PDA

View Full Version : Máquina lenta demais



Carlos_RJ
03-08-2006, 13:11:03
Pessoal não sei esse problema deveria ser postado aqui ou em software, qq coisa é só passar pra lá.

Tenha uma máquina q considero muito boa para os dias de hj com uma DFI LanParty NF4 Ultra-D (BIOS 623-3) + Opteron 165 + 2 Gb de memo OCZ Platinum + Win XP SP2 (conforme assinatura) e pra rodar os jogos está muito fácil pq sem forçar muito a máquina consegui 4900 pts no 3DMark 06.

O problema começa qdo carrega o XP no desktop fica mostrando (ao lado do relógio) o ícone pra remover drive como se estivesse com um pendrive lá, mas pra minha surpresa qdo clico lá ele está citando pra remover o HD (Maxtor Diamond10 de 300Gb SATA II - 6V300F0), já procurei drives pra acertar isso e não achei pro modelo 6V300F0.
Não sei se por isso ela está lenta pra abrir programas, tipo se quero abrir o I.E. ela fica uns segundo piscando a luz do hd no gabinete e pra depois lembrar q tem q executar alguma coisa.
E é assim pra tudo, clicando nos jogos pra, entrar, photoshop, paint,.......depois q carrega vai na boa.

Estou usando a BIOS 623-3 pq a maioria das pessoas q usam essa placa acha a melhor BIOS.

Isso poderia ser BIOS?? Vcs sabem de algum relato sobre a BIOS mais recente ser boa ou não??

Enfim, o q vcs acham q pode ser?? Já não sei mais o q fazer, pq acabei de montar a máquina e ela não está do jeito q pensei q ficaria mesmo gastando uma grna forte (pra uso geral claro, pq pra jogos tá excelente).

Obrigado pela ajuda,
Carlos

Mantrhax
03-08-2006, 13:50:17
Seu drive Sata deve estar como Dinamic Disk e nao como Basic Disk

Isso influencia no desempenho !!!

Vai em administrative Tools > Computer Management > Disk Manager > e lah onde tem DISK 0 , DISK 1 , ve se esta como Dynamic ou Basic

Dynamic ele usa o Disk como se fosse uma Unidade removivel e toda unidade removivel sofre com desempenho !

Teria que transformar ele pra Basic Disk , clicando em propriedades etc etc , so nao lembro direito os procedimentos, mas
é basicamente isso !!!

-=|R.R.|=-
03-08-2006, 15:01:49
Seu drive Sata deve estar como Dinamic Disk e nao como Basic Disk

Isso influencia no desempenho !!!

Vai em administrative Tools > Computer Management > Disk Manager > e lah onde tem DISK 0 , DISK 1 , ve se esta como Dynamic ou Basic

Dynamic ele usa o Disk como se fosse uma Unidade removivel e toda unidade removivel sofre com desempenho !

Teria que transformar ele pra Basic Disk , clicando em propriedades etc etc , so nao lembro direito os procedimentos, mas
é basicamente isso !!!

CARALHO MANTRA SERA QUE É POR ISSO QUE TO TENDO PROBLEMA COM O FEAR???????????????? :sm53:










Aqui aparece esse ícone pra remover meu HD SATA (Seagate SATAII 250GB) :eek: Cara se for isso mesmo pqp :p :sm03:

mas po deveria vir como Basic por defaut!! não entendo pq... po quem ja instalou XP SP2 num SATA2 faz esse procedimento????

Carlos_RJ
03-08-2006, 16:45:44
Valeu mesmo Mantrhax, qdo chegar em casa vejo se está dessa forma mesmo. :sm03:


mas po deveria vir como Basic por defaut!! não entendo pq... po quem ja instalou XP SP2 num SATA2 faz esse procedimento????

Isso é verdade.....meio lusitano se por default vier como dinamic. :sm22:

Mantrhax
03-08-2006, 18:12:01
bem , tenho 2 hd's aqui com enclosure que uso de Hot Swap, um é IDE e o outro eh Sata, ambos sao reconhecidos como dinamic porque eh assim que eles sao : Dinamicos, enfio , copio, desligo, removo !

Basic é aquele que vai ficar na maquina direto...... sempre que enfia sata ele reconhece como dinamic, ai vc tem que mudar pra basic

CesarDRK
03-08-2006, 18:22:34
Instalei o WindowsXP na máquina dum amigo meu (DFI LP NF4 Ultra-D / A64 3500+@2.640 - 1.5v / X800GTO / Seagate 250GB Sata II) e foi tudo perfeitamente, detectou o disco como basico mesmo.

Porém instalei os ultimos drivers nForce q baixei no site da nvidia e não instalei o IDE SW e nem o ACTIVE ARMOR (de acordo com o q o rr me disse no MSN soh ocorre esse problema dps q ele instala os drivers nforce). Talvez tenha algo a ver mesmo com o IDE SW.

Carlos_RJ
03-08-2006, 18:30:56
Hummmm isso é verdade Cesar, comigo aconteceu depois q eu instalei os drivers atualizados na NVídia e mandei instalar o IDE SW (só não instalei a parte final de firewall).
Caso o meu esteja como básico, será q desinstalar esse drivres e reinstalar sem IDE SW resolve??

-=|R.R.|=-
03-08-2006, 18:42:18
Hummmm isso é verdade Cesar, comigo aconteceu depois q eu instalei os drivers atualizados na NVídia e mandei instalar o IDE SW (só não instalei a parte final de firewall).
Caso o meu esteja como básico, será q desinstalar esse drivres e reinstalar sem IDE SW resolve??

sim!!!


se preferir use um soft como o driver cleaner e limpe todos os vestígios do nforce embora a simples desisntalação resolva!!! Nunca mais instalo essa merda :mad:

c0m4nch3
03-08-2006, 19:30:41
Disco Básico e Disco Dinâmico

Para que o sistema operacional possa ser instalado é necessário ter um espaço físico sobre o disco rígido. Existem duas estruturas que o Windows Server 2003 pode usar para ajudá-lo na distribuição e alocação de espaço no disco rígido: armazenamento básico e dinâmico, também chamado de Disco Básico e Disco Dinâmico.

Disco Básico

O Disco Básico é o mesmo disco usado em versões anteriores ao Windows 2000; é o disco rígido que oferece suporte às configurações padrão. Um Disco Básico pode ter uma partição primária e uma partição estendida, composta de drives de disco lógico. Por exemplo, você pode configurar um Disco Básico para drive C como primário e para drive D como estendido. Com um Disco Básico, você pode ter até quatro partições primárias ou três partições primárias e uma partição estendida. Uma das partições primárias é considerada ativa e é usada para iniciar o computador. Essa partição ativa contém os arquivos de boot e o MBR (Master Boot Record – Registro de Boot Principal).


Disco Dinâmico

Com o Disco Dinâmico você pode criar volumes, os quais podem atravessar múltiplos discos. Um volume é a partição de um Disco Dinâmico. Uma partição sobre um Disco Básico não pode ser maior do que o disco, e o Disco Básico não pode exceder 2 Terabytes.

Com o Disco Dinâmico você pode ter um volume com mais de 2 Terabytes de limite, criando um volume que atravesse múltiplos discos.

Somente a família do Windows 2000 e a família do Windows Server 2003, incluindo o Windows XP Professional, podem acessar um Disco Dinâmico. Se você necessita de um sistema dual-boot use um Disco Básico.

CesarDRK
03-08-2006, 19:58:37
Esses drivers IDE SW da nvidia são uma bomba mesmo !! Não recomendo...

Carlos_RJ
03-08-2006, 21:47:57
Como vcs podem ver no link abaixo meus discos estão como básico mesmo, deve ser o drive da NVídia que tá causando isso.

http://img445.imageshack.us/img445/8128/discock0.jpg

Ou isso pode ser problema de BIOS??

Já q vou desinstalar os drivres NVídia, o q devo instalar qdo fizer a nova instalação?? Li em algum lugar q não é bom instalar o gerenciamento de rede que vem nesse "pacote", só isso e o IDE SW que não devem ser instalados??

Obrigado pela ajuda

Carlos_RJ
03-08-2006, 22:35:31
Qdo fui tirar os drivres pelo painel de controle ele me deu a opção de escolher os drivres q eu gostaria de retirar, logicamente escolhi o IDE SW e realmente sumiu o símbolo aqui no desktop pra remover hardware.
Parece q melhorou a performance, mas tem um outro problema aqui q esqueci de citar no 1º post.
Minha máquina vez ou outra q reinicio ela simplismente "esquece" q tem HD e fica tentando dar boot pelo CD (secound boot), será q foi alguma coisa q esqueci de setar na BIOS ou isso é problema de BIOS mesmo??
Ou pior, esse HD (DiamondMax 10) é uma bosta mesmo e fiz besteira em comprá-lo??

Valeu,

-=|R.R.|=-
03-08-2006, 22:51:43
engraçado que usava esse driver IDE na minha AN7 com meu HD IDE Samsung e ficava normal :sm25:

Carlos_RJ
03-08-2006, 22:56:43
engraçado que usava esse driver IDE na minha AN7 com meu HD IDE Samsung e ficava normal :sm25:

Eu tb usava esse driver na minha AN7 e nunca tive problema algum.:confused:

-=|R.R.|=-
03-08-2006, 23:14:41
Eu tb usava esse driver na minha AN7 e nunca tive problema algum.:confused:

e fora que agora o disco é SATA!!! E não sei pq esse driver IDE muda pra dinamic :sm25:

Carlos_RJ
04-08-2006, 16:44:43
Alguém tem idéia do motivo dessa bosta estar esquecendo q tem HD plugado aqui???

Rafinha
05-08-2006, 10:58:04
Ué, eu acho que to sem o driver da Nvidia aqui (naum aparece pra eu remover ele) e o disco tá como básico, mesmo assim fica aparecendo aquilo...estranho

Salim
01-09-2006, 14:38:52
encontrei o local onde modifica de system para basic


http://img148.imageshack.us/img148/4676/imagemnb1.jpg

Carlos_RJ
01-09-2006, 15:03:39
Valeu Salim, hj vou conferir lá pra ver como está o meu. :sm03:

-=|R.R.|=-
02-09-2006, 22:08:04
o meu tbm ta como basic!!! e num to mais usando o IDE SW! so num sei se antes estava assim...

o NFS MW tá rodando liso com tudo no max 1280x1024! Tenho que testar o Fear pra v se os lags aparecem agora :mad:

Mombra
02-09-2006, 23:05:48
FENOMENAL MANTRA [clap, clap, clap, clap, clap] :)