PDA

View Full Version : A racionalidade da fé



Star_Invasor
24-11-2006, 23:04:16
O pensamento racional tem, desde o princípio dos séculos, sua incontestável força diante da vida e do raciocínio humano. Essa afirmação leva em conta todos os princípios éticos e morais que vieram sendo traçados desde a antiguidade, ou seja, as virtudes de um verdadeiro “medalhão”. Porém, tal forma de pensamento não deveria ser tida como único método de razão, principalmente após tantas crises geradas pelo mesmo – políticas (como exemplo a própria corrupção brasileira), sociais (pelas quais encontramos “cobra engolindo cobra”), até mesmo econômicas (tais crises onde a razão de usar o bom senso, na maioria das vezes, não é utilizada).
A legalidade racional não constitui a veracidade tida por cada um, sendo impossível generalizar uma só razão para todo e qualquer ser vivente sobre a face deste mesmo planeta, tanto é que essa razão científica e desconcertante nos transfere a uma atmosfera grotesca e suja: a dúvida. Essa dúvida abrasadora nos rege a mais uma crise: a crise de si mesma, a dúvida que é não ter respostas para tão destrutivos acontecimentos que tiveram como “estrela guia” a razão, essa mesma que edifica casas e destrói palácios.
O conhecimento apenas dessa razão e da existência, “homens são apenas projetos”, faz reinar em cada um de nós uma tremenda e eterna – sob esse contexto – angústia. Sentimento incansável que nos faz refletir mais e mais sobre tudo o que nos cerca, sobre a vida, o mundo e uma das principais questões: o sentido da vida. À medida que nos deparamos com essas questões ficamos mais angustiados: o que somos nós sozinhos? Frutos de um mundo desumano e sem chance, sem criadores, sem um ser que arbitrar-ia todos esses pensamentos.
Existiria um método de evitar essa tal angústia e ter, além de projetos, expectativas para as nossas vidas? A fé em algo mais além de que essa simples vida terráquea, ao menos, nos aliviaria do sofrimento eterno. “Deus tem um plano para a sua vida”. Talvez a consistência dos fatos não sejam tão simples, mas, sem sombra de dúvidas, acreditar em algo nos alivia a mente e, amar tal coisa, nos faz mais que isso: alivia-nos a alma e o coração. Como diz um velho pensamento: “Para ser feliz são extremamente necessárias três coisas: ter algo para fazer, algo em que acreditar e algo para amar”.

KrOz_ROD
25-11-2006, 10:50:26
ok... próximo

CARTEIRO
26-11-2006, 17:15:37
Lavagem Cerebral detected

Fejao_maravilha
29-11-2006, 12:29:03
Resume ae...


...sobre oq ele ta falando?

SNIPA
29-11-2006, 13:27:47
legal seu texto, vc usou ele em algum vestibular?

Star_Invasor
04-12-2006, 11:47:16
legal seu texto, vc usou ele em algum vestibular?

Nada! Só pensei que o título "Papo Cabeça" fizesse jus ao conteúdo aqui postado, mas nem tudo é como eu penso!
=]

bugal
04-12-2006, 18:41:02
Eh, tirando a subjetividade toda, acho q vc quis dizer que a fé é uma necessidade humana para equilibrar a razão e ter uma consciencia que dá certo, é isso?
Se for, realmente eu concordo, é só a gente parar e analizar no que as pessoas em geral creem, qual a origem dessa crença, pode ser uma historia bonita, um e-mail muito divulgado, uma sequencia de barulhos que alguem ouviu no armario pode gerar uma religião... É por esse tipo de coisa que a biblia nos instrui a procurar Deus, e não religião. O ponto que eu concordo contigo é quanto a religiosidade, que eu vejo como buscar regras, teorias e rituais que supram esta falta c/ a qual nós nascemos.
Eu tenho fé em Deus, conheço o Deus que sirvo, e sou extremamente racional. Hoje consigo agir pela fé, e ser racional no que é sobrenatural. A partir do momento que eu comecei a entender a razão da minha vida aqui, e da história da minha criação(minha que eu digo, é contando com a história da criação da humanidade...), começou a cair a ficha do que é razão, e minha fé passou a fazer sentido totalmente
Mas e aí, quanto a tua fé, você ve ela como um anestésico pra vc, ou vc ve razão nela?

GENERAL
04-12-2006, 19:28:46
na minho opinião...Deus é fé!! ;)
nd mais nem menos que isso!!

Fejao_maravilha
05-12-2006, 16:36:21
Nada! Só pensei que o título "Papo Cabeça" fizesse jus ao conteúdo aqui postado, mas nem tudo é como eu penso!
=]

:sm38: ISSU!!!!!!