PDA

View Full Version : Overclock não funciona?



Wild
26-03-2005, 22:16:15
Bom galera eu não sei se existe diferença entre o meu conceito do qeu é um jogo "leve" e das outras pessoas... ou se existe um místério no meu Hardware que limita minha performance em jogos e acabo discordando de muita gente quando falam que determinado jogo é leve...

Leve pra mim é um jogo rodar 90% do tempo acima de 30 fps em tudo que é pc claro que levando em conta o hardware de cada um combinado à config do jogo (tipo tudo no High ou tudo no médio etc..) Exemplo de um jogo que achei super leve pra época dele: Max Payne 2

Agora falando do assunto que quero abordar no tópico é o seguinte... não tô muito satisfeito com a performance do meu pc...tipo

Na 1ª cena ingame de Doom 3 acontece isso (rodo tanto em 1024x768 quanto em 1280x1024 com tudo no máximo, sem filtros e nem vsync ligados).

http://img.photobucket.com/albums/v90/Wilds/doom32005-03-2620-32-04-92.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v90/Wilds/doom32005-03-2620-32-09-23.jpg


O problema é que eu aciono o overclock da minha vga (que já vem overclocada de fábrica em 10%) e não vejo surtir efeito nos games! Mas no 3D Mark 2003 rola uma diferença de 10% no resultado com e sem over!

6800NU Padrão = 325/700
Chaintech 6800NU turbo version = 358/770 (minha vga)
Chaintech 6800NU turbo version com mais over= 390/835 (aumentei quase 20% do que ela já veio de fábrica)

Mesmo aumentando o over não aumentou nenhum FPS sequer em nenhum dos jogos que testei!!! Fiz diversos testes em diversas partes de diversos jogos tudo bem padronizado e não vi aumentar nenhum frame sequer!!!

Tipo na 1ª cena ingame do doom3 como nas screens acima é a MESMA coisa com e sem overclock!!!

Perguntas

1) Será que existe algo que impeça esse over de funfar com os games, diferente do que acontece no 3dmark? Sei lá algo no driver pra destravar...

2) Será que nos jogos que testei (os 2 últimos foram Brothers in Arms e Doom3) existe alguma limitação imposta por algum outro hardware meu (mobo, processador ou memo) que faça com que a mudança de performance da vga não faça a mínima diferença?

Sei que um bom teste pra se fazer era colocar uma vga inferior à que tenho tipo uma 6600 e testar na mesma parte... se der o mesmo resultado significa que é outra coisa que limita... mas isso ainda não tô cogiando em fazer

PS: Esqueci de comentar essas duas screens de doom3 são na mesma parte eu apenas rodei o mouse e virei de costas pra onde tava olhando e subiu de 21 fps pra 60... tipo se eu olhar para a direção onde fica a nave fode os fps se não olhar sobe pra kct!

Então será que alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Bolovo
26-03-2005, 22:23:07
Processador. Um 2800+ eh lerdo d+.

Hmm mas sei la 3dmarks eh 3dmarks, jogo eh jogo.

Mombra
26-03-2005, 22:34:34
Eu também não vou muito bem de 3Dmark (8860) perto de outros com um hardware parecido...mas nos jogos a coisa roda numa boa.
Eu num coloquei marcando os fps mas num sinto quebra no ritmo dos frames nem lag algum, claro sem AA nem Vsync.
No painel de controle da ATI tinha como elevar os clocks da minha Radeon 9600...no painel da Nvidia eu num acho essa opção..aproveitando, alguém dá uma dica...please. :rolleyes:

EDITADO Como tá ai de driver do AGP Via hiperion? Versão da BIOS?

NeoRSC
27-03-2005, 00:44:31
msm assim ta muito lento o D3 ae... quando eu tinha a "FX5950U" ela rodava o D3 principalmente ae no começo q eh leve em media a 40 FPS...

vc jah formatou sua mquina pra ver??? naum custa tentar hehehe

Wild
27-03-2005, 04:43:19
NEO
minha máquina foi recém formatada...tem uns 2 dias que formatei auhahuauhh
bom neo com relação à sua performance no D3 fica difícil de dizer pq até tu mesmo não tem certeza... tinha é q testar de novo do mesmo jeito que eu... pra padronizar direitinho

Mombrum
Esse negócio de "não dar lag" é que é foda... o q é lag pra um pode não ser pra outros... isso eu aprendi com o tempo...

Bolovo

Lembre que meu processador é um Barton... heheh não é tão lerdo assim não hehehe e falando em AMD clock não é tudo


Vou ver se pego o msn do Gustavolpe... pq ele tem 6800NU um sistema parecido com o meu e é gente fina... dae eu peço a ele pra fazer o mesmo teste que eu e postar screens aqui iguais às minhas

Só que o q me impressiona é o over de 20% q faço não aumentar nenhum FPS!! isso é demais pra mim... eu até desabilitei minha Placa de som pra ver se era o som q tava pesando naquela parte mas só aumentou 3 FPS... eu acredito q ou no pc de todo mundo é assim ou tem algum item no meu pc q tá fudendo tudo... e não acredito muito q seja processador...

Gustavolpe
27-03-2005, 07:24:08
bah....se eu tivesse com o doom3 aqui eu postava umas screens pra comparar!!!! mas joguei doom3 tenato com a minha fx quanto com a 6800... achei o desempenho das duas ótimo no game!!!!! Mas com a 6800 eu cheguei a jogar no ultra high, mas os FPS variavam de 30fps em algumas cenas pra 15FPS em outras....... daí desisti!!!! Mas em High com AA4x e af16x ficava em 60fps com caídas pra 28FPS....... nunca "lagou" aqui em high!!!!!


Mas como o Wild disse, o desempenho com over de 10% só serve pra 3dshit, pois em jogo não muda absolutamente nada...... mas como gosto de me iludir, deixo em over... uahuaahuahuahauahahauahu :sm03:

Wild
27-03-2005, 11:41:19
pois é gustavo depois vou te contactar no msn pra gente falar disso... ehjehe vou ver se te convenço a instalar o D3 pra fazer essa comparação ainda mais que vc tem um processador parecido com o meu... dae se ficar bem melhor o desempenho provavelmente o problema tá ou na minha mobo ou na memo... pois as únicas duas coisas que tão iguais aqui desde q o D3 saiu no mercado é a memo samsung e essa mobo...

cara aqui tb bate 60 em D3 e com aniso... e posso dizer que na maior parte do tempo fica acima de 25fps mas tem várias cenas que rola umas quedas... em tudo q é pc que vi rola queda de vez em quando... dae esta cena que postei seria um bom comparativo pq é simplismente a 1ª cena ingame do jogo ou seja não precisa andar pra lugar nenhum nem mexer em nada é só ficar parado... tanto que se eu andar na mesma região dali rola fps bem mais alto...

e outra... meu D3 tá sem nenhum patch nem tweak q é outa coisa importante na hora de comparar...

Gustavolpe
27-03-2005, 12:29:37
pois é gustavo depois vou te contactar no msn pra gente falar disso... ehjehe vou ver se te convenço a instalar o D3 pra fazer essa comparação ainda mais que vc tem um processador parecido com o meu...

só não esquece que tenho um mobole e tô com fsb400..... e 2300mhz..... o que equivaleria a um 3400+...... essa é uma bela diferença!!!!!

millencolin
27-03-2005, 13:10:40
AKi tb fikava lento no começo não lembro qtos FPS mas era em torno de 15-20 depois q passa da porta eh q melhorava e na época lembro q ninguem comento nada entaum dexei.

Wild
27-03-2005, 18:40:52
só não esquece que tenho um mobole e tô com fsb400..... e 2300mhz..... o que equivaleria a um 3400+...... essa é uma bela diferença!!!!!


eu sei disso! E é por ESTE motivo que gostaria que vc testasse pra mim!!! Pq se ficar melhor já sei que não é nada com a vga! e sim coisa de processador e/ou memo... embora eu não acredite que o FSB seja o responsável...



BOm mas hj pedi a um colega pra fazer o mesmo teste... nós padronizamos tudo e rodamos igual o D3 dae o pc dele tem um XP3200+, Memos de 400 mhz (mesma quantidade que a minha 768mb), a mobo é uma A7N8X-X e o que talvez seja o maior diferencial a VGA dele é uma ASUS Gamers Edition... é uma 6800NU turbinada com 256mb de DDR3 contra 128 DDR da minha... dae o resultado foi que ele ficou com 6FPS a mais que eu naquela primeira screen que tirei!!! Uma puta diferença pra um jogo que tem VÁRIAS partes que caem de 30FPS aqui...

Por isso o teste com a galera de 6800NU normal é importante pra eu chegar numa conclusão...

Bolovo
27-03-2005, 18:47:31
Eu ainda acho que é Processador.

Poha um 2800+ 333FSB com uma 6800NU eh de matar.

Gustavolpe
27-03-2005, 19:25:53
Por isso o teste com a galera de 6800NU normal é importante pra eu chegar numa conclusão...

foda que tô sem o doom3 aqui!!!!! deletei pq tava sem espaço!!! Daqui um tempinho eu baixo de novo e testo isso!!! Legal essa comparação!!!!

Wild
27-03-2005, 20:09:05
Eu ainda acho que é Processador.

Poha um 2800+ 333FSB com uma 6800NU eh de matar.


cara o FSB de 333 pra 400 até que faz uma boa diferença mas o processador ser 2800+ BARTON não acho ruim não.... pq não é o clock dele que importa só cara... ele tem mais cache esqueceu?

hehehe e se vc tem mesmo essa opinião (que agradeço muito por vc postar e tentar ajudar) deiva falar que era memo e processador heheheh pq se eu trocasse prum processador 3200+ com FSB 400 eu ia ter que trocar de memo e de mobo... pq minha mobo aceita memo 400 que roda a 400 mas a ponte do Processador é de 333 huauhahuahuahau dae não adianta...

foda que eu quero que alguém com 6800NU e um processador melhor ou igual ao meu teste do MESMO jeito que testei que ae sim a gente vai ter certeza de qual é o problema hehehe

edit: pensei no seguinte: o processador pode estar limitando a performance pois quando aumento o clock da vga ele "segura" o desempenho dela... será?

Bolovo
27-03-2005, 20:19:32
edit: pensei no seguinte: o processador pode estar limitando a performance pois quando aumento o clock da vga ele "segura" o desempenho dela... será?
Por isso eu to falando que a culpa eh do Processador.

Em uma palavra: Gargalo ;)

Mombra
27-03-2005, 20:33:33
Por isso eu to falando que a culpa eh do Processador.
Em uma palavra: Gargalo ;)

Pô Bolovo... um Barton 2800+ tá dando gargalo assim?
Wild ...se bem que eu acho que vc disse que o jogo tinha dado 6 fps a mais no pc do teu amigo, bem mais fodão, num é tanta diferença assim.
Será que vc num tá encanado a toa?
No 3Dmark tem aquelas diferenças de FPS brutais e a cena quase nem mudou nada...o Tgondii disso que isso é característico das GeForce.
:cool:

Wild
27-03-2005, 21:03:39
galera tentando desvendar esse maldito mistério (não acho que ainda seja processador) eu fiz uma coisa

UNDERCLOCKEI a VGA uauhauhauha

clocks padrões de uma 6800NU = 325/700
clocks da minha Turbo version= 358/770
clocks do teste de under= 270/697 (foi o mínimo que os programas aceitaram pra memo da vga)

dae eu pensei: se diminuir o desempenho vai ficar meio que claro que é alguma coisa que tá limitando a placa... advinhem o que aconteceu?!?!?! NADA!!! não mudou nada!

po no 3dmark muda... por isso eu tô achando agora que ou o 3dmark é pura fachada ou tem alguma coisa que impede a mudança de clock pra rodar os GAMES aqui...

Bolovo
27-03-2005, 21:22:14
Mobrum vc tem um P4 3.0ghz, ele espanca um XPzinho 2800+...

Na boa, é gargalo do Processador/FSB! :) (hoho num posso usar esse smile)

CesarDRK
27-03-2005, 21:39:09
Ñ eh assim tb bolovo... um P4 3.0ghz defaultzinho não eh akelas coisas não...
Mas com over razoável espanca qq XP msm.

Wild
28-03-2005, 00:26:40
bom galera falando especificamente da vga alguém tem alguma idéia do porque as mudanças de clock só tão fazendo efeito no 3dmark??

e mais uma info ae... quando eu overclocko e uso o 3dmark a placa esquenta mais... já quando uso overclock a temperatura não aumenta além é claro de não rolar nenhuma melhora na performance...eu acho que tem alguma coisa que não tá deixando a mudança de clock rolar em jogo... é tipo como se o driver não achasse que o jogo é um aplicativo 3d e o 3dmark sim

-=|R.R.|=-
28-03-2005, 15:48:32
a diferença do mobile "3400+" num é tão grande assim não... o XP de modo geral ja deu o q tinha q dar... mesmo os 512 de cache não fazem milagre... o indice PR depois do 2800+ foi superestimado, não da pra comparar...

e sim, o P4 3.0 em stock num é muito melhor como disse o Cesar e tb é um garalo mesmo q menor...

Compre um FX55 e seja feliz, pq ae sua VGA sera um gargalo uhuahuhauhauhaahuha :D

EDIT:

se quiser diminuir um pouco o gargalo, vende a tua mobo, pega uma com nForce2 400U (A7N8X) e pelo menos taca FSBde 400 nesse Barton ae... opa agora q eu vi... sua memoria é 333 ihhhhhh teria q sincronizar em 400 pq o desempenho em modo assíncrono do nforce é sofrível... tem as KT880 se quiser manter as memorias... so vale a pena trocar se a diferença de preço for muito pequena tá... depois pega um A64:D

Wild
28-03-2005, 19:42:13
é mas ninguém soltou argumento convicente ainda a respeito do porque o underclock não mostra resultado...

isso tá me cheirando a software que tá "segurando" os clocks da vga nos games... foda não muda nenhum fps nem pra mais nem pra menos...

pqp fazer over e under clock e não mudar nada é de matar

Gustavolpe
28-03-2005, 20:50:42
Pablito (hehehe), eu tava pensando assim...... a média da 6800 no 3dmark03 é de 9000 a 9500 em PC normalzinho..... a tua pelo que vi, em default e sem MOD nenhum faz 8.8k a 9k...... será que não é teu PC que tá gargaleando mesmo?!?! Com MOD fez quanto??! 9400 né?!?!

tipo aqui..... com 2300mhz (640k cache), 1GB DDR400, FSB400 e 6800 (350/800) eu faço 9500 no 3dmark......e com MOD sem over 10200!!!!

pois esse chipset VIA é limitado a DDR400 e FSB333 né??! ou seja, as memos já funfam em 333...... teu 2800+ (2067mhz e FSB333) pode estar limitando o rendimento da tua VGA tanto, que mesmo com underclock tu não percebe o rendimento diminuir!!!

ou seja... o rendimento da 6800 é "X+1"........ o do teu PC não guenta esse rendimento "X+1" dela pq o limite é "X"!!!

então tu coloca ela em over X+2 só que ela não passa do "X" do gargalo!!!! E com underclock tua VGA não consegue chegar no "X" do gargalo do PC, sendo imperceptível tb!!!!

ESSA É MINHA TEORIA!!!! :sm03: PODEM ME XINGAR!!! :( :D

Wild
28-03-2005, 23:56:45
Pablito (hehehe), eu tava pensando assim...... a média da 6800 no 3dmark03 é de 9000 a 9500 em PC normalzinho..... a tua pelo que vi, em default e sem MOD nenhum faz 8.8k a 9k...... será que não é teu PC que tá gargaleando mesmo?!?! Com MOD fez quanto??! 9400 né?!?!

tipo aqui..... com 2300mhz (640k cache), 1GB DDR400, FSB400 e 6800 (350/800) eu faço 9500 no 3dmark......e com MOD sem over 10200!!!!

pois esse chipset VIA é limitado a DDR400 e FSB333 né??! ou seja, as memos já funfam em 333...... teu 2800+ (2067mhz e FSB333) pode estar limitando o rendimento da tua VGA tanto, que mesmo com underclock tu não percebe o rendimento diminuir!!!

ou seja... o rendimento da 6800 é "X+1"........ o do teu PC não guenta esse rendimento "X+1" dela pq o limite é "X"!!!

então tu coloca ela em over X+2 só que ela não passa do "X" do gargalo!!!! E com underclock tua VGA não consegue chegar no "X" do gargalo do PC, sendo imperceptível tb!!!!

ESSA É MINHA TEORIA!!!! :sm03: PODEM ME XINGAR!!! :( :D


Heeeheheheh valeu ae por pensar no problema cara mas não concordo não... vou dizer porque

1º - pelo que sei o 3dmark 2003 não conta só vga conta tb processador e memo (tanto quantidade quanto velocidade)

2º - a média de 6800NU sem mod em pc normalzinho (o meu é normalzinho) é de 8500 (a do salin q n tem over acho que fazia 8300 sem o mod nem over) (a minha faz 8700 ) sem mod nenhum

3º - O "mod" que fiz só ativou o VERTEX pipeline que não faz diferença quase nenhuma (pelo que li e vi) sem a ativação dos 4 pixel pipes. Quem leu o tópico do ranking do 3dmark2003 viu que quando eu tentei ativar os pixel pipes rolou artefato na área de trabalho q FELIZMENTE desapareceram quando eu desativei de novo.

Depois destas considerações discordo da sua teoria pq se a mobo ou o processador estão LIMITANDO o rendimento da VGA é perfeitamente plausível que ao aumentar a performance dela, eu não veja diferença pois a limitação do meu sistema está em outro hardware q não dá "base" para q determinado efeito seja mostrado a uma quantidade de FS aceitável. MAS quando o assunto é UNDERCLOCK, aí a coisa muda pois EU estou limitando a VGA e fazendo com que ela tenha desempenho abaixo da média dela e tb do limite do resto do hardware então não existe pq o processador evitar que os FPS caiam! ele pode até evitar que subam mas que caiam de forma nenhuma.

Outra coisa q prova que estou certo é o fato de tudo mudar quando eu rodo o 3dmark... que claro é muito mais "sensível" a mudanças... mas ele pelo menos me diz: "seu pc está melhor" ele só não diz QUANTO está melhor.

Mais uma coisa que prova é o fato de que quando eu overclocko e rodo o 3dmark a temperatura da vga e ambiente aumentam claramente!! Já quando eu rodo um game a temperatura fica na mesma!! o q mostra que quando inicio tal aplicativo o clock fica padrão da vga...

Cloncluo por enquanto que se no UNDERclock tivesse caído a performance ae sim eu diria que era um gargalo de hardware... mas como não cai eu acho que é software mostrando as garras!

Agradeço a todos que estão tentando desvendar o mistério comigo e espero que todo mundo que esteja participando aprenda alguma coisa hehehe e tenha uma retribuição por estar me ajudando uauhauhahuauhauh

Bolovo
29-03-2005, 00:15:32
Nossa entendi nada do X+1 sei la o que X+2 do Gustavo, mas achei uma boa teoria uhaehuea :D

Gustavolpe
29-03-2005, 00:44:03
Nossa entendi nada do X+1 sei la o que X+2 do Gustavo, mas achei uma boa teoria uhaehuea :D

X<X+1<X+2 :D

X= limite do sistema (MB+processador)

X+1= capacidade da VGA

X+2= capacidade da VGA com over

o resumo é, se o limite do sistema é X, não adianta ter nada mais potente (X², X³, X+1, X+2...) que nunca vai passar de X!!!!! essa é a teoria....mal explicada e mal formulada!!! uahauahuahuahauahuahuauaha

Wild
29-03-2005, 00:49:15
BOMBAAAAA

uhauhauhauhahuahuau pensei que ia esclarecer mas não sei não

Bom, quando eu fico curioso é foda não sossego enquanto não souber a verdade...

Eu arrisquei (morrendo de medo hehehe) um UNDERclock mais violento

217 de core e 642 de memória e pasmem hauhauhaauh os fps não mudaram mas rolou artefato pra burro quando entrei naquela cena da screen do doom3!!

dae o que eu conclui por enquanto...OU o clock da vga provavelmente não "aumenta" fps mas permite que efeitos sejam vistos de maneira adequada... sem artefatos OU realmente tem um gargalo de hardware que impede que minha placa vá além do que ela pode, MAS não está limitando-a no seu funcionamento normal... tipo se eu botar uma Abit AN7, 1024 de ddr (pentes iguais) de 400mhz e um Barton 3200+ acho que não vai aumentar em nada naquela cena do Doom3... (claro que vai melhorar um pouquinho no geral no jogo)

Agora opinem!! o fórum é pra isso!

PS: morro de medo de por mais de 20% de OVERclock mas não tô resistindo mais hehehe