PDA

View Full Version : E se vc fosse fazer um jogo?



Fejao_maravilha
06-10-2006, 13:19:13
E se vc fosse fazer um jogo como seria??

maxMODE ®
06-10-2006, 13:34:53
E se vc fosse fazer um jogo como seria??

Creio que a atual tecnologia não daria conta do jogo que eu imagino. Seria um jogo que imitaria a vida real. Uma espécie de RPG, numa cidade. E você começa em sua casa, em primeira pessoa e deve, por meio de um enredo do tipo "Lost" cumprir missões. Mas aí existiriam milhares de NPCs, com suas rotinas, tudo realístico. E os fatos na cidade ou com os NPCS aconteceriam com ou sem a presença do jogador. Enfim, um jogo que simulasse a vida e fosse completamente aberto, com uma infinidade de possibilidades. Seria uma espécie de Oblivion elevado a décima potência.:sm04:

E o jogo seria tão viciante que as pessoas com o tempo se esqueceriam de suas próprias vidas, querendo viver mais a vida no jogo. Até que teríamos um bando de parasitas e formaríamos aquilo que o filme Matrix aborda.:sm54:

Bem, tirando a viagem do segundo parágrafo, é isso! ahahhah:sm32:

bluR
06-10-2006, 14:03:02
acho q todo mundo jah pensou nisso maxmode =P
aehiaeiaua

-=|R.R.|=-
06-10-2006, 14:05:43
acho q todo mundo jah pensou nisso maxmode =P
aehiaeiaua

até eu ja pensei nisso hauahahauahhaa

Mantrhax
06-10-2006, 14:37:41
UM RPG complicadissimo e sem fim

Sparks
06-10-2006, 14:40:02
um jogo estilo forza motorsport pro PC

MacLogan
06-10-2006, 14:44:08
um Psychonauts com novas aventuras :D

ou um Dungeons & Dragons fiel ao de mesa, mas se fosse tão fiel teria uns 10 GB depois de instalado :sm22:

HolySin
06-10-2006, 16:13:27
Fiz um de estratégia em turnos para celular, levemente inspirado em Advance Wars e jogos do gênero. Agora to fazendo um de RPG em turnos com um jeitão mais Shinning Force/Fire Emblem de ser.
O próximo deve usar a mesma engine do segundo, mas com uma temática mais futurista :D

-=|R.R.|=-
06-10-2006, 16:47:45
Fiz um de estratégia em turnos para celular, levemente inspirado em Advance Wars e jogos do gênero. Agora to fazendo um de RPG em turnos com um jeitão mais Shinning Force/Fire Emblem de ser.
O próximo deve usar a mesma engine do segundo, mas com uma temática mais futurista :D

não sabia que vc fazia jogo.

maxMODE ®
06-10-2006, 17:12:38
até eu ja pensei nisso hauahahauahhaa

Ótimo. Significa que estou acompanhando as tendências hein! Mas o jogo teria que ser em SP. E teria que ser em português. ahhahah

HolySin
06-10-2006, 17:22:09
não sabia que vc fazia jogo.

Faço, em java, para a empresa Palmsoft. E no futuro a ideia é partir pra pc ou videogame :D

maxMODE ®
06-10-2006, 18:05:32
Faço, em java, para a empresa Palmsoft. E no futuro a ideia é partir pra pc ou videogame :D

Que legal hein mano. Onde se pode achar os jogos que vc já fez?

HolySin
06-10-2006, 18:13:46
Creio que a atual tecnologia não daria conta do jogo que eu imagino. Seria um jogo que imitaria a vida real. Uma espécie de RPG, numa cidade. E você começa em sua casa, em primeira pessoa e deve, por meio de um enredo do tipo "Lost" cumprir missões. Mas aí existiriam milhares de NPCs, com suas rotinas, tudo realístico. E os fatos na cidade ou com os NPCS aconteceriam com ou sem a presença do jogador. Enfim, um jogo que simulasse a vida e fosse completamente aberto, com uma infinidade de possibilidades. Seria uma espécie de Oblivion elevado a décima potência.:sm04:

E o jogo seria tão viciante que as pessoas com o tempo se esqueceriam de suas próprias vidas, querendo viver mais a vida no jogo. Até que teríamos um bando de parasitas e formaríamos aquilo que o filme Matrix aborda.:sm54:

Bem, tirando a viagem do segundo parágrafo, é isso! ahahhah:sm32:


até eu ja pensei nisso hauahahauahhaa

Tbm pensei em algo parecido, mas com umas diferenças...

Para realmente dar certo, essa ideia precisaria de uma outra, mais avançada ainda: AI realista.

Realista como? Uma AI capaz de identificar padrões, imagens, sons, etc, e que realmente entenda oq está acontecendo.

Imagine assim: A AI vê uma imagem de alguem dando um chute em alguém. Ela deveria ser capaz de identificar que uma pessoa está dando chute em outra, e de entender a mesma coisa se ver um video de uma pessoa dando o mesmo tipo de chute.
E mais: Após entender o chute, ela poderia criar animações de modelos 3d dando chutes. Com um entendimento das linguas, seria capaz de descrever a cena e de "lembrar" da mesma cena quando ler algo sobre chutes.

Mas imagino que precisaria de uma database imensa para que ela pudesse ficar comparando coisas, imagens, ações, sei la.

E a coisa ainda iria além: uma AI capaz de conversar com o jogador, entender oq ele está falando e aplicar isso ao jogo. Exemplo: O jogador olha para uma lata no chão e fala "pega a lata".
Mas não seria uma ação pré-definida, como vc encontraria hoje, e sim algo dinamico (usando o mesmo sistema descrito acima). O AI escutaria "pegue a lata", entenderia o verbo pegar e oq é uma lata, e criaria uma animação naquela hora para pegar um objeto no mundo que ela identificou como sendo uma lata.

Ainda não comecei a estudar AI, só fiz coisa beeeeem basica pros meus jogos, então talvez eu possa estar falando merda :D


Que legal hein mano. Onde se pode achar os jogos que vc já fez?

Só direto pela Claro, Brasil Telecom, Oi, Telemig e Teleamazonia :D, pelo celular ou pela internet.
www.palmsoft.com.br
Fiz o War of Malquidious (Não, eu não tive escolha no nome), e to fazendo o Essence.

CARTEIRO
06-10-2006, 18:16:32
Faria um jogo que se adaptava à forma que o jogador joga, com fases nova de acordo com o perfil do jogador, tipo INTELIGENCIA ARTIFICIAL.

maxMODE ®
06-10-2006, 19:54:40
Tbm pensei em algo parecido, mas com umas diferenças...

Para realmente dar certo, essa ideia precisaria de uma outra, mais avançada ainda: AI realista.



Dois jogos que me lembro nesse momento que possuem essa idéia: Creatures e Black & White. Ah, e vai sair o Spore, que promete ir nessa linha.

Agora, se fosse possível um jogo assim como você descreveu, realmente seria algo surpreendente e cada pessoa teria uma experiência diferente com o jogo.

Bem, outra idéia de jogo (alguém já falou isso no fórum) é a de carrinho de rolimã. Só que com muito gore. O cara vai se machucando até ficar no osso ehehehe. Pq quando eu era criança eu quase perdi minha carcaça nisso, numa descida assassina que tinha perto de minha casa.

Aí teria um pouco de NFS, podendo tunar o carrinho, colocando acessórios. E a visão seria como os jogos de corrida mesmo. Com várias pistas (descidas) assassinas, começando com umas favelas (morros), passando pelas ruas de Minas Gerais (altos e baixos) e quem sabe terminando numa pista improvisada na Cordilheira dos Andes... Nossa, viajei. :eek:

Na corrida os jogadores poderiam se equipar com acessórios tipo, chave de fenda, martelo, para tentar jogar os competidores fora da pista. Ah, e nos intervalos da corrida, além de ter que arrumar o carrinho, o jogador deveria ter $ para fazer uma cirurgia, ou algo do gênero para re-colocar um dedo ou por pinos... ahauahauahauha

http://www.educacional.com.br/reportagens/diadascriancas/caixote.asp

caioalp
06-10-2006, 20:22:39
Eu iria RECRIAR o Ghost Recon (o 1) e colocar gráficos excepcionais nele.. Deixando mesma joabilidade e mapas enormes.. Aquilo sim, foi o único jogo que me deu realmente prazer de jogar.

HolySin
06-10-2006, 22:01:59
Dois jogos que me lembro nesse momento que possuem essa idéia: Creatures e Black & White. Ah, e vai sair o Spore, que promete ir nessa linha.

Agora, se fosse possível um jogo assim como você descreveu, realmente seria algo surpreendente e cada pessoa teria uma experiência diferente com o jogo.


Mas minha idéia não seria algo limitado como black & white. No B&W a sua criatura aprende baseado nas suas ações. Se vc usar uma magia de chuva nas arvores bastante, a criatura vai ver isso e vai usar a magia também.
O problema é que a criatura foi desenvolvida ao redor do jogo, usar uma magia é um metodo que eles programaram ela para usar, oq muda é a frequência com que ela é usada.

Minha idéia vai além disso: uma AI que pode ser usada em qualquer jogo. Ela teria a capacidade de ler o código do jogo, entender as ações possíveis (atacar, usar magias, pegar coisas, etc) e usar elas quando necessário.

E bota experiência diferente para cada pessoa nisso, já que a AI poderia responder a tudo que você fala de forma inteligênte (eu sonho demais auehuahe). Pega GTA, por exemplo. Começa com você tendo que completar missões para um cara, e com isso ganhar dinheiro e ter acesso a mais missões. Com uma AI super avançada dessas, você falaria direto com o cara, ele te daria os detalhes e... bom... e você da um tiro na cabeça dele, fala pros comparsas dele que podem te obedecer ou morrer, e vira o novo chefe daquele lugar. Alternativamente, você poderia entrar na polícia, fazer subir na vida até virar alguém de poder ou um detetive.

Ou seja, a AI não seria apenas um ator com diálogos pré-definidos. Ela teria que entender a história, entender oq as pessoas querem naquele mundo, entender emoções, filosofia, psicologia, etc, para que pudesse sair algo legal.

É muita viagem, possívelmente algo que nunca será feito. Ok, nunca é uma palavra forte, mas acho que vai demorar muito até alguem ser capaz de criar isso.

Bolovo
06-10-2006, 22:05:33
um jogo tipo duke nukem 3d com graficos a la doom3, ia muito loca, frases animais, mapas gigantes e muita putaria explicita.

um sonho de consumo praticamente!

-=|R.R.|=-
06-10-2006, 23:43:14
cara. duke 3D era muito foda mesmo!!! Mas engraçado que o FPS que mais me acabei foi Shadow Warrior da mesma 3DRealms! Lo Wang rulava as tetas!

maxMODE ®
07-10-2006, 00:08:19
Mas minha idéia não seria algo limitado como black & white. No B&W a sua criatura aprende baseado nas suas ações. Se vc usar uma magia de chuva nas arvores bastante, a criatura vai ver isso e vai usar a magia também.
O problema é que a criatura foi desenvolvida ao redor do jogo, usar uma magia é um metodo que eles programaram ela para usar, oq muda é a frequência com que ela é usada.

Minha idéia vai além disso: uma AI que pode ser usada em qualquer jogo. Ela teria a capacidade de ler o código do jogo, entender as ações possíveis (atacar, usar magias, pegar coisas, etc) e usar elas quando necessário.

E bota experiência diferente para cada pessoa nisso, já que a AI poderia responder a tudo que você fala de forma inteligênte (eu sonho demais auehuahe). Pega GTA, por exemplo. Começa com você tendo que completar missões para um cara, e com isso ganhar dinheiro e ter acesso a mais missões. Com uma AI super avançada dessas, você falaria direto com o cara, ele te daria os detalhes e... bom... e você da um tiro na cabeça dele, fala pros comparsas dele que podem te obedecer ou morrer, e vira o novo chefe daquele lugar. Alternativamente, você poderia entrar na polícia, fazer subir na vida até virar alguém de poder ou um detetive.

Ou seja, a AI não seria apenas um ator com diálogos pré-definidos. Ela teria que entender a história, entender oq as pessoas querem naquele mundo, entender emoções, filosofia, psicologia, etc, para que pudesse sair algo legal.

É muita viagem, possívelmente algo que nunca será feito. Ok, nunca é uma palavra forte, mas acho que vai demorar muito até alguem ser capaz de criar isso.

De fato isso não seria apenas um jogo. Seria uma consciência virtual literalmente. Aí sim, estaríamos perto do que falam os filmes de ficção científica onde a máquina dominará o homem.

Acho legal sua idéia, mas, pra mim, poderia ser pré-definido, mas que fosse um RPG 10x superior a Oblivion em tudo. Teria uns 7 DVDs de instalação e daria umas 800 horas de jogo. ahauahau

Mas quanto a IA (ou AI) existem projetos bem loucos no momento sendo feitos. E quem sabe em breve não chega o tempo desse tão sonhado jogo.

Ronca_Lapor
07-10-2006, 00:08:58
um adventure que se passa numa ilha mal assombrada :)

com muitos puzzles dificilimos de serem realizados :)


tipo "the dig" com graficos legaizinhos :)

quanto smilie igual :)

BatZ
07-10-2006, 14:02:42
agora eu entendo pq não há jogos de Volei.... no outro tópico, todo mundo diz que gostaria de um game de volei, e aqui ninguém lembra dele, só falam de jogos revolucionários e tal.... viu pq é tão difícil achar jogos diferentes agora?!?! a grande maioria pensa em simplesmente melhorar o que já existe, ao invés de criar algo realmente novo.....

só uma brincadeira, mas realmente acho que isso tenha alguma relação!!

qto a idéia de IA ultra-realista do HolySin, é sem dúvida o grande paradigma dos próximos anos, mas acho muito difícil alcançarem com este nível de complexidade! até pq os jogos não usam todos uma mesma linguagem de programação, o que dificulta uma padronização neste caso!!

[]'s

maxMODE ®
07-10-2006, 19:07:16
agora eu entendo pq não há jogos de Volei.... no outro tópico, todo mundo diz que gostaria de um game de volei, e aqui ninguém lembra dele, só falam de jogos revolucionários e tal.... viu pq é tão difícil achar jogos diferentes agora?!?! a grande maioria pensa em simplesmente melhorar o que já existe, ao invés de criar algo realmente novo.....

[]'s

Sim, entendi, mas jogos de Voley também já existem. Falar nisso, alguém já viu algum de Rolimã?:confused:

cachaceiro
07-10-2006, 21:57:41
Eu ia faser um FPS (nossa como eu criativo) tatico super realista!
Tipo com uma grande variedade de armas, de todos tipos e calibres.
Vc tomava um tiro de 22 no peito podia morrer na hora ou ficar muito mal, tomava na perta e ficava manco e com o tempo ia perdendo sangue e as forças, ate desmaiar. Ja um tiro de 45 na perna o nego caia no chao e talves nem conseguisse andar, so rastejar. Um tiro de 12 pudesse arrancar um braço ou perna.
Balas de 9mm ate poderiam ser paradas por coletes (iam desequilibrar o nego é claro), mas os calibres mais fortes iam passar pelo colete e matar o cara.
Coisa assim bem real, com danos baseados no poder real das armas.


E bota experiência diferente para cada pessoa nisso, já que a AI poderia responder a tudo que você fala de forma inteligênte (eu sonho demais auehuahe). Pega GTA, por exemplo. Começa com você tendo que completar missões para um cara, e com isso ganhar dinheiro e ter acesso a mais missões. Com uma AI super avançada dessas, você falaria direto com o cara, ele te daria os detalhes e... bom... e você da um tiro na cabeça dele, fala pros comparsas dele que podem te obedecer ou morrer, e vira o novo chefe daquele lugar. Alternativamente, você poderia entrar na polícia, fazer subir na vida até virar alguém de poder ou um detetive.

GTA com uma AI assim ia ser ROX demais, pena que uma AI avançada n é compativel com um nego capas de enfrentar a pulicia impunimente e ate cair de um aviao sem morrer (so vai pro hospital e se recupera em apenas 6 horas!) Ai sim entra o meu sistemas de danos super realista. Vc ia evitar brigar com as gangues, pq saberia que um tiro ia te matar. E graças AI perfeita n ia kerer chamar muita atenção, sinão ia ficar conhecido na cidade inteira e ia causar panico por onde passasse.


Creio que a atual tecnologia não daria conta do jogo que eu imagino. Seria um jogo que imitaria a vida real. Uma espécie de RPG, numa cidade. E você começa em sua casa, em primeira pessoa e deve, por meio de um enredo do tipo "Lost" cumprir missões. Mas aí existiriam milhares de NPCs, com suas rotinas, tudo realístico. E os fatos na cidade ou com os NPCS aconteceriam com ou sem a presença do jogador. Enfim, um jogo que simulasse a vida e fosse completamente aberto, com uma infinidade de possibilidades. Seria uma espécie de Oblivion elevado a décima potência.:sm04:

E o jogo seria tão viciante que as pessoas com o tempo se esqueceriam de suas próprias vidas, querendo viver mais a vida no jogo. Até que teríamos um bando de parasitas e formaríamos aquilo que o filme Matrix aborda.:sm54:

Bem, tirando a viagem do segundo parágrafo, é isso! ahahhah:sm32:

Isso seria perfeito pra multiplayer...
Mas no final das contas todo mundo ia querer ser BADBOY e teriamos centenas de CJs vagando pelas ruas e destruindo tudo, e ja que n ia existir policia (pq ninguem ia querer ser o policial) no final n ia sobrar ninguem vivo!

MacLogan
08-10-2006, 01:17:48
qto a idéia de IA ultra-realista do HolySin, é sem dúvida o grande paradigma dos próximos anos, mas acho muito difícil alcançarem com este nível de complexidade! até pq os jogos não usam todos uma mesma linguagem de programação, o que dificulta uma padronização neste caso!!

[]'s

será q essa linguagem de programação q usamos não poderia se adequar a outra como uma sub-linguagem dentro de outro sistema?
Assim tudo poderia ser mais detalhado e com as inovações da nanotecnologia acho haveria espaço de sobra pra testes com essa idéia, se bem q precisaria de um super multiprocessador

tipo se eu colocasse os padrões das engines de vários jogos e adequasse essas engines em uma matrix contoladora. Acho q assim daria pra ter um infinidade de eventos muito mais detalhados do q meras ações limitadas de cada personagem por exemplo.

Meu exemplo(futurista):

No começo do jogo com uma engine ao estilo "Freelancer" eu chego num planeta dentro de uma nave e tenho q controlar, abastecer, atirar essas coisas...

quando eu passar um tanto de partes começa outra engine tipo "Titan Quest", "Diablo 2", "Restricted Area", andando e interagindo com os mercadores, inimigos, atirando com armas de fogo(ou plasma, lasers, etc.. :D )

Depois de passar mais fases entra outra engine do tipo "Doom 3", "Prey" essas coisas

e no final vc destroi o terrível tatatatatatatatatatatatataraneto manipulador de mentes ignorantes do futuro "Lula", come a protagonista e ganha zilhoes de stalecas na megasena espacial do futuro :sm32: :D


acho isso um sonho :sm03:

Fejao_maravilha
09-10-2006, 13:33:20
agora eu entendo pq não há jogos de Volei.... no outro tópico, todo mundo diz que gostaria de um game de volei, e aqui ninguém lembra dele, só falam de jogos revolucionários e tal.... viu pq é tão difícil achar jogos diferentes agora?!?! a grande maioria pensa em simplesmente melhorar o que já existe, ao invés de criar algo realmente novo.....

só uma brincadeira, mas realmente acho que isso tenha alguma relação!!

qto a idéia de IA ultra-realista do HolySin, é sem dúvida o grande paradigma dos próximos anos, mas acho muito difícil alcançarem com este nível de complexidade! até pq os jogos não usam todos uma mesma linguagem de programação, o que dificulta uma padronização neste caso!!

[]'s


Tb acho, é dificil criar o novo.

Um dos jogos q eu acho q mais revolucionou foi o SIM City e agora to só esperando esse SPORE do Wii.

Bom e ainda to pensando no meu jogo mas teria alguma coisa a ver com vc viagens no tempo, sabe tipo fazer realizar estrategias aqui no presente pra ir no futuro e fazer outras coisas e voltar e ir....:sm01: Mas ainda não sei dizer como seria o jogo, poderia ser tipo "Deus" (sim city), ou um personagem mesmo (Splinter Cell) sei la.

fui!

Sparks
10-10-2006, 17:24:15
Sim, entendi, mas jogos de Voley também já existem. Falar nisso, alguém já viu algum de Rolimã?:confused:


putz tinham q faze um jogo d carrinhos d rolima! velhos tempos rulez, tenhu meu carrinho guardado ate hj!

Hellwings
10-10-2006, 17:30:19
ia fazer um jogo de terror, uma viagem de noite entre rio de janeiro e sao paulo pela rodovia da morte! hAHAUHAhAhAHA!!!!

HolySin
10-10-2006, 17:34:51
qto a idéia de IA ultra-realista do HolySin, é sem dúvida o grande paradigma dos próximos anos, mas acho muito difícil alcançarem com este nível de complexidade! até pq os jogos não usam todos uma mesma linguagem de programação, o que dificulta uma padronização neste caso!!
[]'s

Isso faz parte da ideia também, a AI seria capaz de ler o código de cada jogo independente da linguagem usada para programar ela (antes do jogo ser compilado, claro). Ou seja, a AI entenderia oq o jogo faz, como o jogo faz essas coisas, e ela se adaptaria a ele.