PDA

View Full Version : [Estudo/Faculdade] Matemática Discreta



Onichi
13-05-2007, 19:25:16
Hello ppl.

Seguinte, eu tenho prova desta distinta e agradável disciplina na quarta-feira, e dado o material que tenho em mãos, a possibilidade de ser aprovado é nula. O meu professor é um tanto quanto rigoroso, e o lema dele é "Se virem!" =D
Eu pesquisei um pouco na net e em alguns livros, mas visto que essa parte da matemática não é vista em muitos cursos (Entenda como: Só quem faz Ciência da Computação e Matemática tem essa disciplina aqui na minha faculdade), tá bem dificil.
Eu sei que algumas pessoas aqui da GB fizeram/fazem CC, então TALVEZ possam me dar uma luz. E eu serei eternamente grato. Tipo, até dou a bunda. :D

Eu to no início do semestre, e matéria mesmo não tem muita. É teoria dos conjuntos e demonstração/prova/logica proposicional blablabla. Tipo, 'prove usando contraposição que para todo X racional positivo, x²=2 -> x>1.'
Os exercícios parecem bestas, mas é muito difícil começar a fazer sem ter um exemplo pra olhar :]
Tem uns que são até fáceis, tipo 'prove que se X é par, X² é par', mas pqp...

Enfim, se alguém puder ajudar me fornecendo links para apostilas, grupos de discussão sobre o assunto (nem orkut tem um lugar que preste), exemplos de exercicios, ou simplesmente puder me dizer como eu provo que se x²=2, x é maior que 1, terá uma gratidão eterna. Yep, provavelmente esse tópico vai passar em branco com 0 respostas, então pelo menos dêem uma força tipo "Vai fundo, pelo menos 0,4 tu consegue tirar na prova! =D".

[]'s

Dr.Teflon
13-05-2007, 19:34:40
Me livrei de matemática quando terminei 3ª ano, :D Good luck mate!

F0rbIz0n
13-05-2007, 19:54:09
Faço CC mas ainda to no 1º semestre e só tenho Matematica Fundamental (funções...)

Onichi
13-05-2007, 20:02:18
Sorte sua F0rba, sorte sua =]
Esse é o espírito Tef, livre-se de matemática e nunca mais entre em contato com ela, pq daí teu professor vai pedir pra tu provar pelo princípio do absurdo que 2+2 não é 4.

Dr.Teflon
13-05-2007, 20:22:40
Sorte sua F0rba, sorte sua =]
Esse é o espírito Tef, livre-se de matemática e nunca mais entre em contato com ela, pq daí teu professor vai pedir pra tu provar pelo princípio do absurdo que 2+2 não é 4.

cara, faz como todo bom estudante faz, Charlatanismo :D

charlatanismo é a alma quando se trata de faculdade

mrxrsd
13-05-2007, 21:01:07
http://www-di.inf.puc-rio.br/~laber/estdisc06-2.html

o material nao eh grande coisa...mas pode ser que te ajude =)

CRE/_\TIVE
13-05-2007, 21:10:00
Não sei.

Espero ter ajudado :)

mrxrsd
13-05-2007, 21:19:22
oO

O enunciado esta certo onichi?

Se for isso mesmo, provaria soh com contra-exemplo

X = 4 .:. X > 1 .:. 4^2 = 16 <> 2

oO

EDIT:

ah tah...agora li melhor =p falei besteira aheuiahei
=p

bluR
13-05-2007, 21:20:52
sorry dude =/
tudo q eu tinha de matematica, calculo e coisas relacionadas eu queimei junto com uma cabeca de galinha preta ^^

aheiuaehuiahea :D

Onichi
13-05-2007, 21:25:52
Valeu pessoal! mrx, esse material vai ser de grande ajuda com certeza =]

Copiando direitinho aqui o enunciado:

Prove (Use contraposição) que para todo X racional positivo, se x²=2, então x>1.
A idéia seria pegar x<1 e, através disso, chegar até x²<>2. Porra, parece fácil, mas eu não consigo começar =|
Como representar um número menor que 1? Porque, pegando o caso dele ser par, eu sei que é 2xAlgumN°, ou 2K.
Não dá pra usar contra-exemplo pq a proposição é verdadeira :( Aliás, eu amo proposições falsas, é muito menos dificil achar um contra exemplo =p

mrxrsd
13-05-2007, 21:33:50
Nao sei se tou falando besteira...mas vc pode fazer algo assim...ou nao? jah eskeci essa porra toda =p

(-√2 ) ^ 2 = 2 .... e -√2 < 1 =p

Onichi
13-05-2007, 21:39:35
Vou deixar anotado aqui e discutirei isso com o pessoal amanhã (não sou eu o único fodido, tem mais de 30 pessoas prontas pra reprovar ;D), valeu pela força =D

Ah, uma questão que caiu numa prova do ano passado: Prove a lei do cancelamento de conjuntos, AUB = AUC se, e somente se, B=C.
Tipo, isso é muito óbvio, como eu provo uma coisa dessas? ~~
(não quero abusar da ajuda de ninguém, só to usando esse tópico pra descontrair e tentar ver a matéria por outro lado, pq se eu depender de olhar pro meu caderno pra ter animação... já era :|)

mrxrsd
13-05-2007, 22:17:43
A + B = A + C
A - A + B = C
B = C

AHEUIHAEUIhAE

Ryu
13-05-2007, 22:27:46
Cara......vendo isso eu digo com absoluta certeza: Essa matérias de matemática são totalmente desnecessárias.

Poucas coisas você vai usar na carreira e todo o resto você não lembra.

13-05-2007, 22:44:05
Nunca vi isso na minha vida!

Skillo
13-05-2007, 22:59:36
porra kra...eu odeio matematica!!! sou totalmente burro e ignorante em matematica, fiz calculo 1 , sete vezes!!!! não sou apto a te ajudar! mas aki tem curso de matematica e CC, vou ver com alguem q possa ter essa porra dessa materia ai!!! dpois te falo!

GueD'S
13-05-2007, 23:02:13
Nunca vi isso na minha vida!
E eu quero continuar sem ver :D

Chrno
13-05-2007, 23:10:21
pow eu respondia pra o professor: prove em que isso vai ser útil na minha vida!

bluR
13-05-2007, 23:14:29
Cara......vendo isso eu digo com absoluta certeza: Essa matérias de matemática são totalmente desnecessárias.

Poucas coisas você vai usar na carreira e todo o resto você não lembra.
vc6 tao ligados pra que serve (alem de fazer reprovar) matematica num curso CC/SI por exemplo, neh?

Onichi
13-05-2007, 23:20:41
huaehuahue
Valeu mesmo pessoal! Só poder descontrair aqui já é uma ajuda, que o stress tá foda.

Ah, mrx: Porra, só isso já serve como prova? pq putz, é dificil acreditar que algo tão simples já sirva huaehuaehu :p

Ryu
13-05-2007, 23:27:45
vc6 tao ligados pra que serve (alem de fazer reprovar) matematica num curso CC/SI por exemplo, neh?

Para mim, algumas coisas são necessárias para ajudar o sujeito a desenvolver a capacidade de raciocino, logica e matemática.

Só pode ser isso. Pois eu falo por mim, e talvez pelo Jagged......oi queridaw :sm44:......que eu não entendo por exemplo nós termos uma materia como estatistica.

Aonde que um analista usa aquilo!?!!?!?

Onichi
13-05-2007, 23:46:37
Pelo menos aqui na minha faculdade é exatamente essa a descrição da disciplina: "Ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio". Ok, não é exatamente isso, mas no geral é isso.
Eu só acho que tem outros modos de desenvolver a visão lógica e o raciocínio, e não mandando o aluno provar 1>0.
Mas ok, eu posso viver com isso. Daqui 3 semestres eu sou aprovado e nunca mais usarei a palavra PROVAR =D

gogorgoll
13-05-2007, 23:49:27
Pelo menos aqui na minha faculdade é exatamente essa a descrição da disciplina: "Ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio". Ok, não é exatamente isso, mas no geral é isso.
Eu só acho que tem outros modos de desenvolver a visão lógica e o raciocínio, e não mandando o aluno provar 1>0.
Mas ok, eu posso viver com isso. Daqui 3 semestres eu sou aprovado e nunca mais usarei a palavra PROVAR =D

Como assim 3 semestres? essa matéria dura tudo isso???

bom pelo que andei vendo sua matemática discreta eu acho que vi como algebra 1.

vou tentar desenterrar meu livro pq provar o óbvio as vezes enche o saco hoho

King of Moria
13-05-2007, 23:59:18
eu sonho todos os dias com a possibilidade de nunca mais ver matemática na minha vida a partir do ano q vem :)

essa é a minha motivação de estudos: "Pela eternidade sem matemática" xD

eu tenho prova de trigonometria quinta feira...to vendo um 0 já :(

xD

DiegoB
14-05-2007, 00:31:35
vc6 tao ligados pra que serve (alem de fazer reprovar) matematica num curso CC/SI por exemplo, neh?

Desenvolver o raciocio logico, matematico, o que ajuda no desenvolvimento de algoritmos (programação). hehehehe .Sempre que agente perguntava respondiam isso. Faço SI.



Para mim, algumas coisas são necessárias para ajudar o sujeito a desenvolver a capacidade de raciocino, logica e matemática.

Só pode ser isso. Pois eu falo por mim, e talvez pelo Jagged......oi queridaw :sm44:......que eu não entendo por exemplo nós termos uma materia como estatistica.

Aonde que um analista usa aquilo!?!!?!?

Faz SI tb Ryu? Que semestre?

Onichi
14-05-2007, 00:51:46
Não dura 3 semestres, mas é o tempo que o pessoal normalmente leva pra ser aprovado. Pra ter noção, meu professor de Lógica Formal só passou em Matematica Discreta na 3ª Tentativa :sm25: E, além da minha turma, tem uns 20 veteranos que tão no 3° semestre mas ainda não passaram por MD =|
Eu quero passar na 1ª tentativa, uma pra me livrar da matéria e outra que eu perco bolsa transporte/alimentação (a faculdade é em outra "cidade") se repetir :| Mas é foda, da última turma de 35 alunos, só 1 foi aprovado direto e 4 por exame. ~10 passaram no 2° semestre e 20 tão tendo aula com a minha turma lol É um negócio super animador ;P

Bah, seria muito melhor ter 12h semanais de algoritmos do que ter Matemática Discreta :|

bluR
14-05-2007, 01:20:38
Para mim, algumas coisas são necessárias para ajudar o sujeito a desenvolver a capacidade de raciocino, logica e matemática.

Só pode ser isso. Pois eu falo por mim, e talvez pelo Jagged......oi queridaw :sm44:......que eu não entendo por exemplo nós termos uma materia como estatistica.

Aonde que um analista usa aquilo!?!!?!?
bingo!
aheuiaheuia

usa as porra de integral no dia-a-dia nao usa nem phudendo :D
aheaiheuia
mas eh como vc disse mesmo.. pra agilizar raciocinio e tal..

anyway
estatistica, ateh agora, nao usei nao (eu acho.. aheiuahueia :D)
mas matematica agente usa bastante.. ^^

Ryu
14-05-2007, 01:44:27
Faz SI tb Ryu? Que semestre?

Sou formado em Ciências da Computação.


bingo!
aheuiaheuia

usa as porra de integral no dia-a-dia nao usa nem phudendo :D
aheaiheuia
mas eh como vc disse mesmo.. pra agilizar raciocinio e tal..

anyway
estatistica, ateh agora, nao usei nao (eu acho.. aheiuahueia :D)
mas matematica agente usa bastante.. ^^

Cara.....outro dia eu tava conversando com o Jagged, que eu não lembrava nada de integral. E eu digo que para mim só a matéria de lógica bastou para me facilitar no aprendizado. Ainda acho que várias dessas matérias de matemática só constam na cadeira para faturarem um dinheiro e fazer número.

Sem contar que essas matérias de matemática são as que mais reprovam no curso.

Ronca_Lapor
14-05-2007, 02:20:21
... E eu serei eternamente grato. Tipo, até dou a bunda. :D

eu sempre defendi pelotense, mais isso mudou minhas ideias

GueD'S
14-05-2007, 09:41:04
eu sempre defendi pelotense, mais isso mudou minhas ideias
OIASUhOIushAOsuihAOsiuAHsoiUAHsAOIUhsAOIushoiuHAoaiuhsoiuhsOIuHA

psylocke
14-05-2007, 11:12:08
porra

pra desenvolver o raciocínio joga Tetris!!!!!!!!

Onichi
14-05-2007, 12:12:01
É simples Ronca, se tu não ajudar eu não dou pra ti. Por exemplo, pro mrx eu vou dar. :(

14-05-2007, 13:03:31
eu sempre defendi pelotense, mais isso mudou minhas ideias
iuhauhahaeiuhaeiuhaheaiuhaeiuhaeiheaiuheaiuhaeuiheauiheaiuhaeiuah ²

Onichi
14-05-2007, 14:01:03
Mais uma mrx (tão óbvia quanto a outra):

A(interseção)B = A(interseção)C

(yep, eu não sei fazer o sinal, mas é o U de cabeça pra baixo =D)

-=|R.R.|=-
14-05-2007, 14:46:21
É simples Ronca, se tu não ajudar eu não dou pra ti. Por exemplo, pro mrx eu vou dar. :(



putaria detected??? :confused:

huahahuahua


matemática... sempre fujo :)

louistenebra
14-05-2007, 16:43:28
Ainda bem que n cheguei neste estágio :P

Fejao_maravilha
14-05-2007, 17:20:40
Na verdade matematica não é feia não, eu tive o previlégio de conhecer esse senhor aqui http://www.prandiano.com.br/ , minha namo começou a fazer o curso dele domingo passado, eu vo faze mais pra frente.

Uma sugestão de amigo: se um dia puderem ver a palestra dele vá! :sm38:

SNIPA
14-05-2007, 21:00:55
qual a questao??
cheguei na área!

c0m4nch3
14-05-2007, 22:04:19
To no 5º semestre da ciencida da computacao tambem. Mas matematica discreta dificil? Aqui, ao contrario, passei facil nesta materia hueheuheuh Ah, nunca tive este tipo destas questoes como Onichi falou nas minhas provas.

Onichi
14-05-2007, 23:56:37
Po Comanche, sorte sua... Eu pesquisei por aí, essa matéria é MUITO ampla e depende muito do professor quanto a ela ser fácil ou difícil. Eu peguei um livro escrito por um professor do Sudeste, e o conteúdo que eu tive na minha PRIMEIRA aula ele considera como "Teoria AVANÇADA de conjuntos".

Snipa:

Ih, são tantas... huaehuae
Tem um exame aqui que pediu pra provar se H era um conjunto abeliano não-ciclico.
Primeiramente, o que seria um conjunto abeliano? Não ciclico ainda? =D

SNIPA
15-05-2007, 01:46:35
Snipa:

Ih, são tantas... huaehuae
Tem um exame aqui que pediu pra provar se H era um conjunto abeliano não-ciclico.
Primeiramente, o que seria um conjunto abeliano? Não ciclico ainda? =D


Onichi, a melhor coisa para se aprender a provar alguma coisa é se organizar,
ter sempre as definições em mente.

No caso em que perguntou, na verdade não existe conjunto abeliano nem cíclico, isto são definições relativas à grupos, que tb não deixam de ser conjuntos, munidos de uma operação binária.

Ou seja um grupo é abeliano se a operação binária é comutativa.

é cíclico se ele(o grupo todo) é gerado por algum elemento dele.

Coloca um fácil ae pra eu tentar resolver.

Onichi
15-05-2007, 12:17:34
z0mg o cara entende do assunto mesmo =D Valeu mesmo cara, esse abeliano tava dando no saco já =|

Duas questões que o Prof. deu em aula e julgou como "muito faceis":

Prove que A(Interseção)B = A(Interseção)C se, e somente se, B=C.
(Também teve a mesma questão só que usando União, que o mrxsrd 'provou' fazendo a+b=a+c, a-a+b=c, b=c. Mas fica a dúvida se tem um jeito mais 'formal' de provar isso)

E: Sendo X um N° Racional Positivo, prove que x²=2 se, e somente se, x>1
(O Prof. mandou usar contraposição. Imaginar um X<1 e chegar a conclusão x² <> 2)

Abração! A prova se aproxima e eu me afundo nos livros, mas aos poucos eu pego o jeito... Essa é uma disciplina que só dá pra entender com dedicação e experiência mesmo, na minha opinião :(

SNIPA
16-05-2007, 11:01:33
onichi, eu vou resolver para vc no papel e vou scanear, calma ae

Onichi
16-05-2007, 11:48:32
Po, valeu mesmo cara! A prova é daqui... hm... 3 horas @_@
Ontem passei todo dia estudando, deu pra pegar boa parte do conteúdo que eu não tinha nem idéia.... O foda é que não dá mais tempo pra ficar praticando e panz. Mas já to bem menos inutil que antes, posso até não tirar zero =D

Sizemore
16-05-2007, 19:28:48
E ae,tirou zero?=p

Onichi
16-05-2007, 20:21:01
Depois de noites e noites de estudo, eu chego lá e o professor diz que não vai ter prova =D
Adiada pra semana que vem.

Então, bora estudar até lá ;P