PDA

View Full Version : Ainda infartando !!!



Thor
07-01-2007, 05:14:44
Foristas, nunca imaginei que um tópico como o que postei anteriormente, intitulado "Vou Infartar!!!" em http://gamesbrasil.uol.com.br/forum/showthread.php?t=39782 , pequena crônica, leve, cômica e tão pouco provocativa fosse acirrar tanto os ânimos de alguns foristas. Agradeço às críticas e à solidariedade ferrenha de alguns e a neutralidade de outros.


Inicialmente dei por encerrada a discussão, mas refleti, e posto aqui não continuação daquele tópíco, e não querendo provocar ninguém, mas ainda refletindo sobre o poder amedrontador dos games de terror.

Escrevi esse texto que postei em outros 3 foruns onde ainda discutimos o inicial, e sinto-me mal em encerrar abruptamente sem compatilhar com vocês, amigos do forum gamesbrasil, mais algumas reflexões sobre o poder dos games de terror na mente humana.


Monstros em geral, apesar do sustinho, principalmente quando pulam na tela subitamente, não me amedrontam.

Joguei Doom 3 e AVP. Não terminei nenhum dos dois. Mas em nenhum momento achei verdadeiramente assustadores, porque, como foi dito, principalmente Doom 3, explora chavões da cultura do terror.

Quando eu postei as telas, não sei se todos leram, abaixo da última tela, o que eu disse. Tirei as telas logo ao amanhecer, e o pessoal aqui em casa ainda dormia. Então, joguei até a segunda fase absolutamente sem som. Não imaginam o quanto o fator TERROR ficou diminuído.

Interessante como a mente humana trabalha. Quem já leu Edgar Alan Poe, Álvares de Azevedo, ou mesmo alguns contos do outro mundo do Guimarães Rosa, ou pelo menos participou de uma simples rodinha ao pé da fogueira com contos macabros, sabe o quanto a sugestão é capaz na mente humana. Qualquer experiência não visual, mas relatada, é muito mais aterradora. Deixar a mente brincar é o melhor método para o terror.

Meu avô paterno é espanhol. Quando era criança, minha tia, filha dele, contáva-me na madrugada algumas estórias "fantabulosas" espanholas, que devem ter-se originado na Europa, na idade média, nos vilarejos mais sombrios e isolados, talvez assolados pela terrível Inquisição espanhola, e que percorreram gerações. Como criança, quando minha tia estava em casa, frequentemente eu pedia para ela repetir esta ou aquela estória, pois cada vez que ela contava, minha imaginação era estimulada de maneira diferente, e o conto tornava-se geralmente mais amedrontador, mas sempre mais estimulante!

Tenho um professor; seríssimo, têm 77 anos e o vigor de um jovem. Ele trabalha com uma questão muitíssimo controversa. Quando jovem aplicava hipnose em pacientes - de forma não declarada - para amenizar os tratamentos. Foi um caos total, quando isso chegou ao conhecimento público. Naquela época, os homens da cidade ficaram receosos e amedrontados que o dito professor fosse utilizar-se de suas competências para "acochar-se" impunemente com as esposas e filhas! Foi um rebu. Segundo ele, bom contados de histórias, houve tamanha comoção que por pouco não inviabilizou a vida profissional dele no local.

Por ter profundo conhecimento sobre hipnose, embora ele não desenvolva formalmente a questão na faculdade, sempre faz profundas reflexões sobre o poder da sugestão na mente humana. Uma vez instalado ali um medo, uma ordem; a reativa a determinada situação é automática e involuntária. Pena eu não saber muito sobre o assunto pra melhor convencê-los!!! Conversar com ele sempre é um misto de aula acadêmica, lição de vida e conversa de botequim.

E este é o grande mérito de "Painkiller: Battle Out of Hell", que explora, ao menos na primeira fase, o não dito, o subentendido. Alguém que jogue percebendo as criancinhas apenas como fantasmas ou zumbis, vai assustar-se pouco. Mas quem joga atento, observativo, "sentindo" a música e o ambiente; sobretudo não passando batido nas fases e simplesmente matando os monstros, mas que observa o clima local, onde crianças parecem ter sido maltratadas das mais diversas formas, num passado doentio, amedronta-se! Jogando a primeira fase, observem as jaulas para bebês, as camas pontiagudas, o caixão de pregos, algum sangue, entre outros elementos macabros e sugestivos. Quem foi uma criança criativa, vívida e imaginativa envolve-se.

Hoje como adulto e, particularmente, na qualidade de estudante de Medicina, sei, pelo bem da profissão e na preservação de minha integridade psicológica, bem distinguir o real do imaginativo. Há momentos comtemplativos, momentos de falar, e momentos de agir.

Profissões que exigem contato íntimo com a maldade humana, como policiais e militares em guerra por exemplo, quando não bem preparados ( situação frequente ), não por acaso levam a altíssimos níveis de suicídios. Aqui mesmo, há não muitos anos, um psiquiatra formado, analisado, velho de mercado, cometeu suicídio não por outro motivo que não seja: "pirou com os pacientes o coitado"... seria cômico se não fosse trágico.

Tenho um amigo de família, que é neurologista. Por muitos anos ele atendeu indistamente a quaisquer pessoas. Começou a ficar desequilibrado, e hoje só atende pacientes previamente avaliados, e com comprovada implicação neurológica, especialidade dele, e não qualquer pessoa com distúrbios emocionais.


Não tenho números, mas posso atestar que em Pronto-Socorro ( falo pelos que tive contato ), de 60 a 70% das pessoas que ali se dirigem não tem nada! A imensa maioria são apenas pessoas carentes, sem amigo, sem afeto, em desatenção permanente, que somatizam das mais diversas formas e vão ali a procura de auxílio. Geralmente uma simples conversa de alguns minutos e algum afeto é o melhor atendimento. Alguns mais hipocondríacos insistem em "tomar um sorinho" senão não ficam satisfeitos com o atendimento e não desencanam.

Notem que por definição PS são pra atendimento médico emergencial! Imaginem como andam os amulatórios... meu Deus!

Galera, eu viajei mesmo! Mas tudo foi para tentar expressar de forma sucinta a complexidade da mente humana e o poder da sugestão. E os roteiristas de games e filmes de terror ( não teRRir ), são profundos conhecedores dos nossos medos coletivos. Tão ae milionários !



Thor ;)

#$pectru$#
07-01-2007, 05:40:37
cara......vc eh novo aqui....

mas está de parabéns por seus textos e experiencias aqui relatados...te respeito muito, tens um pleno conhecimento sobre assuntos que me fascinam (tais quais a Medicina, mas eu escolhi partir pra veterinaria msm.. :D).......enfim , são 5:30 da madrugada e to sem qualquer inspiração para escrever....mas , seja lá qual for a Universidade q está cursando , mantendo teu (assim-relatado) empenho terás um grande futuro....



ah sim...e tem tb um bom-gosto para heróis....



#$pectru$#

Snap
07-01-2007, 05:57:17
Foristas, nunca imaginei que um tópico como o que postei anteriormente, intitulado "Vou Infartar!!!" em http://gamesbrasil.uol.com.br/forum/showthread.php?t=39782 , pequena crônica, leve, cômica e tão pouco provocativa fosse acirrar tanto os ânimos de alguns foristas. Agradeço às críticas e à solidariedade ferrenha de alguns e a neutralidade de outros...
Cara onde vc faz medicina?Fiquei curioso!

Thor
07-01-2007, 07:17:03
cara......vc eh novo aqui....

mas está de parabéns por seus textos e experiencias aqui relatados...te respeito muito, tens um pleno conhecimento sobre assuntos que me fascinam (tais quais a Medicina, mas eu escolhi partir pra veterinaria msm.. :D).......enfim , são 5:30 da madrugada e to sem qualquer inspiração para escrever....mas , seja lá qual for a Universidade q está cursando , mantendo teu (assim-relatado) empenho terás um grande futuro....



ah sim...e tem tb um bom-gosto para heróis....



#$pectru$#


Ah, assim você realmente me envaidece. :p Muito obrigado. Medicina é um curso que realmente absorve completamente o estudante. Eu estou em casa desde o final de dezembro. Lá eu xingo a carga horária, os professores carrascos, os horários malucos, a extrema exigência a que somos submetidos. Aqui em casa fiquei uma semana coçando e, tirando o fato de estar longe da família e namorada, estou morrendo de saudades da facu! Eu não presto! :D

Ah, sim, quanto ao gosto pra heróis. Incontestável... hehehehehe... cabruummm !!!



Thor ;)

Raybon
07-01-2007, 10:32:00
Perfeito o texto!!!


Qualquer experiência não visual, mas relatada, é muito mais aterradoraServiria também experiencia "não vivida"? (mas dae não seria experiencia :sm25:)

tipo, o FEAR, eu nunca vi e espero nunca ver uma garotinha vindo me assustar pegando fogo, desaparecendo instantaneamente, etc...

talvez se eu tivesse já vivido isso eu nem daria bola...não consegui ser muito claro com meu pensamento (:sm25:), mas é mais ou menos isso...

E realmente, entrar de cabeça na história do jogo, prestar muita atenção no cenário influencia e muito no medo, eu se jogasse Painkiller e visse essas jaulas, os caixões, eu ficaria pensando nelas ali, sendo torturadas, e quando elas aparecessem pra mim, o cagaço ia tomar conta :D

bluR
07-01-2007, 13:58:53
mto legal o texto mesmo..

eu quando joguei resident evil pela primeira vez.. o maior cagaço que levei foi com aqueles cachorros malditos pulando pela janela..
depois de apertar um start e verificar q nao tinha me cagado todo ( :D ), passei o resto do jogo super-tenso mas nao levei mais nenhum cagaço..
mas o fator imersao foi mto bom.. pq agente sempre ficava esperando algo pular ou aparecer.. e sempre ficava com as orelhas antenadas pra escutar passo de zumbi hahaha

mas eh aí que tah.. acho q esse eh a grande diferenca entre um terror "classico" e um terror psicologico, q vc descreveu a respeito do painkiller.. (nao q o painkiller nao tenha os ingredientes basicos do terror haha)..
mas oq ambos tem em comum, eh a imersao.. portanto, nao adianta.. se o jogandor estiver curtindo o jogo, estiver vivendo o personagem, vai levar uns cagaços sim.. pode nao ser de 5 em 5min.. mas vai levar sim.. se estiver jogando soh passando de fase em fase, contando os headshots e tentando bater o jogo em tempo record, realmente, vai ser bem chatinho..
ateh no resident evil 4 eu tomei um cagaço (isso q nem eh terror TERROR assim.. eh mais shooter doq outra coisa)..
doom 3 levei uns bons sustos tb.. mas parei de jogar pq tava ficando chato demais..
e to loco pra pegar o resident evil remake.. q por exemplo, pode esquecer os cachorros pulando pela janela hahah 70% tah diferente =)
entao esse vai ter um gostinho todo diferente de jogar haha
"eh igual mas diferente" :D

Dr.Teflon
07-01-2007, 14:42:22
Belo Texto Thor!!

Realmente, uma história de terror contada, é bem mais amedrontadora do que alguma experiência visual, me lembro que minha mãe me contou algumas vezes sobre o fato dela ter sonhado, com a mãe morta, algumas semanas antes da mesma morrer, sendo ou não verdade, aquilo mecheu muito com minha cabeça, entre outros fatos que ela já me contou e que já ocorreram aqui em casa, se começar a escrever todos, vo ficar umas 4h escrevendo hahah....

Mas como disse no outro tópico, espero que você seja bem sucedido em medicina, que seja um médico exemplar, só toma cuidado pra não enlouquecer hein? ahah

abraços!!!

KrOz_ROD
07-01-2007, 14:57:15
Cara, desculpa mas eu lí meio que por cima esse e o teu outro tópico.

Na real esse post é mais pra comentar aquela primeira fase o Painkiller que tu pôs em questão no primeiro post desse tópico. Tu jogou o primeiro jogo da série? Eu zerei ele após um longo tempo, pq o jogo é muito repetitivo e demorado... e digo com convicção a minha nota pra ele é no maximo 7.5.
Bom voltando à fase que tu sitou: Eu penso que por se tratar do inferno, já era de se esperar muito sangue, dor, raiva e pessoas sofrendo(eu tbm reparei no ambiente, é simplesmente indiscritível... aqueles "bonecos" que são as próprias crianças... aquelas garotas pegando fogo. Bah!).
O que eu gostei foi como eles fizeram o cenário acolher o jogador, com todos os recursos sonoros e visuais(aquela névoa é de arrepiar).
Mas eu penso: "as crianças não estão lá àtoa" Pq po, ngm vai pro inferno sem mereçer(abordando questões religiosas).

Mas então, excelente post esse teu velho. Parabéns mesmo.



Se tu me permite, te recomendo o jogo chamado "Silent Hill 2", ele não usa dos principios "doom 3" de terror, tu se assusta com aquilo que tu não vê! A história é simplesmente a melhor de todos os jogos que já tive a oportunidade de jogar até hoje, tanto é que até postei uma musica que fiz aqui em homenagem à esse jogo!

[]'s

Dr.Teflon
07-01-2007, 16:33:54
Cara, desculpa mas eu lí meio que por cima esse e o teu outro tópico.

Na real esse post é mais pra comentar aquela primeira fase o Painkiller que tu pôs em questão no primeiro post desse tópico. Tu jogou o primeiro jogo da série? Eu zerei ele após um longo tempo, pq o jogo é muito repetitivo e demorado... e digo com convicção a minha nota pra ele é no maximo 7.5.
Bom voltando à fase que tu sitou: Eu penso que por se tratar do inferno, já era de se esperar muito sangue, dor, raiva e pessoas sofrendo(eu tbm reparei no ambiente, é simplesmente indiscritível... aqueles "bonecos" que são as próprias crianças... aquelas garotas pegando fogo. Bah!).
O que eu gostei foi como eles fizeram o cenário acolher o jogador, com todos os recursos sonoros e visuais(aquela névoa é de arrepiar).
Mas eu penso: "as crianças não estão lá àtoa" Pq po, ngm vai pro inferno sem mereçer(abordando questões religiosas).

Mas então, excelente post esse teu velho. Parabéns mesmo.



Se tu me permite, te recomendo o jogo chamado "Silent Hill 2", ele não usa dos principios "doom 3" de terror, tu se assusta com aquilo que tu não vê! A história é simplesmente a melhor de todos os jogos que já tive a oportunidade de jogar até hoje, tanto é que até postei uma musica que fiz aqui em homenagem à esse jogo!

[]'s

Gostaria de reforçar essa recomendação do Kroz, não somente jogando Todos os Silent Hills, (o 2, 3 e o 4 tem para PC), é simplismente um dos jogos mais FODAS que ja joguei, diferente de outros jogos, ele não dá susto, o ambiente dele é pesado, é depredado, tem partes pesadas, principalmente no 1, na parte da escola :out:!

o 2 pra mim é um dos melhores, mas o 3 e o 4 não fazem feio não, principalmente pelo fato do 3, estar relacionado com o 1, que está semi-relacionado com o Filme :D

Thor
07-01-2007, 23:00:06
Cara, desculpa mas eu lí meio que por cima esse e o teu outro tópico.

Na real esse post é mais pra comentar aquela primeira fase o Painkiller que tu pôs em questão no primeiro post desse tópico. Tu jogou o primeiro jogo da série? Eu zerei ele após um longo tempo, pq o jogo é muito repetitivo e demorado... e digo com convicção a minha nota pra ele é no maximo 7.5.
Bom voltando à fase que tu sitou: Eu penso que por se tratar do inferno, já era de se esperar muito sangue, dor, raiva e pessoas sofrendo(eu tbm reparei no ambiente, é simplesmente indiscritível... aqueles "bonecos" que são as próprias crianças... aquelas garotas pegando fogo. Bah!).
O que eu gostei foi como eles fizeram o cenário acolher o jogador, com todos os recursos sonoros e visuais(aquela névoa é de arrepiar).
Mas eu penso: "as crianças não estão lá àtoa" Pq po, ngm vai pro inferno sem mereçer(abordando questões religiosas).

Mas então, excelente post esse teu velho. Parabéns mesmo.



Se tu me permite, te recomendo o jogo chamado "Silent Hill 2", ele não usa dos principios "doom 3" de terror, tu se assusta com aquilo que tu não vê! A história é simplesmente a melhor de todos os jogos que já tive a oportunidade de jogar até hoje, tanto é que até postei uma musica que fiz aqui em homenagem à esse jogo!

[]'s

Eu joguei o primeiro, o Painkiller original mas não terminei. Concordo, que é apenas um game bom. Cumpre o que propõe. Agora, essa expansão, o Painkiller - Battle Out of Hell, é pelos elementos que falei, muito mais assustador. E tenho a impressão que os gráficos estão um pouco melhorados também.

Doom 3 joguei pouco. Silent Hill 2 joguei, assustador realmente, mas achei difícil demais, e em tempos onde pipocam games às dezenas, não tive paciência de terminá-lo. Mas sem dúvida um grande game! :sm05:

E valeu ae pelo elogio amigo. :p



Thor ;)

#$pectru$#
08-01-2007, 01:21:00
hehehe eh , eu levei uns 2-3 anos até tomar vergonha na cara e jogar Silent Hill2 pra valer.....



não me arrependo nem um momento!! FODA DEMAIS!!!

tem uma parte no hospital , q eh até engraçada/sádica , mas foi uma das partes q mais me assustei , tava jogando de madrugada com um amigo , qdo entro no elevador começa a rolar tipo um 'game-show' meio "show do milhão' , mas com risadinhas da plateia e etc , td pela caixa de som do elevador , putz fiquei mto assustado , mas me divertindo muito HAHAHAHAHAHA

Bolovo
08-01-2007, 01:23:10
quero jogar esse silent hill2 :D
é antigão né? então roda numa gf2?

LeGiOnZz
08-01-2007, 01:51:39
provavelment roda :D

KrOz_ROD
08-01-2007, 02:34:19
Roda até em celular. EHRUErhuaerhUAERA
Eu joguei na minha ex-ex-Mx440.

Mas sem zoa, acho que vou começar jogar o 4 e talvez dar mais uma chance pro 3.
Outro jogo que todo mundo comenta é a série Resident Evil, quem sabe eu dou um checada tbm =D


Thor

Realmente, boto fé que eles aperfeiçoaram os gráficos, mas bem de leve. Eu joguei ambos com a MX440... sem shaders, mas msm assim era lindo. auerhuehr:

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0028_282828.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0012_1222222.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0009_999999.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0007_777777.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0006_666666.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0016_161616161616.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0020_202020.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0025_252525.jpg

http://i4.photobucket.com/albums/y134/KrOzROD/Shot0026_262626.jpg

Thor
09-01-2007, 09:24:59
Roda até em celular. EHRUErhuaerhUAERA
Eu joguei na minha ex-ex-Mx440.

Mas sem zoa, acho que vou começar jogar o 4 e talvez dar mais uma chance pro 3.
Outro jogo que todo mundo comenta é a série Resident Evil, quem sabe eu dou um checada tbm =D


Thor

Realmente, boto fé que eles aperfeiçoaram os gráficos, mas bem de leve. Eu joguei ambos com a MX440... sem shaders, mas msm assim era lindo. auerhuehr:



Ainda não cheguei nessa fase das telas que você postou. Acabei de terminar Call of Juarez ( excepcional, votei nele pro jogo do ano ), e agora estou jogando Dark Messiah of Might & Magic. Terminando esse volto pra expansão do Painkiller!


Thor ;)

BatZ
10-01-2007, 01:24:40
realmente um ótimo texto do Thor e um ótimo tópico da galera!!!

os games tem de fato este poder de nos assutar, assim como um bom filme, mas é evidente que alguns tem mais sensibilidade do q outos, de modo q alguns podem se borrar de medo, enquanto outros consigam assistir na maior calma do mundo, isso não quer dizer que um deles está dando de machão ou o outro seja marica, apenas que comprova aquilo que todo mundo sabe, que os seres humanos não são iguais.... :sm03:

eu gosto muito do gênero terror/suspense, e me amarro em jogo assim, de modo que FEAR foi o melhor game para mim do ano passado... agora Doom 3 tbm me assustou um bocado, mas concordo que para vc ficar impressionado é preciso estar com um bom sistema de som, ou com um bom fone de ouvido, e de preferencia em um ambiente escuro... joguei assim no escritório, e os gritos de desespero ou as batidas nas paredes no meio das fases eram arrepiante.... jogar sem som já tira, pelo menos, 50% da ambientação de DOom 3, e num ambiente claro e com pessoas perto já deve reduzir ainda mais!

[]'s

LeGiOnZz
10-01-2007, 02:19:50
Concordo com vc BatZ!! eh bem diferente jogar FEAR as 3 da tarde num domingo e com pessoas na sua casa fazendo 1 churraskin do q as 3 da manha com tudu apagado e com 1 bom fone de ovido xD!! Thanks ppl!

Sizemore
12-01-2007, 00:43:01
Alguém se lembra do filme cult dos anos 90?A bruxa de Blair?

Nas exibições,saíram 2 tipos de pessoas de dentro do cine,as que acharam o filme uma total porcaria,porque não aparece monstro nenhum,sangue nenhum e etc,e as que saíram de lá chocadas,justamente pela ausencia do que falei,e pela imaginação delas terem dado conta do resto.

Como disseram,o envolvimento da pessoa contribui muito nesses casos,quando exibia um filme a um amigo,e mais recentemente,a minha namorada,eu dizia as pessoas,que foi realmente um fato real,que a fita até hoje é analisada por profissionais do mundo inteiro(E a maioria caía),que se prestassem bastante atenção,poderiam ver vultos no filme,espectros no canto da tela e etc...Aí eu fazia todo um clima,apagando as luzes,deixando o som no talo e etc.

E geralmente viam!Mesmo não existindo,alguém sempre,assustado dizia ter visto "alguém passando" "Um rosto na árvore" e etc...Justamente porque estavam todos em um clima para tal!E acabava o filme com eles horrorizados,por não saber direito o que acabou de ver,por não conseguir explicar os fatos do filme...
Agora,se fosse um filme de monstro,com baldes de sangue,e tudo o mais,não passaria de uma diversão de algumas horas,e no máximo,um pesadelo a noite.

O que quero dizer,que a nossa imaginação chega a ser muito pior do que os proprios terrores,todo mundo já deve ter tido aquele filme,que morria de medo de assistir,tinha pesadelos e tal,e quando assistiu,viu que era a maior bobeira,e até deu umas risadas de tão mal-feito.

Os jogos que exploram isso,como Silent Hill,Forbidden Siren,FEAR,Blair Witch(Quem estiver afim:
http://gamesbrasil.uol.com.br/forum/showthread.php?t=28101&highlight=Blair+Witch)
Resident Evil e etc,são os mais bem-sucedidos,por serem um terror psicológico,por envolverem o jogador em um clima de terror,de sufocamento,de macabrismo,desespero,de se sentir perseguido.

Agora,sobre jogos,até entendo como algums podem sentir medo em D3,e tal,mas contanto que isso seja nas 4 primeiras fases!O único quesito que impede que Q4,D3 e outros afims sejam classificados como Survival Horror,é porquê o protagonista é quase um Deus entre os monstros,armado até os dentes,pode tomar ínumeros danos,conhece cada monstro muito bem (Depois de matar o mesmo monstro 40 vezes)...

Diferentes de jogos como Silent Hill,aonde a munição é escassa,os monstros não são simplesmente aliens,mas baseados no psicólogo do protagonista (Ou antagonista,como no SH4),representendo seus problemas pessoais,suas frustrações,culpas e medos.

É isso aí.

Thor
12-01-2007, 03:24:39
Muito bem colocado.

Particularmente bem lembrado sobre o filme A Bruxa de Blair ( o primeiro, porque o segundo foi um fracasso ).

Pra falar a verdade, embora ache o filme inteligente pois explora profundamente o psicológico do telespectador, em tom de "documentário" encontrado numa fita, no mato, onde morreram adolescentes... e por não aparecer nenhum monstro, esse filme nunca me assustou.

Agora, minha namorada, se falar de noite ela nem dorme sozinha... tadinha! :sm22: :sm22: :sm22: Acho que é o único filme que ela realmente apavora! :sm53:


Thor ;)