PDA

View Full Version : Duvidas so bre engine e fisica



Snap
30-11-2005, 01:58:10
Queira sabe oq é sistema. d fisica em um jogo porque eu vejo tpw assim" age 3 sistema d fisica havok(mesma q hl2) eu queria q alguem me explicasse e como c aplica issu em jogos d estilos diferentes
E enginner( achu q e issu) tpw assim " jogo baseado an enginner d unreal tournamente" queria sabe comoq é issu tb..


Caso algeum saiba e possa m explica

30-11-2005, 13:57:07
Vo tenta:

A Fisica nos jogos é como ela é aplicada no mundo real, por exemplo: No HL2 se vc pega a Shotgun e atira num barril, esse barril vai ser lançado com uma determinada velocidade e trajetória, em alguns jogos isso não acontece....outro lugar que a fisica foi usada, foi na água, basta vc olhar pra ela, que vc vai ver o reflexo de algum objeto, e caso algo faça com essa água se "movimente", o reflexo desse objeto será alterado...

Um exemplo de fisica, no Age 3, é qdo vc esta navegando com um barco vc ve que o reflexo dele na agua, o reflexo se altera com o barco em movimento...

Varios jogos utilizam um sistema chamado "Rag Doll", isso é aplicado em personagem da jogo, um exemplo,no HL2, qdo vc atira em Combine (aqueles inimigos com mascara) qdo ele esta morto, o seu corpo sofre algums movimentos "involuntario", experimente atirar nele..com a Shotgun e dps com a com Pistola de 9mm, o "movimento involuntário" será difirente...


Btw:

Engine, é mais ou menos como se fosse o motor de um carro...a grosso modo, ela que é responsavel pelos graficos, IA,Som, e fisica (algumas engines como a Havok, pode ser "inseridas" em outras engines, como a do HL2)

Lembrando que qdo se fala em Engine, esse termo abrange outras sub-engines...


[ ]´s

Ryu
30-11-2005, 14:49:15
Traduzindo para Hardware.....a Engine Source do Half-Life² por exemplo é como se fosse uma placa mãe de um pc. É em cima dela que todo o resto vai funcionar.

Snap
30-11-2005, 18:18:25
Traduzindo para Hardware.....a Engine Source do Half-Life² por exemplo é como se fosse uma placa mãe de um pc. É em cima dela que todo o resto vai funcionar.
a BASE SERIA UM CONJUNTO D ARQUIVOS PROGRAMADOS.. AI ELES FAZEM EMCIMA???

bluR
30-11-2005, 18:37:35
o lê..

o reflexo da agua nao tem nada ver com fisica..
eh apenas efeito grafico.. nao tem massa, densidade, forca no reflexo da agua..
o barril q boia e o pedaco de metal q afunda na agua, estes sim tem a ver com fisica..

engine.. bom..
vc tem o codigo-fonte e faz as coisas em cima..
altera, cria novas coisas, exclui outras..
olha o quake3 e o mohaa..
mohaa eh engine do quake 3..
ele "herda" caracteristicas.. entao, ao invez de vc fazer uma engine do 0, vc pode comprar uma..
soh nao pense tipo, "po, mas quake3 eh tao diferente, basuka, futuro e blablabla", pq justamente, ele soh herda o codigo, e nao a arte, tema, e outras coisas..

capiche?

[]z

GENERAL
30-11-2005, 19:02:05
Aproveitando o topico...
Qual a diferença da fisica do HL2 e do FarCry??
diretamente eu num vejo mta diferença...apenas nos graficos!

Galsien
30-11-2005, 19:13:07
Sobre o reflexo na água, isso também é física, é ótica geométrica pela reflexão do casco do barco, das nuvens etc. Além disso, a forma das ondas deve reagir a um campo gravitacional simulado e aí pode ser qualquer coisa da Lua até o Sol.

Ryu
30-11-2005, 19:21:53
a BASE SERIA UM CONJUNTO D ARQUIVOS PROGRAMADOS.. AI ELES FAZEM EMCIMA???

Vou colocar em outro plano.

O Windows é a Engine principal do sistema, nela rodam outros aplicativos (engines menores) com outras finalidades. Office, IE/Firefox/Opera, Media Player, EMule :cool: e etc.

c0m4nch3
30-11-2005, 21:11:59
de uma olhada do video sobre Rag Doll Kung Fu q foi feito pelo designer Mark Healey (da LionHead) usando uma engine própria (não é mod, nem usa Source).

http://files.filefront.com/rdkf_gdcavi/;4160526;;/fileinfo.html

Snap
01-12-2005, 01:14:09
o lê..

o reflexo da agua nao tem nada ver com fisica..
eh apenas efeito grafico.. nao tem massa, densidade, forca no reflexo da agua..
o barril q boia e o pedaco de metal q afunda na agua, estes sim tem a ver com fisica..

engine.. bom..
vc tem o codigo-fonte e faz as coisas em cima..
altera, cria novas coisas, exclui outras..
olha o quake3 e o mohaa..
mohaa eh engine do quake 3..
ele "herda" caracteristicas.. entao, ao invez de vc fazer uma engine do 0, vc pode comprar uma..
soh nao pense tipo, "po, mas quake3 eh tao diferente, basuka, futuro e blablabla", pq justamente, ele soh herda o codigo, e nao a arte, tema, e outras coisas..

capiche?

[]z


Muito complicado....
entaum ele e feito em codigo d fonte...q leva a base para o jogo????
Por odne eles fazem o codigo d fonte?????
e pra compra um enginner e muito caro??????
e Qual a melhor engine q existe?

Deinis
01-12-2005, 02:38:01
Na minha opinião, a melhor engine é a do Half-Life 2, bons gráficos, otima física, ambientes amplos e é bem leve!! Mas também existem outras muito boas: UTK4, Doom 3, Far cry, Call of Duty 2 veio com uma engine nova shown de bola (o 1 usava a do Quake 3) e por aí vai.....

Snap
01-12-2005, 03:46:11
Na minha opinião, a melhor engine é a do Half-Life 2, bons gráficos, otima física, ambientes amplos e é bem leve!! Mas também existem outras muito boas: UTK4, Doom 3, Far cry, Call of Duty 2 veio com uma engine nova shown de bola (o 1 usava a do Quake 3) e por aí vai.....
Eu não intendo .. mas gostei da do farcry... adorei os grafico.. os mapas gigantescos...e por ai vai

01-12-2005, 12:33:12
Por odne eles fazem o codigo d fonte?????

Com linguagens de programação (eu acho..:p)....C, VB....


e pra compra um enginner e muito caro??????

Caro pra kramba...seu naum me engano tem engine que custa cerca de U$$ 1 000 000..

Mas tem engine Open Source..



e Qual a melhor engine q existe?

Depende da aplicação...eu gosto das engines do HL2 e do Doom 3...


General...a diferença fisica, naum sei pq naum joguei Far Cry..so o HL2...mas vi por ae, que no Far Cry, se vc pegar um lança foguete, atirar com ele mirado, para a superficie da agua, o foguete lançado..ficara como se fosse um torpedo..


E bluR, o Galsien, explico...oq eu quiz dizer...

Jabazinho:
Tem uma matéria interessante da EGM PC, nº 2, lá elas explicam algo sobre a HAvok (engine Fisica) e sobre Engines como um todo..

bluR
01-12-2005, 12:53:08
Sobre o reflexo na água, isso também é física, é ótica geométrica pela reflexão do casco do barco, das nuvens etc. Além disso, a forma das ondas deve reagir a um campo gravitacional simulado e aí pode ser qualquer coisa da Lua até o Sol.
sobre o reflexo...
e quem processa isso? a fpu ou a vga? ;)
ela interage com outros objetos?
nao..
tah lah pra bonito.. tipo sombra..

logico q vc tem fisica.. precisa calcular distancia, forma, intencidade.. mas vc nao pega a sobra e joga ela em cima da agua pra ver se boia ou afunda.. ou contra algum objeto pra ver qual eh o mais pesado..

entendi o seu ponto, espero q tenha entendido o meu..

a respeito das ondas.. bom..
nem falei das ondas.. :)

------ edit -------
ah..
ateh onde eu sei..
geralmente eles programam em C/C++
quake eh c..
tanto q chamam a linguagem do quake de QUAKEC
aeauheai :D

mas jah vi engine em python tb..

Du Doido
01-12-2005, 13:05:41
engraçado... sobre as "engines fisicas" (tah certo falar assim?) dos dois jogos (HL2 e FC) eu sempre achei a do FarCry um tanto quanto melhor... a do HL2 nao eh tao boa assim nao, se vc analisar numa questao de realismo... os bichos sao muito pesadoes, nao reagem propriamente a determinados estimulos... ja no farcry eu acho real pra caralho.... se vc reperar as balas dentro d´agua elas ficam beeem mais lentas e tals...


FarCry, tirando os montros absurdamente ridiculos eh um puta dum jogao... se nao fosse pelos monstrinhos, batia HL2 facil!

Snap
02-12-2005, 01:36:59
Com linguagens de programação (eu acho..:p)....C, VB....



Caro pra kramba...seu naum me engano tem engine que custa cerca de U$$ 1 000 000..

Mas tem engine Open Source..




Depende da aplicação...eu gosto das engines do HL2 e do Doom 3...


General...a diferença fisica, naum sei pq naum joguei Far Cry..so o HL2...mas vi por ae, que no Far Cry, se vc pegar um lança foguete, atirar com ele mirado, para a superficie da agua, o foguete lançado..ficara como se fosse um torpedo..


E bluR, o Galsien, explico...oq eu quiz dizer...

Jabazinho:
Tem uma matéria interessante da EGM PC, nº 2, lá elas explicam algo sobre a HAvok (engine Fisica) e sobre Engines como um todo.. (como se escreve??)
nEngine open soucer é d graça certo?

farcry é d+ joguei ele e gostei....a do unreal eu gosto tb acho rapida e rasalvelmente leve

DanW
02-12-2005, 10:13:37
Uma outra maneira de entender os "engines" seria encará-los como conjuntos de códigos matemáticos, escritos em linguagens de programação, com o objetivo de simular o comportamento de todos os aspectos do meio-ambiente real que podem ser captados pelos nossos sentidos.

Um "engine" de som, por exemplo, deve ser capaz de reproduzir os efeitos de som conforme o desejo do programador. Uma engine de som pode ser considerada mais avançada em relação à outra se, por exemplo, ela for capaz de reproduzir sons multidirecionais (leia-se som em 3D) e a outra não.

Já um bom "engine" gráfico tenta simular os efeitos visuais da forma mais realista possível. Reflexos, definição de objetos, iluminação do ambiente, sombras, etc. Os engines mais recentes e mais elaborados são capazes também de reproduzir os efeitos de iluminação da mesma forma como são captados pelo olho humano, por exemplo, quando estamos numa sala escura e de repente somos expostos a uma luz forte, ficamos temporariamente "cegos". Esse efeito pode ser reproduzido por um engine gráfico através de um recurso chamado de "HDR Rendering", ou "High Dynamic Range Rendering". Esse recurso tenta imitar o alto alcance de intensidade de luz que o olho humano possui, e todas as suas conseqüências.

Um "engine" físico, por sua vez, procura reproduzir com máxima fidelidade os efeitos provocados pela força da gravidade nos corpos. Isso inclui atrito e todas as outras forças geradas pela interação física entre dois ou mais corpos. O desafio para o programador ao construir um "engine" físico, no caso, seria representar as Leis de Newton em equações matemáticas com o mínimo possível de erros.

Os engines licenciados são muito úteis para ganhar tempo, pois o programador pode "comprar" um engine gráfico e, quando quiser simular um efeito de reflexo na lataria de um carro (como em NFS Most Wanted), em vez de ter de escrever todos os códigos para fazê-lo, pode simplesmente acessar a função "criarreflexonocarro(parâmetros)", por exemplo, e ter o efeito prontinho no seu jogo sem trabalho algum. Só que com menos dinheiro no bolso.

Lembrem-se que o universo como um todo pode ser representado por equações matemáticas. O desafio aí e fazer isso com o máximo de fidelidade. É por isso que as "engines" prontas são tão caras, é preciso muita inteligência e competência, principalmente, para fazer o trabalho bem feito.

Ah, outra coisa, os "engines" só vão melhorando à medida que os hardwares responsáveis pelos respectivos efeitos também vão se aperfeiçoando. Aí entra aquela história de engine pesado, só funciona com tal placa, etc...