam de fora, uma perda forte já que são eles os mais "poluidores"...

Raybon
16-02-2005, 16:56:29
os EUA continuam de fora, uma perda forte já que são eles os mais "poluidores"...Era o q eu ia falar...um absurdo isso, o que mais polue ta fora, tinha que ser obrigado a assinar :mad:

Sizemore
16-02-2005, 18:01:34
http://oglobo.globo.com/infograficos/050216_CIE_32.gif

http://oglobo.globo.com/foto_galeria/050216_kyoto/gal_kyoto09.jpg

Fonte: http://oglobo.globo.com/online/ciencia/Default.asp

Nao consigo imaginar saindo muita coisa daí nao...
Lucros sempre vem primeiro.Mas nao culpo eles.

As vezes eu penso,acho que todos esses governos unidos poderiam fazer um bem muito maior,Kyoto é mas acho que tem prioridades maiores...

Du Doido
16-02-2005, 18:23:26
Nao consigo imaginar saindo muita coisa daí nao...
Lucros sempre vem primeiro.Mas nao culpo eles.

As vezes eu penso,acho que todos esses governos unidos poderiam fazer um bem muito maior,Kyoto é mas acho que tem prioridades maiores...


ALELUIA!!
Concordamos em alguma coisa!!!!!!!!!!!!:sm03:

King of Moria
16-02-2005, 18:43:42
tipo assim, kyoto é um treco meio insignificante mas é um começo!!! ele ficará funcionando até 2012 todas as naçoes que concordaram tem que reduzir em 5% a emissão de gases que foram estabelecidas em 1990.....ou seja, esse 5% em muitos países já é 8% ou até 10%......

mas tem o detalhe, países como china estarão na verdade comprando o direito de continuar a sua emissão de gases nocivos, é mais ou menos assim....se vc não pode gastar dinheiro para diminuir a emissão do gás vc tem que dar uma quantia em dinheiro para os países sub-desenvolvidos fazerem.....

saiu uma reportagem hj de manha na globo que uma usina açucareira de São PAulo (num lembro que cidade é) vai ganhar uma boa quantia de grana para manter sua usina de bagaço da cana....

essa é a primeira vez que alguma medida de prevenção do nosso meio ambiente está cobrando resultados em um determinado prazo....o famoso ECO rio 92 não passou de lorotas que um governo falava para o outro, todos com discursos bonitos porém nada foi feito.....

Nós sabemos que corremos perigo e não agimos, e é isso que eu não me conformo....que se dane o prejuízo de hj ...pra que vai servir o dinheiro amanhã se esse amanhã está ameaçado???

King of Moria
16-02-2005, 19:05:34
Aqui está a porcentagem que cada país deve diminuir levando em consideração a emissão do gas atual....

As reduções variam segundo as emissões dos países industrializados: -6% para Japão e Canadá, 0% para Rússia, -8% para 15 países da União Européia, -21% para Alemanha, -12,5% para Grã-Bretanha, -6,5% para Itália, 0% para França, +15% para a Espanha. Este país, no entanto, emite atualmente mais 45% em relação a 1990.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12920.shtml

podemos perceber que como a União Soviética na época era uma grande potencia (na verdade em decadência, mas ainda era "forte") ele emitia muito gas na atmosfera...então com o fim da URSS essa emissão diminui em muito desde 1990, ou seja, se eles quiserem podem até aumentar a emissão.....só não entendo o porque de tanta enrolação para entrar nesse protocolo se eles nem precisariam mudar em nada..... :confused:

Bolovo
16-02-2005, 19:34:39
Acho que o mundo devia ser governado pelos golfinhos. Eles Pensam, nós não e eu floodei. :o :D

Du Doido
16-02-2005, 19:51:31
Acho que o mundo devia ser governado pelos golfinhos. Eles Pensam, nós não e eu floodei. :o :D


"Os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos porque criaram a roda, Nova Iorque e as guerras, enquanto os golfinhos ´só sabiam nadar e se divertir. Já os golfinhos, sempre se acharam mais inteligentes que os homens... exatamente pelos mesmos motivos!"


Retirado de:"O guia do mochileiro das Galaxias - Douglas Adams - Editora Sextante"

WGT-32
16-02-2005, 20:03:30
pow galera vcs sao muito gente boa.... eu nao li tudo ainda, mais meu prof de geo pediu hj pra faze pesquisa em noticiarios e outras coisas sobre ele... ou seja... vcs me deram uma puta ajuda....


agora im goin to read :D

ChAnWaY
16-02-2005, 21:06:22
Bacana.. pelomenos é alguma coisa...
Agora, na moral.. EUA bando de FDPS... é bom que morram todos com uma chuva ácida ou uma enchente catastrofica ou com um super furacão!

Pra ver se aprendem a valorizar mais a vida q o dinheiro!

nerj
17-02-2005, 08:43:37
Enquanto isso, na Amazônia...

WGT-32
17-02-2005, 13:09:07
huahauhauhauha chanway ... eu falei isso hj na aula de geo huahauha



meu prof tb odeia os eua hauhauhauahuahuahauh



pode crer que eles vao morre tudo de cancer de pele :D:D:D:D

Du Doido
17-02-2005, 13:11:04
Enquanto isso, na Amazônia...
http://news.bbc.co.uk/media/images/38212000/jpg/_38212047_galeria4.jpg

youthanasia
17-02-2005, 13:15:20
mesmo que os outros países comprem a cota de carbono do Brasil por exemplo, o preço do produto deles vai subir de qualquer jeito, diminuindo a competitividade no mercado internacional, tornando a política ecológica a melhor saída para o problema...

ChAnWaY
17-02-2005, 13:49:02
huahauhauhauha chanway ... eu falei isso hj na aula de geo huahauha



meu prof tb odeia os eua hauhauhauahuahuahauh



pode crer que eles vao morre tudo de cancer de pele :D:D:D:D


é isso ae.. aqueles branquelos nojentos...
com raras excessões você encontra um Norte Americano que respeite o Brasil..

Bolovo
17-02-2005, 19:56:00
pow galera vcs sao muito gente boa.... eu nao li tudo ainda, mais meu prof de geo pediu hj pra faze pesquisa em noticiarios e outras coisas sobre ele... ou seja... vcs me deram uma puta ajuda....


agora im goin to read :D
:eek:

Incrivel. meu professor pediu um trabalho disso hoje! HUEEEEEE

King of Moria
17-02-2005, 20:37:20
hum...hj foi O DIA de protocolo de kyoto tbm.....primeira aula gramtica (sux :D ) nada....depois geopolitica só falo desse protocolo, depois 2 geografia falo metade da aula sobre o protocolo depois mais 2 de história e mais sobre o protocolo....

tenho trabalho de geopolitica..... :mad:

PS: acho que muitas escolas e professores estam pedindo isso já que é um grande acontecimento mundial....