PDA

View Full Version : Os cinco melhores heróis do PS



Anarion
26-05-2006, 13:21:58
Com sinceridade, os heróis de videogame não exerceram, em mim, o mesmo fascínio que os vilões. Na maioria dos jogos a personalidade deles é muito parecida e, também, em muitos casos, uma extensão da personalidade do jogador. Existem, contudo, exceções louváveis. Na minha humilde opinião, esses são os melhores. Fui mal interpretado por alguns na escolha dos vilões e, portanto, ressalto que o critério utilizado é a construção do personagem, não seu poder, força ou agilidade. Um exemplo disso é que eu nunca escolheria o Príncipe da Pérsia. As habilidades guerreiras e atléticas dele são perfeitas e jogar com ele é muito legal, mas o personagem em si é chato, indeciso, histérico e incapaz de se aceitar. Aqui vai a lista:


5º Lugar: Sora – Kingdom Hearts I e II
O fascinante sobre Sora é que, em meio a um turbilhão de mundos colidindo, luta entre luz e escuridão, bem e mal, sua preocupação é única e simples: encontrar seus amigos Kairi e Rikku. No meio dessa busca, é claro ele pode “combater as forças malignas” e “salvar o mundo”, mas tudo isso é incidental. Pode parecer piegas, mas em um mundo onde, cada vez mais, são valorizados heróis implacáveis, Sora mostra que um grande poder pode surgir da pureza e da amizade
4º Lugar – Harry Mason - Jogos: Silent Hill (PSO) e aparição rápida, já morto, em Silent Hill 3 -
Não, não é Harry Potter. Não tem poder, super-força, inteligência além do comum, não é um policial não sabe manejar uma arma (se atrapalha até com um pedaço de cano). Diferente dos personagens usuais de Resident Evil (policiais, mercenários, etc...), que sem exceção são todos “durões” (até a Claire, no Code Veronica vira uma máquina de matar), Harry Mason é uma pessoa absolutamente normal, posta em uma situação de horror absoluto e, o pior de tudo, procurando sua filha, perdida naquele pesadelo. No fim, para chutar de vez o balde, descobre que sua filha (de criação) é a peça chave de uma complexa trama envolvendo satanismo. É só se imaginar no lugar de Harry para ver que ele merece muito estar nesta lista.


3º Lugar - Raziel - Jogos: Soul Reaver, Soul Reaver 2 e Legacy of Kain Defiance

Não se enganem, apesar do nome, Raziel nunca foi um anjo: como humano era um assassino frio de vampiros da Ordem dos Seraphan, como vampiro era o braço direito de Kain no tenebroso governo deste sobre Nosgoth. Depois disso, quando Kain o atirou no abismo de dor eterna, se tornou algo ainda pior: uma carcaça devoradora de almas. Vingou-se de seus “irmãos” vampiros, em uma busca que parece ter inspirado Tarantino a escrever “Kill Bill” (o jogo é bem mais antigo que o filme). No fim, Raziel compreendeu que foi alvo de inúmeras manipulações e, voluntariamente, permitiu que sua alma ficasse eternamente unida e aprisionada na espada de Kain, a Soul Reaver, para que o ciclo da vida fosse restabelecido. Maior heroísmo e auto-sacrifício que esse é difícil de ser imaginado. Raziel demonstra que, para fazer o que é certo, não se deve ficar preso a sentimentos de culpa, ódio e vingança (essa última especialmente contra Kain que tanto tormento havia lhe causado). Ilustrando:
Raziel
It was then I knew what I had to do. I alone could end this.
Kain
Raziel? - No -
Kain tries to pull away, but Raziel takes hold of Kain's arm so that he can't.
Raziel
Yes - this is how...
Kain
--No, Raziel!
Raziel
The Soul Reaver -- pure of all corruption -- this is what it is for. This is what I am for --
-- and puts his right hand over Kain's wounded chest. We see the purifying energy of the Spirit Reaver pass through Raziel and into Kain at this point, and we see the wound heal.
Raziel
The two become one - both Soul Reavers - together - and the Scion of Balance is healed. And I -- am not your enemy - not your destroyer - I am, as before, your right hand. Your sword.
Kain
No, Raziel - this can't be the way...
Raziel
And now you will see -- the true enemy –

2º Lugar - Kratos - Jogo: God of War
O amargurado herói de “God of War” representa muito bem a força potencial do ser humano e da vingança, no medida em que, sem medo, desafia monstros, deuses e demônios. Contudo, mostra cruamente, o custo do deleite guerreiro espartano e da vontade de vencer a qualquer preço. É um personagem complexo que mistura coragem, força, tristeza, culpa e merece o 2º lugar.
A

1º Lugar – Empate Técnico - Dante - Jogos: Devil May Cry 1, 2 e 3 e Shin Megami Tensei’s: Nocturne e Solid Snake – jogos (no Playstation) MGS, MGS2
Tentei, mas foi realmente impossível me decidir entre um dos dois. Eles são muito legais.
Nos Devil May Cry aparecem alguns monstros realmente assustadores (a começar dos marionetes-vivos, que podiam estar até na série Silent Hill), mas você não tem medo de absolutamente nada. Por que? Porque Dante é FODA. É forte pra caramba e encara tudo na maior irreverência (existe um comando que é, basicamente, um “cai dentro” para chamar os vilões). Além disso, há outros elementos que fazem o personagem praticamente perfeito: a estética de vingador escarlate, a origem demoníaco-infernal, o estilo de luta com a combinação perfeita entre a arma branca e armas de fogo (Ebony and Ivory, então), os combates com o próprio irmão. Dante é “o cara”
Dizer que Solid Snake é “um exército de um homem só” seria mentir. Na verdade ele é mais que isso. A versatilidade do personagem parece ilimitada. É um sniper, maneja facas, bazukas, metralhadoras e todo tipo de arma. Ao mesmo tempo em que pode encarar vinte inimigos, estando armado ou não, sua principal habilidade é a furtividade em qualquer ambiente (inovação total em termos de videogame). É a imagem ideal do soldado-espião: humor ácido, ar cruel e cafajeste, fisionomia dura e jeito “direto” de abordar os problemas. Ao mesmo tempo, Snake se mostra desiludido com a guerra (a opção pela furtividade denota sua característica de soldado da paz) e, surpreendentemente, sensível, especialmente com as mulheres (de Meryl a Olga) a quem tenta sempre proteger. No fim abandona o serviço para o governo (FOXHOUND) e parte numa cruzada independente com Otacon, criando uma espécie de ONG anti-metalgear (que no fundo é uma arma de destruição em massa).

Tem alguém a acrescentar a essa lista?

BatZ
26-05-2006, 21:49:08
muito boa as escolhas, mas eu acho que Max Payne tbm é um "herói" que foge um pouco do modelo habitual, e o acho bem interessante como personagem pela sua alta carga psicológica e um drama familiar muito grande, que muitas vezes te coloca em cheque se ele é o herói ou o bandido, e em outras representa a complexidade das pessoas como um todo!!

não sei se seria suficiente pra entrar no Top-5, mas no Top-10 com certeza!!

:sm03:

Incendiário
27-05-2006, 11:17:21
O Raziel do Soul Reaver era muito loko!
Ele aparentava ser mal-humorado, nao ligava pra ninguem e podia matar todo mundo, e nenhum ser podia com ele....

Mesmo assim duvido que alguem deixou de "gostar" dele, e ate de se importar com o que aconteceria no final da historia...

Isso que eh um bom heroi, nao ligar para que os outros pensam e mesmo assim ser amado por todo mundo...