PDA

View Full Version : A questão do X,do universo,e de tudo o mais!



Sizemore
23-10-2005, 20:34:11
Boa noite galera. :)

Venho fazer esse tópico,para perguntar uma coisa bem individual,porém,de fundamental importancia para a nossa diversão e imersão nessa forma artística de interação,os jogos.

Embora,a maioria daqui possua um pc que rode tudo no talo,os jogos mais novos já estão comecando a fazer o bolso da gente (deles mais ainda) coçar,a proucura do equilibrio perfeito; PerformanceXQualidade

Porém,o que é mais gratificante,rodar o jogo no talo,lisinho,60 FPS cravados,mas com uma qualidade visual/sonora deixando a desejar,ou uma imagem linda,quase poética,com um som cristalino,mas com um FPS beirando o insuportável em algums (a maior parte do tempo) momentos?

Vejam meu exemplo,eu ando jogando MOHPA,que os gráficos são lindos mesmo para os padrões atuais,posso rodar ele de um jeito bonito e rápido,ou maravilhoso porém,com algumas lentidões em algums momentos irritantes.

E vocês,o que vocês preferem?

Algums fotos para exemplo (Não são minhas):

http://www.therpsicore.com/Games/MOHA/Pacific_Assault/Screenshots/02.jpg

http://images.ea.com/eagames/official/moh/pacassault/us/screenshots_videoclips/fullsize/set3/screen_2.jpg

http://www.therpsicore.com/Games/MOHA/Pacific_Assault/Screenshots/13.jpg

http://images.ea.com/eagames/official/moh/pacassault/us/screenshots_videoclips/fullsize/riverwalk/screen_4.jpg

-=HeLL_KiNG=-
23-10-2005, 21:10:58
interessante

eu creio q a grande maioria dos jogadores procura um equilibrio entre performance e qualidade visual, tanto um como o outro sao essenciais pra mim mas ae depende do material q a gente tem em maos né ehhe

por ex: muita gente nao liga pra AA e eu odeio jogo sem AA, mas tbm nao sou louco de deixar d jogar um game bom só pq nao posso usar esse filtro:p

o moh: pa é bonito visualmente, alias pra mim ainda é o jogo q possui as mais belas explosoes, porém sua engine grafica nao é nada gentil e o jogo é bem pesado, contudo ainda ha um equilibrio se vc souber dosar os ingredientes na config.

por isso sempre procuro olhar os tweaks para esses novos jogos pela net, pra entender o q é vantajoso e o q é desnecessario, até p/ q eu possa equilibrar a performance e a qualidade

muita gente fala q a 30 fps constantes já está de bom tamanho, outrora eu concordaria mas hj em dia mais do q nunca, 30 fps mesmo q constantes(coisa q nao existe) nao sao uma taxa flexivel na minha opiniao, dae a necessidade d sempre procurar mesclar performance e qualidade sem deixar um se sobresair perante o outro em busca da experiencia perfeita hehe:p

é isso ae

NeoRSC
23-10-2005, 23:21:51
isso eh foda, mas que eu considero graficos uma das principais caracteristicas pra um game ser bom isso eu considero, fora diversão, jogabilidade e talz...

só q ta muito foda vc manter um PC bom, tipo q até o meio do ano q vem já vão ter varias VGAs novas da proxima geração... isso talves alem de ser evolução é meio q desrespeito com o consumidores, pq um cara compra uma foderoza 7800GTX hj e daki 5 meses a NV já lança a proxima geração e vc literalmente toma no tobas com a sua "ex" forderoza 7800GTX... foda isso

por isso msm q ano q vem to partindo pros consoles de novo...

|RZC|
23-10-2005, 23:27:46
Pois é, sempre vou em busca do equilíbrio mas as vezes prefiro rodar com algumas quedas do que sacrificar muito visualmente o jogo. Por exemplo na época que eu tinha FX5200, não achava graça rodar Far Cry com water, lighting e textures em medium, o jogo ficava muito feio, então eu preferia rodar a 20\30 fps com isso no high em 640x480 do que decentemente em medium.
Depois de um tempo, comprei uma 6600GT e me acostumei a jogar os jogos em resoluções altas, efeitos no máx e com filtros, Doom 3 por exemplo, roda tranquilo no máx em 1280x1024 com 8AF em média de uns 50 FPS, mas aí veio FEAR e agora em 1024 no maximum, sem soft shadows, sem AA e 4xAF ele roda em 30 e poucos FPS com mínimas de 18 e máximas de +- 80 e poucos, achei muito serrilhado mas tudo bem, isso passa mas não consigo mais jogar sem AF pq acho que o jogo fica MUITO feio e sem AF os frames aumentam consideravelmente.. 30 fps realmente tem MUITA diferença depois que o cara se acostuma com os 60 mas fazer o que, ainda é aceitável, assim como os 20 são aceitáveis em COD2(não sei como O_o).. eu so muito chato em relação a alguns efeitos, não abro mão deles, a não ser quando a perda de FPS não compense a beleza, como eu acho que é o caso das soft shadows que comem uns 10 ou 20FPS do jogo.
Enfim, chega de enrolação hehehe, pra mim eu acho que se não der meio termo prefiro jogar a 20(menos que 20 não rola)FPS com um jogo agradável visualmente do que em 40 com o jogo totalmente horrível... DESDE que o gameplay não seja prejudicado, ou melhor, não seja muito prejudicado.. mas no fim tento conseguir balancear um mínimo de 30 fps com um visual bonito.

GENERAL
23-10-2005, 23:33:42
Bom o meu esquema eh o seguinte: eu curto dar uma equilibrada boa.......
um exemplo...o FEAR...
qdo instalei ele tava td no minimo do minimo!!! e rodando d 60 a 45 FPS!! mto bom!! soh q sem nenhum efeito e graficos horriveis!! tipo os fragmentos d vidro e d parede, luzes e sombras..ND aparecia!! ae eu coloquei tds as coisas e to jogando d 45 a 25 fps! resol 800x600
tipo as vezes dah uns legs chatos!! mas jogavel!!
assim tbm fiz com jogos tipo Farcry ,age3 e BF2 (este menos pois jogar online com legs eh mto foda)!!
pelo menos vc ganha uma certa qualidade d imagem num esquema jogavel!!
acho q assim q tenque ser....

mas pra mim primeiro a jogabilidade depois os graficos!

--==Insano==--
24-10-2005, 00:09:27
Eu também não ligo muito pros graficos não, o que me interessa mais mesmo é a diversão, porem ai eu entro numa controvérsia eu tava jogando Fear com um FX5700 com qualidade grafica no medio sme sombras e sem lights e quase desistindo pq achei a IA muito fraca o que me desanimou bastante mas dai chegou a minha 6600 configurei a maioria das opções e high e simplesmente a minha diversão voltou, pode ser que grafico não seja tudo mas que ajuda na dicersão isso ajuda.

uma dica pra quem tem problemas com saber se os 60fps 30 fps 20 fps são bastante, DESLIGUEM O FRAPS.

Raybon
24-10-2005, 00:19:58
Acho que todo mundo tenta equilibrar...

se for o caso eu prefiro até deixar um lagzinho as vezes aqui, mas nada q comprometa o jogo...

gráfico não é tudo mas faz a diferença sim!!!

|RZC|
24-10-2005, 12:09:15
uma dica pra quem tem problemas com saber se os 60fps 30 fps 20 fps são bastante, DESLIGUEM O FRAPS.

Falo tudo!!!
Bah, COD2 tava me agradando a velocidade, jurava que tava acima de 30 ou até mesmo 40\45, fui ver e tava em 20 e já fiquei meio grilado!!!! Fora que o FRAPS diminui um pouco o FPS sei lá porque.

Focr_BR
24-10-2005, 12:48:32
Pra mim depende muito, muitos jogos a falta de grafico atrapalha a diversao, por exemplo Doom 3 ou Fear tirando uma porrada de efeito acaba com todo o clima de medo que o jogo quer dar, agora outros jogos por exemplo RCT naum sao necessarios graficos fuderosos, a diversao do jogo naum estraga se vc deixar no minimo ou no maximo, aehuaehae, eu naum me encomodo em jogar por exemplo Doom 3 ou Fear dando uns slows, mas me encomodo muito jogando RCT ou AOE 3 por exemplo dando slow prejudica muito a diversão.

Mas de qualquer jeito eu tambem to partindo pra Consoles porque o mercado de PCs ta muito foda, alem das coisas serem muito caras, elas se extinguem muito rapidamente. E muito foda voce comprar uma placa de video fuderosa rodando todos jogos no talo lisinhos, e depois de 2 meses ja lançarem um jogo que mal roda no medio no seu pc. :(

lgdesa
24-10-2005, 13:41:49
isso eh foda, mas que eu considero graficos uma das principais caracteristicas pra um game ser bom isso eu considero, fora diversão, jogabilidade e talz...

só q ta muito foda vc manter um PC bom, tipo q até o meio do ano q vem já vão ter varias VGAs novas da proxima geração... isso talves alem de ser evolução é meio q desrespeito com o consumidores, pq um cara compra uma foderoza 7800GTX hj e daki 5 meses a NV já lança a proxima geração e vc literalmente toma no tobas com a sua "ex" forderoza 7800GTX... foda isso

por isso msm q ano q vem to partindo pros consoles de novo...


e eu vou de carona!!!
2006 é console na cabeça!!!

Onichi
24-10-2005, 14:06:49
Eu também, provavelmente vou pros consoles em breve. É como disseram, horrível você comprar uma placa top e em seguida ela já não ser decente (Eu ia pegar uma 6800, tive uns probleminhas e só vou poder comprar lá pro natal... E, WOALWZ, não vai ser mais bolada e ano que vem já vai estar ultrapassada)

Quanto ao topico... Depende do jogo, fps por exemplo é impossível jogar com poucos frames, prefiro jogar o jogo feião... Mas vários outros eu equilibro, porque as vezes a lerdeza não influencia na diversão e dá pra jogar algo bonitinho.

Wild
24-10-2005, 19:05:08
bom hj em dia é difícil um game graficamente monstro rodar 60fps o tempo todo...

eu sempre procuro o equilíbrio ideal, mas quando não dá, prefiro performance do que gráfico... dependendo do jogo até mudar as opções durante uma certa parte que é mais pesada que o resto.

Agora nesse debate todo existem certas coisas que são irritantes hehehe (pelo menos me irritam)... Uma é ver (ou ter) nego com uma máquina x podendo ter uma performance x e tendo uma performance x/2 (como é o meu caso)... e outra é ver um bando de mané dizendo que jogo tal roda liso ou leve, criticando quem fala que é pesado sendo que nem mediu o jogo com fraps dae tá tendo uma performance ruim e nem sabe pq nunca viu o jogo rodando bem pra comparar

Sizemore
24-10-2005, 19:31:59
Gostando de ver a opinião do pessoal aí,todo mundo escrevendo um texto bom!

Realmente,isso é uma coisa bem particular,pode-se ler opiniões de gente que faz força pro lado do Gráfico,outros pro lado da Performance,embora todos busquem o equilibrio,todo mundo pesa para um lado ou outro.

Eu tenho uma tendencia para puxar para gráfico,como até falei no tópico do Q4,complementando o que o du doido disse,eu sempre tento deixar em 1024,abaixo disse,parece PS2 pra mim.

Como tenho uma creative,gosto de botar uma qualidade sonora legal,mas não abuso,dou preferencia para o gráfico.

AA não sinto falta,pesa muito,antigamente ele borrava a imagem,sem falar que em 1024 há poucos serrilhados.

AF é outra coisa,não pesa tanto como AA,e faz uma diferença ABSURDA na imagem.

-=HeLL_KiNG=-
24-10-2005, 21:40:01
bom hj em dia é difícil um game graficamente monstro rodar 60fps o tempo todo...

eu sempre procuro o equilíbrio ideal, mas quando não dá, prefiro performance do que gráfico... dependendo do jogo até mudar as opções durante uma certa parte que é mais pesada que o resto.

Agora nesse debate todo existem certas coisas que são irritantes hehehe (pelo menos me irritam)... Uma é ver (ou ter) nego com uma máquina x podendo ter uma performance x e tendo uma performance x/2 (como é o meu caso)... e outra é ver um bando de mané dizendo que jogo tal roda liso ou leve, criticando quem fala que é pesado sendo que nem mediu o jogo com fraps dae tá tendo uma performance ruim e nem sabe pq nunca viu o jogo rodando bem pra comparar
muita gente fala sem ter conhecimento pratico, entao falam pq viram ou falam pq falaram p/eles mas nao falam pq sabem na pratica

só q tbm tem q ver o lado do cara, como ele configura seu hardware e tal, as limitacoes do msm e o q se pode extrair dele

o certo é q jamais 2 maquinas com hardware igual rodarao um jogo da mesma maneira, parecido sim mas igual nunca

Setzer
24-10-2005, 23:06:06
Se eu me lembro bem, há muito tempo atrás quando meu PC ainda rodava alguma coisa pra cima do LOW eu gostava de balancear perfeitamente qualidade/velocidade. Depois disso..hmm... já era :D

O bom era os jogos que dava pra customizar bastante coisa, MOH e BF1942... dava pra deixar lisinho mas feio ou bonito mas lerdo. Velhos e bons tempos :sm05:

BatZ
25-10-2005, 17:16:28
realmente equilibrar é a questão, mas eu prefiro jogar numa resolução menor com mais qualidade do que o inverso! alguns games até dá para diminuir, já que os gráficos não representam tanto, mas outros como FEAR, por exemplo, é um pecado jogar sem usufruir de toda a beleza que o game oferece... esse eu fiz questão de rodar em 1280x1024 com tudo no máximo e os filtros 4xAA 8xFA, mesmo com alguns slowdowns, pois a beleza dos cenários é muito impressionante!!!

Incendiário
28-10-2005, 13:56:01
concorde com o batz, prefiro fps constante na maioria dos jogos, só que tem uns que nao dá pra segurar, nao resisto de coloca numa resoluçao maior e um AA trilinear

So que tem gente que fica feliz só em JOGA o jogo aparentando como aparentar, lagando como laga, quinem o cara do topico do doom 3